MDX 4600

ls.bastos disse:
Vamos usar o compressor para os microfones, na verdade queremos utilizá-lo para estabelecer um limite máximo no sinal dos mics, pois estamos tendo problema com a vizinhança em relação a altura do som. E nem sempre temos pessoas com mais experiência na operação do som.

O compressor não vai ajudar com isso... e dependendo de como vc ajustá-lo, vai até piorar... deixa eu explicar... vc consegue controlar os picos, mas a potência média do sinal pode até ser aumentada.

Na verdade, para o seu problema, só um tratamento acústico vai resolver.

[]'s
 
David,

eu ia deixar para os artigos, mas vamos adiantar um caso que tive a chance de acompanhar.

O Júlio Batista, prof. da UFES e profissional de áudio, fez o seguinte com um bar onde há música ao vivo, com problemas com vizinhos.

Ele colocou um compressor entre a mesa e o amplificador, na função de limitador. Colocou alguém na casa do vizinho reclamão, com rádio de comunicação e um decibelímetro.

Colocou o pessoal para tocar/cantar, repetindo as condições dos shows à noite.

Pelo rádio, foi acompanhando o volume na casa do vizinho e regulando o Trheshold do compressor/limitador. Quando o volume entrou dentro da norma desejada, ele marcou o ajuste (na verdade, ele abriu o equipamento e mudou alguma coisa lá, para que o ajuste não seja alterado).

E o vizinho ficou satisfeito.

Até entendo o que você está falando:

mas a potência média do sinal pode até ser aumentada

que é um "efeito colateral" do uso dos compressores, mas quando ajustado como limitador, um volume máximo não será ultrapassado. O problema da potência média maior será mais preocupante dentro do próprio templo, e até mesmo como causa de queima dos falantes, mas entendo que pode, sim, ajudar e muito no controle de volume para os vizinhos, já que estes são mais afetados pelos picos (principalmente de graves).

Mas não estou relegando o tratamento acústico à segundo plano. Voltando ao caso do bar, o volume de som internamente (o Trheshold) do compressor) pode ter ficado tão baixo que torna a execução de música ao vivo impraticável no local. Neste caso, tratamento acústico ajudará a diminuir o som que vaza para fora, e com isso permitirá um volume maior dentro do local.

Na verdade, acho as soluções complementares.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando.

Eu vejo alguns problemas nesta prática:

1) O compressor não é projetado para controlar o volume e sim a dinâmica do sinal;

2) Vc consegue controlar o volume com o compressor, mas ao custo da dinâmica;

3) Com a dinâmica reduzida, poderão ocorrer contínuos problemas com os falantes do sistema, além do som ficar extremamente pobre.

Bersan disse:
Até entendo o que você está falando:

Citação:
mas a potência média do sinal pode até ser aumentada

que é um "efeito colateral" do uso dos compressores, mas quando ajustado como limitador, um volume máximo não será ultrapassado.

O aumento da potência média não é um "efeito colateral", como vc citou. Faz parte do projeto do equipamento. Quando vc reduz a dinâmica, o sinal perde um pouco de nível, que é compensado no controle OUT com o aumento da potência média. Os picos serão limitados, mas se o OUT for aberto demais, a potência média continuará alta. Caso ele tenha travado o potenciômetro do OUT (o que acredito que ele fez), a potência não poderá ser aumentada, mas a dinâmica do sinal será estreita e acabará causando problemas aos falantes. Prá mim é uma solução meia-boca. O problema de vazamento é acústico... a solução deve ser acústica.

[]'s
 
Raphael.

Dinâmica é a diferença entre os sons mais fortes e mais fracos de um programa qualquer, seja ele música ou voz. Por exemplo: há pregadores que num momento estão falando suavemente e de repente começam a falar forte. Isso é dinâmica. Na música é a mesma coisa... há momentos em que a execução é pianissimo passando, logo a seguir, para fortissimo. O sistema de som tem que ser capaz de reproduzir estas diferenças sob pena de empobrecer o programa.

Observe a figura abaixo.

Sinalsemcompressao.jpg


Este é o sinal de um pregador. Apenas voz. Observe os círculos vermelhos... estes são os pontos mais fortes do programa. Observe que há uma grande diferença entre os sinais mais fracos e os mais fortes... isso é a dinâmica.

