Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquário.

Felipe Moreira

New Member
Bom dia, amigos do SAV.

Esse é meu primeiro tópico no fórum. Acompanho o SAV há uns meses e já me sinto quase um profissional com as informações fornecidas pelos colegas... Brincadeira, mas ajudam muito mesmo.

Mas vamos ao que interessa...

O Batera lá da Igreja comprou 6 placas de acrílico de 1,70 de altura pra fazer o aquário. Tentei explicá-lo que usando apenas o acrílico sem nenhum tipo de tratamento acústico, fazendo uma "meia-lua" em volta da batera não adiantaria muito na questão do volume. Mas como todo bom baterista, ele foi lá e comprou assim mesmo, ele se baseou em opiniões de algum fórum pra bateristas (Com certeza não foi no SAV). Resumindo, Ajudei a montar o Aquário / Biombo de acrílico, posicionamos em volta da batera e o som, apesar de ter diminuído sutilmente, ainda está bem alto.

A batera fica no ângulo de 90º de 2 paredes revestidas de madeira, o rebaixamento do templo é de PVC (Sem comentários) e tem carpete no chão. Em uma dessas paredes há a possibilidade de se abrir uma porta (faz parte dos planos futuros) que vazaria pra uma outra sala.

Peço a ajuda dos colegas com sugestões do que posso fazer com o que tenho e o que posso acrescentar pra melhorar essa situação.

Lembrando que temos os MIC´s da batera.

Abraços
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Não posso. Ele tem qualidades que são essenciais pra nós. Como, por exemplo, convencer o pastor a liberar verba para aquisição de equipamentos. kkkkk

Mas, ao mesmo tempo é muito afobado. Como eu estou envolvido com o projeto pra troca das caixas de som do templo, quando fui ver ele já havia comprado o acrílico e não foi barato.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Creio que terá de cobrir a bateria totalmente. Chame um vidraceiro ele fará canaletas de alumínio para as placas de acrílico, e se bem projetado, uma estrutura para fundo e teto de madeira. Depois coloca espumas internamente nas paredes do teto e fundo. Ajudará bastante.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

A PAZ

Não posso. Ele tem qualidades que são essenciais pra nós. Como, por exemplo, convencer o pastor a liberar verba para aquisição de equipamentos. kkkkk

Sei bem o que é isso. Mas, um conselho, cole nele, tente devagar ir orientando, tenha paciência pois como é músico tem os costumes que a maioria tem que é acreditar saber de tudo. Conseguindo orientar poderás ter um aliado forte, caso o contrário tudo que der nas ideias dele ele fará e voce ficará com o mico nas mãos.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

O acrílico não tem função de diminuir o volume da bateria dentro do imóvel. Isso se faz com educação musical, qualidade de instrumento (em especial prataria) e tratamento acústico.
O acrílico que nós vemos em DVDs serve basicamente para evitar a captação do som da bateria pelos microfones dos vocais próximos.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Amigo.

Sou responsável pelo som da minha igreja... mais ou menos umas 850 pessoas.
Temos bateria eletrônica agora depois de muita luta.
Consegui convencer os 5 bateristas que tocam conosoco.
Se quiser posso tentar convencer esse seu baterista a trocar ou pelo menos a pensar
numa batera eletrônica.

Falo isso porque tbm toco bateria na minha congregação e tenho muitos audio gravados
que podem provar a qualidade das baterias eletronicas atuais.

Se quiser estou a disposição.

Um abraço.

PS.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

gabriel_equalize disse:
O acrílico não tem função de diminuir o volume da bateria dentro do imóvel. Isso se faz com educação musical, qualidade de instrumento (em especial prataria) e tratamento acústico.
O acrílico que nós vemos em DVDs serve basicamente para evitar a captação do som da bateria pelos microfones dos vocais próximos.


O Baterista é bom, é claro que se ele tivesse como diminuir a força da pegada, ele já teria feito, é característica dele pegar pesado. Se você ver o Valmir Bessa (toca ou tocu no 4 por 1, linha dois, entre outros) ao vivo, por mais técnica que ele tenha, é um dos melhores que já vi tocando, ele também bate pesado... é característica do cara.

Estou tentando tratar as superfícies com Sonex. Já coloquei na parede de trás da batera, hpje vou ver o resultado durante o culto.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

heriberto disse:
A PAZ

Não posso. Ele tem qualidades que são essenciais pra nós. Como, por exemplo, convencer o pastor a liberar verba para aquisição de equipamentos. kkkkk

Sei bem o que é isso. Mas, um conselho, cole nele, tente devagar ir orientando, tenha paciência pois como é músico tem os costumes que a maioria tem que é acreditar saber de tudo. Conseguindo orientar poderás ter um aliado forte, caso o contrário tudo que der nas ideias dele ele fará e voce ficará com o mico nas mãos.

