Mesa

Daniel Oliveira

New Member
Olá pessoal, preciso de uma mesa com alguns requisitos e estou tendo dificuldades pra encontrar, como sou amador no assunto, resolvi pedir a ajuda de vocês, se alguém puder me ajudar, sou grato desde já!

-Preciso de 6 auxiliares pra ambientes diferentes [corredores, banheiros, corredores externos, salas...]
-Phantom Power chaveado pra cada canal
-Low Cut com seletor de frequencia
-De preferencia que já venha com compressor.

Isso existe? Qual a melhor opção?

Obrigado,
Daniel Oliveira
 
Cara, eu uso uma da Ciclotron la na igreja. Ela tem quase tudo isso que você falou. é a CSM 32.algumacoisa
Acho que é isso mesmo.
 
Putss... Entre a Yamaha e a Ciclotron fique sem sombra NENHUMA de duvidas com a Yamaha, agora você presisa me dizer quanto pretende gastar, existe muitas possibilidade, mas presiso saber quanto prentende gastar.

E quantos canais vai presisar? Tem a 01v96, tem 16 entradas e tudo isso que você pediu e se presisar pode adicionar mais 16 canais.
 
Foi o que me disseram, que a Ciclotron é um Fusca e a Yamaha uma Mercedes.

16 canais pra mim está ótimo, o problema é que a O1V96 é quase o dobro do preço da MG3214FX, a CSM32.4 saí por um terço! Como a maioria das decisões dos sons de igreja são baseados em preço, aí é problema.

A O1V96 saí por R$8.000,00 mais ou menos certo? O equalizador dela tem quantas bandas?

Tem outro problema, com uma mesa dessa tenho que trocar todo o meu equipamento.
 
Daniel Oliveira disse:
Foi o que me disseram, que a Ciclotron é um Fusca e a Yamaha uma Mercedes.

16 canais pra mim está ótimo, o problema é que a O1V96 é quase o dobro do preço da MG3214FX, a CSM32.4 saí por um terço! Como a maioria das decisões dos sons de igreja são baseados em preço, aí é problema.

A O1V96 saí por R$8.000,00 mais ou menos certo? O equalizador dela tem quantas bandas?

Tem outro problema, com uma mesa dessa tenho que trocar todo o meu equipamento.

Por isso que presisava saber quanto pretende gastar :D

01V96VCM : R$ 6.895,80
MG 32/14FX : R$ 3.654,00

Diferença: R$3250,80

Porem na analogica você ira presisar de compressores, equalizadores, efeitos (ou o interno, mas é legal usar externo). Somando isso da mais uns R$2.000,00, então a diferença caiu para uns R$1.300,00, sem falar da vantegem da digital (cenas, eq's 4 vias por canal, controlamento remoto etc) ai vai de orçamento.


Por que você vai ter que trocar seu equipamento?
 
Olá Daniel Oliveira, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Preciso de 6 auxiliares pra ambientes diferentes [corredores, banheiros, corredores externos, salas...]
-Phantom Power chaveado pra cada canal
-Low Cut com seletor de frequencia
-De preferencia que já venha com compressor.

vi oferecendo uma Yamaha MG... que não tem metade disso aí. Como oferecer um equipamento que já não atende desde o começo?

Daniel, você disse que é amador no assunto. Mesas com todos os recursos acima são raras e caras. Você terá tais recursos em grandes consoles, como Ciclotron VEGA, algumas Soundcrafts, Midas, Yamaha série IM8, etc. Também encontrará tais recursos em mesas digitais, como por exemplo a 01V96.

Em qualquer dos casos, é coisa para 8.000 reais ou mais (uma 01V96, que seria a mais barata da lista). Assim, é bem importante você primeiro ter absoluta certeza dos recursos que que vai precisar, para então podermos lhe ajudar nos modelos que atendem. Isso é assim em qualquer empresa, e tem que ser também nas igrejas. Isto se chama planejamento.

Imagine a empresa comprar uma moto para carregar 10 pessoas. É barato, não é? E é só o motorista fazer várias viagens que consegue transportar todo mundo. Só que o tempo, as idas e voltas, o desgaste, o consumo... não vale mais a pena comprar logo uma van?

Da mesma forma, comprar um ônibus para fazer serviço de transporte de documentos... não vale mais a pena para isto uma moto?

