Melhoria na acústica em reforma de templo

edlopessilva

New Member
Prezados Companheiros, irmãos e sofridos operadores:

Será que poderia contar com a ajuda de vocês para responder a algumas dúvidas?

O templo da minha igreja será reformado. Será apenas uma reforma na estética, mas acredito que dará para dar uma melhorada na nossa acústica com algumas soluções simples.

As dimensões são C=20m/L=10m/A=5 a 6m.

Temos sobra de médios, mas que com o equalizador conseguimos uma correção satisfatória, o problema está na faixa dos graves e subgraves, que embolam um pouco, principalmente no fundo do templo. Será instalado, ainda, ar-condicionado, logo, todas as portas e janelas ficarão fechadas, o que irá piorar a reverberação.

Na reforma será colocado lambri nas paredes laterias e do fundo, até cerca de 1,2m do piso, a partir daí será feito revestimento (massa corrida, tinta acrílica, atc) até o teto. O teto será de gesso. A perede frontal (do altar) será revestida de pedras decorativas e o chão será revestido de piso cerâmico.

Minha sugestão é afastar o lambri das paredes em 5cm, preenchendo este espaço com lã de vidro de densidade 30Kg/cm2. O que vocês acham? Me ajudaria a melhorar o problema de falta de nitidez pela reverberação dos graves?

Quanto a parte superior das paredes, há alguma sugestão? Pensei em colocar gesso acartonado, também afastado da parede 5cm com o preenchimento de lã de vidro, nas mesmas características. Seria necessário ou apenas a parte de baixo bastaria?

Quanto a parede frontal, onde fica o altar, que será revestida de pedras decorativas, ali não tem jeito, não terá tratamento. Acho que somente sob a bateria daria para colocar algum tipo de material absorvente para o bumbo. Há alguma sugestão?

Desculpe a amolação dor irmãos, mas acredito que compartilhando conhecimentos, melhor difundiremos a Palavra de Deus.

Sds,
Eduardo Lopes
 
Eduardo.

Fiz algumas simulações do tempo de reverberação (RT60) do templo de sua igreja com as dimensões que vc forneceu. Faltaram algumas informações importantes como lotação, área das janelas e tipo de assento.

Bom, na falta destas informações, estimei lotação de 250 pessoas, cadeiras de plástico e ambiente sem janelas.

É claro, que são simulações.

Vamos a elas.

1º) Templo vazio, sem tratamento acústico

01-RT60_SemTratamento_Vazio.jpg


2º) Templo vazio, com tratamento parcial usando os lambris sobre manta de lã mineral

02-RT60_TratamentoLambris_Vazio.jpg


3º) Templo vazio, com tratamento completo usando os lambris sobre manta de lã mineral e gesso acartonado sobre lã mineral

03-RT60_TratamentoCompleto_Vazio.jpg


4º) Templo cheio, sem tratamento acústico

04-RT60_SemTratamento_Cheio.jpg


5º) Templo cheio, com tratamento parcial usando os lambris sobre manta de lã mineral

05-RT60_TratamentoLambris_Cheio.jpg


6º) Templo cheio, com tratamento completo usando os lambris sobre manta de lã mineral e gesso acartonado sobre lã mineral

06-RT60_TratamentoCompleto_Cheio.jpg


Observe que o comportamento do RT60 é o mesmo para todas as situações. O seu problema está na região entre 60 e 250 Hz.

Veja também, que o tratamento que vc propôs não resolve o problema dos graves, que continuaram sobrando muito em relação às demais faixas de freqüência.

Outro aspecto a considerar é que com o tratamento completo (lambris + gesso acartonado, tudo sobre lã mineral) deixaria o ambiente muito seco, o que é ruim.

Acredito que a melhor opção seja usar os lambris sobre lã mineral juntamente com armadilhas de graves sintonizados na faixa de freqüência problemática.

Se vc conseguir trazer o RT60 dos graves para algo em torno de 1 segundo, acredito que o salão ficará ótimo.

O RT60 médio está em torno de 0,8 segundos. O ideal para igrejas de pequeno e médio portes é algo entre 1 e 1,5 segundos. Como as janelas não foram levadas em consideração nas simulações, acredito que o RT60 fique dentro desta marca.

[]'s
 
David,

Muito legal a análise! Acústica e uma das áreas menos estudadas e entendidas pelos operadores, assim, estão sempre pensando em equipamentos como prioridade.

A intenção do Eduardo mostra competência, tenho certeza que ele sabe que nada adianta ter bons equipamentos ao passo que se tem uma acústica ruim.

