Proshows vai promover Workshops em diversas cidades!

A PAZ

Isinho estou me esborrachando..


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

não estou aguentando, vou sair da sala senão terei problemakkkkkkkkkkkkkk


Heriberto
 
Evento realizado ontem aqui em Vitória - ES.

Eu acho que depois teremos um resumo de como foi, né Fernando ???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fotos eu sei que tem ...........

Obrigado Emerson, Rogerio e sua equipe da ProShows. Vitória precisa de eventos assim.
Estaremos sempre de braços e ouvidos abertos sempre que vocês voltarem.

Parabéns.

Ah .. e nem vou comentar do coffee break
 
Eu também estive lá. Foi muito legal. Vcs não têm idéia como o Emerson entende de Áudio. Ele esconde o jogo aqui... rssss...

O workshop foi muito bem organizado e o mais interessante é que, diferentemente de outros eventos semelhantes dos quais já participei, houve a parte comercial, mas também a parte técnica, na qual o Emerson abordou algumas questões relativas a alinhamentos de sistema de forma bastante objetiva e prática.

Emerson, vcs estão de parabéns pela qualidade e competência do trabalho de vcs.

[]'s
 
David e Bersan,

Apenas uma ideia.

Em eventos como esses, com a participação do fabricante e de parceiros (revenda), não ficaria mais fácil de fechar uma parceria com o Som ao Vivo, no sentido de termos emprestimos de equipamentos para testes ??
Eu creio que o Fabricante BOM, não teria medo ou receio de emprestar seu equipamento para teste (não no sentido de danificar, mas sim no sentido de críticas), ainda mais em um site conceituado como o SAV.

Fica um assunto a se pensar.
 
Olá a todos,

a palestra foi ontem, dia 20/07, em Vitória/ES. Estavam lá o Roger, gerente de Marketing, e o Emerson Duarte, que entre outras coisas participa da "comunidade somaovivense".

Iniciou-se com uma apresentação da empresa Proshows, fundada em 2003, especializada em distribuição de equipamentos de áudio e iluminação. Alguns (como eu, confesso), poderão achar que isto é pouco tempo (apenas 6 anos), mas o dono, Wladmir, foi presidente da Selenium por 8 anos, e trabalha com mercado de áudio há decadas. 2003 foi quando abriu a empresa dele!

Iniciaram falando que uma das grandes preocupações da empresa é quanto a assistência técnica, um problema generalizado entre as marcas importadas, sejam boas ou ruins. Para reverter este quadro, a Proshows investe muito em assistência, mantendo um estoque constante de 200.000 dólares em peças de reposição.

E tem um compromisso de que todo equipamento que chega a uma assistência técnica tem que ser consertado em 72h.

Em minha opinião, um compromisso desses é muito importante, mas extremamente difícil de ser conseguido. Imaginem que a empresa é do Rio Grande do Sul, interior, onde fica seu galpão de peças de reposição (pelo menos foi o que entendemos), e que mandar peças para outros estados não é algo que se faz em poucas horas. Haja SEDEX 10!!! De qualquer forma, em um meio onde um conserto realizado em 15 dias é considerado rápido, uma meta de 72 horas é algo fenomenal.

Apresentaram inicialmente as marcas que vendem sobre iluminação, destacando a Martin (segundo eles, o top dos tops), etc, etc. A parte de iluminação deve ter sido bem interessante para quem trabalha com isto, mas como eu não trabalho...

Depois, investiram na parte de equipamentos para DJ, onde o Roger destacou a representação da japonesa Denon e da americana Numark, onde deram mais ênfase pelo fato de ser uma nova marca (desde Jan/2009).

Apresentaram as diversas soluções da Numark para o mercado de DJ. Eu não imaginava que havia tantas soluções possíveis. Há de tudo, literalmente:

Mixers tradicionais, indo de pick-ups para quem gosta de LP´s (só que pick-ups modernas, que também ripam os LPs diretamente para MP3 e direto para o IPOD); Mixers com CDs integrados, com DVD´s; mixers para IPOD; mixers para Pendrivers USB; mixers com HDs internos; softwares para computador que imitam a interface de um mixer; mixers que controlam softwares de computador (para quem quer usar um computador mas quer ter o controle em um mixer normal, não por mouse e teclado), etc, etc, etc.

