PROS E CONTRA BATERIA ELETRONICA

Ok amados operadores de áudio. Realmente esse papo é complicado e vai longe.

Agora, deixa eu jogar lenha na fogueira: Quero ver convencer os guitarristas a trocar pra essa aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk">http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk</a><!-- m --> :lol:
 
Claudio Dornellas disse:
Ok amados operadores de áudio. Realmente esse papo é complicado e vai longe.

Agora, deixa eu jogar lenha na fogueira: Quero ver convencer os guitarristas a trocar pra essa aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk">http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk</a><!-- m --> :lol:


Para todo o problema, pode existir mais de uma solução. No caso, Guitarra não é um problema difícil de resolver pelo simples fato de ser um instrumento elétrico, com controle de volume.

Mais uma vez temos dois instrumentos diferentes procurando fazer quase a mesma coisa, é certeza que existirá pontos fortes nos dois, então porque não utilizar os dois? Pode-se conseguir resultados bastante interessantes se o guitarrista treinar o suficiente.

Mas, porque não falar também do elevado nível de SPL provocado por alguns guitarristas? Acontece que alguns guitarristas regulam seus amplificadores de maneira exagerada e dão início a "guerra dos volumes", esta sim não tem fim... Pelo menos, não até encontrar alguém disposto a acabar com ela, como está acontecendo em minha igreja.

Geralmente o músico não começa esta "guerra" por maldade, eu toco guitarra, contrabaixo e teclado e sei o que é tocar sem se escutar. Tudo o que o músico quer para se sentir feliz é se ouvir de maneira confortável e no nível de pressão sonora que ele julgar adequado, então, porque não dar isso a ele?

"Receita do bolo"
1 - Amplificador Roland JC-120 Jazz Chorus Guitar - R$ 3.541,00 - http://www.foxtrot.com.br/Produto/01040150633001/Amplificador+p+Guitarra+Roland+JC-120
1 - Microfone Shure SM 57 LC - R$ 443,00 - http://www.foxtrot.com.br/Produto/05030020009001/Microfone+Shure+SM+57+LC
1 - Amplificador p/ Headphone Behringer HA 4700 Powerplay PRO-XL R$ 449,00 http://www.foxtrot.com.br/Produto/0...+Headphone+Behringer+HA+4700+Powerplay+PRO-XL
4 - Fones Koss Porta Pro - R$ 876,00 - http://www.playtech.com.br/ch/prod/96/fone-koss-porta-pro.aspx
2 - Direct box a sua escolha - R$ 500,00 vai dar tranquilamente.

Agora faz o seguinte.

- O ampli da guitarra dentro de uma sala fechada, vc microfona e traz o sinal para o fone do guitarrista por uma via auxiliar. No começo é diferente, mas logo se acostuma.
- O ampli de fones dispõe de 4 canais, neste caso vc já pode ajudar o bateirista a se acostumar com a bateria eletrônica.
- Os outros dois DI e os dois fones são para o Tecladista e para o Baixista (pode também adquirir mais um buttkicker para colocar no banco do baixista)

Pronto, isto deve resolver quase todos os problemas de emissão de ruído.

Custo do projeto:

R$ 18.000,00 + músicos se ouvindo muito bem + membros da igreja contentes + vizinhança da igreja contentes + técnico de som como um maestro de uma orquestra digital com controle absoluto do SPL.

Pode não agradar, mas é funcional e em benefício da coletividade. Depois que todos sentirem o benefício, não ficarão descontentes em investir.

Com este valor não dá pra comprar um carro 1000 Zero Km.

E se o guitarrista quiser, ele pode aprender a utilizar a guitarra digital juntamente com a elétrica. Não sei como funcionam os timbres, mas talvez não haja necessidade de passar pelo ampli, daí vc coloca no seu projeto mais um DI e está tudo resolvido.

Grande abraço.
 
Eu tenho uma TD9 - Kx.

Eu achava que bateria eletrônica era coisa de São paulino, só que vou te dizer:

1 - Ótima sonoridade - sem exagero fica praticamente igual a um Cd.

2 - Ensaio sem barulho.

3 - Definitivamente toda igreja deveria ter uma.

4 - Muito mais sensível que uma acústica ( tem igreja que não dá nem pra usar notas fantasmas que já faz um barulhão na acústica )

5 - Quem já tocou em uma TD9 não troca por nada.

6 - Tamanho reduzido - alta versatilidade

7 - apesar do tamanho, grande número de instrumentos em cada peça.

8 - etc, etc, etc.

Desvantagens:

1 - Não vejo outra além do preço

2 - No PA tem que ter subwoofer, o que não tem em 95 % das igrejas.
 
