Montagem de estúdio

andry110 disse:
Deluna disse:
Sobre cabos, estou certo que a santo ângelo não perde em nada para empresas estrangeiras...

Nao apostaria nisso nao...
S.Angelo 'e um cabo bastante modesto para usar em estudio.Se tiver acesso - compre cabos BONS mesmo.

Abrcs,
andry110


E quanto ao patrocínio é das camisetas mesmo que estou falando, quer goste quer não, quem se vinculou a marca não fui eu amigo!!!

Logo eu não tenho que me defender de nada, que foi oque me pareceu quando falaram "mal" da marca citada (e olha que nem falaram mal) que ela está acima do bem o do mal!!!

E a propósito como falei antes é um dos melhores do Brasil, agora é só comparar um conector amphenol ou um Neutrik pra entender oque estou falando...

Agora realmente nunca dei um centavo aqui, e se o Dono do site usa ou não patrocínio (oque acredito que não acontece) não tenho nada com isso, e realmente não posso opinar sobre isso visto não ter ajudado ainda.
 
Pessoal,

alguém ai já colocou santo expedito ao lado dos cabos que eu citei, e ao menos achou parecido..., olha, só comparando por telefone, pode ser que tenham me sacaneado e me deram o pior cabo deles e cobrado pelo mais caro, deve ser isso!?!?!?!!?!?!?!

Quanto as caixas de ovo, sim funciona, depende se você vai ter clientes ou são seus próprios projetos, do que vocês acham que é feito Sonex é simplesmente espuma com densidade especifica. O que é uma cortina num estúdio, uma trama pesada usada para matar reverberação, e... o que é o que é um tapete, uma trama pesada... que alias fica lindo numa parede.

Bem... mas pelo número de respostas creio que eu estou errado...

Rafael te desejo sorte, ainda bem que você respondeu, assim o pessoal vai te ajudar melhor.

Sorte,

Gustavo.

Ps. Agora entendi, é patrocinadora, ok..., comprometimento e falta de isenção é que não é legal
Ps.2 O que será que um painel absorvedor modular faz... ah...absorve o "brilho" a reverberação e reduz os graves, e...e as ondas estacionárias...
 
Houve um lote da Santo Ângelo que teve problemas. Todos os cabos que estavam com defeito(se estiver zinabrado) se vc tiver nota fiscal eles trocam.

Caixai de ovo... :roll:
 
O Sonex, a "caixa de ovo", os tapetes, ou qualquer outra coisa que colocar em uma sala com essa características vão agir sobre frequências de onda muito estreitas, que normalmente não são problema em uma sala de gravação, é uma das "lendas do áudio", se o problema não for em altas frequências oque normalmente não é, não vão trazer nenhuma influência positiva.

Um materia para ser eficiênte em absorver frequências mais baixas tem que ter a como característica grande massa ser denso, quanto a posibilidade de a superfície agir como difusor as irregularidades tem que ter ao menos a metade da largura de onda da frequência em que quer trabalhar, oque não é o caso do sonex e companahia, logo os painéis absorvedores que citei no post mencionado, não são para "matar o brilho" que é até desejável na maioria das gravações, e sim para diminuir a pressão e reverberação sobre o microfone servindo até como algum isolamento se bem que essa não é a intenção primeira, o interessante para o nosso amigo também é procurar o lugar mais silencioso possível ou investir em isolamento da sala onde vai usar o equipamento.
 
Pessoal, eu acho que a pergunta principal, antes de qualquer esclarecimento, seria: "O que irá gravar no estúdio? Quantos canais simultâneos? Qual vai ser o perfil do estúdio? Que tipo de trabalho va desenvolver" não acham?? A partir dessas informações poderemos saber se o software a ser utilizado precisa ser multitrack, quais microfones seriam ideal, em cima da qtidade de inputs simultâneos conseguiríamos ajudar com a interface e com o Computador a ser utilizado e por ai vai...Poste essas informações ai Rafael, que a partir dai poderemos ajudar mais!

Abraço!
 
Daniel Barbosa disse:
Meu conselho seria vc utilzar um MAC, esse sistema i3 tem dados alguns problemas quanto a sua velocidade de processamento em alguns casos, a velha mania da intel de testar os produtos nos clientes.

Há modelos MAC que estão usando processador Intel.

[]'s
 
Que eu saiba, a Apple so usa processadores Intel.

O que existe e computador mau montado/projetado.
O desempenho do compudador se da pelo hardware completo, nao so pelo processador...
 
Correto,o que mais atrapalha é a velocidade do HD,a umas informações que os macs podem passar a usar anova arquitetura da AMD,que é bem melhor que a sandrybrige da intel,porem a intel ja esta preparando a ivybrige.
 
thiago rosa disse:
Core I5 pra rodar o que o Windows XP???????

