Ordem dos Equipamentos

Compressor x Limiter ... quando e aonde utilizá-los:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1759&highlight=compressor">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewt ... compressor</a><!-- m -->

"o melhor desempenho da compressão é por canal. E o melhor desempenho da limitação é no conjunto todo.

Você verá muita gente usando compressão nos masters da mesa de som. Não é errado, mas é não é o melhor esquema. Imagine doenças e remédios: para cada doença existe um remédio diferente. Aplicar a mesma regulagem de compressão para todos os canais seria o mesmo que dar o mesmo remédio para qualquer doença.

Um abraço,

Fernando"
 
... ola amigos !

... acompanhei tudo no post ate agora e quero deixar a minha opniao.

... fui buscar na edicao numero 89 (ja tah velhinha coitada, mas, guardada com cuidado) da Revista Audio Musica e Tecnologia, Janeiro de 1999 (isso mesmo ta guardada a + de 10 anos!), uma resposta que tive do Solon (conceituado no mundo do audio) a uma pergunta minha, justamente relacionada ao correto uso de um compressor (na epoca usava um DBX166A e tava inciando no audio) ... quem tem esse exemplar da revista pode ver la a resposta na integra, na secao de cartas, tem meu nome como rementente... extrai esta parte do texto:

"Em principio, nao ha problemas nenhum em ligar compressores ou outros perifericos sem ser atraves de inserts. Os inserts facilitam o trabalho de ligar e desligar os processadores, mas, nao mexem com a qualidade de som... voce so deve ligar um compressor depois de um equalizador, se o sinal estiver tao errado que seja impossivel ouvir sem equalizar. Do contrario o compressor sempre deve entrar na frente dos outros perifericos... portanto siga meus conselhos... 1 - sempre ligue o compressor antes do eq..."


... isso eh o que sigo ate hoje, com bom resultado.

[ ]'s
 
So para ficar claro, eu uso compressor na master e nos canais (quando necessario).

Na master faço uma compressão e limitação basica... (medio ganho, thershold vai depender da musica, Ratio alto) e nos canais, insertado, ajuste fino.

amarildo santana disse:
...voce so deve ligar um compressor depois de um equalizador, se o sinal estiver tao errado que seja impossivel ouvir sem equalizar...
Tecnico de PA volante como eu ... nunca esta no mesmo lugar ... precisamos sempre equalizar o sinal.
amarildo santana disse:
...1 - sempre ligue o compressor antes do eq...
Vou testar ... quem sabe não seja uma carta na manga ....
 
MARCELO FOGAL disse:
desculpa mais voce esta errado.

ta certo que com dez mil nao da para fazer milagre MASSSSS.

podemos montar um som bom sim.

nao precisa colocar RCF, MESA DIGITAL ETC.

Trabalho com vendas e tem muita coisa que funciona e nao e conhecido.

Como por exemplo? Behringer, Roxy, LL Audio? Saber operar é uma coisa, fazer milagre é outra... essa parte deixo prá Deus.

MARCELO FOGAL disse:
outra coisa eo compressor ele funciona bem e muito bem, mais como eu disse tem que ter alguem que saiba operar, e hoje em dia muitas igreja estao usando.

Se um sistema estiver bem alinhado e ajustado, não é preciso compressor no PA. Isso é prá sistemas desequilibrados e ruins. Compressores são processadores de dinâmica. É um desperdício de dinheiro colocá-los na linha do PA. Alinha o sistema que vc não vai precisar dele.

MARCELO FOGAL disse:
ai esta a questao.

se o cara nao tem grana nao adianta querer um equipamento pra vida toda ou uma boa resposta.

Mas ele concegue sim ter um som bom e satisfatorio cara.

pra que anda num fusca e comechar a andar num gol ja uma evolucao boa, ai com o tempo ele pode ir estruturando sua igreja.

E gastar mais dinheiro. Não ter dinheiro não quer dizer que vc tenha de gastar mal o pouco que tem... junta, planeja, espera mais um pouco e compra um sistema decente.

MARCELO FOGAL disse:
mesa behringer SX2442FX-PRO - 2.886,00
processador behringer DEQ2496 - 1.589,00

Ah, fala sério!

[]'s
 
... que "machadada" nos valores dos equipamentos Behringer, imagine quanto vai custar nesta loja algo de "melhor qualidade/durabilidade" :shock:

... dobrando: Ah, fala sério!

[ ]'s
 
Aaaaaaaaaaaaaaaai, o David arrebentou a boca do balão!!!!