Mtiburcio, já ouviu falar em bom humor?? :mrgreen:

Mas falando sério: Achar guitarrista que gosta de tocar baixo é igual achar baterista que toque baixinho...difícil.


fabio.santos disse:
Eu tenho uma TD9 - Kx...


... Desvantagens:

1 - Não vejo outra além do preço

2 - No PA tem que ter subwoofer, o que não tem em 95 % das igrejas.

95% das igrejas não têm dinheiro nem mesmo para o sub....ainda mais pra TD9 Kx.

Outro ponto importante: O "barulho" não é determinado somente pelo baterista empolgado que desce o braço na bateria. Tem um tópico sobre isolamento em que o David e o Aldo falam de tratamento acústico que É CARO e que creio que até mais dos 95% de igrejas hoje não possuem.

Posso estar errado mas, uma igreja sem tratamento acústico adequado, com um sub(que vai gerar graves que são os principais causadores de má intelegibilidade) o som vai ficar ruim... ou não??

Abraços !!
 
Claudio Dornellas disse:
Mtiburcio, já ouviu falar em bom humor?? :mrgreen:

Mas falando sério: Achar guitarrista que gosta de tocar baixo é igual achar baterista que toque baixinho...difícil.

rsrsr é verdade mesmo.

Na realidade comecei a estudar piano aos 6 anos, aos 8 comecei estudar violão, aos 9 comecei a tocar guitarra na igreja e aos 12 me apaixonei pelo contrabaixo. Sou apaixonado pelas baixas frequencias.

Acho que foi também por volta de 12 anos que comecei a me aventurar na bateria. Já estudei e toquei clarinete.

Na condição de músico de igreja, sempre precisei da versatilidade de instrumentos.

É como o "pato", precisa saber correr, nadar e voar... rsrsrsr

Qualquer dia comento como foi o meu início no áudio.
 
Eu falava mais no sentido de que o sub poderia ser direcionado para a TD9, até porque os baixistas normalmente usam cubo.

Bumbo e surdo sem sub ficam sem vida, principalmente o bumbo.

Eu sou "baterista" e e falo mais pela força do que pelo barulho. Não tem nada mais triste do que ter que diminuir a força. É como pilotar uma ferrari a 20Km/h na estrada. Nâo dá. Pergunte pra quem toca.
 
Cara...batera eletronica é boa...pra ter em casa pra não arrumar encrenca com vizinhos, nem pra encomodar a mulher enquanto dorme, o filho quando assite deseno...ai sim ela é boa.

Agora pra igreja se for pra ter uma tem q ser a V-Drum da roland, qe tem um sonoridade muito boa, muito proxima a acustica, principalmente com relação a sensibilidade. mas o preço é salgado.

POr isso vale mais a pena investir em uma boa batera acustica, Pearl, Tama, Mapex, ou a Slim da Staff Drum que já ouvi e posso garantir que o som é exelente. e fazer um cercado pra ela....pra diminuir a intensidade dela...

EU faria isso...não investiria em uma batera eletronica...e se queimar o modulo no meio do louvor???

abraços
 
V-drum ? Td12 ou Td20 ?

Sinceramente se quiser qualidade, compre uma TD9 Kx. Não fazendo propaganda, mas a sonoridade é de Cd. TD12 já acho exagero, porque daria pra ter uma batera razoável e quem sabe até microfonar.

Pra ter uma boa bateria acústica hoje acredito que gastaria uns 13 mil no mínimo. Intermediária pra profissional.
 
Eaxtamente isso que ele quis falar...

5 mil numa dessas bateras, mas uns 1500 no mínimo pra microfone, mas 100 por baixo de cabos para os microfones, mais 1500 pra um kit de prato, mas gasto com isolamento, ....


E com os 5 mil ja pega uma ROl TD4, dai é só comprar 1 (um) unico cabo e pronto
 
Claudio Dornellas disse:
Quero ver convencer os guitarristas a trocar pra essa aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk">http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk</a><!-- m --> :lol:
Sem sentir as cordas? Duvido muito! Talvez isso:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cuKeZF3PfKU[/youtube]
 
carlosecg disse:
Claudio Dornellas disse:
Quero ver convencer os guitarristas a trocar pra essa aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk">http://www.youtube.com/watch?v=Q2t5CpIMZQk</a><!-- m --> :lol:
Sem sentir as cordas? Duvido muito! Talvez isso:

http://www.youtube.com/watch?v=cuKeZF3PfKU :lol:

Olha que interessante! É diferente mas é interessante. O mundo digital abre muitas possibilidades.