Olhando agora pelo lado da igreja. Se você pensar em comprar uma baratinha agora, o que fará quando precisar do Low Cut ajustável? O que fará quando te pedirem mais auxiliares? Só trocando de mesa. Pode, por outro lado, optar por comprar logo uma PM5D, mesinha de 150.000,00 e ter todos os recursos sobrando. Mas provavelmente uma outra mais barata lhe atenderá bem, esta será um belo desperdício.

Assim, cabe a você ANTES de qualquer coisa definir exatamente o que você precisa, pensando no hoje e no futuro (daqui a 5 anos, pelo menos), e então após isto escolher o melhor produto.

Um abraço,

Fernando
 
Cara tava sugerindo em um topico procurar pela yamaha 03d
03D já saiu de linha!
Pra que indicar uma coisa que nm em linha está, e que não se encontra novo?

Discordo totalmente!
 
Daniel Oliveira disse:
-Preciso de 6 auxiliares pra ambientes diferentes [corredores, banheiros, corredores externos, salas...]
-Phantom Power chaveado pra cada canal
-Low Cut com seletor de frequencia
-De preferencia que já venha com compressor.
Daniel, se você mesmo diz-se leigo, porque dessas exigências?
Pra que HPF com seletor de frequencia, por exemplo?
Explique-nos o uso da mesa.
 
Daniel Oliveira disse:
Preciso de 6 auxiliares pra ambientes diferentes [corredores, banheiros, corredores externos, salas...]
Acho que é mais fácil fazer uma linha de 70volts (som ambiente) com caixas pequenas.

Daniel Oliveira disse:
Low Cut com seletor de frequencia
Aproveitando a ideia de som ambiente, é mais fácil colocar um eq gráfico e cortar as frequências necessárias para um bom rendimento do sistema.

Daniel Oliveira disse:
De preferencia que já venha com compressor.
Há vários parâmetros de um compressor que fazem muita diferença nos tipos de compressão. Se vc já conhece, ok. Caso não, é melhor estudar um pouco, além de que na prática a história é outra.

Abraço.
 
Gostaria de agradecer a todos pelas dicas. Muito Obrigado.

Eu sou totalmente leigo no assunto, estou começando a me envolver com este mundo, mas nem por isso quero um "som meia-boca". Estive conversando com alguns profissionais da area e eles me sugiriram conseguir uma mesa com essas especificações. A igreja tem o propósito de profissionalizar o som, não só na parte técnica mas também no recurso humano, pra isso nos será oferecido um curso.

Na falta de uma pessoa melhor qualificada, eu assumi o "pepino" e estou tentando resolve-lo de todas as formas possiveis, buscando o maior numero de opções e ajuda de profissionais da area.

Já fizeram alguns projetos, mas nenhum deles é compativel. Por isso estou buscando um meio termo entre eles. Exemplo disso é que em um dos projetos nos ofereceram Behringer de 24 canais e em outro nos ofereceram essa Yamaha O1V96. Recebemos orçamentos de R$15.000,00 e orçamentos de R$180.000,00.

A igreja tem uma acústica muito boa. Pé direito de 15m, 30m de comprimento e 25m de largura. Teto de madeira ( em forma de V invertido), paredes de pedra bruta, carpete e todos os bancos acolchoados. [ao menos sempre me disseram que essas caracteristicas são muito boas]
Temos um piano de meia-cauda, um órgão [não ligado ao sistema de som], piano elétrico da Roland além de revezamento entre flautas, violões, gaitas, sax, trompete e violinos. Normalmente usamos 5 ou 6 instrumentos. Temos também um coral de 30 vozes.

Nas laterais da igreja existem 8 caixas embutidas, sendo 4 de cada lado e mais duas caixas embutidas na madeira a frente da igreja. Temos como objetivo trocar todas essas caixas. Além de mais 50 falantes (é o melhor termo?) usados em corredores internos, externos, banheirtos e salas. E 3 caixas de retorno.

Obrigado

[Preciso ir, assim que der continuo...]
 
Suspeitei desde o princípio!
hehe

Amigo, infelizmente nunca fui a sua igreja, mas por mim faria um mix desses orçamentos e montaria um "ideal" entende?

Nem sempre o sugerido bate com nossas necessidades, uso ou realidade financeira...
 
isinho disse:
Suspeitei desde o princípio!
hehe

Amigo, infelizmente nunca fui a sua igreja, mas por mim faria um mix desses orçamentos e montaria um "ideal" entende?