Vou dar um exemplo desta interação entre sonorização e acústica. Algumas semanas atrás eu operei um "baita" sistema. Equipamentos tops de linha, todavia, instalado em um péssimo lugar, resultando em um som muito distante da verdadeira resposta do sistema.

Antes de passagem de som com a banda eu tirei algumas fotos, eu tinha certeza que teria dor de cabeça. Nada adiantava um sistema daquele porte em um lugar como aquele. Fico pensando como tem gente que escolhe um ambiente daquele para realizar um evento.


1) Foto do PA: (Caixas KF)

Acoplamento.jpg


2) Mesa do PA: (Yamaha PM5D)

ATYAAABLa-lFLUli1WUfu1HNtcSblcdJAPC.jpg



Este sistema impressiona! Mas quem fica mais impressionado é o dono dele, afinal, ele fica decepcionado com a resposta em um ambiente como aquele. Ele sabe que o sistema é muito bom, e quandou ouve aquela resposta tem vontade de sair corrento, o ambiente simplesmente destroi tudo de bom que existe no sistema.

Ao ar livre seria um maravilha operar, mas quando coloca ele dentro de um ginásio de concreto a coisa muda de cor. Da vontade de chorar! Para passar som em um lugar como este é algo que vc tem que ser "mágico" o rebatimento das arquibancadas vazias simplesmente te nocauteia, foi uma das poucas vezes em que operei um sistema decepcionado, incrível!!

De quem é a culpa? Da acústica, o problema é puramente acústico. A eletrônica e a eletro-acustica neste caso era top de linha e não resolveu o problema. Fica ai a lição, de nada adiante equipamentos tops se a acústia é ruim.

Abraços,
 
Olá Spurgeon,

ontem estava ouvindo uns elogios a você. "O cara posta pouco, mas quando faz, é de arrebentar". Exatamente o que você fez agora. E operando PM5D!

Certa vez o Pedruzzi foi sonorizar uma artista famosa nacionalmente, em um ginásio de acústica horrível. Sabe qual a melhor solução que ele encontrou? Tirou todos os instrumentos do PA, deixou-os apenas nos monitores (não eram fones, óbvio). No PA, só a voz da cantora.

Não é que ficou bom, mas foi a única alternativa para se encontrar dentro do razoável.

Agora deixe-me colocar uma coisa para você. Um amigo que trabalhou com uma empresa de grande porte em um show importante, em um ginásio aqui na minha cidade disse que eles usaram caixas de som próximas de onde o público acabava (o público esperado, óbvio), viradas para "dentro".

Ele não soube explicar em mais detalhes, mas acredito que sejam caixas em fase com as principais, jogando som no sentido contrário, visando "destruir" as ondas que iriam ser refletidas nas paredes e arquibancadas. Evidente que tem que fazer cálculos de delay, potência e outros para que elas mais ajudem que atrapalhem. Mas achei boa idéia, apesar de nunca ter tido condições de implementar isso com equipamentos de igreja (mal dá para o PA, quanto mais para isso). Mas gostaria de ouvir comentários sobre se eu pensei certo mesmo sobre as caixas.

Outra boa solução seria um line-array, dada a maior direcionalidade das caixas.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Quem merece elogios é vc, pois vc é o "cara"! Não é rasgação de seda, mas vc "fraga" muito de som. Este é o lugar na net onde aprendo de verdade.

Sobre operar uma PM5, eu estudei aqui em BH com o Dênio. Ele tem um curso onde ensina tudo sobre audio digital e operação de consoles digitais. O curso é bárbaro, muito prático.

Interessante a solução proposta. Rapaz... nunca tinha visto algo assim, mas achei legal, parece funcionar bem, gostaria de passar por uma experiência como esta, afinal, o rebatimento vindo das arquibancadas é sempre problemático, encontrar solucão que ameniza este problema é sempre bom.

Sobre a implementação usando Line Array melhora sim. Eu operei um sistema Line Array em um congresso de Louvor e Adoração aqui em BH. Tinha duas torres em R e L, sendo que as laterias extremas ficaram sem cobertura, neste ponto a inteligibilidade era zero. Mas é compreensível, quem em nosso país tem grana para ter várias caixas Line? É muito caro!

Foto do PA:

GrakoSom.jpg


A diferença deste sistema para o outro é patente para quem opera, mas ainda assim a acústica joga contra. Durante a noite, onde o ginásio estava com lotação quase máxima (não operei o som durante a noite, somente a tarde como operador de um Ministério aqui de BH) as pessoas nas arquibancadas, mesmo aquelas na posição frontal recebiam um som com pouca inteligibilidade, as que estavam nas laterais ouviam barulho, menos música, mas neste caso a cobertura para as laterias era deficiente se somando a acústica defeituosa irritando a todos. Para as pessoas que estavam na pista o som estava bom se considerar um ambiente como aquele.

