MDX 4600

rafa

Member
Ola Irmãos!

Seguinte estamos adquirindo os seguintes equipamentos: Amp. HPA6 alto, Ultra Di 800, eq. FBQ 3102, compressor MDX 4600.
Equalizador ligação tranquila, amp. fones e Di tbem, a dúvida é sobre este compressor, como faço para ligá-lo na mesa sl2442 fx pro? Vou utilizar os dois aux. 1 para os fones e o outrro para o pregador esse compressor tem 4 cais como faço para ligá-los, vamos utilizálo pra a bateria e voz do pregador só gostaria dessa dica é que o nosso sonoplasta não tem um micro daí eu pergunto por ele.
Ah muito obrigado por todas as dicas que vcs dão é sensacional.
Abraço aguardo respostas
 
Dos que voce citou o unico que nao tenho é o EQ, os outros 3 eu trabalho com eles, o compressor voce deve insertar em cada canal, mic. pregador e bateria, ainda lhe restaria 2 canais, agora depende de como voce vai ligar o comp. na bateria, pq dependendo nao vai te sobrar canal nenhum.
 
Rafa.

Como disse o Raphael, vc deve insertar o compressor diretamente no canal que vc quer comprimir. O canal da mesa precisará ter uma conexão de insert e vc vai precisar de um cabo especial como o ilustrado abaixo.

CaboInsert.jpg


O conector único (estéreo) é plugado no insert do canal. O conector P10 que estiver ligado ao TIP do P10 estéreo, deve ser conectado à entrada do compressor e o outro P10 mono à saída.

Já que vc tem quatro canais e quer comprimir voz e bateria, inserte um canal do compressor na voz, outro canal na caixa e outro no bumbo. Vc vai ficar com um de sobra. Conecte-o à saída auxiliar que vc usará para enviar sinal ao MAIN do amp de fones e ajuste seu threshold para trabalhar em infinito. Ele funcionará como um limitador e protegerá a audição dos músicos contra transientes.

[]'s
 
David, eu tenho um MDX4600...
Verifiquei agora, e o Threshold dele não tem infinito...
Ele trabalha de -40 dB a +20 dB

Como faz?
 
É possivel explicar, aproximadamente, como se configura o MDX4600 para um microfone de voz?


Sei fazer a ligação, só queria confirmar como ficaria a configuração dele...
 
Gabriel.

Para fazer o compressor trabalhar como limitador, ponha o threshold no máximo.

No caso das configurações, cada caso é um caso... no entanto, para voz vc pode começar usando o ratio em 2:1. Vá abrindo o threshold e observando os leds de redução de ganho até que cheguem a algo em torno de -6 dB. Ajuste o attack para um tempo rápido e o release para um tempo mais lento. Vá modificando os dois parâmetros até vc achar que está bom, mas cuidado com tempos de release rápidos, pq podem cortar o sinal.

[]'s
 
Obrigado!!!!!!!!

ótimas dicas, ah outra perguntinha qual fone uso no HPA 6? Não esquecendo que a saída dele é de 100ohms qual fone tem essa número de ohms? Abraços irmãos
 
Bleza Raphael obrigado!
Voltando ao compressor, ligo esse cabo "Y" entrada e sáida do efeito e inserto o outro plug na mesa é isso? Tá como uso o multicabo inserto o plug do mult. aonde? Pode ser bobagem mais é dúvida...........
 
Assim Raphael desculpe me coloquei mal....
Tá o cabo Y eu inserto uma ponta na saída do efeito a outra na entrada certo? Falta o outro plug que inserto no canal da mesa é isso? Sendo que tenho o multicabo onde inserto esse plug do multicabo? Sendo que conectei um canal com o compressor.
Entendeu? Espero que sim! Se não explique como vc liga o compressor e o multicabo.
 
Vamos la:
canal 1 do multicabo voce liga por ex o mic do bumbo, na outra ponta do multicabo (a ponta que chega na mesa) voce liga tambem no canal 1 da mesa.
Nesse mesmo canal 1 da mesa voce vai ver que tem (dependendo da sua mesa) MIC IN, LINE IN e INSERT, entao essa ponta do multicabo voce liga no MIC IN e o cabo Y que sai do efeito voce conecta no INSERT da mesa.

Espero que tenha entendido.
 
rafa disse:
Tá o cabo Y eu inserto uma ponta na saída do efeito a outra na entrada certo?

Certo.

rafa disse:
Falta o outro plug que inserto no canal da mesa é isso?

Sim, mas não na entrada do canal. Há uma conexão especial para insert (pelo menos nas mesas melhores). Veja a figura abaixo.

Conexo_Insert.jpg


Sendo que tenho o multicabo onde inserto esse plug do multicabo? Sendo que conectei um canal com o compressor.

