line array Attack versa 206 fala bem mesmo?

deneripr

Well-Known Member
PAZ DO SENHOR,
bom abri esse tópico porque na minha igreja estamos querendo utilizar 8 caixas versa 206, na teoria 300 wrms cada daria 2400wrms de medios-agudos, mais os graves 4 de 1000w 15" e os 4 subgraves 18" 600w logico que não utilizaria tudo isso de graves, é muita coisa pra um igreja de 20x40x5 mais a pergunta é os line versa "falam" mesmo ou é só Marketing?
 
... como ainda esta no projeto, como vc mesmo disse: " estamos querendo", sera que um line deste porte realmente eh a melhor solucao para o seu templo ? ... na minha opiniao, primeiramente procuraria ajuda de um profissional qualificado para te ajudar no projeto acustico/ sonorizacao ... falo isso porque sua igreja tem um pe direito de apenas 5 metros, e nesta condicao acho line desperdicio ... acho que boas caixas ativas, bem posicionadas, seria mais economico ... e lembre-se de levar primeiramente em consideracao o tratamento acustico do seu templo, vai economizar alguns reais.

[ ]´s
 
Ouvi esses dias aqui numa loja que tem eles montados,
Não vi como que tava o processamento deles, pois estava bem com pressa mas falam muito!
 
Ola deneripr

Como o Amarildo mesmo disse.. primeiramente é melhor voce fazer o tratamento acustico... isso ajuda bastante... mas como voce quer saber sobre as caixas.. a vai minha opnião..

Primeiramente acho muito Watts para uma igreja desse porte.. segundo Line Array não é solução para acustica, e por outro lado também não é barato. a igreja em que estou é basicamente a suas medidas mas so que tem 7 mts de pe diteito... acho que no seu caso um sistema Fly seria uma boa opção... eu uso apenas duas caixas laterais de 750Wrms cada uma de cada lado e ambas da master, e é muito som dentro da igreja, já fiz cultos com quase 800 pessoas no templo deu uns 90/92 decibeis e ainda tinha potencia e volume pra mandar mais.. isso so pra voce ver que muito Watts RMS podem atrapalhar bastante... pense nisto..

[]'s..
 
Leonardo,
que caixas vc usa? nosso sistema atual é 4 graves 18" de 600+4 medios-agudos trapeizoidal de 15" Kromus com driver ti, se eu naum me engano as 8 estão ligadas a uma potencia da ciclotron dbs 12000, graves de um lado agudo do outro, as de medio agudo estariam com 375W cada uma ( na nossa conta) rs.
estão todas na frente, a 1,7m de altura, será que só suspendendo elas então daria jeito? ou o jeito é comprar outras caixas convencionais (não line) para substituir? se fossemos substituir elas tinhamos a ideias de fazer um sistem 4 vias montando gabintes de grave para os falantes de 15" e utilizar um crossover ( hoje ainda não temos) usamos o L master para agudos e o r para os graves, só passando por um equalizador antes da potencia.
 
.... Dene, vcs ja teem um baita sistema PA hein! acho que reformular um pouco vai melhor e muito, sem precisar de investimentos, pelo menos em caixas! ... resta saber quais os perifericos que vc utiliza (alem do eq que vc ja citou que tem), principalmente marcas.

... por baixo, acho 4 x 18" d+++ para o ambiente ... outro detalhe eh o modo de ligacao das caixas na potencia, teria que rever isso ai ... e sistema de tres vias sem xover cortando graves/medios agudos apenas pelo eq nao deva ta funcionando como deveria ... logo o pessoal da mais dicas, mas, por enquanto essas sao minhas consideracoes.

[ ]´s
 
O seguinte..
Também sou a fovor de voce tirar um pouco dos graves.. acho muito.. deve estar sobrando..., quanto as cxs.. se voce der uma reformulada nelas vai melhorar bastante...
aqui na igreja usamos assim:
Nos PA's : cada cx tem 2 falantes de 300w mais TI - usamos uma de cada lado a + ou - 3,5 mts de altura... fazendo a angulação correta para atender a todos da nave e mais galeria...

No Pulpito : usamos 2 retornos com falantes de 15" 300w mais TI205 selenium, é muito som mesmo.. so com os retornos eu quase toco a igreja toda..rs.. isso porque temos muitos cantores que vem aqui e querem som mais incorpado e outros mais volume.. por isso usamos 15" pro graves..