Na região metropolitana de BH, na cidade de Betim, tem um Ginásio em que a acústica foi pensado, já operei som lá em um congresso das Assembleias de Deus onde o som estava muito legal, tudo chegava muito redondo, já o mineirinho.... só a graça mesmo!

Abraços,
 
Fala Spurgeon.

O Denio esteve por aqui esta semana... participamos ontem de um workshop realizado por uma loja aqui da região no qual participaram o Aldo Linares, da Yamaha, e o Denio (junto com o José Luis), pela Attack. O Denio fez a apresentação do line da Attack... dentro do salão, gostei muito. Não sei como é na rua... ainda não o ouvi por aqui.

[]'s
 
Aguém já viu alguma armadilha de graves (traps) feitos artesanalmente que ficassem em conformidade com a estética do ambiente? Para um estúdio não tem problema, mas para templos isso é importante. Caso alguém já tenha feito na sua igreja, poderia colocar as fotos?
 
Olá David,

Deve ter sido legal este workshop. Nunca ouvi o Line da Attack. Eu gosto dos produtos da Attack, quem me falou das caixas Nitro foi o Denio, depois quando as ouvi em um evento instrumental eu percebi que ele tinha razão. Com estas caixas a Attack prova que sabe fazer caixas acústicas. Tenho muita curiosidade de ouvir este Line da Attack.

Abraços,
 
Eduardo Lopes disse:
Aguém já viu alguma armadilha de graves (traps) feitos artesanalmente que ficassem em conformidade com a estética do ambiente? Para um estúdio não tem problema, mas para templos isso é importante.

Normalmente os bass traps são colocados nos cantos da sala. Não me lembro de alguém ter colocado um destes em igrejas. Mas vc pode construí-lo e, com a ajuda de um designer de ambiente, instalá-lo no templo de forma que se encaixe na estética local.

Spurgeon disse:
Eu gosto dos produtos da Attack, quem me falou das caixas Nitro foi o Denio, depois quando as ouvi em um evento instrumental eu percebi que ele tinha razão. Com estas caixas a Attack prova que sabe fazer caixas acústicas.

O que mais gostei foram os amplificadores da série PRO POWER. Podem ser controlados por software. Simples e fácil. Show de bola.

[]'s
 
David, tem como voce fazer uma simulacao pra mim?
O templo esta sendo reformado e temos que fazer um ISOLAMENTO acustico nota 1000 pq do outro lado da rua tem um trem que faz transporte de passageiros e carga, o barulho que ele vem fazendo qndo passa eh enorme!!! Alem do barulho do motor tem uma buzina ensurdecedora!!!
Por isso temos que fazer um isolamento primeiro e em sequencia um tratamento acustico, no nosso caso as paredes externas sao chapas de compensado e por dentro sera gesso, minha ideia seria colocar fibra de vidro de 5 1/2'' de espessura como esta aqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.owenscorning.com/quietzone/pdfs/QZBatts_brochure.pdf">http://www.owenscorning.com/quietzone/p ... ochure.pdf</a><!-- m -->

Depois de instalada essa manta colocaria uma manta de borracha para fechar o vao entre as madeiras e depois instalaria as chapas de gesso.
Isso seria feito nas paredes, ja no teto colocaria o mesmo material so ao inves de instalar a manta de borracha colocaria chapas de la mineral de 2'' de espessura e depois sim colocaria o gesso no teto.

As medidas sao 13,5m de largura por 13,5m de comprimento por 4,2m de altura.

Preciso da ajuda de voces pois tenho que apresentar um material pro pessoal de igreja em 2 dias!!!

Conto com a ajuda de voces...
 
Raphael,

O templo esta sendo reformado e temos que fazer um ISOLAMENTO acustico nota 1000 pq do outro lado da rua tem um trem que faz transporte de passageiros e carga, o barulho que ele vem fazendo qndo passa eh enorme!!! Alem do barulho do motor tem uma buzina ensurdecedora!!!

Para um tratamento nota 1000, meu caro, é melhor contratar uma empresa/consultor para isso. Você provavelmente vai gastar um bom dinheiro para fazer esse isolamento. Inclusive, vai ter que mexer no piso, que precisa ser desacoplado do solo (via coxins, molas, etc), para não haver transmissão de som pelo piso.

Experimente este aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jdbsound.com/work/b1.html">http://www.jdbsound.com/work/b1.html</a><!-- m -->

Agora, camarada, cada idéia que tem os líderes para comprarem imóveis para igreja. Desde quando um lugar desses é adequado para ser uma igreja?

