microfonar ou colocar em linha?

danielp

New Member
Pessoal, a paz estou com uma curiosidade em eventos externos vcs preferem microfonar ou colocar em linha a guitarra? pois dia 02/04 teremos um evento na rua o baixo eu coloco em linha com o di o teclado tambem e a guitarra?
 
Minha opinião:

Acho que o ideal e captar dos dois modos. Por que tirando o sinal de linha vc tem o som puro da guitarra. Captando com o mic na frente do cubo vc pega a trabalho realizado no cubo pelo guitarrista e a sonoridade caracteristica dele. Dai então e só fazer a mixagem dos dois canais.

Dicas de captação com o mic no cubo:

Para obter um ataque com enfase nos graves, posicione o microfone a mais ou menos 2,5 cm de distancia do cubo, apontado para o centro do cone do alto-falante do cubo.

Para obter ataque com enfase nos agudos, posicione o microfone a mais ou menos 2,5 cm de distancia do cubo, na borda do alto-falante do cubo.

Para um ataque medio, mais equilibrado, posicione o microfone de 15 a 60 cm de distancia do cubo, apontado diretamento para o centro do cone do alto-falante do cubo.

Estas dicas foram retiradas do manual da Shure!

Ate +
 
olá camarada, existem alguns fatores que influênciam nessa resposta.

o ideal é realmente microfonar o amp, pois ai vc pode aproveitar o timbre dele que completa todo contexto do guitarrista, mais ai vem o porem,

tem uma potência legal, se ele for fraco vc terá que aumentar muito o volume do mic para poder captar lega.

o amp tem um timbre bom, po vai captar algo que não responde o natural da guitarra e não tem um timbre legal.

...vai usar que mic....leson sm58?...rsrsrs ai não rola....

e por último como vai posicionar o mic enfrente ao falante...vai deixar o mic pendurado tipo um pêndulo....rsrs

concerteza aqui no SA vc deve encontrar artigos a respeito de microfonação de amp.

precisa ter um conjunto legal...amp bom com timbre legal, guitarra boa.....pedais legais....e o mic ideal....

espero ter ajudado.
abraço
 
teremos um evento na rua

O problema é que o rapaz não disse como será esse evento "na rua". Será um EVENTO ou um evento? Terá toda uma estrutura ou será algo mais amador?

Em eventos grandes, com estrutura (segurança, etc), dá para fazer o que quiser. Um DI, um cubo com microfone, etc.

Se for evento pequeno, rápido, quanto mais simples, melhor. Ligue em linha.

Um abraço,

Fernando
 
O problema é que é difícil o guitarrista que fique satisfeito com a guitarra em linha,
por mais que esteja com um bom timbre, o guitarrista sempre reclama, falando que ta sem peso.

Já ví alguns falando que o som ta "abelhudo" (?!?!).

Outro problema da linha é o timbre na hora que o instrumentista utiliza o efeito de distorção (overdrive)



Daniel, uma pergunta, vocês irão utilizar o som da igreja ou locar? Pergunto porque ao ar livre a exigência em termos de pressão sonora é bem mais severa, as caixas que falam muito em ambiente fechado, se colocadas ao ar livre, podem falar pouco, bem pouco, mesmo com o amplificador quase clipando, dependendo das caixas, falam pouco.
 
digosoul disse:
O problema é que é difícil o guitarrista que fique satisfeito com a guitarra em linha,
por mais que esteja com um bom timbre, o guitarrista sempre reclama, falando que ta sem peso.
Deixa o DI escondidinho, coloca um microfone qualquer na frente do cubo. Passa o cabo desse microfone, mas não precisa nem ligar.
Ele não vai nem notar que tá na linha.
Nesse caso, acho melhor ligar no Line Out do cubo, e não ligação direta no DI (como faz em contra-baixo, por exemplo), pois aí a ligação fica em Pós-EQ, Pós-Válvula (se for um amp valvulado ou pré-valvulado) e Pós-Reverb (do cubo, no caso de algumas marcas).
Normalmente o guitarrista usa as regulagens do cubo pra amenizar a má qualidade do instrumento.


digosoul disse:
Outro problema da linha é o timbre na hora que o instrumentista utiliza o efeito de distorção (overdrive)
Isso só é problemático quando o equipamento do guitarrista é vagabundo.
Guitarra boa + Processamento bom = timbre bom.
Pode ser no cubo, no PA, na gravação, no fone de ouvido, em qualquer lugar.
 