Quando colocamos um compressor para atuar sobre o sinal, ele vai trabalhar sobre os picos, atenuando-os. Se nós aplicarmos uma compressão muito intensa, como é o caso da limitação, os picos serão ceifados e a dinâmica desaparecerá. Observe a figura abaixo... é o mesmo sinal anterior com uma compressão que provoca uma redução de ganho de 6 dB.

Sinalcomcompressao.jpg


Observe que a dinâmica foi bastante reduzida, o que certamente torna o programa monótono e sem graça. O que nos faz prestar atenção num som é a dinâmica. Se ela desaparece, provavelmente nosso interesse por este programa também desaparecerá.

Agora observe, nas duas figuras, as linhas retas em vermelho. Estas linhas marcam a potência média do sinal. Veja, que mesmo com a redução de ganho de 6 dB, a potência média não se altera.

[]'s
 
É, no nosso caso queremos colocar o compressor pelo seguinte:

Com o fader em 0db, o som fica agradável e bem audível para alguém que fala nem fraco, nem forte.

Porém, se uma pessoa começar a falar forte, vai aumentar muito o volume do som. E esse problema não é só para os vizinhos, mas também por causa dos membros que estão no interior do templo.
 
Deiny disse:
ls.bastos disse:
Qual a diferença básica entre MDX1600, 2600 e 4600?

No monitor se usa compressor também?

Dei uma olhada por cima nesses modelos... e a diferença básica entre o 1600 e 2600 é que este último tem De-esser com opção de voz masculina, e "tube simulation" que imagino ser uma simulação de válvula...

já o 4600 é um equipamento diferente... são 4 canais (contra 2 dos outros modelos), mas não tem gate, enhancer, nem de-esser...

Achei o MDX 4600 por 440 a vista e o MDX 2600 por 460 a vista.

O vendedor me disse que o MDX4600 é mais voltado para instrumentos, e o MDX 2600 para vozes, até porque o MDX 2600 é mais "completo" fo que o MDX 4600.

Confere?

Tava vendo a possibilidade de usar o compressor apenas nos mics onde existem possibilidades de picos, que é o do púlpito (do preletor) e de quem está liderando a primeira parte. Ou seja, usaria o insert de cada canal, e usaria os dois canais do mdx 2600.

Sò tem um problema... O microfone de quem faz a primeira parte não é fixo, como vão grupos cantar, sempre acaba que o microfone é trocado. O que eu poderia fazer é deixar um mic com ou sem fio no púlpito, fixo, e um sem fio pra quem vai fazer a primeira parte. E esses dois mics levariam o compressor, seria mais correto, certo?
 
O vendedor tá "certo". O MDX 2600 tem recursos (como o D-Esser) muito mais útil para voz que para instrumento. Mas não quer dizer que o 4600 não possa ser usado para voz.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
O vendedor tá "certo". O MDX 2600 tem recursos (como o D-Esser) muito mais útil para voz que para instrumento. Mas não quer dizer que o 4600 não possa ser usado para voz.

Um abraço,

Fernando

Uhm... porque estávamos pensando em fazer o certo, usar cada canal do MDX4600 para cada microfone, insertando direto no canal. Só que vai faltar um canal, pois são 5 microfones.

Mas a intenção é limitar o volume máximo de quem está na pregação e de quem está na primeira parte. O problema é conseguir fazer com que a pessoa que está liderando a primeira parte fique sempre com o mesmo microfone! Então, acabamos por colocar compressor em todos.

Só que o vendedor falou que o MDX 2600 era melhor e tal...

O insert da mesa é antes dos auxiliares, certo?
 
ls.bastos disse:
No monitor se usa compressor também?

Não.

ls.bastos disse:
Uhm... porque estávamos pensando em fazer o certo, usar cada canal do MDX4600 para cada microfone, insertando direto no canal. Só que vai faltar um canal, pois são 5 microfones.

Mas a intenção é limitar o volume máximo de quem está na pregação e de quem está na primeira parte. O problema é conseguir fazer com que a pessoa que está liderando a primeira parte fique sempre com o mesmo microfone! Então, acabamos por colocar compressor em todos.

Se sua mesa possuir subgrupos e se os subgrupos tiverem inserts, vc pode endereçar os mics para o subgrupo e insertar um canal de compressão neste subgrupo. Ajuste os parâmetros do compressor pela voz mais forte.

[]'s
 
Aí q tá uma dúvida minha...
Como não utilizar compressão nos monitores ao insertar o compressor no canal... o insert vem logo depois do pré-amp, certo?! Sendo assim, só utilizando 1 mixer exclusivo pra monitor?
 
