Passo-a-passo sonorização de salão de culto

Vamos montar o sistema semana que vem, vamos comprar amanhã um par de samson auro d412 para retorno por 2,5 mil.
o que acham da caixa para esse uso?
 
Fiz um pequeno teste com o AT 2010, e para nossa surpresa...
Achamos simplesmente MARAVILHOSO :D .
Todos ficaram encantados com o microfone, quem cantou então até estranhou (também, acostumados a cantar só em Q7 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Segue algumas imagens de como serão colocadas as trubosound na igreja


testeturbosoundm15final.jpg


http://i1204.photobucket.com/albums/bb411/leoenana/testeturbosoundm15final1.jpg
 
kallanwu disse:
leosouza, qnts graus ficou as caixas em relação a laje?
Como o pé direito da minha igreja e baixo, as caixas ficaram com angulação de aproximadamente 45º para evitar o máximo possível que haja dispersão no teto
 
Qual o pé direito da sua Igreja? parece que tem dimensões muito próximas da minha! tentou colocar as caixas em pé? Vai incidir muito menos som na parede do fundo, você pode também adiantar um pouco a caixa próxima ao púlpito e inclinar ela mais sem maiores problemas na minha inclinei 49º e com alguns ajustes de Eq. bem poucos por sinal, não tenho problema algum com realimentação.

Já tenho discutido isso bastante aqui, o objetivo principal da coluna mono, é evitar projetar som nas paredes laterais, e na do fundo, por prática é melhor perder um pouco de cobertura de som direto que aumentar a incidência de reflexões, com a primeira proposição vai perder um pouco de homogeneidade de pressão na área não coberta com som direto (dede que seja uma área pequena) mas não é crítico porque reflexão em uma Igreja é oque não falta, e se o piso for cerâmico a primeira reflexão preserva bem o sinal, mantêm-se a inteligibilidade e a diferença de pressão não é sentida pois o ouvinte fica parado só seria percebida se ficasse passeando pela Igreja!
 
Qual o pé direito da sua Igreja? parece que tem dimensões muito próximas da minha! tentou colocar as caixas em pé? Vai incidir muito menos som na parede do fundo, você pode também adiantar um pouco a caixa próxima ao púlpito e inclinar ela mais sem maiores problemas na minha inclinei 49º e com alguns ajustes de Eq. bem poucos por sinal, não tenho problema algum com realimentação.

Já tenho discutido isso bastante aqui, o objetivo principal da coluna mono, é evitar projetar som nas paredes laterais, e na do fundo, por prática é melhor perder um pouco de cobertura de som direto que aumentar a incidência de reflexões, com a primeira proposição vai perder um pouco de homogeneidade de pressão na área não coberta com som direto (dede que seja uma área pequena) mas não é crítico porque reflexão em uma Igreja é oque não falta, e se o piso for cerâmico a primeira reflexão preserva bem o sinal, mantêm-se a inteligibilidade e a diferença de pressão não é sentida pois o ouvinte fica parado só seria percebida se ficasse passeando pela Igreja!
 
Não se preocupe em cobrir a galeria você vai ter mais prós doque contra por experiência própria.

Parta da caixa do fundo desvie da galeria vai gerar área de sombra em baixo da galeria e em cima da galeria, se necessário depois pode estar cobrindo com uma arandela ou uma pequena caixa com os devidos delays.

apartir da cobertura que conseguir da caixa do fundo incline a primeira (próxima ao púlpito) de forma a complementar a cobertura da caixa do fundo, talvés você tenha que adiantar a caixa um pouco e incliná-la mais, o ideal é a caixa ficar alinhada com o locutor para um boa imagem sonora mas se precisar adiantá-la um pouco não é nada muito crítico! fça da forma que eu falei com a caixa em pé mesmo do jeito que está e poste aqui pra gente avaliar!
 
testeturbosoundm15final4.jpg

caixas em pé

testeturbosoundm15final2.jpg

caixas deitadas.


as caixas em pé irão proporcionar maior dispersão sobre as paredes, também darão uma melhor cobertura.
bom, mesmo assim você acha melhor usar as caixas em pé? vou montar esse final de semana e posto assim que ficar pronto
 
Perdão caixa deitada...

e alongue mai o desenho d projeção das caixas deixe passar do piso depois se quiser apague oque tiver passando mas nem precisa, é para ter uma perspectiva melhor do cruzamento das caixas
 
Atualização:
Caixas de retorno: instaladas duas samson d412( que som maravilhoso comparado com os trecos que nós tínhamos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) depois posto as fotos
Microfones: chegaram 3 at2010, falta uma at e um shure
Caixas de frente: chegaram as M15, os suportes ficam prontos quinta ou sexta feira, instalação provável sábado.

obs: os equipamentos que estão sendo retirados irão ser doados para uma de nossas igrejas
 
Que suporte?
Eu sempre achei melhor cabos de aço, são até mais discretos e não acrescentam mais carga para a estrutura do telhado...
 
nova atualização.
finalmente iniciamos os trabalhos para substituição das caixas de frente.
devo passar os cabos ainda hoje. Já cortamos o forro de gesso e furamos as vigas onde vão ficar presas as caixas.
surgiram alguns contratempos mas, tá fluindo.
agora só faltam chegar um at2010 e um shure sm58.
assim que possível posto as fotos
 
Muito bom os projetos. No nível de estudo em que estou, ainda não seria capaz de me enveredar por essa área, mas um dia chego lá.

Abraço
 
finalmente concluímos a montagem das caixas, realizamos um "pré-alinhamento" do sistema para podermos realizar os cultos de hoje de manhã e a noite. O trabalho de alinhamento do sistema só será realizado no próximo fina de semana.
Atestando o que o Arley disse, as reflexões do templo realmente compensam muito bem as áreas sem cobertura de som direto, tanto que alterei o ângulo de cobertura da caixa que ficou em cima do púlpito, mesmo assim não tive problemas com os primeiros bancos.
Durante a montagem descobrimos que as vigas onde as caixas deveriam (e foram) presas estavam numa posição um pouco diferente da imaginada :x :x :x , assim a caixa da frente (púlpito) ficou mais próxima da parede (despejando mais som sobre o palco) e a caixa do meio da igreja foi atrasa uma viga em relação ao projeto original (o mezanino estava atrapalhando a dispersão no final da igreja), ainda assim seguimos o mesmo principio do começo.
as caixas ficaram com 40º e 45º de inclinação, vou ver como ficará a dispersão a noite.
vou tirar umas fotos hoje e posto assim que der.
 
Back
Topo