Questionario IATEC

andry110 disse:
Vamos fazer uma revisao nos termos.
1. 3 dBu nao ' e a mesma coisa que 3dBW.Para dobrar relacao de sinal entre amplitudes de tensao ou corrente seria 6dBu.
2. O amp atingira 1600W com +4dBu.Para chegar em 3200W (que como ja comentei , hoje em dia acho um crime contra altofalante ) 'e precisa acrecsentar 6dBu.Dai o treshold "ajustado": +10dB.

Não disse que era dBW e nem dbu. O autor tambem nao especificou qual escala de media ele queria o resultado, disse apenas que a sensibilidade do amplificador era de +4dbu.

Tendo o sistema com a estrutura de ganho feita de forma que o nivel de 0dB (+4dbu) nos meters da mesa tambem seja nos perifericos e nos amplificadores, o limiter devera ser ajustado em +3dB (leitura do meter da mesa).
 
Caio Fábio disse:
Não disse que era dBW e nem dbu. O autor tambem nao especificou qual escala de media ele queria o resultado, disse apenas que a sensibilidade do amplificador era de +4dbu.

Aqui ja indica que `e dBu.Limitadores de audio (no caso de sinal de RF situacao `e diferente) tb estao operando a base de "voltagem " onde +6dB corresponde o dobro de sinal.

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
Aqui ja indica que `e dBu.Limitadores de audio (no caso de sinal de RF situacao `e diferente) tb estao operando a base de "voltagem " onde +6dB corresponde o dobro de sinal.

andry110, entao +6dB seria o dobro da tensão.

dBu=20xlog(1,55/0,775)
dBu=20xlog 2
dBu=20x0,301
dBu=6,02

Agora caiu a fixa do ajuste em +10dBu.... :roll:
Porem o ajuste em +3dB nao estão errados
dB=10xlog(3200/1600)
dB=10xlog 2
dB=10x0,301
dB=3,01

Fui olhar alguns compressores/limiters e a DBX usa tudo em dBU, a Presonus, Avalon, e outros utilizam dB.
 
Caio Fábio disse:
Fui olhar alguns compressores/limiters e a DBX usa tudo em dBU, a Presonus, Avalon, e outros utilizam dB.

Deixe-me fazer alguns esclarecimentos:

1) Todo monitoramento feito em equipamentos de áudio é baseado no nível do sinal, que traduzido quer dizer amplitude deste mesmo sinal, que por sua vez é expresso em Volts (tensão).

2) No que diz respeito à tensão, todos os equipamentos de áudio usam como referência o dBu, mesmo que esteja indicado apenas dB na serigrafia ou manual. Neste caso (qd há indicação apenas do dB), o manual deve trazer a referência de quem é o 0 dB. Na maioria dos casos, o 0 dB equivale a +4 dBu. Sendo assim é só fazer a correlação: qd a barra de leds indicar +3 dB, na verdade o nível do sinal será +7 dBu (+4 dBu + 3 dB = +7 dBu).

3) Outro aspecto é relacionado às operações de adição e subtração de decibels, que apresentam algumas pegadinhas. Por exemplo: 4 dBu + 4 dBu não é a mesma coisa que 4 dBu + 4 dB. No primeiro caso, vc precisará converter o dBu para Volt, somar e depois reconverter o resultado para dBu. No segundo caso, é só somar os números e colocar o dBu no final. Quer ver? Vamos fazer as contas...

Convertendo 4 dBu para Volt:

V = 10^((dBu - 2,21)/20) = 10^((4 - 2,21)/20) = 1,23 V

Então 1,23 V + 1,23 V = 2,46 V.

Agora, vamos converter 2,46 V para dBu:

dBu = 20*log(V/0,775) = 20*log(2,46/0,775) = 10 dBu

Veja agora, que na segunda opção (4 dBu + 4 dB), o resultado será 8 dBu.

O resumo da ópera é o seguinte: quando se quer apenas representar o acréscimo de decibels, este acréscimo é dado em dB e não com o dB de referência.

4) Para grandezas quadráticas (tensão, corrente, pressão sonora etc), a indicação do dobro ou metade das quantidades é dada pelo acréscimo ou redução de 6 dB, respectivamente.

[]'s
 
Estava procurando uma explicação dessas a alguns dias mas não encontrei.
So para ver se entendi:

Se em minha mesa em 0dB eu tenho +4dBu, em +6dB terei 10dBu(4dBu+6dB)?


Muito obrigado David!!
 
Veja se isso aqui ajuda: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm">http://www.sengpielaudio.com/calculator-db-volt.htm</a><!-- m -->
 
David Fernandes disse:
4) Para grandezas quadráticas (tensão, corrente, pressão sonora etc), a indicação do dobro ou metade das quantidades é dada pelo acréscimo ou redução de 6 dB, respectivamente.