Uma coisa ficou certa: a Numark tem a ferramenta que o DJ quiser escolher para trabalhar. Alternativas não faltam, e não vai haver DJ que possa reclamar que não encontra este ou aquele recurso.

Também apresentaram um pouco sobre os falantes B&C, entre os melhores do mundo (concorrem diretamente com RCF e Beyma, para o pessoal ter ideia), usados em diversos sistemas de fabricantes famosos (Norton, Nexo, etc), e um pouco sobre os equipamentos da Proel, um gigante da indústria (segundo o Roger, o catálogo master da Proel traz 14.000 itens de fabricação) que está chegando ao Brasil, principalmente com cabos e produtos para áudio, como mesas e processadores.

Entra em cena o Emerson Duarte, um rapaz de aproximados 35 anos, que SABE MUITO! Vejamos o porque.

Ele apresentou a marca Lexsen, que nas palavras do Roger, "tem uma proposta de ter qualidade intrínseca superior mas mantendo boa relação custo-benefício". É marca própria da Proshows e de alguns parceiros comerciais em outros países (mais de 20).

Não esconderam o fato de que são produtos e projetos chineses, mas ressaltaram: foram todos escolhidos "a dedo"; todos os cuidados de escolher fabricantes com certificações ISO, boa qualidade, etc, etc.

Que os equipamentos são levados para um centro de pesquisa na Europa onde são submetidos a diversos testes, incluindo burn-in, para validar as especificações dos fabricantes (deu a entender que para comprovar que o equipamento realmente é o que o fabricante chinês diz que é), e que antes de lançar no mercado eles fazem testes de validação por um período que pode variar de 6 meses a 2 anos.

A ideia é transformar a LexSen em uma das marcas mais vendidas do áudio no Brasil, e sabem que para isto terão que ter um produto de boa qualidade e custo-benefício ótimo.

Feita a "propaganda" (até este ponto, tal palestra não se distingue de nenhum outro fabricante, todos ressaltam a qualidade de seus produtos), veio a melhor parte. E que parte.

O Emerson começou a falar sobre gerenciadores de sistemas de trandutores (caixas e falantes), da qual a LexSen tem 2 modelos, o DSP 2x6 e o DSP 4x8. Concorrentes diretos do Behringer DCX 2496 e da família Drive Rack da dbx.

Só que, em vez de ficar falando como o produto dele é bom e os outros não, em vez disto ele enveredou um outro caminho. Começou uma pequena aula de como um gerenciador de caixas é importante para um sistema.

Por exemplo, um gerenciador faz:

Filtros (os cortes de crossover) => Eq paramétrico => Delay => Limiter

onde ele destrinchou ponto a ponto, tópico por tópico, usando para as demonstrações o SIA Smaart Live, uma mesa jogando ruído rosa para o gerenciador e o retorno desse som (não áudio, mas sim sinal elétrico) para o Smaart.
 
Na parte de filtros, ele simplesmente arrasou. Mostrou os diversos tipos de filtros (Bessel, Butterworth e Linkwitz-Riley) e os diversos cortes (6 a 48dB/oitava, 1a até 5a ordem) que seus gerenciadores podem fazer (na verdade, são os mesmos softwares, só muda mesmo a quantidade de canais).

Mostrou isto na teoria e na prática. Foi uma tremenda aula, onde mostra a importância da escolha certa do tipo de filtro, e como é importante haver as diversas possibilidades, pois cada tipo de falante ou mesmo frequência de corte poderá levar a uma escolha diferente.

Alguns filtros incrementam em +3dB a resposta na freq. de corte, enquanto outros atenuam -3dB na mesma região. Qual escolher? Tudo dependerá do seu falante e do seu uso. No alinhamento descobre-se isto, e é importante ter um equipamento que possa dar todas estas opções.

Também esmiuçou em detalhes cada parte do gerenciamento, mostrando que dá para fazer tudo no gerenciador da LexSen. O aparelho não fica nada a dever: tem delay com ajuste de 0ms até 1000ms (1s); inversão de polaridade, Limiter com Threshold e tempos de Attack e Release parametrizáveis, etc, etc.