Sobra potência na teoria,mais na pratica o XP não otimiza o sistema em processadores duplo nucleo,além de ser um sistema muito instavel (mais que o vists com sp2), e muito velho.

Windows 7 na cabeça,ou mac mesmo.
 
Não troque o pre valvulado behinger ultra tube 1953, pelo da presons, apesar de ser behringer, esse pré é otimo, ele usa uma válvula individual por canal de amplificação classe A, Presonus é bom sim, mas eu não trocaria os dois que tenho pelo presonus, a sessão de uma válvula por canal da outra vida ao som.
 
Olá..pessoal o assunto é bem complicado..
Acho que a primeira coisa a fazer e saber quanto temos pra investir, a partir disso vamos falar de equipamentos.

A placa da M audio é legal.
O Microfone vai outros modelos como MXL V67i que tambem é bem legal.
Equalizadores use plugins no seu sistema.
pré-amplifiador vc pode ver este Pressonus ou art tube V3 nuito legal tambem.
esqueceu dos monitores de referencia..que são importantes tambem..KRK é uma boa opção.
Computador Use Core 2 duo pra cima.
 
Bom..vamos lá...
Programa: Sem duvida nenhuma use o ProTools 9, roda até na placa onbord, esqueça Cubase, Sonar..apague da sua vida esses programas. O Pt custa na base de U$ 300,00 e é necessario ter o iLok.
Placa: se for pra gravar em casa use qualquer coisa da M-Audio profrire, essas coisas...agora se der pra investir um pocuo mais, compre um 002 Mix custa aproximadamente 2.500 reais, ja tem 4 prés descentes mais com 18in total...
Monitores...só trabalhei com JBL, Yamaha, Genelc, Mackie...etnão KRK não sei se é bom...
Fones: um bom fone AKG, Beyer, Yamaha, Bose, AT
Pc: quad core...MAC ou Win 7 tanto faz, só lembre q Pt9 é 32bit. se for rodar no mac pt9 só abre no MAC PRo com INtel, no G5 só abre até o Pt8
Prés externos...não compre nenhum ainda...guarde dimdim..e compre um descente, como Avalon , Focusrite, Manley..começe direito. Mercado ta cheio de plugin use eles por enquanto

minha opinião é essa...

abraços

guilherme
 
Equipamento ñ faz o trabalho sozinho, behringer realmente ñ é presonus, mas trabalha mto bem em estudio desde que se saiba usar, ñ adianta inventar um monte de equipamento de primeira sem editar ao maximo, isso vai fazer a qualidade.
Vc precisa de uma boa placa, essa m-audio já rola,um bom mic condenser, um bom pré, esse behringer ja te ajuda d++. EQ só em plugin msm.
Todos sabemos o que é bom, mas ñ dá pra sair da realidade, estudio é basicamente a combinação de boa placa, bom pré, bons mics e boa monitoração, sair dizendo o nome de equipamanto top é facilimo. Mas o Mac é show msm!hehe
 
guilhermeiav disse:
Programa: Sem duvida nenhuma use o ProTools 9, roda até na placa onbord, esqueça Cubase, Sonar..apague da sua vida esses programas. O Pt custa na base de U$ 300,00 e é necessario ter o iLok.

??
Esse radicalismo sem criterios atrapalha mais que ajuda..
Se o estudio tem um tipo EXIGENCIA de compatibilidade dos porjetos para post-producao em ProTools pode usar qualquer um software que saiba exportar em formato OMF.Para trabalho no studio tipo "project/record/mixing" nao tem como se trancar num tipo de software que NAO GOSTA DA GENTE SEM GRANA !Porque ? Porque PT so vale a pena com superficie de controle/automacao com resolucao 24 bits .E com placas aceleradoras para TDM.Caso na tnha condicoes de adquiri-las - esquece PT.

Entre interfaces posso sugerir TC Electronics StudioKonnekt 48 ou N12 da Yamaha.Os preamps sao bem melhor que da M-Audio ou Digi e TC ainda vem com DSP.

Da uma pesquisada e vera que uma simples combinacao como TC ImpactTwin com Reaper faz mais sentido que ProFire com ProTools se dinheiro é limitado...

Abrcs,
andry110
 
guilhermeiav disse:
negativo...PT 9 roda em qualquer placa de audio se roda até na onboard

??
Negativo sobre o que exatamente?Nao estava negando a possibilidade de rodar PT universalmente (desde ultima versao eles tiveram que abrir a mao de hardware).
So que rodar nao significa FUNCIONAR!
PT nao vai fazer nenhuma diferenca num interface mediano ou pode ate piorar a situacao devido fome pelo processamento..

