OPINIÃO - MESA DE SOM TEM TIMBRE?

E você faz o que com o pré da sua placa de som???

---

Se até cabo altera, acha que um conjunto de capacitores e resistores não vai alterar?
 
Alterar nos minimíssimos detalhes percebidos somente com análise em computador, isso eu tenho certeza que vai. A grande questão é se é uma alteração relevante e perceptível (ou até incorrigível), ao ponto de ser um diferencial na hora de escolher comprar uma mesa ou outra.

Isso eu duvido. CREIO eu que em flat todas elas jogam o mesmo som ao ponto de não ser notada diferença (exceto mesas com defeito, muitos anos de uso, vazamentos e tals ... mas aí é outro assunto).

Até o fim do dia eu faço o teste e posto aqui.
 
Jefferson Telles disse:
Já parou para pensar se a melhora percebida pelo grupo realmente se referia a timbre ou teria sido a inteligibilidade? O “timbre” de um microfone ruim pode ser melhorado somente com bons prés, sem qualquer equalização, compressão ou processamento?

No caso foi a melhora total do sistema como um todo, visto que no caso apresentando/exemplificado não tinha nenhuma dor de cabeça / reclamação com nada! (o único que ainda reclama de algumas coisas a serem melhoradas sou eu..... rs).
Quanto a melhora de um microfone "ruim", milagres só um faz..... mas vamos aos pontos para ficar claro:

- microfone Carver é Xing Ling mas não é ruim, acima dos Leson da vida (não desmerecendo a marca!), e bem abaixo dos audix, shure, akg, sennheiser....
- o som dele ficou muito melhor na Pro1 do que na Zed420, mas nada comparado com a melhora do Audix na mesma situação!!!!
- esse resultado não me faz escolher um Caver em vez de um Audix, e na realidade todos os Cavers hoje já foram substituídos! (graças ao bom DEUS!!!!)

em resumo, o pré da Midas faz sim vc arrancar praticamente 100% dos equipamentos que são utilizados (posso até ter exagerado aqui...rs), vc consegue perceber as diferenças "na cara", logicamente que quanto melhor os componentes utilizados melhor será o resultado final.... e lembrando, a qualidade do seu sistema é definida sempre pelo "Elo Fraco da Corrente".
 
brunolw disse:
Alterar nos minimíssimos detalhes percebidos somente com análise em computador, isso eu tenho certeza que vai. A grande questão é se é uma alteração relevante e perceptível (ou até incorrigível), ao ponto de ser um diferencial na hora de escolher comprar uma mesa ou outra.

Isso eu duvido. CREIO eu que em flat todas elas jogam o mesmo som ao ponto de não ser notada diferença (exceto mesas com defeito, muitos anos de uso, vazamentos e tals ... mas aí é outro assunto).

Até o fim do dia eu faço o teste e posto aqui.
Bruno me perdoa a franqueza, mas acho que o seu problema em só perceber alterações no som se um computador lhe mostrar isso por analise, é que você deve ter se acostumado a operar com os olhos e não com os ouvidos.

Um simples conjunto de cabo/conector pode sim mudar e muito a sonoridade.
Eu usava cabo Santo Angelo com conector Anphenol para gravar, e achava que ficava muito bom, mas quando comprei cabo Mogami com conector neutrik banhado em ouro, o som ficou bem mais cristalino. E isso não foi uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto.
 
Vou contribuir...

FAZ DIFERENÇA SIM!!!!

Todo e qualquer componente de qualidade superior afeta sim a resposta do sistema... Vamos a uma analogia básica... Um Leson da vida em um sistema ruim vai soar ruim...
Um Neumann num sistema ruim, vai soar ruim (por conta do sistema), mas você com certeza notará a diferença entre um e outro num teste cego...

Eu particularmente já tive a experiência de usar duas mesas de mesmo modelo do mesmo fabricante, mas de versões diferentes, no mesmo local... A 01V96VCM e a 01V96i... No primeiro dia, com a VCM tive uma dificuldade enorme em timbrar os canais do jeito que eu queria tudo soando "ARDIDO" não importasse o que eu fazia... no segundo dia mesma coisa, até que depois de um intervalo troquei por uma 01V96i pra fazer gravação, fazendo tudo do zero de novo, foi MUITO mais fácil timbrar tudo... O som ficou redondo com muito menos alteração no EQ e em menos tempo...

