line array Attack versa 206 fala bem mesmo?

É isso aí! O Fernando falou tudo!

Depois de tudo isso, continuar aqui no Som Ao Vivo, tem muitos artigos importantes e quando resolver investir na igreja, começar pela contratação de um Profissional para fazer um projeto acústico.

Principalmente se o templo for próprio, aí você pode investir sem dó. Um templo deste tamanho merece um tratamento. Do mais, estamos aí. :wink:

Abç,

Marcelo
 
Boa noite deneripr,

Partindo do princípio q a igreja já existe, não houve um projeto acústico e áudio não tem receita....
Conheço as Versas 206A, realmente falam muito. No ambiente que nos foi apresentado por Denio, respondeu en torno de 80Hz a 20K, achei legal considerando 2x6", sensibilidade de 122 DbSPL com Cobertura horizontal muito boa próxima de 100º. Seria interessante antes de qualquer coisa, vc fazer algumas medições, do ambiente usando algum analizador e observar a resposta de frequencia, magnitude, impulse, RT60 etc... do seu atual sistema e ver o que realmente precisar ser modificado ou trocado, aí Eu fecho com o "Costa" quanto ao Smaart Live da SIA, gosto muito dele e não fiz curso na Nasa, rsrsrsrsrsrs. Se sua igreja tiver 20 de comprimento por 40m de largura aí vc vai ter que gastar algum tempo com calculos. Considerando um sistema normal, com caixas com sensibilidade de 100 DbSPL, vc vai precisar de 631 watts Rms de potencia total. Já 40m x 20m, vais precisar de 2.511,90 Watts Rmsde potencia total, já calculado a potencia relativa. Lembrando que as Versas tem sensibilidade bem superior. Quantos as baixas, em lugares fechados não podemos deixar de considerar o comprimento das ondas..... e principalmente o alinhamento do PA.
Se precisar, mande uma foto que a gente tenta se ajudar, porque o q importa é que a palavra seja transmitida de acordo com sua inportância...

Um Abraço
Luckriba
CAM - L/0097
 
Olá novamente, gente eu queria uma ajuda, porque na minha igreja tudo é decidido num conselho composto pelos presbiteros 7 ( Igreja Presbiteria Renovada) dai a situação fica assim, nosso templo ainda está sendo acabado tipo falta pintura, colocar uns benditos gessos nos cantos do forro e tals, mais já ta quase no fim, so que dai em diante é que complica, antes de fazerem o forro já tinham prometido para nós ( eu e o Ezequiel meu professor, ele quem me iniciou no som) que seria feito um projeto acustico, dai fizeram o forro, fizeram o revestimento do piso, e o proximo passo como aqui faz muito calor muito mesmo (domingo de manha nas escola biblica principalmente) será colocar um sistema de ar condicionado, mais o problema é que dai todas as janelas vão ficar fechadas e como o som já não fica lá muito bom com as janelas abertas imagina com tudo fechado!

A tá e alguns dos presbiteros são tipo assim bem linha dura ( pra não dizer cabeça) e não querem dejeito nenhum gastar dinheiro com som, a benção o tesoureiro que durante alguns meses veio juntando as sobras de caixa e nos disse que essa sobra será para o som e não abriria mão disso!
A questão é temos 17 mil em caixa( que pode ou não vir para nós) tá mais o que fazemos com esse dinheiro?
 
continuo ainda com aquele pensamento batendo em minha cabeça do linhe versa, mais assim...
estou em duvida mesmo...
vou esclarecer o que eu e o Ezequiel tinhamos pensado e explicar para voces a situação real...
Bom vou começar pelos graves que usamos hoje, são quatro 18" 600w cada mas como usamos todos ele em um lado da PWP 1200 são 1500W para os 4 o que dá 375W cada, e o PA são 4x 15"1000W khomus+driver oversound se não me engano 50W cada( algo assim), o que dá 375W para cada caixa, e corrijam se estiver errado os kromus são fabricados para graves não são, digo isso porque eles não respondem bem aos medios sei que parte é logicamente pelo tamanho mais sei que tem vario falantes de 15 projetados para medios...
Então tinhamos pensado assim comprar gabinetes para graves de 15" e colocar esses kromus para "falar" os graves e os de 18" os sub( nem que usassemos 2 caixas de cada) e ligassemos elas na potencia Pwp 12000 tipo 2 caixas em cada lado 4ohms, 2 sub-graves de um lado e 2 graves do outro, o que daria 650W cada caixa... venderiamos então dois sub de 18" e dois falantes de 15" kromus
 