Eriberto, ele me consulta, embora eu não tenha muito conhecimento ainda, mas dessa vez ele se empolgou porque alguém falou com ele que daria certo. Mas agora tá feito, por isso estou pedindo sugestões para o que fazer com o que já tem. como eu disse, hoje coloquei o sonex na parede de trás da bateria, vou ver como vai ficar o som.

Fica na Paz.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Seu problema não será resolvidos com “GOBOS”.
Construa um biombo ou use uma bateria eletrônica.

Minha sugestão?
Construa um biombo e microfone, com todo respeito aqueles que opinaram sobre a bateria eletrônica, por mais real que ela seja hoje, JAMAIS ela será uma bateria de verdade :)
Mesmo com todos defeitos e dificuldades, eu iria de uma biombo + bateria microfonada.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Coloquei sonex nas paredes que ficam atrás da bateria (São revestidas de madeira) e diminuiu mais o volume da bateria, não tem mais aquela pancada direta. Mas ainda vou tentar melhorar.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Felipe Moreira disse:
Coloquei sonex nas paredes que ficam atrás da bateria (São revestidas de madeira) e diminuiu mais o volume da bateria, não tem mais aquela pancada direta. Mas ainda vou tentar melhorar.
Sonex é destinado para médio-agudo/altas, você provavelmente diminuiu um pouco som dos pratos e alguma coisa da caixa...

Eu faria a mesma coisa (madeiras + sonex ou espuma ortopédica [que tem o mesmo efeito]) até a altura dos tons fechando a bateria assim “\____/” isso diminuirá o som substancialmente...
Resultados melhores, só fechando por cima também...
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

pTjz disse:
[Eu faria a mesma coisa (madeiras + sonex ou espuma ortopédica [que tem o mesmo efeito]) até a altura dos tons fechando a bateria assim “\____/” isso diminuirá o som substancialmente...
Resultados melhores, só fechando por cima também...

Você diz na frente da bateria? Eu revesti atrás, uma faixa de +/- 1 metro de altura (sonex) na altura dos tons e pratos. Agora vou comprar mais pra revestir uma das laterais.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Cara seria mais ou menos isso...

e63df3af682408b602e72226a818f97b.jpg

Ele não pode ser muito alto, caso contrário ninguém verá o baterista, deixe a ponta dos tons aparecerem.
A madeira pode ter detalhes decorativos e envernizada ela ficará bonita.


Lembrando que, tudo depende de COMO é a acústica da sua igreja.
Isso ira agredir bem menos o palco, e quem esta mais próximo a bateria, mais não diminuirá TANTO ASSIM o volume, vai ser algo considerável (e mais barato que acrílico) mais não vai ser milagroso.

Você já tem noção de como ficará (pela forma que ficou com o acrílico), a diferença é que de alvenaria com espuma interna o resultado será BEM MELHOR que com acrílico puro que é totalmente reflexivo.

Se seu problema for pratos e caixa, isso ajudará bastante você.
Se tiver problema com graves, tons e bumbo, pode fazer esse GOBO com uma certa espessura assim: “| |” (onde “|” = madeirite)
Pode por uns 10cm de um madeirite para o outro.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

A PAZ

David escreveu:

Falo isso porque tbm toco bateria na minha congregação e tenho muitos audio gravados
que podem provar a qualidade das baterias eletronicas atuais.

voce pode enviar via email para mim? servirá para uma demonstração na igreja.

PTZ escreveu:

Construa um biombo e microfone, com todo respeito aqueles que opinaram sobre a bateria eletrônica, por mais real que ela seja hoje, JAMAIS ela será uma bateria de verdade
Sem procurar prolongar esse assunto que está mais batido que carro de bêbado, eu pergunto e quando fazemos um aquário que a maioria é fechado até em cima, tambem não ficará com um som diferente (processado)? tenho para mim que devido a usos de gates, compressor ele jamais será um som como o gerado com a bateria aberta.