Isso pq a Yamaha deu uma BOA melhorada no pré da 01V96i em relação ao VCM, basicamente trocou TUDO... E a melhora é perceptivel... mesmo sendo do mesmo fabricante e o mesmo modelo...
 
Metal disse:
Eu usava cabo Santo Angelo com conector Anphenol para gravar, e achava que ficava muito bom, mas quando comprei cabo Mogami com conector neutrik banhado em ouro, o som ficou bem mais cristalino. E isso não foi uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto.

Sem querer julgar sua capacidade auditiva, mas pra mim foi sim "uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto".

Cabo, a não ser que tenha algum defeito, duvido alterar a "qualidade" do som. Pra mim isso é o extremo da subjetividade. Só me convenço do contrário com um teste sério comparando dois audios iguais um junto com o outro apenas com o componente em questão trocado. Até que se prove o contrário, um sinal elétrico chega da mesma forma ao fim de cabos diferentes desde que um deles não tenha defeito.
 
deneripr disse:
Eu particularmente já tive a experiência de usar duas mesas de mesmo modelo do mesmo fabricante, mas de versões diferentes, no mesmo local... A 01V96VCM e a 01V96i... No primeiro dia, com a VCM tive uma dificuldade enorme em timbrar os canais do jeito que eu queria tudo soando "ARDIDO" não importasse o que eu fazia... no segundo dia mesma coisa, até que depois de um intervalo troquei por uma 01V96i pra fazer gravação, fazendo tudo do zero de novo, foi MUITO mais fácil timbrar tudo... O som ficou redondo com muito menos alteração no EQ e em menos tempo...

Primeiro que até a temperatura do local altera na acústica. Segundo, que entre uma mesa e outra pode haver uma diferença de idade/tempo de uso que gere esse efeito. E claro que uma mesa de 20 anos não vai ter a mesma sonoridade de quando ela era nova. Ou também poderia estar com algum componente interno danificado.
 
brunolw disse:
Metal disse:
Eu usava cabo Santo Angelo com conector Anphenol para gravar, e achava que ficava muito bom, mas quando comprei cabo Mogami com conector neutrik banhado em ouro, o som ficou bem mais cristalino. E isso não foi uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto.

Sem querer julgar sua capacidade auditiva, mas pra mim foi sim "uma opinião subjetiva somente para justificar o gasto".

Cabo, a não ser que tenha algum defeito, duvido alterar a "qualidade" do som. Pra mim isso é o extremo da subjetividade. Só me convenço do contrário com um teste sério comparando dois audios iguais um junto com o outro apenas com o componente em questão trocado. Até que se prove o contrário, um sinal elétrico chega da mesma forma ao fim de cabos diferentes desde que um deles não tenha defeito.


Informação quanto ao cabo: Entre em contato com a Santo Angelo que eles vão de explicar com detalhes o por que tem diversos modelos de cabos e não apenas o SC30 (que acho que a grande maioria tem...rs).

Cada cabo deles tem uma determinada aplicação / utilização, eles tem cabos voltados inclusive para instrumentos específicos (guitarra, baixo, violão) e pode fazer o teste dos cabos, vc perceberá uma diferença gritante!

Sendo assim, acho que vale a pena vc fazer o teste e depois nos colocar suas conclusões sobre.

p.s.: Santo Ângelo foi apenas um exemplo no qual vc conseguirá um retorno e atenção.
 
Qualquer cabo transmite sinal elétrico por igual?

Então porque seu processador (do computador) tem contatos banhados a ouro (industrial)?
Se é a mesma coisa, porque não usar qualquer metal?

Deu trabalho pra achar, mas leia esse tópico:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?f=2&t=4428">viewtopic.php?f=2&t=4428</a><!-- l -->

andry110 disse:
digosoul disse:
Cabo óptico é cabo óptico, não vai interferir em nada na qualidade do som se for bom ou ruim, se for pra investir pesado em cabos, invista nos que transportam sinal analógico, como os cabos e conectores utilizados em instrumentos, microfones, multicabo, etc.

O sinal digital ou é transmitido, ou não é transmitido, não existe meio termo.