E dai entraria a questão do Top, se usariamos um lline ou não, o Ezequiel pensa eu não, que deveriamos comprar uns gabinetes para line array que tem a venda na net, (projetados mesmo) mais de qualquer forma.. e comprar falantes de 10" fazer 4 cx com dois falantes e os drives dos gabintes antigos...
na minha opnião mesmo que não fosse um line versa( simpatizei muito) fosse outras caixas mais que fossem ativas e então poderiamos vender uma PWP 6000 que temos e utilizar os drivers para colocar nos retornos... ( hoje são falantes de 12"+TW) dai ficariamos assim .... na minha mente .....
Mesa( preciso de no minimo 6 aux.)---crossover--Pwp12000---(2graves e 2subgraves), crossover--- top ativo,
aux.1---ampli. Mark Audio 4800 800W---4 monitores de chão esses ficariam 2 pro pastor, 1 para o presbiteros que ficam ao lado, e 1 para os cantores ( esses iriam usar na pratica 3, 2 pultito+1 exclusivo)
e os aux.2,3,4,5 e 6 seriam mandados para os ampli. fones ( guitarra, baixo, bateria, violão e teclado)
 
Bom eu sei que temos que fazer o tratamento acustico sou o maior defensor disso, o Ezequiel pensa que não é tanta diferença assim...

A pergunta para vcs que são experts ...
o que eu penso seria correto?
levando em conta o capital 17 conto, daria pra fazer o tratamento e começar a fazer isso?( vi o projeto a igreja do David fernandes ele não gastou muito com materiais)
nesse esquema eu ainda não tenho:
os 2 gabinetes de 15"
o crossover
o ampli. fone.+ fone
a mesa
o DI
as caixas PA top ativas
a e outra a batera faz muito barulho queriamos um eletronica( levando em conta que a q temos é a piorzinha da michael e ta bem surrada, não compensaria um aquario)

por favor me deem umas boas dicas dessa listinha :wink:
 
Quanto ao projeto já enviei e-mail para o David Distler, para o Denio no site dele), e até agora não tive resposta, fica dificil eu fazer um projeto e eu não tenho nem ideia do valor que seria só pra se fazer o projeto instalação e outra historia...
bom pensando sobre os top achei que seria demais pra nossa igreja 8 versa 2400W eu tinha pensado em colocar 6 1800W levando em consideração que o preço não ta tão salgado assim 1700 cada.
Alias fiquei babando no som do David Fernandes, nas caixas Fz não sei o valor mais sei que devem ser caras, sem nem falar na mesa.... ooo inveja santa!!!! kkkkkk
 
Dener,

olhe só... você está enfrentando um momento difícil, entendo. Vocês tem dinheiro em caixa, mas um monte de necessidades - acabar o templo, ar-condicionado, etc, etc. Infelizmente, vou logo adiantar o que vai acontecer (a menos que haja um milagre): vão gastar o dinheiro em tudo, menos no som. Dizem que MT é muito quente, e duvido que deixem de comprar logo o ar-condicionado.

Resultado: vão ter que fechar a igreja, e o som vai ficar PODRE aí dentro. De começo, você terá que desligar os subwoofers (cujas frequências são as que mais reverberam) para ter um mínimo de inteligibilidade. Mas só vai melhorar um pouco, os outros problemas vão continuar.

O som da igreja ficará ruim, muitas reclamações que não estão entendendo nada, etc. As cobranças em cima de vocês dois vão aumentar, os presbíteros vão vir reclamar com vocês que o som está ruim, e que vocês tem que dar um jeito. Vocês vão dizer que com esse equipamento não dá, que precisa investir, que precisa fazer o tratamento acústico.

Por um tempo, vão continuar reclamando e não fazendo nada. Mas um dia de inverno, mais frio, vocês não vão ligar o ar-condicionado, as janelas serão abertas novamente, os subs vão estar desligados e o som da igreja vai melhorar um pouco. E vão dizer: "puxa, que bom, o som hoje ficou bom"!

Nesse dia, nesse dia, você vai lembrar a eles toda esta conversa, vai dizer o clássico "eu avisei, mas na época ninguém me deu ouvidos", e finalmente vai tirar sua pasta com as ideias (e tudo isto aqui impresso) da poeira e poderá colocá-las em prática, pois as pessoas lhe ouvirão.

É claro, pode acontecer um milagre e os R$ 17.000,00 serem usados para o som... eu que estou com pouca fé hoje.

--------------
Bom vou começar pelos graves que usamos hoje, são quatro 18" 600w cada

Faça dois testes, por favor.

