Qual a melhor escolha? Ajuda...

@tonreb ;

Concordo contigo que temos que ter conhecimento do que lidamos, entendo o motivo da impedância dos fones ter que ser no máximo igual a da saída do amp., o que não entendo o fundamento técnico é no porque eu posso mandar o sinal da saída do aux. da mesa p/ o amp. de fones lá na frente e não posso mandar o sinal do amp. de fones ( caso esteja na house mix ) para um fone lá no palco. Vc poderia me esclarecer?
No caso de minha igreja é que o pessoal é muito despreparado, muitos não participam de treinamentos, os que participam parecem fazer questão de não lembrar de nada. Pessoal detona DI`s direto, vive desplugando o cabo de DI`s ativas com o phantom ligado ( agente só percebe o estalo e quando olha tá lá o meliante com o p10 na mão olhando pra gente com olhar de interrogação ), detona baixo, violão e guitarra vindos do luthier em menos de 6 meses,enfim é triste...
Sem contar que todo culto o que estava bom anteriormente já não está mais e o meliante mexe, mexe e não consegue ficar satisfeito. Aí quem tem que ir lá ajustar para eles ? Eu. Por estes motivos o HA4700 e o Art HP6 Pro foram transferidos para house mix.
 
Os cabos que saem do amplificador para os fones levam sinal amplificado. Os que saem dos auxiliares até o amplificador não.
 
Vamos pensar um cadim....

Como exemplo, vamos considerar um sistema com uma x32 e os preamps ha4700, quais os níveis de saída desses equipamentos?
 
Manual, manual, manual... achei!
X32 saídas XLR nom. +4dBu, máx. +21dBu; HA4700 máx. output power + 24dBm ( nunca tinha visto isto, dBm ) 100 ohm e +21dBm 8ohm.
E agora como relaciono estes valores?
 
Ok, @tonreb;

Vou ler logo mais pois retornei ao trabalho e com neném em casa fica difícil ter tempo.
Mas, enquanto isso vc poderia esclarecer minha ignorância? Ainda não consegui alcançar o raciocínio que vc está direcionando.
 
Basicamente, níveis de saída diferentes.... o sinal pode sofrer "danos" com cabos grandes d+.... bem basicamente....rs
 
Ahhhhh, bem! Então não estou tão cego assim quanto imaginei.
Uma vez que o sinal da saída do amp. para fones já é amplificado e o tamanho do cabo e impedância dos fones é mais ou menos conhecido, em se tratando de fones profissionais originais, o "dano" mais provável seria uma diminuição da intensidade do sinal proporcional ao tamanho do cabo utilizado do amp. até os fones. Seria necessário então ver a partir de que ponto isso passa a ser sensível. Em minha igreja os amps de fone ( um HA4700 e um Art HP6 Pro ficam na house mix e os cabos até os fones devem ter por volta de 20m e não há problemas com volume ou interferências.
 
Já fiz! No meu caso não houve influência perceptível. Em ambos os casos o volume e a qualidade do áudio foram satisfatórios, sendo que o áudio no Art HP6 Pro fica sensivelmente melhor que no HA4700.
 
Ótimo. Mas a liberdade dos músicos mixarem seus fones quando e como quiser acabou.
Mas eu queria entender mesmo qual a função de um direct box nos fundos da igreja.
 
@Ronaldo1 ;

Não me parece que aja esta liberdade toda que se está falando pois com o amp de fone lá no palco o instrumentista insere seu instrumento na AUX IN do equipamento e o que ele tem pra mixar é o geral ( comum a todos ) e seu próprio volume. E este geral seria um sinal não amplificado enviado da mesa para o palco. No caso do amp. lá na mesa o instrumentista não tem a liberdade de aumentar seu próprio volume, mas em compensação tem tantas possibilidades de combinações quantos forem o número de auxliares que a mesa tiver e independentes um do outro. Aqui eles preferem assim.
 
Ótimo. Mas a liberdade dos músicos mixarem seus fones quando e como quiser acabou.
Mas eu queria entender mesmo qual a função de um direct box nos fundos da igreja.

É bem simples caro @Ronaldo1, junte vários músicos que não cuida dos seus equipamentos, e outras pessoas e até mesmo crianças que ficam brincando ali no palco em um momento ou outro em que ninguém esteja vendo, garanto que seu equipamento vai menos tempo de vida...
 