Também uso como auxilio mais 2 caixas que servem tanto para pedestal como retornos.. sendo cada com falantes 12" 350Wrms selenium e mais TI210... esse cx falam mais que as do pulpito devido o falante ser 12" ( voltado mais para voz)...

Uso nos PA's uma potencia DBK6000 em 4ohms (750Wrms cada lado) e nos retornos um Mark Audio 8500, sendo uma lado pro retornos do pulpito e outro para as cx auxiliares quando preciso... no mais todos os musicos usam powerplay, e agora estamos colocando fones tambem pros vocais...

Então já da pra ter uma ideia.. aqui na igreja sobra volume e potencia... e na maioria dos congressos e festas da igreja.. o som atende a todos..


Minha opnião.. deixe apenas 2 cx de graves, e tente acertas os PA's com as que vc tem.. dica: Falante com drive titanium hoje é mais conceituado usar nas igrejas... facilita bastante a operação do mesario.. e atende bem as necessidades..

Falantes de 12" são melhores para voz... já que voce tem de 18" para subgrave... usar crossover.. acho meio complicado em igreja.. dificulta mais a vida do operador.. por outro lado se ele souber regular...?!!?

[]'s..
 
Leonardo Go disse:
... usar crossover.. acho meio complicado em igreja.. dificulta mais a vida do operador.. por outro lado se ele souber regular...?!!?
... xover nao eh complicado nem atrapalha em nada a vida do operador/tecnico de som, eh um periferico que soh eh regulado uma unica vez e eh fundamental para sistemas multivias !!! um bom sistema multivias tem os perifericos para protecao e cortes de frequencia adequados ... o operador/tecnico de som tem que conhecer sobre os fundamentos e utilizacao dos perifericos usados para audio, indiscutivelmente.

[ ]'s
 
Amarildo..
em sistemas de varias vias é necessario.. mas em igreja pequena, acho desnecessario, uma porque multi vias é funcional em sistema de porte medio e grande, mas como disse antes.. se souber regular nao tem problema algum... e por outro lado.. aumenta o custo, devido usar mais potencia.
[]'s..
 
Olá gente,

estou gostando do papo. Muito boa as considerações em ajuda a Deneripr. Mas só para acrescentar,

já ouvi as VERSA sim, caixa + subwoofer, em uma palestra aqui apresentada pelo Dênio Costa.

Sim, as caixas falam muito bem. Mas evidente que teve todo o processamento do PA feito antes, cortes e tudo mais. É imprescindível o acompanhamento de um profissional ou da própria fábrica na hora de instalá-las.

Um abraço,

Fernando
 
Leonardo Go disse:
... em sistemas de varias vias é necessario... mas em igreja pequena, acho desnecessario, uma porque multi vias é funcional em sistema de porte medio e grande
... entao Leo, o som do Dene eh multivia, ele tem caixas para as medias/altas e tem caixas para sub grave, um xover eh necessario para fazer os corretos cortes entre as vias, eh fato ... quero deixar claro que estou considerando o exposto pelo Dene, ele na pratica tem um sistema multivias.

... por outro lado discordo de que sistemas multivias nao possam ser utilizados em igrejas de pequeno porte, se vc tem caixas de alta e SUB ja eh um sistema multivias, independente se as caixas sao ativas ou nao ... pense que se vc tem duas caixas full range e vai por um sub adicional, para o correto casamento das frequencias, tera que usar no minimo um crossover e jah tera, nesta condicao, um sistemas multivias.

... penso que voce considera sistemas multivias aqueles com os subs, graves, medias e altas separadas, cada faixa com seus amps dedicados, nesse caso o investimento seria muito alto mesmo, mas, nao eh bem assim, conforme expos acima ... espero que tenha ficado claro :lol:

[ ]'s
 
Olá,

FULL-RANGE X MULTIVIAS PARA IGREJAS

Quanto a qualidade

- existem caixas full-range excelentes, assim como algumas muito ruins.

- existem sistemas multivias bem ajustados e com resultados maravilosos (até melhor que em caixas full-range, pois os divisiores passivos inserem perdas), assim como sistemas mal-ajustados tem resultado muito ruins.

Quanto ao preço

- por envolver maior número de elementos (crossover, mais cabos, mais amplificadores), um sistema multivias em tese custará mais caro que um sistema full-range equivalente.