Observou a figura? Se for microfone, na entrada MIC... se for sinal de linha, na entrada LINE.

Se sua mesa não possuir conexões de insert, faça o seguinte (usarei uma guitarra como exemplo... para microfones, não vai funcionar muito bem):

1) Conecte a guitarra no multicabo;
2) Conecte a outra ponta do multicabo na entrada do compressor;
3) Conecte a entrada do compressor no LINE da mesa.

Pronto! Deste jeito vc tem um compressor trabalhando somente neste canal. Talvez vc tenha que fazer algumas adaptações nos cabos. Há compressores que têm entradas XLR. Neste caso, vc não vai precisar de adaptadores.

Este sistema não funciona muito bem para microfones por causa dos níveis de sinal... a entrada do compressor é projetada para sinais de linha, não de microfones. Se vc plugar um mic, o sinal será fraco, mas vc pode tentar e ver se atende à sua necessidade.

[]'s
 
David... não seria RATIO no infinito para o compressor atuar como limiter? Até onde eu sabia, quem determina taxa de compressão é o RATIO, TRESHOLD determina a partir de que nível de sinal o compressor atua... E um limitador faz uma compressão brusca (RATIO alto) a partir de um certo nivel, que nem sempre precisa ser o máximo no treshold...

Desculpe se tiver falando bestera rsrs...
 
Deiny.

Deiny disse:
David... não seria RATIO no infinito para o compressor atuar como limiter? Até onde eu sabia, quem determina taxa de compressão é o RATIO, TRESHOLD determina a partir de que nível de sinal o compressor atua...

Vc está coberto de razão. Eu troquei mesmo as bolas... deixa eu rafazer o comentário.

Post anterior corrigido

Para fazer o compressor trabalhar como limitador, ponha o ratio no máximo (infinito). Os valores aos quais vc se referiu são do threshold.

No caso das configurações, cada caso é um caso... no entanto, para voz vc pode começar usando o ratio em 2:1. Vá abrindo o threshold e observando os leds de redução de ganho até que cheguem a algo em torno de -6 dB. Ajuste o attack para um tempo rápido e o release para um tempo mais lento. Vá modificando os dois parâmetros até vc achar que está bom, mas cuidado com tempos de release rápidos, pq podem cortar o sinal.

Deiny disse:
E um limitador faz uma compressão brusca (RATIO alto) a partir de um certo nivel, que nem sempre precisa ser o máximo no treshold...

Vc deve estar se referindo a forte compressão... a compressão brusca, como vc disse, depende da função hard knee/soft knee.

Deiny disse:
Desculpe se tiver falando bestera rsrs...

Vc não falou besteira... falou certinho.

[]'s
 
vish... ficou confuso esse tópico..

Alguém pode escrever um resuminho de como (aproximadamente) se configura o compressor num vocal?



Seria muito útil se escrevessem um Artigo sobre Compressores, Gates, Limiters, Expanders e etc...

Meu MDX4600 tem 300 funções que eu ainda não sei bem mexer... E o manual não trata com clareza.
 
Vamos tentar de novo.

No caso das configurações, cada caso é um caso... no entanto, para voz vc pode começar usando o ratio em 2:1. Vá abrindo o threshold e observando os leds de redução de ganho até que cheguem a algo em torno de -6 dB. Ajuste o attack para um tempo rápido e o release para um tempo mais lento. Vá modificando os dois parâmetros até vc achar que está bom, mas cuidado com tempos de release rápidos, pq podem cortar o sinal.

É exatamente o que está escrito na citação...

[]'s
 
Eu tenho já pronto uma série de artigos sobre o assunto.

Deixe só encerrar a história das potências (falta um ainda) e começo com eles no ar.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal, para não abrir outro tópico, vamos comprar o compressor essa semana.

Qual a diferença básica entre MDX1600, 2600 e 4600?

No monitor se usa compressor também?

Vamos usar o compressor para os microfones, na verdade queremos utilizá-lo para estabelecer um limite máximo no sinal dos mics, pois estamos tendo problema com a vizinhança em relação a altura do som. E nem sempre temos pessoas com mais experiência na operação do som.

São 5 microfones, vou usar o insert de um subgrupo para ligar o compressor nos 5 microfones.
 
ls.bastos disse:
Qual a diferença básica entre MDX1600, 2600 e 4600?

No monitor se usa compressor também?

Dei uma olhada por cima nesses modelos... e a diferença básica entre o 1600 e 2600 é que este último tem De-esser com opção de voz masculina, e "tube simulation" que imagino ser uma simulação de válvula...

já o 4600 é um equipamento diferente... são 4 canais (contra 2 dos outros modelos), mas não tem gate, enhancer, nem de-esser...
 
Back
Topo