1) Um dia, sem ninguém saber, desligue 2 subs, mantenha apenas 2 ligados (um de cada lado do templo). Veja o que acontece na prática. Eu, no meu entender, imagino o seguinte:

- absolutamente NINGUÉM vai notar que um par de subs foi desligado e você descobrirá que esses dois subs a mais foram dinheiro jogado fora.

- é bem possível que o som na igreja melhore um pouco (mas pouco, nada além disso), os graves mais encorpados e um pouco menos de reverberação. Mais encorpados porque os falantes vão trabalhar com mais potência, mais próximos do ideal que esses míseros 375W para cada um. Menos reverberação porque serão menos 2 fontes de som jogando graves para reverberação.

2) Um dia, sem ninguém saber, desligue os subwoofers. Todos eles, os 4.

- a princípio, a mudança será claramente perceptível. A intelibigilidade do som como um todo melhorará, o público ficará mais satisfeito, a reverberação diminuirá. Entretanto, os jovens vão reclamar que está faltando a "pancada" no peito, e os músicos (contrabaixista e baterista) possivelmente reclamarão também.

- agora, tente compensar um pouco da reclamação da falta dos graves através da equalização da mesa, acrescentando um pouco de graves. Os de 15" nunca vão soar como os de 18", mas um pouco de grave a mais poderá compensar as reclamações.

Dependendo do caso (depende do público, do estilo musical, do tipo de celebração, etc), é bem possível que vocês descubram que os 4 subs estão à toa aí.


Não é um PWP 12.000 não? A Ciclotron nunca fez PWP 1.200

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=pwp" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=pwp</a><!-- m -->

Problema à vista: se for um PWP 12000 mesmo, ele é classe H, ou seja, indicado para graves MAS NÃO INDICADO para agudos (tem resposta limitada nos agudos). Seria muitíssimo interessante arranjar outro amplificador para alimentar as caixas top de vocês, um classe AB.

corrijam se estiver errado os kromus são fabricados para graves não são, digo isso porque eles não respondem bem aos medios sei que parte é logicamente pelo tamanho mais sei que tem vario falantes de 15 projetados para medios...

Visite a página da Khormus (ruinzinha...) e sem saber modelo e/ou especificações dos falantes (tanto este quanto o Oversound), fica difícil falar alguma coisa. Mas geralmente não tem falante de 15" para médios...

Então tinhamos pensado assim comprar gabinetes para graves de 15" e colocar esses kromus para "falar" os graves e os de 18" os sub( nem que usassemos 2 caixas de cada) e ligassemos elas na potencia Pwp 12000 tipo 2 caixas em cada lado 4ohms, 2 sub-graves de um lado e 2 graves do outro, o que daria 650W cada caixa... venderiamos então dois sub de 18" e dois falantes de 15" kromus

Olhe, eu não consegui bem imaginar as mudanças, mas gostei da parte de vender 2 subs e dois falantes... Mas isto dependerá muito do estilo de vocês. Como eu disse, faça os testes, sem ninguém saber, deixe por alguns dias assim, (1 semana, 15 dias, 1 mês) e só então conte para o pessoal as conclusões.

Um abraço,

Fernando
 
o Ezequiel pensa eu não, que deveriamos comprar uns gabinetes para line array que tem a venda na net, (projetados mesmo) mais de qualquer forma.. e comprar falantes de 10" fazer 4 cx com dois falantes e os drives dos gabintes antigos...

Pode ser feito isto mesmo, ficará bonitinho e tudo. Só que você terá um LINE ERREI, nunca um Line Array. Lines dependem de uma tremenda engenharia para se obter o resultado satisfatório, e esses clones do MercadoLivre nunca vão chegar sequer aos pés de um verdadeiro line. É jogar dinheiro fora.

Mas, se quiser tentar... talvez de ouvido o resultado até fique bom... Mas não será line nunca!

então poderiamos vender uma PWP 6000

Opa! O PWP 6000 é classe AB, use ele para alimentar as caixas top, nunca a PWP 12000.

por favor me deem umas boas dicas dessa listinha

Comece pelo amplificador de fones, fones, Direct Box. Por incrível que pareça, você atende os 4 músicos com maios ou menos R$ 2.000,00, e é o que fará a maior diferença na igreja, limpando o palco.

bom pensando sobre os top achei que seria demais pra nossa igreja 8 versa 2400W eu tinha pensado em colocar 6 1800W levando em consideração que o preço não ta tão salgado assim 1700 cada.

Line não é feito assim. Há a necessidade de cálculos que mostram a quantidade de caixas necessárias (esqueça a potência), podendo ser talvez 10, 12 ou 16 caixas. Tudo depende das dimensões do templo. Note que para se obter o efeito do line array o cálculo leva em conta a altura do empilhamento das caixas, não a potência delas.

