Microfones!Qualqcomprar?

Vcs nem imaginam como estou feliz que vcs olham os gráficos de resposta e não apenas as especificações técnicas escritas...é uma velha briga que temos com as outras marcas pois AT é a unica das grandes marcas que qualifica suas especificações dentro dos padrões IEC, ou seja, com, no máximo, +- 5dB de variação.

Abs
 
18 microfones ao mesmo tempo.

prisma.jpg


PS: Vou arrumar uma foto melhor.
 
É o Prisma né??

Acho que vi uns conhecidos por ali...
hehe

Só que eles estão usando Sennheiser né???
 
Sim

Isso é comum. O Nova Voz de São Paulo também usa tudo sem fio, o Vozes em Louvor também...
Isso só pra citar alguns adventistas.

Se Deus quiser, o Informasom dentro de alguns anos também estará assim...
hehe

Abraços

Israel
 
A desvantagem de usar mics individuais para cada pessoa é que vc perde alguns dos harmônicos que vc teria com um mic de coral...o ideal (na minha opinião) seria uma mistura dos dois tipos de mic.

Abs
 
AMI, acho que você não conhece o estilo musical; é diferente de coral...
É um grupo, um conjunto, portanto existem com frequência solos e divisões de vozes. Aí, esse esquema de usar microfones de coral não funcionaria bem.

O estilo é igual ao do Informasom (nosso grupo); posso dizer que funciona bem para o propósito, e como o nível de SPL geral não é alto, não há muito problema com vazamento; porém, não sei nada conquanto a perda de harmônicos...

Teria como explicar um pouco?

Obrigado

Israel
 
Olha eles em ação, com o vídeo vai dar pra entender melhor...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=tu_1ocxbeNs">http://www.youtube.com/watch?v=tu_1ocxbeNs</a><!-- m -->
 
Muito bom o video e eu acho que seria dificil usar mic de coral porque o grupo assume diferentes formações durante a musica.

Deus abençoe
 
Sou mais Novo Tom...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=gs_EKXg6jnc">http://www.youtube.com/watch?v=gs_EKXg6jnc</a><!-- m -->
 
Oi Israel,

Realmente, não conhecia a banda...muito legal.

Mas, de qq maneira, o que eu estava falando não é que eu não gosto de usar um mic individual para cada cantor, para mim, isto é o ideal...o que eu quis dizer é que eu usaria alguns microfones de coral também...assim não perderia os harmônicos do coral.

Abs
 
Então, disse só por causa do estilo...

E não sei nada sobre perder a captação de harmônicos. Como seria essa perda? Entendo que perderia, mas gostaria de aprender mais essa...
 
Oi Israel,

Quando vc tem duas vozes cantando juntos eles criam uma terceira "nota" que é o harmônico...quanto mais vozes, mais harmônicos. Pode criar harmônicos com uma voz só também (chame-se overtone singing ou canto de "garganta"(?)...desculpe, meu portugues é precário, não sei se esta é a tradução correta).

De qq maneira, com o coral, a razão que utiliza microfones de coral é pq eles "abrem" a captação...assim, capturam estes harmônicos.

Quando alguem utiliza somente microfones individuais para cada cantor é bem mais dificil captar estes harmônicos. Por isso, é legal usar os mics individuais + mics de coral.

Abs
 
AAAAAhhh

Entendi...
Não necessariamente igual a isso, mas pode se conseguir mixando as vozes não? Mas aí, dependeria da sensibilidade do operador e de conhecimento musical do mesmo para atingir a harmonia, não é?

Digo isso porque se formos levar em conta que num quarteto são cantadas quatro vozes (1º tenor, 2º tenor, barítono e baixo) que quando se juntam é como se fosse criada uma quinta voz, que seria a harmonia que é o resultado final esperado. E todos os quartetos que vi, utilizam 4 microfones, um microfone foi usado apenas no começo de tudo (pelo menos aqui, por meio dos quartetos de música sacra) lá pelos idos de 1950-60....

Logicamente que há diferenças, mas a mesma música nos idos de antigamente... hehe:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Tyrra8Ihk2Y&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=Tyrra8Ih ... re=related</a><!-- m -->

Agora, bem mais atual...:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=AZmrxJV0fbg&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=AZmrxJV0 ... re=related</a><!-- m -->

Dá pra perceber como o conceito de harmonia também muda.

Abraços

Israel
 
mics individuais + mics de coral

É possível sim, mas é necessário ter muito cuidado. Devido às diferenças de distância muitas vezes envolvidas, teremos cancelamentos (ou reforços) indesejáveis.

Pode ser que o resultado fique bom, pode ser que não.

Eu pessoalmente trabalho assim:

- Mic de coral para todo mundo (um para cada naipe, por exemplo). Mas mic de mão para quem faz solo. Neste caso, peço para a pessoa sentar longe do mic de coral ou então na hora do solo se deslocar da área de captação do mic de coral.

- mic de coral para vozes femininas e mics de mão para homens (isto porque geralmente os corais da minha denominação tem muito mais mulher que homens).

Mas TESTAR e EXPERIMENTAR são as palavras chaves. Já fiz uma mixagem com 30 vozes, sendo apenas 3 homens. Um Samson C02 no meio dos três e um pouquinho de Reverb fez parecer que havia muito mais vozes masculinas que o real.

Um abraço,

Fernando
 
Pois é, tem vários jeitos de gravar corais. Um dos metódos mais tradicionais é com microfones estéreo. Mas tudo depende do ambiente e do estilo do coral...e, é claro, o seu gosto.

Abs
 
Mais tecnicamente, o que exatamente seriam esses harmônicos? Seriam os batimentos causados pelas frequências ligeiramente diferentes geradas pelos cantores? Eu nunca ouvi falar disso, fiquei curioso agora...
 
Back
Topo