[]'s

não seria 3dbs?

sempre que se é discutido pressão sonora aqui a cada dobra representaria 3dbs... me lembro de que em uns dos foruns que pesquisei era sobre as RCF, em diferença da 710 para a 310, em que estava no manual 2dbs de diferença, não me recordo direito quem explicou o seguinte:

1 db de diferença poucas pessoas percebem
2db é uma diferença bem perceptivel
3db representa a dobra de "volume"

me lembro ainda que o Isinho comentando sobre as 710 dele, não acreditava que eram apenas 2 dbs apenas de diferença, pois a diferença era muito grande, ( não levando em conta o timbre) já que com as 710 usava o potenciometro da caixa em -3dbus sendo que ela ia até +4dbus..
 
deneripr disse:
não seria 3dbs?

sempre que se é discutido pressão sonora aqui a cada dobra representaria 3dbs... me lembro de que em uns dos foruns que pesquisei era sobre as RCF, em diferença da 710 para a 310, em que estava no manual 2dbs de diferença, não me recordo direito quem explicou o seguinte:

1 db de diferença poucas pessoas percebem
2db é uma diferença bem perceptivel
3db representa a dobra de "volume"

me lembro ainda que o Isinho comentando sobre as 710 dele, não acreditava que eram apenas 2 dbs apenas de diferença, pois a diferença era muito grande, ( não levando em conta o timbre) já que com as 710 usava o potenciometro da caixa em -3dbus sendo que ela ia até +4dbus..

Pressao sonor em funcao de potencia corresponde a relacao 2:1=3dB
Ja o regulador de volume proprociona mudanca de "potencial" em proporcao 2:1=6dB.
Dai a confusao.

Potenica 'e a metade de quadrado de tensao dividido por impedancia. Nao poderia ser o mesmo relacao dos desibeis..

Abrcs,
andry110
 
Dener.

Observe a expressão que normalmente usamos: ... quando dobramos a potência, temos 3 dB de ganho.... Não é assim que falamos? Pois é... estamos tratando de potência e neste caso, a afirmação está correta. No entanto, qd nos referimos à pressão sonora, a coisa muda de figura. Neste caso, o dobro da pressão sonora é representado pelo acréscimo de 6 dB. E é assim também com corrente e tensão.

[]'s
 
Caio Fábio disse:
Estava procurando uma explicação dessas a alguns dias mas não encontrei.
So para ver se entendi:

Se em minha mesa em 0dB eu tenho +4dBu, em +6dB terei 10dBu(4dBu+6dB)?

É isso mesmo. Mas lembre-se, que apesar de quase todos os fabricantes usarem esta referência, ela não é um padrão. Vc precisa se certificar disso no manual.

Outra coisa: nas mesas digitais, a referência é diferente. Com mesas digitais se usa o dBFS, onde o FS quer dizer full scale. Neste caso, normalmente o 0 dB é o fim da escala e não equivele a +4 dBu. Cada fabricante estabelece sua referência. O segredo aqui é identificar no manual qual o valor em dBFS equivale a 0 dBu. Na LS9, por exemplo, se não me engano, o 0 dBu equivale a -30 dBFS.

[]'s
 
David Continue explicando pois até hoje quando olho na especificações sempre levei em conta 3 db o dobro de pressão sonora...

Preciso entender de vez esse assunto...
 
Dener.

É só fazer as contas... vamos lá?

Veja as fórmulas para a transformação de potência elétrica em dBW e da pressão sonora em dBSPL:

Potnciaeltrica.jpg

PressoSonora.jpg


Vamos começar com uma potência de 100W. Transformando em dBW teremos:

dBW = 10*log(100/1) = 10*log100 = 20 dBW

O dobro desta potência seria:

dBW = 10*log(200/1) = 10*log200 = 23,01 dBW

Até aqui tudo certo, não? Diferença de 3 dB.

Vamos continuar...

Peguemos agora o valor da pressão sonora de 100 µN/m² e o transformemos em dBSPL:

dBSPL = 20*log(PS/20) = 20*log(100/20) = 20*log5 = 13,98 dBSPL

Vamos dobrar a pressão sonora:

dBSPL = 20*log(200/20) = 20*log10 = 20 dBSPL

Observe que agora a diferença entre as pressões é de 6 dB. Isso tudo é função do multiplicador da fórmula, que em grandezas quadráticas é 20 e não 10.

Outro aspecto para o qual se precisa atentar é que quase nunca, quando dobramos a potência elétrica, conseguimos o dobro de pressão sonora. Isto aconteceria num alto-falante ideal, onde não houvesse perdas na transformação de energia. Infelizmente isso não existe no mundo real. Sendo assim, para conseguirmos o dobro de pressão sonora precisamos de muito mais que o dobro de potência elétrica.