Alias fiquei babando no som do David Fernandes, nas caixas Fz não sei o valor mais sei que devem ser caras

Caras, maravilhosas e... provavelmente mais baratas que um sistema de line. Que tal mandar um e-mail para a FZ-Audio, junto com fotos e dimensões do templo, e perguntar para eles o que eles recomendam?

Um abraço,

Fernando
 
Gente,

O Dener abriu um novo tópico, com fotos da igreja. Então, por favor, continuem a conversa lá, pois agora com fotos é muito mais fácil.

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=4255" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=20&t=4255</a><!-- l -->

Um abraço,

Fernando
 
Olá, Leonardo Gomes
Tecnico de Som - Ass. de Deus - Paraná
Primeiramente, irmão, temos que tomar conhecimento do que é um sistema line array. O que significa esse nome, quando foi criado e, posteriormente utilizado, com que proposta e quais os resultados obtidos, entre outras coisas. Um sistema de caixas convencionais emite ondas sonoras esféricas, irradiando assim, som para os lados, piso, teto, TUDO!!! o SISTEMA ARRAY transforma o formato da onda sonora para cilíndrica, remetendo o som em dispersão horizontal, ou seja, onde estão os ouvintes. Como isso não interferiria na (má) resposta acústica de uma sala??? Assim como o LP passou e deu lugar aos discos digitais, caixas convencionais chamadas "fly" (as line array também o são, pois ficam suspensas) serão em muito pouco tempo, parte da história do som. nenhuma marca de renome e com abrangência global se atreve mais a fabricar caixas daquele tipo. Vou me apresentar, resumidamente. Tenho 44 anos de idade, e estudo caixas acústicas desde a adolescência, quando se vendiam livros, na maioria das vezes, para "encher linguiça" e dizerem que estavam ensinando a alguém a construir cxs de qualidade. Tenho formação técnica pelo senac com centenas de horas-aula teóricas e práticas, já li muitos e excelentes livros sobre o assunto e ja construía cxs line array compactas para igrejas em 2002, qdo ninguém ouvia falar do assunto, nem sabia do que se tratava. Pois bem... nessa época comecei a obter resultados ótimos em ambientes acústicos beirando o nível crítico, me utilizando das qualidades que citei acima. Resumindo, caixas Line MELHORAM ASSUSTADORAMENTE as necessidades de atenuação de reverberações indesejáveis, por sua dispersão projetada, por sua perda pela distância (PPL) infinitamente menor que as de outrora, pela grande angulação das altas frequências, pela regularidade da SPL entre os primeiros e os últimos ouvintes, entre outros. Esqueça as antigas caixas! Invista em conhecimento sobre o assunto, ou será q vc acredita que os shows no mundo inteiro passaram a usar Line por questão de estar na moda? É como a injeção eletrônica, as tvs de led, lcd... Quando voltarem a fabricar as monstruosas tvs, me avisem. Interem-se, todos os membros, a respeito do assunto e orientem as pessoas a obterem resultados eficazes. Quanto ao resto, tbm não procede muito, mas fica pra outro dia. Fiquem com Deus! Um gde abraço. Robson Teixeira
 
Sr. Robson Teixeira, seja Bem Vindo ao Som Ao Vivo!

De certa forma, apesar de não ser um profundo conhecedor do sistema "Line", sei das vantagens e tal, porém o custo ainda é muito alto e até então os sistemas oferecidos no mercado em sua maioria são de médio e grande porte, desta forma em templos relativamente pequenos um sistema desse nível pode acabar sendo pouco aproveitado.

Mas é como o senhor disse, é uma tendência e o mercado tem se aberto para esta tecnologia e tem surgido muitos fabricantes, apesar da complexidade dos projetos e de ainda temermos arriscar em marcas desconhecidas.

O SaV é um fórum voltado para Igrejas e o senhor sabe como é a realidade de muitas, existem muitas igrejas que não possuem se quer uma caixa comum de boa qualidade, é claro que estamos aqui para ajudar a mudar esse quadro e sua presença será sempre bem vinda para somar conhecimento.

Fiquei curioso sobre os projetos, quando quiser fique a vontade para postar fotos e falar um pouco mais de seus trabalhos.

