Microfones!Qualqcomprar?

Isinho, também sou mais Novo Tom, mas como mostrei uma foto do Prisma, tinha que mostrar um vídeo do Prisma...

AMI, creio que os mics de coral não seriam os mais adequados ao exemplo que mostrei porque exigiria que eles se posicionassem como coral, e aquela formação tem um conceito totalmente diferente. Não é coral, é um grupo, e embora tenha bastante gente e de certa forma lembre um coral o conceito é diferente.
 
rafaellerm disse:
Mais tecnicamente, o que exatamente seriam esses harmônicos? Seriam os batimentos causados pelas frequências ligeiramente diferentes geradas pelos cantores? Eu nunca ouvi falar disso, fiquei curioso agora...

Harmônicos são produtos e subprodutos de uma freqüência. Toda freqüência gera harmônicos. São os harmônicos que fazem os timbres. Um lá4 emitido por uma flauta é diferente de um lá4 emitido pelo piano, mas ambos são lá4. O que os torna diferentes são os harmônicos.

Acredito que o pessoal da AMI esteja chamando de harmônicos ao efeito que o ambiente causa na harmonia da música. Qd vc capta individualmente e depois mixa, a harmonia fica mecânica. Quando vc capta o grupo com um mic condensador, vc capta as vozes (som direto) e os efeitos do ambiente nelas (som indireto). A idéia de captar individualmente e com mics condenser à distância é muito boa. Acho que os cancelamentos de fase não serão tão prejudiciais. Esta prática é bastante comum, inclusive para instrumentos de corda. De qq forma, se os cancelamentos de fase forem muito pronunciados, podemos ajustá-los para uma região que não interfira na qualidade da captação, por meio do posicionamento (distância) adequado do microfone.

[]'s
 
Agora entendi, tinha achado estranho o fato de a captação de várias vozes juntas mudas as harmônicas, mas realmente faz sentido o efeito do ambiente.
 
David Fernandes disse:
A idéia de captar individualmente e com mics condenser à distância é muito boa. Acho que os cancelamentos de fase não serão tão prejudiciais. Esta prática é bastante comum, inclusive para instrumentos de corda. De qq forma, se os cancelamentos de fase forem muito pronunciados, podemos ajustá-los para uma região que não interfira na qualidade da captação, por meio do posicionamento (distância) adequado do microfone.

O posicionamento do grupo é compatível com esse tipo de microfonação?
 
Bruno.

Vc pode tentar, mas o grupo precisaria estar um pouco mais junto. Eles são doze. Vc pode tentar fazer três grupos de quatro pessoas e usar um mic para cada grupo. Acho que daria um bom resultado.

[]'s
 
Mas estéticamente, seria de de doer. Não que ficasse feio, mas é isso que difere um conjunto de um coral; afinal, não é uma camerata...

:D

Mas entendo que para efeito de microfonação essa seria a melhor maneira...
 
Isinho.

Estes grupos que possuem doze componentes são conhecidos como Madrigais. A microfonação normal para um Madrigal é individual por várias razões, dentre elas a questão estética. Qd o grupo costuma se apresentar num mesmo local, pode-se instalar microfones suspensos como este aqui:

pro_45362x468.jpg


Os mics suspensos servem para fazer a complementação dos mics individuais, captando as vozes e o resultado da ambiência. Nestes casos, a estética não seria afetada pq estes mics são quase invisíveis. No entanto, para grupos que se apresentam constantemente em lugares diferentes, acho realmente pouco prático.

Só pros curiosos: este é um AT PRO45, igual àquele instalado pelo David Carlos em Porciúncula/RJ.

[]'s
 
O grupo tem 18 pessoas, mas em nossa denominação existem formações semelhantes a esta quato "ministérios de louvor" em igrejas pentecostais.
O número de componentes varia muito.
Veja este com 5 pessoas...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=DFoMkWnutPg">http://www.youtube.com/watch?v=DFoMkWnutPg</a><!-- m -->
E este com 9...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=VwVZaqQry5I">http://www.youtube.com/watch?v=VwVZaqQry5I</a><!-- m -->

São números variados mas seguindo a mesma linha em termos de arranjo vocal...

Agora pra microfonação de "coral" dar certo também seria prpeciso que os cantores estivessem perfilados por naipe(voz), certo?
 
meninodosom disse:
Agora pra microfonação de "coral" dar certo também seria prpeciso que os cantores estivessem perfilados por naipe(voz), certo?

Não necessariamente. No caso que estamos debatendo, que é usar microfonação à distância juntamente com mics individuais, a função dos mics distantes é a captação da harmonia. Prá isso vc não precisa distribuí-los por naipes.

[]'s
 
Hummmm

Se nos apresentássemos em apenas um lugar, seria uma boa, é que no nosso grupo, nunca nos apresentamos duas vezes seguidas em um mesmo lugar, aí se torna praticamente impossível...

Mas realmente, com esse microfones aí se torna quase imperceptível.

Abraços

Israel
 
Back
Topo