Quanto a facilidade de uso

- apesar de ser ajustado apenas uma vez e pronto (você só muda alguma coisa se mudar os falantes), tais sistemas, por terem mais equipamentos, também tem mais pontos de falha. É necessário um operador de som com conhecimento um pouco mais elevado que quando utilizado um sistema full-range.

De uns tempos para cá, ando gostando cada vez mais das Selenium SPM. As passivas, para quem não sabe, tem dois conectores. Se entrar pelo P10, o sinal é endereçado para um divisor passivo interno e depois para os falantes. Funciona como Full-Range. Se entrar pelo Speakon, então temos um sistema bi-amplificado (multivias), +1/-1 para o woofer e +2-2 para o driver. É o melhor dos dois mundos!

---------------------------

Aqui, nessa discussão em especial, vocês estão chamando "caixas top passivas" + subwoofer de sistema multivias. Apesar de em tese ser um sistema multivias, na prática opera-se como um sistema full-range. Explico-me:

Já viram aquelas caixas de Achocolatado, onde no "manual de instruções" diz: "adoce à gosto". Pois é, é basicamente a mesma coisa.

MASTERS L/R > (EQ/LIMITER) > AMPLIFICADORES > CAIXAS TOP PASSIVAS

AUX (nesse caso pode ser pré ou pós) > AMPLIFICADOR > SUBWOOFER.

O detalhe é que, em algum lugar, o subwoofer deverá ter um crossover para definir seu corte. Você pode usar um divisor passivo (a Nenis tem vários, confiram em <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">www.nenis.com.br</a><!-- w -->) ou um crossover, ou então um pequeno filtro ajustável fabricado pela Oneal, específico para este fim.

E dá o grave à gosto!

Um abraço,

Fernando
 
Dener escreveu:

as de medio agudo estariam com 375W cada uma ( na nossa conta) rs.
estão todas na frente, a 1,7m de altura, será que só suspendendo elas então daria jeito?

O problema está aí!

pra um igreja de 20x40x5

As caixas estão muito baixas, fotos da sua igreja serão bem vindas, tem muitas colunas no meio?

Leia este artigo:
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148

Eu montaria um sistema fly, colocaria o mais alto possível, verificaria se o ângulo de dispersão das cornetas atendem, e por aí vai.

Fica um pouco difícil falar sem ver, mas o que levou vocês a pensarem em adquirir novas caixas? O som é embolado? Não chega nos úlitmos ouvintes? Tem qualidade ruim?

Bom acho que o seu problema pode ser o posicionamento, quantos aos graves, o pessoal já falou, deixe só dois que dá e sobra.

Abç,

Marcelo
 
Amarildo...
A questão é a quantidade de caixas usadas, e não a das vias usadas.
deneripr mande fotos para sabermos melhor o que se passa por ai...

[]'s..
 
bersan disse:
Aqui, nessa discussão em especial, vocês estão chamando "caixas top passivas" + subwoofer de sistema multivias. Apesar de em tese ser um sistema multivias, na prática opera-se como um sistema full-range.
... sabemos que tudo em audio gira em torno de como sao feitas as ligacoes e ha uma vasta gama para estas serem feitas, ate existem gambiarras que funcionam a contento! ... por isso, nao acho correta a afirmacao de que um "sistema caixas passivas + sub na pratica opera-se como um sistema full-range" ... correto seria afirmar que de acordo a ligacao, e perifericos indisponiveis, esse sistema poderia ser operado como full range ... sabemos que existem xover's que cortam duas vias stereo e uma via de SUB, sem necessidade de ligacoes via aux ou outro artificio.


[ ]'s
 
Tá certo, eu errei. Simplifiquei demais.

Há caixas top que não são passivas, são bi-amplificadas, perfazendo junto com um sub um sistema multivias. Aliás, só as caixas top já seriam um sistema bi-amplificado e assim multivias.

Mas o problema é o seguinte:

... xover nao eh complicado nem atrapalha em nada a vida do operador/tecnico de som, eh um periferico que soh eh regulado uma unica vez e eh fundamental para sistemas multivias !!!

Corretíssimo. Só se mexe no crossover caso se mude os falantes!

o operador/tecnico de som tem que conhecer sobre os fundamentos e utilizacao dos perifericos usados para audio, indiscutivelmente.