A única coisa que pode prejudicar é se o cabo estiver partido com mau contato ou algo parecido ai pode haver ausencia de sinal em alguns momentos, atente mais para isso, se o cabo fica bem conectado, etc.
Infelizmente o conceito 'e errado e perigoso por ser disseminado com firmeza nas expressoes..
Cabo otico como qualquer outro meio de transmissao 'e ponderado pela BANDA de transmissao_Os cabos vagabundos feitos com plastico vagabundo mal conseguem transmitir (e se conseguem somente por tempo da sua vida util limitado devido envelecimento precoce) algo em torno de 2-3 Mhz.Lembrando que TOSLINK (SPDIF, otico, etc..) 'e baseado na modulacao da frequencia portadora (mais ou menos como XM do radio) limitacoes de banda estreita trazem afundamento dos frentes de impulsos e deslocamento dos ultimos da sua referncia (famoso JITTER).Como isso nao bastasse para transmitir junto 8 canais com sampling/resolucao alta divididos no tempo (formato ADAT) voce precisa de 5 a 10 Mhz de banda limpa (melhor ainda se for acima de 10 Mega!)
Alem disso : existes parametros fisicos dos cabos (por exemplo RI - indexo de reflexo) e pontas precisas e polidas (famosa "abertura numerica" faz parte disso).
Sem falar que os cabos de qualidade sao feitos de varias e varias fibras extremamente finas (0.2mm) e com limitacoes de elipsoide no formato delas.
Em caso de descumprimento dos criteiros ditos acima - sujeira digital.Em caso de perdas na flexao - sujeira.Em caso de material "pocuo transparente" - sujeira.E assim por diante.
Sinal digital 'e em primeiro momento um SINAL.Nao 'e nada garantido .Voce tem que oferecer uma via adequada (no caso - cabo descente) para usufruir beneficios desse formato de transmissao.Principalmente quando se trata de conversores e/ou equipamentos de alta qualidade.
Agora ... :wink:
Vale a pena gastar com cabo de R$ 150-250,00 quando se trata de um Behringer de R$ 800,00? Esse sim pode ser o tema de discussao (por mim seria como bater nos pregos com martelo de ouro..).

Abrcs,
andry110


Isso se tratando de sinal DIGITAL ÓTICO, que dirá analógico!

(Sim, sou fã do Andrei...)
 
brunolw disse:
Primeiro que até a temperatura do local altera na acústica. Segundo, que entre uma mesa e outra pode haver uma diferença de idade/tempo de uso que gere esse efeito. E claro que uma mesa de 20 anos não vai ter a mesma sonoridade de quando ela era nova. Ou também poderia estar com algum componente interno danificado.

Me desculpe bruno mas não sou tão inexperiente assim... sei avaliar bem a diferença de um equipamento e outro, se estou dizendo que pra mim teve diferença é pq teve diferença...

Quanto a cabos no AO VIVO terá sim uma diferença enorme principalmente em GUITARRA e BAIXO... pergunte pra um guitarrista que cabo fica melhor pra se usar um de 20 mm2 ou um de 75 mm2 do mesmo fabricante/linha.... e se tem diferença..., se o cara souber um pouquinho de guitarra vai te falar a diferença que tem...
 
Como eu disse, cabo com defeito (seja ele causado ou defeito de projeto) pode sim alterar POR CAUSA DE INTERFERÊNCIA. Eu já vi cabo mal projetado que catava sinal de FM (!!!).

Mas dois cabos de qualidade razoável e sem defeitos alterarem propriedades do som de um para o outro, deixando mais agudo, mais grave ou sei lá o que, EU DUVIDO. E só mudo de opinião quando alguém PROVAR com audio gravado.

E sobre existir várias marcas de cabo de um mesmo fabricantes, tão certinhos. Num universo aonde a subjetividade é imperiosa, arranjar mais formas de tirar dinheiro de trouxas é algo que eu tb faria se estivesse no lugar deles.
 
isinho disse:
Qualquer cabo transmite sinal elétrico por igual?

Então porque seu processador (do computador) tem contatos banhados a ouro (industrial)?
Se é a mesma coisa, porque não usar qualquer metal?

Já ouviu falar em DURABILIDADE?
 