O Emerson é peazeiro, com 18 anos de estrada e muito show nas costas. Apesar de trabalhando na empresa e com 2 filhos pequenos, ainda faz shows e se especializou em fazer alinhamento de sistemas de áudio. E, em vez de fazer uma chata palestra onde o meu é ótimo e o dos outros é ruim, deu foi uma verdadeira aula, mostrando que SABE MUITO, e que os equipamentos da LexSen atendem a todas as necessidades de quem precisa ter um bom equipamento nas mãos.

E tudo isto em uma pessoa que, assim como a maioria do SomAoVivo, é autodidata, e trabalha com isto porque gosta muito. E é humilde, pois poderia muito bem usar o título de "engenheiro de áudio" e não o faz.

-----------------
Falando um pouquinho da estrutura, nesta segunda etapa (aliás, dica nossa) levaram só equipamentos da própria Proshows, parabéns.

Havia 2 caixinhas da marca B-52 americana, de um sistema chamado Matrix 200. Gente, dois míseros falantes de 6" + uma cornetinha (não sei se um tweeter, um driver, não parei para conferir) e a voz do pessoal estava perfeita.

Havia uma mesa Lexsen com efeito (usaram um reverb, mas coisa leve), que usaram no PA, mas confesso que deixei passar a oportunidade de mexer nela; havia também uma mesinha Proel (linda linda) que servia para jogar o ruído rosa no gerenciador e depois retroalimentar o notebook SmaartLive.

Havia um amp da Lexsen, analógico mas com processamento interno, ou seja, um amplificador que já possui internamento um gerenciador, com 5 eqs. paramétricos, filtros de crossover, delay, inversão de fase, limiter, tudo isto podendo ser gerenciado até 255 amps e controlados por computador.

E um microfone sem fio muito interessante, 1200 canais UHF e cápsula condensadora, 2 pilhas AA, com um acabamento muito bom mesmo. Qualidade de voz muito boa mesmo, mas mesmo com a base a poucos metros de distância, o mic deu uns chiados estranhos...

Ao final, fizemos uma pergunta até complicada... "Emerson, compara o seu LexSen com os DriveRack e o DCX da Behringer". Ele deu umas voltas (certíssimo e muito ético, evitou ao máximo fazer comparações), mas acabou dizendo que compara seu produto aos XTA (para quem não conhece, um produto muito bom mesmo, até melhor que os Drive Rack da dbx).

Repliquei que ele "pegou pesado" na comparação, mas ele garantiu ("dou minha cara a tapa") que ninguém que usa XTA vai sentir diferença ou dificuldade ao usar esses gerenciadores da LexSen.

Tanto o Eng. Emerson (sim, ele merece) quanto o Roger estão de parabéns. Também parabéns para a Proshows pelo evento e o esforço de divulgar conhecimento (além de equipamentos, como a maioria faz).

Um abraço a todos, fotos vem depois.

Fernando
 
Ola Galera, estamos hoje em Salvador acabou agora o evento.
Gostaria de agradecer ao Fernando, David, e Rafael pela hospitalidade em Vitória. E também agradecer a DEUS pela oportunidade de conhecer pessoalmente estes amigos, mais uma alegria que o mundo do áudio me proporciona. E peço também a DEUS para que as palavras do Fernando, David e Rafael direcionadas a minha pessoa, como profissional, sirva de incentivo a todos que dão seus primeiros passos nesse maravilhoso mundo do áudio.

Muito obrigado e que DEUS abençoe a todos.

Emerson Duarte.
 
Quando poderão passar por São Paulo? Apesar de que já está chegando a Expo e deve estar uma correria tremenda. Mas se houver chance não deixe de nos avisar.

Abç,

Marcelo
 
Emerson Duarte disse:
Ola Galera, estamos hoje em Salvador acabou agora o evento.
Gostaria de agradecer ao Fernando, David, e Rafael pela hospitalidade em Vitória. E também agradecer a DEUS pela oportunidade de conhecer pessoalmente estes amigos, mais uma alegria que o mundo do áudio me proporciona. E peço também a DEUS para que as palavras do Fernando, David e Rafael direcionadas a minha pessoa, como profissional, sirva de incentivo a todos que dão seus primeiros passos nesse maravilhoso mundo do áudio.

Muito obrigado e que DEUS abençoe a todos.

Emerson Duarte.

Emerson, plante boas sementes e colherá bons frutos. É simples.
Não fizemos nada além de repassar o que aconteceu no evento.
 
Back
Topo