Nem sempre o sugerido bate com nossas necessidades, uso ou realidade financeira...

Ha sempre uma outra (umas outras) opcao.
Na filosofia (o som 'e uma filosofia em acao :) ) existe um termo chamado PARADIGMA.'E o principio , modelo de formular os problemas e as solucoes.Se o modelo esta falhando (nada atende os requisitos ) tem que mudar o modelo e recorrer a um outro PARADIGMA.
Aplicando para o nosso assunto: se nenhuma das solucoes serviu de repente seria bom mudar um dos requesitos?..
Por exemplo:
se tem que atender os corredores, banheiros ,etc por que deveria ser uma MESA se poderia ser um controlador multi-zone!?Ou vc pretende mudar proporcao de mixagem de voz atendendo pedido de quem esta no banheiro :) ? Acho que nao.
VAmos analisar.Vc tem uma boa acustica no meio da igreja (ou nao) - isso nao tera minima influencia em primeiro moemtno para dependencias.
Neste caso uma distribuicao permanente com possibilidade de controlar os volumes 'e mais importante do que mix ,ou fantom,ou filtro com corte programado ,ou otras coisas chatas.
Vc tem que dividir as responsabilides :
- mesa 'e pra mixar;
- auxiliar 'e para auxiliar na mixagem (monitoracao , quem sabe...) ;
- matrix (distribuidor) - 'e para resolver problemas de mandar o que e pra onde.
Coloque tudo no papel ,faca um esquema de distribuicao e passa pra gente.Ai vamos ter uam grabde reuniao "virtual" e quem sabe vamos resolver seu PARADIGMA.
Qualquer coisa - existe MP :)

Abrcs,
andry110
 
Daniel, se a intenção é aprimorar o sistema de som seria um grande disperdício gastar 6 auxiliares apenas para sonoriação ambiente, fariam muita falta pro retorno dos músicos. O melhor é buscar uma solução básica e que não utulize recursos importantes da mesa como aux ou saída de fone. Leval govcê usar a saida Main secundária, e busque um volume equilibrado para todos os ambientes, se possível caixas com regulagem própria pra você não ter que se preocupar em fazer som pra um monte de ambiente, um só já é preocupação demais.

As caixas atuais sao de marca ou "faça você mesmo"? Particularmente não simpatizo nada com o uso de um mooonte de caixas, o programa musical daí não exige batidão, então vai tranquilamente de Selenium SPM1202A. Também é preciso estudar a necessidade de caixas de delay.

Qual o equipamento que você dispõe hoje? Mesa, periféricos, amps...
 
Desculpem a demora.

As caixas laterais foram feitas por uma pessoa, até aonde eu sei, conceituada no mundo da sonoplastia, mas sinceramente, não prestam. Pelo pouco que eu conheço, sei que elas foram mal projetadas.

As caixas embutidas, ficam apenas do lado direito, logo tenho problemas com quem senta nos primeiros bancos.

Tenho uma dificuldade extra, a Igreja Adventista Do Sétimo Dia - Riacho Grande é uma cópia fiel de uma igreja americana, não me lembro aonde fica a igreja. Uma familia viajou ao EUA, visitou essa igreja e quando retornou ao Brasil iniciou a construção da IASD - Riacho Grande, por esse motivo eu tenho uma enorme dificuldade em colocar qualquer equipamento que fique a mostra, que interfira na estética da igreja. Mais tarde vou tentar colocar umas fotos aqui da igreja.

Quanto aos equipamentos, não me lembro da marca de todos mas...

Como as caixas embutidas deixaram de funcionar, estou usando duas caixas Opera Lyric 110 - Essas caixas até tem um som agradavel, mas vibram muito.

Mesa Behringer SX2442FX - Relamente não é exagero dizer que Behringer é ruim, os efeitos dessa mesa tem vontade própria.

Um equalizador Ciclotron TGE 2312s que também tem vontade própria!

O Restante eu não me lembro as marcas ou não funcionam! ahahaha

Quanto ao retorno, atualmente não tenho. Me sugeriram um retorno móvel com 3 caixas, devido a estrutura da igreja e a falta de um local adequado pra colocar um retorno fixo.
Obrigado.
 
Back
Topo