• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Retorno de fone de ouvido

#21
Cara, este artigo vai ser bom mesmo, so essa previa ja ajudou bastante... neste seu artigo voce tambem vai abordar sobre os amplificadores destes fones?

outra coisa interessante q me passaram foi o seguinte, a ideia seria eu usar um transmissor FM e as pessoas da banda usar um walkman para receber o sinal e ai usaria um fone bom. Alguem sabe se ja foi feito isso se é bom?
 

bersan

Administrator
Moderador
#22
Téo,

estou esperando chegar o Megaclick, vou fazer um teste sobre Amplificadores de fones.

O Hugo_SP está montando um teste com vários modelos de fones de ouvido.

Quanto ao uso de transmissor FM para o pessoal da banda, eu diria que pode haver interferências, etc e tal. Mas há um problema sério também. A modulação de FM só transmite sons entre 100Hz e 15KHz (máximo, explodindo). Transmissores mais simples (você não vai usar um transmissor profissional caro, vai?) tem banda menor ainda. Você vai perder qualidade se transmitir assim. O baixista e o baterista vão reclamar de falta de graves.

Sei que é incômodo, mas use um bom fio. Ou então use um transmissor sem fio próprio para fones de ouvido. Lá no Joaberosa tem uns "baratos". Tem lá de R$ 1.849,00 até incríveis R$ 5.599,00.

Um abraço,

Fernando
 
#23
Nossa, é muito caro... na verdade eu tambem pensei nisso, que seria um problema usar esses transmissores FM porque realmente há uma perda de qualidade, pode ter muita interferencia e etc. é o jeito mesmo é usar cabo...
 
G

Guest

Guest
#24
Muito cuidado ao comprar transmissores FM pois alem de todas essas características já descritas pelo Bersan, a maioria deles não são aprovados pela Anatel e dão interferencias. Imagine só, aqui em SP os aeroportos já registraram interferencias até mesmo de pequenos transmissores chineses destes que se usam em carro para ouvir o som do MP3 pelo rádio. Além disso sei que a legislação proíbe ou restringe de certa forma o uso, então é bom mesmo desconsiderar FM!
 
#25
Olá pessoal.

...então é bom mesmo desconsiderar FM!
Acho que vcs estão confundindo alguns conceitos... FM é abreviação para modulação por freqüência. Todos os sistemas sem fio analógicos usados em áudio são FM, que é um sistema com melhor imunidade a interferências que o AM. Os sistemas digitais estão usando modulação PSK (Phase Shift Keying ou modulação por deslcoamento de fase).

No caso dos sistemas analógicos, o que faz diferença entre um tipo e outro são as bandas de operação onde cada um atua... VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency) são as mais utilizadas em áudio. Estas bandas de operação estão relacionadas com a freqüência da portadora do sistema.

Prá resumir, estamos falando de duas coisas diferentes: tipo de modulação (AM ou FM) e faixa de freqüências da portadora (VHF e UHF).

[]'s
 
#26
David Fernandes disse:
Olá pessoal.

Prá resumir, estamos falando de duas coisas diferentes: tipo de modulação (AM ou FM) e faixa de freqüências da portadora (VHF e UHF).

[]'s
David, voce sabe a faixa que comeca o VHF e a que comeca o UHF?
 

bersan

Administrator
Moderador
#27
Téo,

VHF: 30MHz a 300MHz

UHF: 300MHz a 3.000MHz (3GHz).

fonte: http://www.teleco.com.br/spectro.asp

David,

quando o Téo falou em usar transmissor FM para o pessoal da banda, acho que ele pensou no seguinte:

- ele liga a mesa de som em algum transmissor FM desses de Mercado Livre (http://lista.mercadolivre.com.br/transmissor-FM), que transmite de 88 a 108MHz (rádio FM normal, de carro, casa)
- coloca uns MP3 ou mesmo celulares (desses modelos que também captam rádio) para os músicos ouvirem, como se fosse o retorno.

Entendi que foi isso que ele pretendeu utilizar. Daí a resposta: a qualidade será ruim, sem contar os problemas de interferências e outras coisas. Não vai funcionar, na minha opinião.

Um abraço,

Fernando
 
#28
Oi Fernando...

Eu entendi o que ele quiz dizer... só quis destacar a questão dos conceitos pq são importantes. Se aprendermos os conceitos de forma errada, todo nosso embasamento estará errado tb.

[]'s
 
#30
Tambem estou ansioso para ler o artigo sobre fones e amplificadores. Encomendei 1 Megaclick pra mostrar pros musicos. Se eles ficarem satisfeitos vou comprar mais 5. Assim vai acabar a "guerra" de volume.
 
G

Guest

Guest
#31
Só para botar mais lenha na fogueira quanto a vantagem dos fones de canal quanto a saúde. :D

É notório que a proximidade da fonte sonora com o tímpano aumenta a chance de perda auditiva, a pessoa está muito mais exposta à fonte sonora.

Em uma pesquisa feita recentemente para uma fundação de apoio a músicos que apresentam perda auditiva, pessoas foram colocadas em laboratórios silenciosos com um player portatil de som e fones de ouvido abertos e foi constatado que neste ambiente o volume médio que as pessoas ouviam através dos fones era de 69db. Quando colocadas ao ar livre, onde estavam expostas à média de 65 db, as mesmas aumentaram o volume para 82 db, em média, algumas atingindo 95 db! Imaginem agora o nosso querido instrumentista "aumenta mais" utilizando fones abertos nas igrejas, onde mesmo substituindo todos os retornos por fones temos níveis superiores a esses 65 db. Certamente estarão expostos a maior pressão sonora.