Abraço,

Marcelo
 
Ola amigos!
Se nao me engano (mesmo sem calculos) vc pode ter uma idea que com 40m de distancia precisara de um milagre para fazer 4 caixas de 206 de cada lado fazer pelo menos 106 dB no fundo_O fato de teto 'e relativamente alto pode ate ajudar.Ou seja mesmo com 8xR$ 1.800,00 (mai ou menos) vc nao tera um resultado "absoluto".Sem falar dos sub's. Nao sobrara dinheiro para eles.So tera uns trocados para barra FLY ("bumper").
Na tentivade de alinhar o som ja existente com umas 3 caixas 206 de lado travara uma luta gloriosa mas ... sem vencedor :) .POis recursos gastos mal conseguirao justificar um "corredor de muletas" : nem line , nem classico full-range.
Vc ja tentou baixar um software do fabricante (se tal existe)?Poderia fazer uma simulacao ...

Amigo bersan!
Realmente deve concordar que PWP12.000 naoserveria para full range.So que nao pelo fato de ele ser de clasee H.Afinal classe H 'e o mesmo AB so que com 2 ou 3 estagios de comparador que fornecem alimentacao de maior voltagem quando for necessario.O problema de PWP (acho de todo Ciclotron) 'e a velocidade de crecsimento de sinal na saida que 'e muito baixa.Como resultado sinais percussivos estao meio "fofos" e sem vida.

Abrcs,
andrry110
 
Robson.

Em primeiro lugar, seja bem-vindo ao nosso convívio. Em segundo lugar, permita-me discordar de vc. Um sistema line-array não é solução para todos os problemas. A igreja citada no tópico correlato por exemplo, é muito estreita, e mesmo com a projeção cilíndrica, o ângulo de cobertura horizontal é muito grande, o que certamente ocasionará desperdício de energia sonora sobre as paredes, sem falar nas reflexões e cancelamentos caudados por eles. Eu não conheço nenhum line com projeção horizontal com menos de 100°. Isto significa, que para ambientes estreitos, o line não é a melhor opção.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Robson.

Em primeiro lugar, seja bem-vindo ao nosso convívio. Em segundo lugar, permita-me discordar de vc. Um sistema line-array não é solução para todos os problemas. A igreja citada no tópico correlato por exemplo, é muito estreita, e mesmo com a projeção cilíndrica, o ângulo de cobertura horizontal é muito grande, o que certamente ocasionará desperdício de energia sonora sobre as paredes, sem falar nas reflexões e cancelamentos caudados por eles. Eu não conheço nenhum line com projeção horizontal com menos de 100°. Isto significa, que para ambientes estreitos, o line não é a melhor opção.

[]'s
Nao posso concordar.
Primeiramente realacao 40v x 20m (2:1) nao seria "estreito" para line convencional.Devido a um "tiro" de cada segmento do line-array de 4 caixas (por exemplo) reflexo das paredes seria incomparavelmente menor do que sistemas tradicionais com cornetas tipo 60x40 ou similar.Sem falar na uniformidade de distribuicao que proprorciona uma potencia aplicada bem menor com todas as vantagens relacionadas.
Agora tem melhor parte.
LineArray tipo Turbosound Flex (TFA600HDP) alem de ter dispercao 75Hx16V ainda pode trabalhar no vertical invertendo sua guia .
Sem falar que no caso dos ambientes "realmente estreitas" vc pode decidir entre instalacao de som distribuido ou de monocluster .

Tambem existe uma "line eletronica" da RCF TTL11 que tem cobertura horizontal de 90° e vertical - ajustavel entre 10° ...40°.

Acredito que se procurar os dados da EASE daria pra achar uma meia duzia dos lines com cobertura menor que 100°..
Abrcs,
andry110
 
Andry.

Eu realmente não conheço estes sistemas que vc citou, mas de qualquer forma, o que quiz dizer é que em ambientes fechados, estreitos e compridos, não se pode pensar que apenas colocando um line-array na sala, mesmo com cobertura mais fechada, todos os problemas serão resolvidos sem se trabalhar a acústica.

[]'s
 
veja só ambientes como igrejas teatros sao ambientes de bastantes resonacias, porém tbm sao ambientes que necessecitam de pouco volume mas é necessario ter um sistema bem ajustado em relação aos cortes. Na sua situação da igreja um crossover de duas vias resolveria bastante, daria mais definição no medio grave do sistema que é onde define o timbre de voz, um melhor posicionamento das caixas tbm te trazeria um resultado diferente,talvez deixar elas suspensas numa inclinaçã adequada vai responder bem melhor q ja está. voltanto a situação do corssover vc trabalharia com um sistema de fll-range com os sub´s trabalhando separadamente recuando certas frequencia onde a igreja reponde mais, geralmente os medio graves proximos a 100HZ mas isso facilitaria se você tivesse fotos. Uma remodulagem do sistema vai sair muito mais barato do que trocar o sistema.
 
Back
Topo