David, uma coisa que tenho escutado muito de gravações é que os baterista das igrejas tem usado muito os pratos, e quando se escuta as musicas nos originais os pratos são destaques apenas, verifica se o baterista não está usando demais os pratos sem necessidade.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

heriberto disse:
Sem procurar prolongar esse assunto que está mais batido que carro de bêbado, eu pergunto e quando fazemos um aquário que a maioria é fechado até em cima, tambem não ficará com um som diferente (processado)? tenho para mim que devido a usos de gates, compressor ele jamais será um som como o gerado com a bateria aberta.
Depende de quem o faz.
Eu por exemplo, uso 8 MICS atualmente para sonorizar a batera da igreja.
Uso compressor apenas na caixa e no BUMBO, um gate leve no hit-hat para pegar menos caixa e UM EQ no bumbo, mais nada.
Todo o resto entra na mesa e sai para o PA apenas com a equalização da mesa.
Ou seja, ela poquíssimo processada, o som é muito legal, a pegada é outra, a dinâmica, e a felicidade então nem se comenta ;)

Para ficar com mais naturalidade ainda, você pode usar ainda um MIC de ambiência, no meu caso afastei um pouco mais os overs e abri ele em flat, pego bem os pratos e ainda consigo um "reverb batural" do biombo.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

heriberto disse:
Falo isso porque tbm toco bateria na minha congregação e tenho muitos audio gravados
que podem provar a qualidade das baterias eletronicas atuais.
voce pode enviar via email para mim? servirá para uma demonstração na igreja.
Faz isso não manda nãooooo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Não para o e-mail, posta na net ai (<!-- m --><a class="postlink" href="http://soundcloud.com">http://soundcloud.com</a><!-- m -->) e posta aqui no fórum mesmo, ai todos terão acesso :D
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

Na nossa congregação o maior problema da bateria estão no bumbo e na caixa. A minha ideia é fazer justamente o que o pTjz descreveu. As duas paredes atrás do baterista seriam cobertas com paineis de madeira revestidos com espumas de absorção até a altura do prato mais alto. Nas duas linhas de frente da bateria construir um painel à uma altura máxima do bumbo e caixa deixando o restante aberto (se realmente houver necessidade colocar vidro acima desses paineis até a altura dos paineis de trás, fixados na parede). A nossa intenção não é isolar completamente o som da bateria, mas simplismente atenua-la, e se alguma coisa ficar precisando de reforço (como chimbal, por exemplo) aí sim microfona-lo. É um processo que pode ser feito por etapas, e vermos o resultado de cada uma delas. Temos como convencer os bateristas da nossa Igreja a moderar na hora de tocar, até mesmo porque, estamos preferindo formar nossos bateristas apartir de jovens e adolescentes dando-lhes a oportunidade de fazer parte do grupo, e assim moldamos o baterista de acordo com a necessidade da Igreja. É um trabalho demorado, com um investimento de retorno a medio prazo, mas bastante satisfatorio, o importante é ter continuidade.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

A educação dos bateristas é primordial, mais tente os entender...
Música tem dinâmica, e quem é baterista sabe, não se tira um bom “punch” da caixa para um POP ROCK por exemplo, sem um belo RimShot...

Infelizmente a bateria acústica não tem volume como a eletrônica, e ela não é projetada para fazer pouco barulho, juntando isso a sala que não foi projetada para receber muito barulho, vualá...
O que quis dizer? Não confunda educação com volume baixo, em certos momentos extravasar “é necessário”... Nem sempre está alto porque o batera é mal educado, e nem sempre está baixo porque o batera é muito educado!

Como o primordial é o bom andamento e a decência do culto, tomem logo uma decisão, ou tratam o cenário para ter a acústica ou parte logo para a eletrônica, somente a educação do baterista não resolverá seu problema por completo!

Ps.: Sou baterista e também sou operador, já sofri na mão de bateristas e já fiz operadores sofrerem apesar de ter tentado ao máximo ser sutil, fui elogiado pela igreja local pela moderação porém mesmo assim os membros da minha igreja que estavam no local falaram que estava alto...
Então assim, o baterista pode te ajudar, mais não vai conseguir resolver como o tratamento ou a eletrônica farão.
 
Re: Meu Baterista comprou 6 placas de acrílico para o aquári

É isso que estou querendo dizer, um ambiente acusticamente adequado é importantíssimo, uma boa bateria também, mas um baterista que saiba colocar a dinâmica certa, no momento certo é o mais importante. Algumas vezes na mesma música temos dinâmica diferentes para cada momento, ou até mesmo, esta mesma música em outras ocasiões necessitam de uma dinâmica diferente. Fazer o baterista entender isso é que é difícil, é preciso que todos os músicos estejam sincronizados, e isso virá só com o tempo e entrosamento. Muitas vezes é preciso alguém de fora do grupo, com atributos de líder, analise e tragam estas necessidades para todos.

Mas voltando ao assunto do tópico, imagino que se conseguirá bons resultados fazendo os passos que coloquei no post anterior.
 
Back
Topo