Deiny disse:
Aí q tá uma dúvida minha...
Como não utilizar compressão nos monitores ao insertar o compressor no canal... o insert vem logo depois do pré-amp, certo?! Sendo assim, só utilizando 1 mixer exclusivo pra monitor?

+2

Também a mesma dúvida!
 
gente..na verdade vc vai comprimir o sinal todo, anted e de qualquer coisa. o que eu acredito que o david falou foi sobre comprimir a saida pro retorno. ai realmenrte não é usual. sobre compressão de canais em monitor, pode-se sim comprimir canais. em muitos shows, na mesa de monitor (e sim, é praticamente indispensável em shows de grande porte uma mesa para pa e outra pra monitor), e muitos engenheiros de som usam compressores em canais de monitor.
mas ai vai do gosto e da necessidade.
ingo
 
Acho que o David se referiu a utilizar compressão não na via toda, e sim no sinal do canal X que vai pro monitor...

O problema dessa prática seria q por exemplo um cantor escutando sua voz comprimida teria a sensação que está com menos volume, pendido mais volume no seu monitor... sem falar q comprimir voz em monitor é correr risco de realimentação, não é?
 
por exemplo um cantor escutando sua voz comprimida teria a sensação que está com menos volume, pendido mais volume no seu monitor

É exatamente esse o problema. O cantor ou instrumentista vai ouvir algo diferente do que ele está fazendo. Ele dá um slap forte no contrabaixo (é assim que escreve mesmo?) mas o que escuta é um slap mais fraco, e aí faz mais forte ainda da próxima vez, para compensar. Logo, para não confundir e atrapalhar, melhor não usar nos retornos.

sem falar q comprimir voz em monitor é correr risco de realimentação, não é?

Sim e não. Ao controlar os picos, a chance daquelas microfonias rápidas em determinadas frequências (os picos) até diminiu. Por outro lado, o volume médio pode realmente aumentar, aumentando a chance de microfonia.

Compressores não são indicados para controle de microfonia. Isso depende fortemente da escolha correta dos microfones e posição dos monitores, e de um ajuste de equalização.

Um abraço,

Fernanod
 
Compramos!

Pagamos 447,00 reais pelo MDX4600.

Agora é aprender a usar, vou vasculhar o site aqui todo atrás de infos!

Obrigado.
 
Aula básica sobre compressores, muito boa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=142&navID=600">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... &navID=600</a><!-- m -->

Fernando
 
bersan disse:
Aula básica sobre compressores, muito boa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=142&navID=600">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... &navID=600</a><!-- m -->

Fernando

Obrigado!

Depois de algumas lidas entendi o que vocês quiseram dizer que se não tomar cuidado o volume médio pode aumentar com o uso do compressor. :wink:
 
Pessoal.

Em primeiro lugar, me desculpem por demorar a responder, mas estou em fase de término de monografia e numa período de muita atividade profissional... ando meio sem tempo para dar respostas mais elaboradas... mas vamos lá.

Quando disse que não se usa compressão no monitor, estava me referindo aos sistemas que usam mesa de palco. Como alguém já falou aí prá trás, qd vc comprime a canal do músico, o sinal perde dinâmica e muitas vezes ele começa a pedir para aumentar o volume. Outro problema, como vcs já viram, é que o nível médio do sinal aumenta e a possibilidade de microfonia tb aumenta de forma exponencial.

Como nós, na maioria dos casos, usamos apenas uma mesa para PA e monitor, a idéia é outra. O ponto de insert no canal é depois do ganho e antes de qualquer outro processamento/endereçamento. Isso quer dizer que o que vc fizer no insert do canal vai valer tb para os auxiliares, como corretamente disseram o Deiny e o ls.bastos.

Então como comprimir um sinal para o PA sem mandar para o monitor? A resposta é: simplesmente não dá... neste caso, tem-se que usar o bom senso e comprimir com bastante sabedoria de forma a não prejudicar a dinâmica do sinal.

[]'s
 
Ok! Ok! Vários irmãos com a mesma dúvida isso é interessante como diz um pastor aqui do sul! Bom mais a minha dúvida que não entendi é o seguinte. Tenho uma medusa xlr nas duas pontas na minha mesa tem escrito MIC IN e INSERT em qual dos dois eu conecto o cabo que sai do compressor? E o que vcs me aconselhariam a comprimir sendo que tenho o MDX 4600 de 4 canais, bateria, baixo vozes enfim qual é a dica.
Um abração irmãos.
 
Back
Topo