Um abraço,

Fernando
 
Raphael.

Para um bom isolamento acústico é preciso massa... e como o trem tb gera vibrações mecânicas no solo, certamente a igreja vai tremer... o Bersan tem razão... vcs precisarão desacoplar a estrutura do piso da igreja do chão... vcs vão precisar de um serviço profissional.

[]'s
 
David, isso eu ja cheguei a falar com o pessoal, mas conseguir fazer eles contratarem um profissional eh outra historia, infelizmente ou felizmente($$$) teremos que contar com a mao de obra voluntaria, estou assistindo muitos videos que tem no site do fabricante que mencionei no post anterior, esses videos mostram como se usa os produtos deles, dai pra ter uma ideia de como fazer.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.owenscorning.com/quietzone/products/video-facedbatts.asp">http://www.owenscorning.com/quietzone/p ... dbatts.asp</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.owenscorning.com/quietzone/products/video-sealant.asp">http://www.owenscorning.com/quietzone/p ... ealant.asp</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.owenscorning.com/quietzone/products/video-floormat.asp">http://www.owenscorning.com/quietzone/p ... oormat.asp</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.owenscorning.com/quietzone/products/video-wallframing.asp">http://www.owenscorning.com/quietzone/p ... raming.asp</a><!-- m -->

Mas em relacao ao que falei, acha que vai funcionar? Sei que nao eh o ideal, mas eh melhor que deixar sem nada nao eh verdade?
 
Raphael Leal disse:
As medidas sao 13,5m de largura por 13,5m de comprimento por 4,2m de altura.

As medidas do templo são estas mesmo?! O salão é quadrado?! Vc vai ser o rei das ondas estacionárias... :( :( :(

Raphael Leal disse:
Mas em relacao ao que falei, acha que vai funcionar? Sei que nao eh o ideal, mas eh melhor que deixar sem nada nao eh verdade?

Não sei... acredito que vc não vai conseguir isolar completamente, mas deve reduzir bastante o nível de ruído, talvez trazendo-o para um patamar aceitável... no entanto, o maior problema será a vibração causada pela passagem dos trens... isso só pode ser resolvido com piso flutuante.

Raphael Leal disse:
David, tem como voce fazer uma simulacao pra mim?

Posso fazer sim, mas meu maior problema hoje é tempo, que anda meio escasso. De qq forma, vc precisa me informar o número de assentos do templo, que tipo de assento é esse, a capacidade total de público, material das paredes, piso e teto, área das janelas, se são fechadas ou não.

[]'s
 
Infelizmente as medidas sao essas mesmo, mas to tentando ver se consigo mudar algumas coisas dentro do templo.

Capacidade: 200 pessoas
Assento: Banco de madeira
Parede: chapa de gesso
Piso: carpete
Teto: gesso
Janelas: nao haverao
Portas: 3 acessos ao templo (madeira)
 
David, mudamos o layout da igreja e as novas medidas ficaram assim:

13,8m de comprimento
9,3m de largura
3,4m de altura

Se puder fazer a simulacao eu agradeco.
 
Raphael.

Tive um problema no meu micro e perdi boa parte dos meus dados. Preciso restaurar o backup que tem a planilha. Assim que der eu faço prá vc.

[]'s
 
DAVI

Se vc não puder fazer pra mim, eu vou entender perfeitamente, afinal só vc tem aki esse recurso e imagina se todos te pedirem pra fz essa simulação. Mas, se vc puder, gostaria muito. então segue as variáveis:

# Dimenssoes do templo: 14m x 30m e 4m de altura;
# número de assentos: 50 bancos de 10 lugares
# tipo de assento: bancos de madeira sucupira
# capacidade total de público: 550 pessoas
# material das paredes: Massa corrida acrilica
# Parede do Fundo do altar: revestimento em madeira e no meio uma área de
# Piso: Porcelanato fosco;
# Teto: PVC;
# janelas: 8 janelas Fechadas (sendo 4 em cada lateral), dimenssoes: 1m x 2m;
# Portas: 5 portas abertas (sendo 1 em cada lateral e 3 frontais), dimenssoes: 1,2m x 2,7m


OBS: As madeiras são sucupira 4cm
 
Pessoal.

Eu quero pedir desculpas a vcs por não ter ainda podido fazer as simulações que vcs pediram. Tive um problema no computador e perdi boa parte dos meus dados, inclusive a planilha para cálculo do RT60. Estou tentando reconstruí-la, mas é bem trabalhosa. Qd eu tiver terminado, volto a falar com vcs.

[]'s
 
Back
Topo