Abrcs,
andry110
 
Falo pelo PT, pois a interface dele é muito facil de usar, muito rapida a aprendizagem, o recursos são incalculaveis. Sem contar que é leve.
Já usei Cu-base, Sonar...são programas muito pesados e complicados.
 
Vou transcrever um artigo do Sergio Izecksohn professor do curso Home studio no Rio de Janeiro

Home studios básicos

É impressionante como um sistema de poucos milhares de reais pode ser mais poderoso do que era um estúdio milionário de uma gravadora multinacional alguns anos atrás. Com criatividade, conhecimento e atitude, a mágica se realiza.

A bateria (bem) programada é um dos pulos do gato. Instrumentos virtuais como EZ-Drummer e BFD têm sons pré-gravados com uma qualidade difícil de se conseguir, mesmo em estúdios maiores. Alguns trazem inúmeros ritmos para auxiliar na programação. Assim, economizamos diversos microfones, uma mesa grande, noise gates, interfaces de áudio e muitos gigabytes do disco rígido.

Pistas de áudio de vozes e instrumentos acústicos e elétricos são gravadas através de uma pequena mesa ou um pré-amplificador, que envia os sons para a placa de áudio. É comum, em estúdios de todos os níveis, gravarmos uma guia e adicionarmos as partes uma a uma, dispensando as mesas maiores.

As placas da M-Audio são as mais usadas hoje, pela compatibilidade e custo. O melhor custo/benefício é da Delta 1010 LT, que vem com duas entradas para microfones e seis de linha, servindo até para quem não tem uma mesa.
Esqueça as soundblasters e as placas on board (som da placa-mãe). Placas de multimídia têm qualidade sonora inferior e não têm processamento para rodar os programas de áudio e música.

O computador precisa de um processador veloz, compatível com uma boa placa-mãe, muita memória de boa marca, dois HDs grandes e rápidos, gravador de DVD e uma placa de vídeo com bastante memória. Até um bom e velho Pentium 4 pode fazer bonito e resolver tudo, mas, quanto mais processamento, mais instrumentos e efeitos podemos usar.

O sistema operacional é o Windows XP Pro. Em pleno 2008, o Windows Vista ainda não tem todos os programas, drivers (controladores) e plug-ins desenvolvidos para ele, e gasta quase a metade da memória.


Quem grava áudio e MIDI usa versões de menor custo dos programas Sonar, Cubase, Nuendo ou ProTools. Os primeiros são preferidos nesta categoria pela maior facilidade de se obterem plug-ins VST e maior compatibilidade dos sistemas. A edição do áudio é feita com Sound Forge ou Wave Lab. Os complementos são o Reason, plug-ins VST como os efeitos da Waves ou da Sony e os instrumentos como os da East West, Native e Ilio. O CD Architect, da Sony, para masterização, completa a lista de software.

O microfone do estúdio básico é dinâmico, como o Shure SM58 ou SM57. Não dá para usar microfones a condensador numa sala ou quarto sem tratamento acústico. A acústica dos pequenos estúdios, quando se faz alguma coisa, é resolvida com tapetes, cortinas e similares. Os cabos devem ser balanceados. Quando isto não for possível, devem ter menos de três metros.

Um teclado controlador MIDI ou USB e o melhor som doméstico ou pequenos monitores de referência fecham a lista. Com um equipamento desses, talento e um bocado de conhecimento em MIDI e áudio, dá para produzirmos CDs e trilhas de ótima qualidade.
 
Home studios médios

Além de um computador com hard disks maiores que os do estúdio básico, inclusive caixinhas USB para trocarmos os discos rígidos como quem trocava a fita do gravador, o estúdio médio tem uma mesa de som ou bons pré-amplificadores Behringer, PreSonus ou M-Audio. Mesas com interface de áudio integrada, como as da M-Audio e da Behringer, com conexão Firewire ou USB 2.0, são uma opção prática. Se a mesa não tiver esse tipo de ligação com o PC, interfaces de áudio com conectores P10 balanceados ou XLR evitam o ruído dos cabos.

O processador é um Intel Core 2 Duo ou Core 2 Quad usando Windows XP Pro ou um Apple Power Mac G5 usando Mac OS-X, com pelo menos dois gigabytes de memória. Os programas são os mesmos usados nos estúdios básicos. Com HDs maiores, gravamos mais áudio e mais instrumentos virtuais podem ser instalados.

O estúdio médio pode criar trilhas sonoras com mais memória na placa de vídeo (256 ou 512 MB), usando os próprios programas Sonar ou Cubase. Com o Vegas, da Sony, e uma conexão Firewire, esse estúdio captura e edita vídeos em grande estilo.

Para usar microfones a condensador, como os da MXL ou da Behringer, o home studio intermediário precisa investir em painéis acústicos, absorvedores e armadilhas de graves.
 
Back
Topo