Não estou com tempo para escrever grandes textos sobre o pré (talvez depois...), mas sobre o cabo:

Os cabos não são todos iguais e nem transmitem perfeitamente, pelo fato de que são condutores reais (têm resistência), e perto de outros condutores (capacitância), além de outros aspectos elétricos mais "esquisitos". Sim, um cabo age como um capacitor e tem resposta em frequência - mesmo quando não possui nenhum defeito. (Lembre-se: só um cpaacitor e resistor já é um filtro) Agora, se vale a pena gastar fortunas em cabos importados, é outro juízo de valor, e um bastante subjetivo.

Mesmo assim, não acho que a analogia com o cabo ótico para sinal digital caiba aqui. No caso do ADAT, o máximo que vai acontecer é ele perder alguns bits e introduzir ruídos, mas não tem nada que mude a resposta em frequência. Isso se chegar a ter uma alteração audível (ainda preciso investigar se há algum tipo de verificação de erros).

Além disso, o motivo de existirem conectores banhados a ouro não é resposta em frequência, mas sim corrosão. O ouro, além de ser um condutor bastente bom, não reage com praticamente nada. Portanto, as chances de mau contato causado por corrosão são praticamente nulas.
 
isinho disse:
... porque não usar qualquer metal?...
Opa agora ficou pessoal hein!!!!! KKKKKKK

Everton, eu sei que o SC30 é o generico e que eles tem cabos específicos para cada tipo de necessidade.

Bruno será que você consegue notar a diferença entre os cabos testados?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=aX15GIHA14M#t=170">http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... A14M#t=170</a><!-- m -->
 
rafaellerm ... eu entendo um cabo atuar como um resistor, isso é obvio. Ainda mais colocando outra variável no jogo que é a distancia.

Mas agir como capacitor e alterar a resposta de frequência de forma relevante? Gostaria de uma base teórica e prática mais profunda pra acreditar nessa possibilidade.
 
E outra: não descartem a subjetividade no mundo do áudio como algo que interfere em vendas e principalmente na resposta dos fabricantes a ela.

Já vi casos de "operadores de áudio" que compraram uma behringer ao invés de uma soundcraft pq a primeira parecia mais moderna do que a segunda. Tem fabricantes que alteram até a pintura da mesa pra poder usar a subjetividade a seu favor.
 
brunolw disse:
isinho disse:
Qualquer cabo transmite sinal elétrico por igual?

Então porque seu processador (do computador) tem contatos banhados a ouro (industrial)?
Se é a mesma coisa, porque não usar qualquer metal?

Já ouviu falar em DURABILIDADE?
Eu já ouvi, mas pelo jeito você nunca ouviu falar em condutibilidade, indutividade, resistividade, etc...

Vale a leitura e absorção do texto abaixo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://hifiplanet.com.br/blog/a-eterna-polemica-dos-cabos/">http://hifiplanet.com.br/blog/a-eterna- ... dos-cabos/</a><!-- m -->

Ademais, até em som de carro o pessoal reconhece isso a muito tempo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://autoforum.com.br/topic/39360-carambaque-diferencaque-um-cabo-rca-faz/">http://autoforum.com.br/topic/39360-car ... o-rca-faz/</a><!-- m -->

Esse vídeo que o Metal postou também é show...

Mesmo assim, não acho que a analogia com o cabo ótico para sinal digital caiba aqui. No caso do ADAT, o máximo que vai acontecer é ele perder alguns bits e introduzir ruídos, mas não tem nada que mude a resposta em frequência. Isso se chegar a ter uma alteração audível (ainda preciso investigar se há algum tipo de verificação de erros).
Será?
É justamente o que o Andrei falou, você pode perder extensão de sinal.
E isso pra mim é alterar a frequência.


Update:
Leia o artigo que te mandei e veja
 
Se essa diferença de audio de um cabo pra outro é tão relevante ao ponto do cara gastar milhares de $ num cabo, pq não existe nenhum video/audio por aí com um teste feito por uma instituição séria provando definitivamente a diferença de resposta de frequência entre um cabo razoável e um cabo excelente?

Uma teoria que move montanhas de dinheiro deveria ser melhor verificada e provada, não acha?
 
Pelo jeito você não se dignificou a assistir nem o vídeo que o Metal mandou...

Como vamos conversar assim?

Lá dá para notar PLENAMENTE a diferença.
 
Back
Topo