Varia muito. Do ponto de vista do timbre, em geral soa melhor microfonando o amp do instrumento, quando o amp e o instrumento (e obviamente o microfone) são de boa qualidade.

Mas há alternativas. Há amps que simulam o som microfonado através da saída de linha, por exemplo. Ou pedais/pedaleiras que simulam esses amps.

Também há casos em que nem chega a fazer diferença ter um amp ou um som direto (o guitarrista, por exemplo, não exige isso, sei lá).

Mas o essencial é saber o que é necessário e o que pode ser feito (e a que custo). Por exemplo: se não for necessário um timbre "prodigioso" de guitarra, e obter um amp e microfoná-lo dá trabalho demais, a ponto de atrapalhar, não tem pq fazer esse esforço!
Por outro lado, se a aplicação requer isso, e vc tem como atender a essa demanda com qualidade, então é caso p/ fazer.

Entende?

EDIT: Um acréscimo/esclarecimento ao que eu disse: quando digo que em geral o amp microfonado soa melhor, não é nada técnico, mas sim subjetivo. Quero dizer que a forma como os amps (normalmente valvulados, ou os simuladores - tipo os Line 6) "modelam" o som da guitarra em geral faz deles a escolha preferida (pelo menos dos guitarristas); me refiro aqui apenas ao timbre final do instrumento. Do ponto de vista técnico, tanto faz (com as devidas ressalvas, claro) instrumento + DI ou instrumento + amp microfonado.


Abraço!
 
Amados

Tava lendo as colocações de cada uma das respostas. Outro dia loquei meu PA pra um evento ao ar livre de uma igreja. O guitarrista tinha um cubo pequeno da Meteoro e tinha uma conjunto de pedais se não me engano da Boss. Daí eu perguntei como ele queria que fosse ligado e ele me respondeu que se uma saida direct out da pedaleira. Rapaz, enquanto ele tava usando flanger e outros efeitos não agresivos, tudo bem. Mas quando ele colocava a distorção ficava um grave de matar! atenuei na mesa, mas mesmo assim continuava ruim!

A conclusão que eu cheguei é que como ele usava um pedal equalizador tambem, pra compensar o grave que não saia no cubo, ele acentuava essas frequencias demais. Nessas horas eu acho que é melhor microfonar mesmo!

Da próxima vez que eu locar pra o grupo dele, vou fazer esse teste.

Alguem teve uma experiencia dessas?
 
Aqui, o guitarrista, e o violão base, usam pedaleira, eles fazem os ajustes em casa com seus cubos.. e quando colocam na igreja, é um terror.. impossivel de ajustar, na mesa, fica estridente alguns sons, e outros muito alto, e outros baixo.. a solução foi em um belo dia de ensaio, eles fazeram os ajustes no sistema da igreja, demorou mas, depois disso, ficou muito bom, não tive mais problemas.. aqui os musicos usam fones.

[]'s.
 
D som disse:
A conclusão que eu cheguei é que como ele usava um pedal equalizador tambem, pra compensar o grave que não saia no cubo, ele acentuava essas frequencias demais.
É muito provável que seja isso mesmo. Coisa de amador.
D som disse:
Nessas horas eu acho que é melhor microfonar mesmo!
Eu diria que nessas horas é melhor levar o cubo da empresa :D
 
Back
Topo