Mas falando sério, com o planejamento dá pra pegar uma Yamaha MG24/14FX por mais uns R$700.
E outra, será que o gabinete foi desenvolvido de acordo com a necessidade do falante?
 
Olá gente,

E outra, será que o gabinete foi desenvolvido de acordo com a necessidade do falante?

Isto é o de menos. O maior problema é este: quantas caixas serão necessárias? Será que 4 vão dar a cobertura suficiente? Será que há pé-direito suficiente para aplicar a lei dos inversos dos quadrados?

Sem informações, difícil ajudar.

Vejam só: no início do post, o Maf escreveu:

a igreja mede 20 lado por 45 de fundos.

Acredito serem 20m de largura por 45 de profundidade, o que não é pouco.

Aí vem o seguinte: se tiver um pé-direito alto, coisa de 8-10 metros, provavelmente 4 boas caixas dêem conta, um par na frente, outro par no mieo. Mas se o pé-direito for baixo, tivo 4-6 metros, melhor usar 6 caixas, cada par situado a 15 metros do outro. Por outro lado, se o pé-direito for baixo...

E o input list? Ele escreveu que "16 canais é o suficiente". Aí pergunto? Vocês tem bateria? Microfonam bateria? Porque só a batera leva 7 canais! Para responder adequadamente, precisamos saber TUDO mesmo o que vocês usam hoje e esperam usar no futuro.

Um abraço,

Fernando
 
caro bersan, o pé direito é de 5 metros, precisamos de bateria sim. Nao da pra aproveitar nada do que temos, pois vai tudu pra uma igreja menor. Queremos comprar equipamentos com custo beneficio bom. quem sbe depois de mais um tempo arrumamos mais grana pra investir melhor e melhorar nosso setup de som.
 
Olá Maf,

com pé direito de 5 metros, você terá que colocar algumas caixas espalhadas no salão, de forma a atender melhor a Lei dos Inversos dos Quadrados.

Veja:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Como sua igreja tem 45 metros de comprimento, seria bem interessante você ter três conjuntos de caixas acústicas, mais ou menos como mostrado aqui:

fly_central5.jpg


(aqui com 2 conjuntos, você precisará de 3, a 0m, 15m e 30m do palco).

Como cada conjunto de caixas vão ficar situadas a 15 metros uma da outra, você precisará de um aparelho chamado delay entre as caixas, já que a distância entre as caixas é grande e o tempo entre uma e outra dá diferença na sonoridade.

O equalizador Behringer DEQ 2496 pode fazer isto para você, mas você precisará de 2 deles.

Agora, veja só: estamos falando de, para o PA, um mínimo de 6 caixas (um par na frente, um par no meio, um par atrás) a até um total de 9 caixas (três na frente, 3 o meio e 3 atrás, como na foto, uma de frente e duas inclinadas para as laterais, de forma a ter dispersão sonora para os lados).

Só que 6 boas caixas + dois DEQ = 10.000,00. Se precisar de 9 caixas, já estaremos batendo os 15.000,00. Isto sem considerar amplificadores, cabos, serviço de instalação, mais nada.

---------------------------
Se vocês tem desejo de microfonar bateria, compre uma mesa grande, bem grande mesmo, com 24 canais para microfone, pelo menos. A bateria é uma voraz consumidora de canais, usando uma média de 7.

Um abraço,

Fernando
 
@Iriel ;

Seja bem vindo ao SAV. Vc não deve estar conseguindo acessar os links devido à algumas reformulações pelas quais o site passou desde a data da postagem deles. Tenha paciência e logo o @carlosecg te dará um retorno á respeito.
Infelizmente faz muito, muito tempo mesmo que o Bersan não aparece mas coloque mais informações a respeito de sua igreja e do que vc está pensando em propor que os amigos daqui te ajudarão. Se possível mande fotos.
Gd abraço.
 
Última edição:
paz a todos. Sou novo aqui no fórum e preciso de orientações semelhantes a do nosso amigo MAF, só que, porém eu ja tenho os equipamentos e preciso fazer a configuração correta. se aquí é o local certo, listarei os equipamentos depois que algúen me responder. obrigado!
bom, os equipamentos são:
1 mesa ambw 12 ciclotron;
1 equalizador behringer fbq 1502;
1 compressor voxman 2 canais mono;
1 equalizador voxman 2 canais;
1 potencia behringer europower 4.000;
1 potencia ciclotron dbs 4.000;
1 potencia ciclotron dbl 1500;
 
Última edição:
Back
Topo