Microfone de Coral

Téo,

shotgun ou não, supercardióide não é o padrão indicado para corais. Use o Samson C02 por mais alguns dias e conte depois como foi sua experiência, se as vozes aparecem mais, se algum naipe (sopranos/ contraltos/ tenores/ baixos) está mais destacado que antes, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Oi pessoal, este final de semana tivemos o aniversario do Coral e usei os Samsons e realmente me pareceu muito bom, apanhei um pouco no seguinte, nao sei bem porque mas parecia que estava embolando um pouco o som, talvez o retorno que estava muito alto, mas a impressao era que o som do retorno (que era o playback) estava sendo captado pelo microfone e ai deixava o som meio embolado... tambem apanhei um pouco na esqualizacao dele, minha mesa é uma Makie 24.4 e a equalizacao dela é um agudo 12k, um grave 80k e um que é frequencia q é de 250 a 4k (acho que é isso) e outro o volume da frequencia. Bom o problema era que achava que estava faltando um pouco de destaque nos medios agudos ai ajustava a frequencia para arrumar isso ai sobrava medio grave e nesta mesa eu nao tenho como ajustas essas 2 frequencias ao mesmo tempo, então eu tive que deixar a frequencia em uns 600k e cortei um pouco. Ficou legal, consegui dar um volume bem maior que nos outros de corais q eu tenho.

A diferenca mesmo que percebi é que o Senheiser o som é mais aberto, mas eu tinha muitos problemas com microfonia.
 
Teo,

apanhei um pouco

Nas primeiras vezes, todo mundo apanha um pouco. São cardióides de grande sensibilidade, microfonam fácil, e por isso exigem conhecimento teórico sobre a melhor posição dos retornos (por serem cardióides, os retornos devem ficar exatamente de costas para os mics (180º).

Quanto à regulagem, com o tempo você descobre o que tem que tirar e colocar. Depois, não quer saber de outra coisa na vida.

Ficou legal, consegui dar um volume bem maior que nos outros de corais q eu tenho.

Por terem um ângulo de captação maior que o Sennheiser (que são supercardióides), eles captam mais som, por isso o volume mais alto.

A diferenca mesmo que percebi é que o Senheiser o som é mais aberto, mas eu tinha muitos problemas com microfonia.

Aberto no sentido de mais agudo? Se for, isso varia de microfone para microfone mesmo, mas uma coisa legal do Samson é que ele tem um grave bem legal, bom para captar os homens.

Um abraço,

Fernando
 
é, eu acho que com o tempo vai dando pra ajustar melhor a equalizacao, agora o retorno eu tenho que fazer uns testes então de posicionamento, o problema é que uso 2 na frente e mais 2 na lateral do coral porque o pessoal de traz nao ouve bem o retorno da frente, e o coral nao fica em um lugar tipo escadinha, que os de traz ficam mais alto, é tudo no mesmo nivel...
 
Eu uso ECM 8000 da Berhinger...
Responde bem as nescessidades... sem contar o custo... :D
 
Olá Marcos Maestro, seja bem vindo.

O ECM8000 é um microfone de calibragem, ou seja, com resposta de frequência praticamente plana de 20Hz a 20KHz. Como ele é condensador e aceita bem um alto SPL, acredito que seja uma boa opção para corais também. Boa idéia.

Tenho um, vou testar para ver como fica.

Só o preço que... um ECM custa na faixa de R$ 300,00 a R$ 350,00. Um conjunto de Samson C02 (são 2 mics) está custando R$ 400,00.

Um abraço,

Fernando
 
Rapaz...

O ECM8000 é um mic para medições e de padrão omnidirecional. Vc não capta muito ruído com ele não? Já vi gente usando este mic para overall de bateria e ficou horrível.

[]'s
 
David,

padrão omnidirecional

Certíssimo David, havia esquecido desse "detalhe" que literalmente "mata" o microfone para uso em corais (e quase tudo o mais). Simplesmente porque vai captar também todos os sons em volta, quase sempre indesejados. Mics para coral precisam ser cardióides.

Meu ECM vai voltar para o armário!

No Anfiteatro temos o AKG CK31 (acho que é esse mesmo), que é ominidirecional. É horroroso para trabalhar, dá microfonia facilmente. Usamos uma vez por ano, para as crianças, e mais como microfone "psicológico" (Olhem, crianças, para que este microfone funcione bem precisamos que vocês cantem bem alto, OK?). Abrimos o microfone apenas para a gravação e pronto.

Marcos,

se você usa e está satisfeito, tudo bem. Você não vai jogar fora o mic só porque é ominidirecional. Mas se um dia puder usar um mic cardióide, com certeza terá um resultado melhor.

Um abraço,

Fernando
 
Olá,
Este final de semana, no seminário usamos 4 Samson no lugar de 16 Shure Liric 8800 e foi uma maravilha.

Fernando, gostaria que você me desse alguma dica de equalização / posicionamento porque houve muito vazamento e o som dos mics ficaram muito baixos no retorno, no PA ficou ótimo.
 
Thiago,

usamos 4 Samson no lugar de 16 Shure Liric 8800 e foi uma maravilha

Maravilha porquê? Só porque você montou (e desmontou) tudo mais rápido? Chegou mais tarde e saiu mais cedo da igreja? Só porque a mesa de som pode ser muito menor (mais fácil de carregar e mais barata)? Só porque você usou 4 cabos, sem aquela embolação enorme dos 16 cabos? Só porque é muito mais fácil controlar 4 canais do que 16? Ah, quase não teve motivos para você falar em "maravilha".

houve muito vazamento e o som dos mics ficaram muito baixos no retorno

Você tem que conhecer o padrão de captação (diagrama polar) do microfone, que no caso é Cardióide. E tem que acertar a posição deles para "casar" com o retorno e com os outros instrumentos musicais próximos. E olhe também a curva de resposta de frequência do microfone.