Ah... só mais uma coisa que me lembrei agora...

deneripr disse:
sempre que se é discutido pressão sonora aqui a cada dobra representaria 3dbs... me lembro de que em uns dos foruns que pesquisei era sobre as RCF, em diferença da 710 para a 310, em que estava no manual 2dbs de diferença, não me recordo direito quem explicou o seguinte:

1 db de diferença poucas pessoas percebem
2db é uma diferença bem perceptivel
3db representa a dobra de "volume"

Vc deve estar confundindo com os seguintes conceitos:

Para que o ouvido perceba alguma mudança no volume de um som, é necessário que haja um incremento de 3 dB na potência. Para que o ouvido tenha a sensação que o volume foi dobrado, o incremento na potência é da ordem de 10 dB. Os 3 dB aos quais vc se referiu no seu post não representam uma "dobra de volume", mas o dobro da potência necessária para gerar aquele volume. Note, que o ouvido percebe pressão sonora e não potência elétrica.

[]'s
 
então vamos lá...

caixas selenium SPM 1202 rendem 124 db spl, e as RCF rendem teoricamente 127 db spl, então teoricamente não teria uma sensação de dobra de volume, somente perceberia que as RCF falam mais alto, mais não teria a impressão de dobra de volume sendo necessários então 134 db, o que teoricamente somente duas caixas RCF renderiam em cluster, ou melhor 133 db. 127+6=133 db.

Então mesmo com praticamente o dobro de potência, 200W da SPM, contra 350W da RCF, e com duas RCF ainda sim não chegaria ao nivel necessario para a sensação de dobra de potencia?
 
Isso aí.

Neste caso que vc mencionou, vc ganha 3 dB de potência elétrica, o que não se reproduz necessariamente na pressão sonora. O SPL aumenta, mas não na mesma proporção.

[]'s
 
Usando as RCF como exemplo:
Calcular dB em relação a potencia.
dB = 10*log(potencia1/potencia2)
dB = 10*log(700/350)
dB = 10*log 2
dB = 10* 0,301
dB = 3,01

dBW = 10*log (Potência/ 1W)
dBW = 10*log (350/1)
dBW = 10*log 350
dBW = 10*2,544
dBW = 25,44

dBW = 10*log (Potência/ 1W)
dBW = 10*log (700/1)
dBW = 10*log 700
dBW = 10*2,845
dBW = 28,45

Ganho de 3 dB com a dobra de potencia eletrica.
25,44dBW + 3,01dB = 28,45dBW

Pressão de uma RCF:
dB SPL = 20 x log (Pressão / 0,000 02 N/m2)
dB SPL = 20 x log (44,77 / 0,000 02)
dB SPL = 20 x log 2.238.500
dB SPL = 20 x 6,349
dB SPL = 126,98

Dobro da Pressão da RCF:
dB SPL = 20 x log (89,54 / 0,000 02 N/m2)
dB SPL = 20 x log 4.477.000
dB SPL = 20 x 6,650
dB SPL = 133,01

E isso msm David?
Aproveitando como eu calculo a quantidade de potencia para dobrar a pressão sonora(+6dBSPL)?

Link da pagina da calculadora http://www.sengpielaudio.com/calculator-soundlevel.htm
 
Olá Dener.

Como o David abordou, muitas vezes estamos lidando com a potência, onde o ganho de 3db representa esse dobro que vc citou. Sobre a questão de a caixa falar mais alto ou não, existe também a questão do rendimento de um alto falante, de acordo com a sua sensibilidade, medida em dB SPL por W/m.

Caio,

olhando as contas do David e as suas, vemos que, quandos dobramos a pressão, há um incremento de 6dB na comparação entre dB SPL. Quando há esse incremento, a potência é aumentada 4 vezes, ou seja, 6dB também , já que 3dB significam o dobro, falando de potência, claro. Mas, para que nós tenhamos a "sensação" de que a pressão foi realmente dobrada, a potência precisa ser aumentada 10x, ou seja, 10dB, e o David disse isso lá em cima. Consulte também o link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.attack.com.br/artigos/decibeis.pdf">http://www.attack.com.br/artigos/decibeis.pdf</a><!-- m -->

Espero ter ajudado.
Abraço.
 
Êta assunto bom que são esses tais de decibéis.

Acho que o Spurgeon, lá no curso de engenharia de áudio da UFMG, deve ter tido uns dois semestres sobre o assunto. Algo tipo "Decibéis 1" e "Decibéis 2". Um ano estudando isto para começar a entender um pouco....

Fernando
 
E aew Fernando......apareceu aki nesse podt...rs


estamos esperando suas respostas. Vc disse la no começo que responderia..estamos no aguardo.

Abraços
 
Back
Topo