Jefferson Telles disse:Já parou para pensar se a melhora percebida pelo grupo realmente se referia a timbre ou teria sido a inteligibilidade? O “timbre” de um microfone ruim pode ser melhorado somente com bons prés, sem qualquer equalização, compressão ou processamento?
Bruno me perdoa a franqueza, mas acho que o seu problema em só perceber alterações no som se um computador lhe mostrar isso por analise, é que você deve ter se acostumado a operar com os olhos e não com os ouvidos.brunolw disse:Alterar nos minimíssimos detalhes percebidos somente com análise em computador, isso eu tenho certeza que vai. A grande questão é se é uma alteração relevante e perceptível (ou até incorrigível), ao ponto de ser um diferencial na hora de escolher comprar uma mesa ou outra.
Isso eu duvido. CREIO eu que em flat todas elas jogam o mesmo som ao ponto de não ser notada diferença (exceto mesas com defeito, muitos anos de uso, vazamentos e tals ... mas aí é outro assunto).
Até o fim do dia eu faço o teste e posto aqui.
Metal disse:Eu usava cabo Santo Angelo com conector Anphenol para gravar, e achava que ficava muito bom, mas quando comprei cabo Mogami com conector neutrik banhado em ouro, o som ficou bem mais cristalino. E isso não foi uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto.
deneripr disse:Eu particularmente já tive a experiência de usar duas mesas de mesmo modelo do mesmo fabricante, mas de versões diferentes, no mesmo local... A 01V96VCM e a 01V96i... No primeiro dia, com a VCM tive uma dificuldade enorme em timbrar os canais do jeito que eu queria tudo soando "ARDIDO" não importasse o que eu fazia... no segundo dia mesma coisa, até que depois de um intervalo troquei por uma 01V96i pra fazer gravação, fazendo tudo do zero de novo, foi MUITO mais fácil timbrar tudo... O som ficou redondo com muito menos alteração no EQ e em menos tempo...
brunolw disse:Metal disse:Eu usava cabo Santo Angelo com conector Anphenol para gravar, e achava que ficava muito bom, mas quando comprei cabo Mogami com conector neutrik banhado em ouro, o som ficou bem mais cristalino. E isso não foi uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto.
Sem querer julgar sua capacidade auditiva, mas pra mim foi sim "uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto".
Cabo, a não ser que tenha algum defeito, duvido alterar a "qualidade" do som. Pra mim isso é o extremo da subjetividade. Só me convenço do contrário com um teste sério comparando dois audios iguais um junto com o outro apenas com o componente em questão trocado. Até que se prove o contrário, um sinal elétrico chega da mesma forma ao fim de cabos diferentes desde que um deles não tenha defeito.
andry110 disse:Infelizmente o conceito 'e errado e perigoso por ser disseminado com firmeza nas expressoes..digosoul disse:Cabo óptico é cabo óptico, não vai interferir em nada na qualidade do som se for bom ou ruim, se for pra investir pesado em cabos, invista nos que transportam sinal analógico, como os cabos e conectores utilizados em instrumentos, microfones, multicabo, etc.
O sinal digital ou é transmitido, ou não é transmitido, não existe meio termo.
A única coisa que pode prejudicar é se o cabo estiver partido com mau contato ou algo parecido ai pode haver ausencia de sinal em alguns momentos, atente mais para isso, se o cabo fica bem conectado, etc.
Cabo otico como qualquer outro meio de transmissao 'e ponderado pela BANDA de transmissas cabos vagabundos feitos com plastico vagabundo mal conseguem transmitir (e se conseguem somente por tempo da sua vida util limitado devido envelecimento precoce) algo em torno de 2-3 Mhz.Lembrando que TOSLINK (SPDIF, otico, etc..) 'e baseado na modulacao da frequencia portadora (mais ou menos como XM do radio) limitacoes de banda estreita trazem afundamento dos frentes de impulsos e deslocamento dos ultimos da sua referncia (famoso JITTER).Como isso nao bastasse para transmitir junto 8 canais com sampling/resolucao alta divididos no tempo (formato ADAT) voce precisa de 5 a 10 Mhz de banda limpa (melhor ainda se for acima de 10 Mega!)
Alem disso : existes parametros fisicos dos cabos (por exemplo RI - indexo de reflexo) e pontas precisas e polidas (famosa "abertura numerica" faz parte disso).
Sem falar que os cabos de qualidade sao feitos de varias e varias fibras extremamente finas (0.2mm) e com limitacoes de elipsoide no formato delas.
Em caso de descumprimento dos criteiros ditos acima - sujeira digital.Em caso de perdas na flexao - sujeira.Em caso de material "pocuo transparente" - sujeira.E assim por diante.
Sinal digital 'e em primeiro momento um SINAL.Nao 'e nada garantido .Voce tem que oferecer uma via adequada (no caso - cabo descente) para usufruir beneficios desse formato de transmissao.Principalmente quando se trata de conversores e/ou equipamentos de alta qualidade.
Agora ... :wink:
Vale a pena gastar com cabo de R$ 150-250,00 quando se trata de um Behringer de R$ 800,00? Esse sim pode ser o tema de discussao (por mim seria como bater nos pregos com martelo de ouro..).
Abrcs,
andry110
brunolw disse:Primeiro que até a temperatura do local altera na acústica. Segundo, que entre uma mesa e outra pode haver uma diferença de idade/tempo de uso que gere esse efeito. E claro que uma mesa de 20 anos não vai ter a mesma sonoridade de quando ela era nova. Ou também poderia estar com algum componente interno danificado.
isinho disse:Qualquer cabo transmite sinal elétrico por igual?
Então porque seu processador (do computador) tem contatos banhados a ouro (industrial)?
Se é a mesma coisa, porque não usar qualquer metal?
Opa agora ficou pessoal hein!!!!! KKKKKKKisinho disse:... porque não usar qualquer metal?...
Eu já ouvi, mas pelo jeito você nunca ouviu falar em condutibilidade, indutividade, resistividade, etc...brunolw disse:isinho disse:Qualquer cabo transmite sinal elétrico por igual?
Então porque seu processador (do computador) tem contatos banhados a ouro (industrial)?
Se é a mesma coisa, porque não usar qualquer metal?
Já ouviu falar em DURABILIDADE?
Será?Mesmo assim, não acho que a analogia com o cabo ótico para sinal digital caiba aqui. No caso do ADAT, o máximo que vai acontecer é ele perder alguns bits e introduzir ruídos, mas não tem nada que mude a resposta em frequência. Isso se chegar a ter uma alteração audível (ainda preciso investigar se há algum tipo de verificação de erros).