Dica: coloque os violinos, que geram menor pressão sonora, próximo dos cantores. Afaste-os (os cantores) da bateria e dos metais. No Anfiteatro, usamos um biombo revestido de espuma acústica, de forma a "isolar" um pouco os cantores dos outros músicos.

E olhe este artigo:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93

Um abraço,

Fernando
 
Thiago.

Com este tipo de microfone e fazendo captação à distância, esqueça o retorno... é microfonia na certa. Qd vc usar estes microfones para coro ou para um grupo grande de cantores, não coloque o som destes mics no retorno.

[]'s
 
David tá certíssimo.

não coloque o som destes mics no retorno.

Retorno para os próprios cantores? São 16 deles, eles já se ouvem muito bem. E se não ouvir, a melhor recomendação é uma audiometria! O que eles precisam o retorno são os instrumentos.

O que dá para fazer é abrir os mics dos cantores no retorno dos músicos (teclado principalmente), mas aí cuidado para a posição das caixas não dar microfonia nos mics de coral. Mantê-los afastados (e o biombo entra aí) é sempre bom.

Biombo é barato, você gasta R$ 30,00 por uma chapa de madeira 2m x 1,50 e mais R$ 50,00 para revestir de material fonoabsorvente. Na falta, um colchão tipo casca-de-ovo já ajuda muito.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Procurei no site da Samson e procurei pelo C02 e achei uma controvérsia, tem dois manuais disponíveis lá. O primeiro diz que o padrão polar é cardióide, o segundo dis que é super-cardióide. Por um acaso você já fez algum teste para verificar o padrão polar dele?
 
Thiago,

Página do produto em
http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1664&brandID=2

onde diz:

SuperCardioid Pickup Pattern
Gold-plated XLR connectors
Carry Case & shock-mounted mic clips included
Sold as stereo pair

Manual em:

http://www.samsontech.com/products/relatedDocs/C02_ownman_v1s.pdf

Onde diz:

C02 Specifications
Type Condenser
Polar Pattern Cardioid
Frequency Response 40~20000 Hz
Sensitivity -40 dBV/pa (10mv/pa)
Raded Impedance 200Ω
Equivalent Noise level 22 dB (A weighted IEC/DIN 651)
Max. SPL 134 dB (THD≤ 0.5% 1000 Hz)
Dynamic Range 112 dB
Power Supply 48V Phantom Power (IEC 268-15/DIN
45596)
Current Consumption 3.5 mA
Dimensions ø 20 x 150 mm

Eu iria pelo manual, onde tem a figura do diagrama polar e informações mais completas.

Infelizmente essas coisas acontecem (e no site da Samson não é a primeira vez)

Um abraço,

Fernando
 
Thiago disse:
Procurei no site da Samson e procurei pelo C02 e achei uma controvérsia, tem dois manuais disponíveis lá. O primeiro diz que o padrão polar é cardióide, o segundo dis que é super-cardióide. Por um acaso você já fez algum teste para verificar o padrão polar dele?

Este microfone é cardióide. Já o utilizo há alguns anos e tenho certeza disso.

[]'s
 
Olá Bersan, há muito que venho pesquisando qual microfone usar para o coro da igreja, são quatro naipes, aproximadamente 40 vozes . Vi que você faz ótimas referências ao Samson C02, pesquisando encontrei dois modelos da AKG: o C1000 S( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.akg.com/C1000+S-1039.html?pid=978">http://www.akg.com/C1000+S-1039.html?pid=978</a><!-- m -->) e o Perception 170( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.akg.com/Perception+170-792.html?pid=991">http://www.akg.com/Perception+170-792.html?pid=991</a><!-- m -->) qual dois três você me indicaria? Vale ressaltar que a igreja tem um acústica ruim!
 
Fabio,

Não sei se reparaste, mais comentas-te em um tópico, onde o ultimo comentário foi em 2007 e com isso pode ser que as pessoas que estavam na discussão não lhe respondam.

No entanto vai o que eu penso, se a sua acústica é ruim, não coloque microfone de "coral", não compensa o trabalho que vai te dar.

se vc tem tantas vozes o espaço deve ser no mínimo grande, então nos conte mais detalhes como essas vozes ficam no palco ? na nave principal do templo? em mesanino ? tamanho a ser captado..... coisas do tipo.

8) 8)
 
Pessoal,

Sou regente de um coral, com 24 cantores (9 sopranos, 6 contraltos, 6 tenores e 3 barítonos). Utilizávamos 4 Behringer C04, porém tínhamos problemas de baixo ganho e/ou microfonias. Então migramos para 8 mics dinâmicos (de 3 em 3 cantores). Melhorou muito o ganho e reduziu praticamente a zero as microfonias (até pelo sistema digital da Line6 q tenho), mas sempre aparece mais algumas vozes q outras

Porém, toda vez q vejo videos do Richard Smalwood, fico pensando se funciona aquele sistema de microfonação deles: grupos de 2 a 4 cantores com mics condenser de diafragma largo. Olhem nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6TARf-3Zo6g

Será q se eu usar 8 Samson C03 vai funcionar bem?

Jessé
 
Back
Topo