Tudo bem @edmar-ieab, mas pra que o directbox no fundo da igreja?
@AltVan13, você e um dos usuários que mais respeito aqui no fórum. Sempre gosto e aprendo com suas respostas. Não me leve a mal, mas me assusta o desconhecimento que você tem sobre seu próprio equipamento.
Um exemplo, usando um ha4700 no palco, todos os instrumentos ligados na mesa. O aux1 vai para os retornos de chão, linkando pra entrada main do ha4700. O aux 2 digamos ser do guitarrista, vai ligado na entrada 1 do ha4700, o teclado no aux3 entrada dois, e assim vai. Dessa forma o músico pode escolher quanto de volume quer receber do outro instrumento, isso e feito juntamente com o operador. Grito isso ele pode aumentar ou baixar o volume de seu fone quando quiser, e quanto quer ouvir do retorno geral, de chão, e o quanto quer ouvir de sua própria via.
@edmar-ieab, considere que da forma que você ta usando o Di800, se vocês não o tivessem, se alguém estragasse ele, se você jogar no lixo da na mesma.
Você ta com medo do pessoal estragar ele mas você mesmo já o estragou.
 
Acredito que você está se equivocando em seus comentários, até o momento você não ajudou em nada nesse tópico, qual é o propósito do fórum! Acredito que seja ajudar as pessoas que não conhecimento na área, você simplesmente questionou o posicionamento do Di800 no fundo da igreja e não postou nenhuma resposta que fosse para ajudar, se você usa em sua igreja de uma maneira e está dando certo, ok..dê glória a Deus...na minha igreja uso assim e não tenho problemas...a principio não tem nada estragado.
 
Já foi dada a resposta, o Di800 serve pra balancear o sinal em grandes distâncias. Só serve se estiver ligado o mais próximo do instrumento possível, para assim conseguir um sinal balanceado livre de interferências ao longo do multicabo. Da forma que você fez basta ligar os P10 diretamente na entrada line da mesa. O di800 não está fazendo nada da forma que você está usando, se ta tudo certo funcionando sem problemas venda ele porque não se faz necessário. Você só esta gastando alguns conectores e metros de fio a mais. Faça o teste. Ligue esses P10 direto na entrada line e veja se muda alguma coisa. Disse que ta estragado porque da forma que ta ligado não está cumprindo com a função para s qual foi projetado. E não uso nem Di nem amplificador de fones nem equalizador nem processador nem periférico algum na minha igreja. E temos um som legal. Lembre se, em som, normalmente menos e mais.
 
@Ronaldo1;

Fico feliz em ter este conceito contigo póis estou certo que ele é imerecido e aprendo muitíssimo mais do que tenho para compartilhar. Garanto á vc que o sentimento é recíproco.
Quanto ao conhecimento dos equipamentos realmente sei que tenho ainda um grande trajeto até dominá-los todos, mas... tenha paciência comigo, estou me esforçando.
Observe apenas que meu questionamento começou em relação ao amp. de fone e ao motivo técnico para que ele não fique na house mix e falamos sobre a questão dos sinais. Na forma como vc usa seu HA4700 ainda há certa dependência do operador e mandamos da mesa um sinal não amplificado, portanto acredito que mais suscetível a degradação, da house mix para o amp lá no palco. Peço que perceba tb que conhecer o equipamento não quer dizer que vc, eu, ou qualquer outra pessoa tenha que conseguir imaginar como alguém fez ou faz as ligações para uso próprio. Vou te dizer como imaginei que vc estivesse usando o seu HA4700 em função de vc ter dito que os músicos teriam liberdade: Vc mandava o geral e cada músico linkava do DI para o HA4700. Vc tem os sinais deles na mesa e eles não dependem da mesa para se ouvir, apenas para ouvir o geral que podem misturar conforme quiserem. Isto para mim seria independência para o músico. Da forma como vc descreveu vc usa bem semelhante a mim, apenas como o aparelho não está ao alcance dos músicos, e de outras pessoas, dependem de nós não só para "o que" vão ouvir mas tb para "em que volume" vão ouvir. Mas convenhamos, não há atrito nesta questão pois como o volume do fone não influencia em nada o som do palco, o cara pode pedir para estourar seus tímpanos, o prejuízo é com ele.

@edmar-ieab ;

A meu ver o @Ronaldo1 contribuiu sim para benefício do tópico e se vc verificar o link que o @tonreb postou,vai perceber que ele tem razão quando fala que do jeito que vc está usando seu DI ele está sem função. Acredito que vc e eu precisamos entender que o que eles estão dizendo, tanto o @tonreb quanto o @Ronaldo1, é que, embora em nossa aplicação não estejamos tendo problemas na forma como estamos usando os equipamentos ( eu com meus amp. para fones e vc com seu DI ) em outras aplicações, a depender de fatores como a distância entre a house mix e o palco por exemplo, podem ocorrer problemas. Então é preciso avaliar mais criteriosamente e testar se dá certo, quando da forma como eles recomendam não há possibilidade de erro. Só isso.
 
Back
Topo