Agora, a grande vantagem do fone IEM (In Ear Monitor ou canalphone) é bloquear o som externo, no caso, as pessoas continuariam a ouvir bem utilizando o mesmo volume. O grande risco quanto aos fones de ouvido de canal IEM é o mal uso, onde pessoas se expõe a níveis prejudiciais. Os nossos queridos instrumentistas mais "surdos" que sempre pedem para aumentar o volume têm que se reeducar, com caixas ou com fones. O fone permite detalhar seu instrumento claramente, ao contrário da maioria das caixas de retorno que utilizamos por isso permite "volumes" bem menores.

Deve-se ter muito cuidado na operação da mesa com esse sistema, pois o som vai diretamente pro ouvido do instrumentista. Uma falha, microfonia, aumento excessivo de algum instrumento, etc pode fazer com que o instrumentista deixe de falar com você por alguns dias :lol:
Sistemas profissionais possuem limiters justamente para evitar esse tipo de coisa.
 
#32
Olá de novo, pessoal.

Hugo_SP disse:
Sistemas profissionais possuem limiters justamente para evitar esse tipo de coisa.
E quando não têm, nós colocamos... lá na igreja usamos um amplificador da Alto, de 6 canais. Em cada saída auxiliar da mesa usamos um limiter para a proteção dos músicos.

[]'s
 
G

Guest

Guest
#33
É verdade, imagina só a dor do instrumentista. Pior que o amplificador da igreja , um powerplay da Behringer, não tem embutido. David, qual limiter vcs usam?

Pesquisei um projeto de limiter feito em casa para fones de ouvido, para quem não tem a disposição limiters embutidos nos amplificadores de fones e achei num excelente site sobre fones, o Headwize. Está em inglês.

http://headwize.com/projects/showfile.php?file=limiter_prj.htm

Acho que vou dar um pulo na Santa Efigênia e fazer um, e ver se vale a pena.
 
#34
eu iria perguntar exatamente sobre isso de limiter, nao so pelo fato de ter problema com microfonia mas mesmo na questão do volume mesmo, pois o baterista aqui da igreja ele é surdo demais, pra ficar bom pra ele com retorno voce precisa deixar muito alto e acaba vazando um pouco!!! na verdade ele nao é surdo mas ele está acostumado a ouvir tudo muito alto e com certeza ele vai deixar o volume do fone alto tb.

esses modelos que tem limiter é muito mais caro? que solucao mais barata para isso?
 
#35
Olá pessoal.

Hugo_SP disse:
David, qual limiter vcs usam?
Hugo, o que usamos lá na igreja são os limiters da própria LS9.

Mas o que normalmente recomendo aos clientes, é a utilização de compressores com a taxa de compressão em infinito. A Alto tem um compressor/gate/limiter de oito canais, chamado ACL8 (http://www.altoproaudio.com/html/details.php?ID=25&), que vc pode usar no rack do amp de fone.

TEO disse:
esses modelos que tem limiter é muito mais caro? que solucao mais barata para isso?
Teo, pelo que sei, estes modelos de amps de fone mais usados hoje, o Power Play (da Behringer), o S-Phone (da Samson), o HPA-6 (da Alto), os Power Clicks (DB05 e RK1), nenhum deles possui limitação.

A solução é colocar limitadores (ou compressores trabalhando como limitadores) nas saídas auxiliares, antes de entrar no amp de fone. Se ficar muito caro, identifique as vias mais críticas (no seu caso, o batera) e ponha um limiter na via dele. No entanto, o ideal é que todas as vias de fone tenham limitação.

[]'s
 
#36
A solução mais barata que encontrei foi colocar uma mesa pequena do lado do baixista e ligar o fone nela, depois de passar por esta mesa ligo na principal.

Não é o ideal, mas fiz o possível dentro do meu R$$$$$ :(
 
#39
o pessoal bem profissional mesmo usa desta maneira, uma mesa para monitor e depois vai para o PA e sao 2 operadores, um de monitor e outro na PA... ai sim é o correto, foi um grupo em minha igreja cantar que foi feito isso, na verdade o cara ligou a mesa dela para monitor (que era tudo fone de ouvido) e o operador ficava com um fone ouvindo exatamente o que os instrumentistas estavam ouvindo, ai depois iria para o operador de PA. Eu nao cheguei a ver se eles tinha limiter em cada saida de fone!
 
#40
Olá Amigos do SAV,

A Paz do Senhor Jesus esteja com vocês!

Agora não irei perguntar mas quero dar minha contribuição, adotamos em nosso ministério
a utilização de fones aos instrumentistas e está sendo ótimo, o baterista não cruza o rítimo
pois ouve perfeitamente o vocal líder, todos os músicos terminam a missão satisfeitos musicalmente
pois não há mais a sensação de que tocou apenas por tocar...

Indico a todos e em especial para as igrejas, estamos utilizando um PowerPlay Ha8000 e fones Koss Porta Pro.

Futuramente assim que possível adotaremos também fones aos backs aí será excelente!

Abraço a todos!