Ter a guitarra como um controlador MIDI é fantástico, pode ser ligado a um computador e comandar um editor de partituras, por exemplo. Daí o guitarrista precisa tirar uma música, um solo ou o que seja, uma única vez, tudo o que ele tocar ficará registrado na partitura, daí é só imprimir e tocar sempre da mesma maneira.

Ou vamos supor que a banda de sua igreja recebe um convite e você guitarrista não poderá comparecer? Só que você só ficou sabendo que não poderá comparecer no último dia, antes do último ensaio? Qual sua opção?

1 - Vocês desmarcariam o compromisso?
2 - Você chama um amigo que conheça as músicas para te substituir, entregando uma batata quente nas mãos, afinal, amigos são sempre amigos?
3 - Você chama um amigo e lhe entrega a partitura de todas as músicas, exatamente como você estava executando?

O mesmo se aplica a tecladistas e bateristas que já devem estar utilizando esta tecnologia a bastante tempo.

O fato de um instrumento que nós já estamos acostumados, ter a opção de se tornar um controlador MIDI é muito bom. Basta aprender a usar a imaginação e tirar proveito.
 
Eu consegui um bom resultado sem o som ser artificial mixando uma bateria acústica, com triggers plugados em um módulo da roland, bumbo, e caixa usei só microfones, mais nos tons e surdo laterais, mixei a passagem dos mics ao som que o baterista me mandou do módulo, gostei muito do resultado, deu uma arredondada no som mais não perdeu aquele "peso", aquela presença do instrumento acústico.
 
medrmf disse:
Agora os melhores músicos que ja vi dentro de igrejas, tocam maravilhosamente em qualquer instrumento e são os que menos reclamam entendendo a realidade de cada comunidade e dando o seu melhor para Deus. Quem mais reclama, geralmente não tem argumento ou experiência ou o mínimo de qualidade para falar.

Esta semana, conheci o baterista da banda Big Beatles, Guto Ferrari. Ele me disse a mesma coisa: quando o músico é bom, ele toca em qq instrumento.

No evento que fizemos este fim de semana (http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=8884), havia um baterista que não queria nem testar o instrumento. De tanto insistirmos, ele sentou e tocou... ficou impressionado. Há, ainda, muito preconceito.

[]'s
 
Isso, Rômulo, sem dizer que para a bateria eletrônica soar bem, há necessidade de um bom sistema de caixas, incluindo um bom subgrave. Se vc colocar uma TD-20KX prá tocar em caixa FAF, ninguém vai gostar... nem ela... :D

[]'s
 
Uma das coisas que me fazem gostar de baterias eletrônicas, é o fato de que mesmo precisando de sistemas com sub pra ficar legal, não precisa de compressores, microfones, pedrestais e etc...

Além disso, tem o fato de que mesmo que a igreja seja pequenina, não incomoda quem tá perto dela :mrgreen: :mrgreen:
 
Com um ou dois HA4700 dá pra ensaiar até 4 horas da manhã sem fazer barulho nenhum. Tudo pra mesa e da mesa para os fones.
Já pensaram nessa comodidade?
 
fabio.santos disse:
Com um ou dois HA4700 dá pra ensaiar até 4 horas da manhã sem fazer barulho nenhum. Tudo pra mesa e da mesa para os fones.
Já pensaram nessa comodidade?


Boa idéia! nem incomoda vizinho, nem ocupa polícia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Também tenho pensado bastante sobre essa Discussão, pois no futuro pretendo comprar uma das duas para ensaios em casa com uma banda e também para tocar em igrejas, não muito grande.
Pesquisei bastante sobre a Alesis DM6 e DM7 que tem um preço até interessante, (DM6=R$ 2.250 e DM7 menos de 3.400 - Playtech) vi vários Vídeos/Reviews interessantes, porém minha empolgação com as Alesis acabou depois que começei a pesquisar sobre as Roland's TD, pesquisei mais sobre a TD4 k2 e TD4 Kx2 (com peles ao invés de borrachas) mais pelo preço mesmo, pois a TD9 custa mais de R$7.000! A qualidade de som da Roland é absurdamente superior e confesso que tenho muita vontade de compra-la, só que as vezes fico pensando se realmente valeria a pena ($$$), porém se colocarmos em consideração uma Bateria Acústica decentezinha em torno de R$ 2.000 + Peles Hidráulicas (não sei quanto tá custando) + Jogo de Pratos legalzinho (mais de R$1000) mais jogo de Microfone legalzinho para quando se quiser fazer umas gravações (acho que uns R$ 750~800) . Aí sim, volto a cogitar a Roland Td4.
 
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