Certíssimo também. Mesmo não precisando mexer, um crossover pode dar problema (ou sofrer problemas, como a irmãzinha muito gente boa que resolve dar um "trato" no som e desconfigura tudo), e então é necessário ter documentação para voltar tudo ao local.

Mas esse é o problema, principalmente em igreja pequena. Quando o tal do técnico não estiver lá e ajustes forem necessários (ainda que seja uma vez na vida), teremos problemas...

Mas o Amarildo está correto em tudo. Tirando o fato do maior custo, não há problemas em se ter sistema multivias em qualquer igreja, seja pequeno ou grande porte. DESDE QUE HAJA GENTE COM CONHECIMENTO ADEQUADO PARA OPERAR, o que é outro problema...

Um abraço,

Fernando
 
A paz do Senhor,
bom antes de tudo obrigado por responderem a minha postagem e, quanto as fotos que pediram vou postar hoje a tarde, bom vamos lá vou explicar melhor como está o som aqui na igreja. . .
Nós usamos 4 graves de 18" 600 wrms cada usamos um lado da potencia uma PWP12000 da Ciclotron e o outro lado estão 4 caixas de medio-agudo com falantes de 15" Kromus Alpha 1000Wrms cada+ driver over sound 150W, no retorno nós usamos 6 monitores de chão, todos de 12"( 4 são oversound 250W)+ tweeter, ligamos 4 numa potencia Mark Audio de 800W e 2 num lado de uma DBS 2000 da ciclotron, quanto a perifericos usamos assim ...
Da mesa uma Ciclotron CSM 24 canais 3 aux. o master R ligamos a uma banda do equalizador 31 bandas( deu um branco na marca) dai pro amplificador, dai pra caixa medio agudo; do master L ligamos a outra banda do eq. e dai pra o ampl. dai pros graves.
do aux. 1 tiramos o som para o retorno que passa num eq. Oneal 15 bandas( só um lado funciona) e dai para os amp. que ligamos da saida de um na entrada do outro para dar as 6 caixas...
temos um compressor ( desculpem esqueci a marca) que uzamos insertado um canal o Bumbo e outro um microfone( quando o vocal principal muda eu tiro o insert e coloco no outro até a pregação) e temos tambem um processador de efeito microverb sem uso, foi comprado junto com o equipamento de som para fazer cruzadas quando a igreja era pequena tipo 100 pessoas, dai fizeram o templo maior e usaram esse som.
temos uma potencia ciclotrom pwp 6000 parada( antes tocava um lado o PA medio agudo e o outro os 6 retornos).
ah...
e retificando a minha igreja 6 metros e meio de altura...
 
bom vamos lá as queixas....
eu sei que em todos os lugares é assim mas é que aqui eu tenho muita reclamação quanto a inteligibilidade do meio para tras da igreja, o contrabaixo na maioria das vezes sobra( isso por causa dos musicos, volume do combo, no PA as vezes tenho que cortar o sinal) os instrumentos ficam muito altos e a voz não se consegue definir o que se está cantando, isso quando a igreja está relativamente cheia, em cultos de sabado ( os mais crititicos) por causa do pouco numero de pessoas sempre fica aquela reverberação terrivel principalmente para aquelas pessoas que costumam "assoviar" quando falam....
mais a principal reclamação é que ninguem entende nada na parte do fundo da igreja e quando a igreja enche tenho que dar uma subida no som pra que se consiga ouvir alguma coisa lá no fundo, os vizinhos reclamam ...
vou postar as fotos a tarde...
 
Vários problemas...

mais a principal reclamação é que ninguem entende nada na parte do fundo da igreja

Com as caixas penduras a 1,7 metros de altura. Não é de estranhar. Os agudos são absorvidos pelas roupas das pessoas na frente e não chegam no fundo. E são os agudos que dão inteligibilidade a um som.

Solução: ler o artigo "A lei dos inversos dos quadrados" e aplicar o que está lá.

Dependendo do tamanho da sua igreja, implementar caixas de reforço de agudos no fundo. Caixas menores, mais simples, que vão reforçar o que está faltando lá.

os instrumentos ficam muito altos

Implementar fones de ouvido

em cultos de sabado ( os mais crititicos) por causa do pouco numero de pessoas sempre fica aquela reverberação terrivel

Atenuar os graves (que são os sons que mais reverberam). Também verificar se caixas estão jogando som em cima do público ou em cima das paredes...

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo