• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Retorno de fone de ouvido

Cara, este artigo vai ser bom mesmo, so essa previa ja ajudou bastante... neste seu artigo voce tambem vai abordar sobre os amplificadores destes fones?

outra coisa interessante q me passaram foi o seguinte, a ideia seria eu usar um transmissor FM e as pessoas da banda usar um walkman para receber o sinal e ai usaria um fone bom. Alguem sabe se ja foi feito isso se é bom?

bersan

Administrator
Moderador
Téo,

estou esperando chegar o Megaclick, vou fazer um teste sobre Amplificadores de fones.

O Hugo_SP está montando um teste com vários modelos de fones de ouvido.

Quanto ao uso de transmissor FM para o pessoal da banda, eu diria que pode haver interferências, etc e tal. Mas há um problema sério também. A modulação de FM só transmite sons entre 100Hz e 15KHz (máximo, explodindo). Transmissores mais simples (você não vai usar um transmissor profissional caro, vai?) tem banda menor ainda. Você vai perder qualidade se transmitir assim. O baixista e o baterista vão reclamar de falta de graves.

Sei que é incômodo, mas use um bom fio. Ou então use um transmissor sem fio próprio para fones de ouvido. Lá no Joaberosa tem uns "baratos". Tem lá de R$ 1.849,00 até incríveis R$ 5.599,00.

Um abraço,

Fernando

Nossa, é muito caro... na verdade eu tambem pensei nisso, que seria um problema usar esses transmissores FM porque realmente há uma perda de qualidade, pode ter muita interferencia e etc. é o jeito mesmo é usar cabo...

G

Guest

Guest
Muito cuidado ao comprar transmissores FM pois alem de todas essas características já descritas pelo Bersan, a maioria deles não são aprovados pela Anatel e dão interferencias. Imagine só, aqui em SP os aeroportos já registraram interferencias até mesmo de pequenos transmissores chineses destes que se usam em carro para ouvir o som do MP3 pelo rádio. Além disso sei que a legislação proíbe ou restringe de certa forma o uso, então é bom mesmo desconsiderar FM!

Olá pessoal.

...então é bom mesmo desconsiderar FM!
Acho que vcs estão confundindo alguns conceitos... FM é abreviação para modulação por freqüência. Todos os sistemas sem fio analógicos usados em áudio são FM, que é um sistema com melhor imunidade a interferências que o AM. Os sistemas digitais estão usando modulação PSK (Phase Shift Keying ou modulação por deslcoamento de fase).

No caso dos sistemas analógicos, o que faz diferença entre um tipo e outro são as bandas de operação onde cada um atua... VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency) são as mais utilizadas em áudio. Estas bandas de operação estão relacionadas com a freqüência da portadora do sistema.

Prá resumir, estamos falando de duas coisas diferentes: tipo de modulação (AM ou FM) e faixa de freqüências da portadora (VHF e UHF).

[]'s

David Fernandes disse:
Olá pessoal.

Prá resumir, estamos falando de duas coisas diferentes: tipo de modulação (AM ou FM) e faixa de freqüências da portadora (VHF e UHF).

[]'s
David, voce sabe a faixa que comeca o VHF e a que comeca o UHF?

bersan

Administrator
Moderador
Téo,

VHF: 30MHz a 300MHz

UHF: 300MHz a 3.000MHz (3GHz).

fonte: http://www.teleco.com.br/spectro.asp

David,

quando o Téo falou em usar transmissor FM para o pessoal da banda, acho que ele pensou no seguinte:

- ele liga a mesa de som em algum transmissor FM desses de Mercado Livre (http://lista.mercadolivre.com.br/transmissor-FM), que transmite de 88 a 108MHz (rádio FM normal, de carro, casa)
- coloca uns MP3 ou mesmo celulares (desses modelos que também captam rádio) para os músicos ouvirem, como se fosse o retorno.

Entendi que foi isso que ele pretendeu utilizar. Daí a resposta: a qualidade será ruim, sem contar os problemas de interferências e outras coisas. Não vai funcionar, na minha opinião.

Um abraço,

Fernando

Oi Fernando...

Eu entendi o que ele quiz dizer... só quis destacar a questão dos conceitos pq são importantes. Se aprendermos os conceitos de forma errada, todo nosso embasamento estará errado tb.

[]'s

Tambem estou ansioso para ler o artigo sobre fones e amplificadores. Encomendei 1 Megaclick pra mostrar pros musicos. Se eles ficarem satisfeitos vou comprar mais 5. Assim vai acabar a "guerra" de volume.

G

Guest

Guest
Só para botar mais lenha na fogueira quanto a vantagem dos fones de canal quanto a saúde. :D

É notório que a proximidade da fonte sonora com o tímpano aumenta a chance de perda auditiva, a pessoa está muito mais exposta à fonte sonora.

Em uma pesquisa feita recentemente para uma fundação de apoio a músicos que apresentam perda auditiva, pessoas foram colocadas em laboratórios silenciosos com um player portatil de som e fones de ouvido abertos e foi constatado que neste ambiente o volume médio que as pessoas ouviam através dos fones era de 69db. Quando colocadas ao ar livre, onde estavam expostas à média de 65 db, as mesmas aumentaram o volume para 82 db, em média, algumas atingindo 95 db! Imaginem agora o nosso querido instrumentista "aumenta mais" utilizando fones abertos nas igrejas, onde mesmo substituindo todos os retornos por fones temos níveis superiores a esses 65 db. Certamente estarão expostos a maior pressão sonora.

Agora, a grande vantagem do fone IEM (In Ear Monitor ou canalphone) é bloquear o som externo, no caso, as pessoas continuariam a ouvir bem utilizando o mesmo volume. O grande risco quanto aos fones de ouvido de canal IEM é o mal uso, onde pessoas se expõe a níveis prejudiciais. Os nossos queridos instrumentistas mais "surdos" que sempre pedem para aumentar o volume têm que se reeducar, com caixas ou com fones. O fone permite detalhar seu instrumento claramente, ao contrário da maioria das caixas de retorno que utilizamos por isso permite "volumes" bem menores.

Deve-se ter muito cuidado na operação da mesa com esse sistema, pois o som vai diretamente pro ouvido do instrumentista. Uma falha, microfonia, aumento excessivo de algum instrumento, etc pode fazer com que o instrumentista deixe de falar com você por alguns dias :lol:
Sistemas profissionais possuem limiters justamente para evitar esse tipo de coisa.

Olá de novo, pessoal.

Hugo_SP disse:
Sistemas profissionais possuem limiters justamente para evitar esse tipo de coisa.
E quando não têm, nós colocamos... lá na igreja usamos um amplificador da Alto, de 6 canais. Em cada saída auxiliar da mesa usamos um limiter para a proteção dos músicos.

[]'s

G

Guest

Guest
É verdade, imagina só a dor do instrumentista. Pior que o amplificador da igreja , um powerplay da Behringer, não tem embutido. David, qual limiter vcs usam?

Pesquisei um projeto de limiter feito em casa para fones de ouvido, para quem não tem a disposição limiters embutidos nos amplificadores de fones e achei num excelente site sobre fones, o Headwize. Está em inglês.

http://headwize.com/projects/showfile.php?file=limiter_prj.htm

Acho que vou dar um pulo na Santa Efigênia e fazer um, e ver se vale a pena.

eu iria perguntar exatamente sobre isso de limiter, nao so pelo fato de ter problema com microfonia mas mesmo na questão do volume mesmo, pois o baterista aqui da igreja ele é surdo demais, pra ficar bom pra ele com retorno voce precisa deixar muito alto e acaba vazando um pouco!!! na verdade ele nao é surdo mas ele está acostumado a ouvir tudo muito alto e com certeza ele vai deixar o volume do fone alto tb.

esses modelos que tem limiter é muito mais caro? que solucao mais barata para isso?

Olá pessoal.

Hugo_SP disse:
David, qual limiter vcs usam?
Hugo, o que usamos lá na igreja são os limiters da própria LS9.

Mas o que normalmente recomendo aos clientes, é a utilização de compressores com a taxa de compressão em infinito. A Alto tem um compressor/gate/limiter de oito canais, chamado ACL8 (http://www.altoproaudio.com/html/details.php?ID=25&), que vc pode usar no rack do amp de fone.

TEO disse:
esses modelos que tem limiter é muito mais caro? que solucao mais barata para isso?
Teo, pelo que sei, estes modelos de amps de fone mais usados hoje, o Power Play (da Behringer), o S-Phone (da Samson), o HPA-6 (da Alto), os Power Clicks (DB05 e RK1), nenhum deles possui limitação.

A solução é colocar limitadores (ou compressores trabalhando como limitadores) nas saídas auxiliares, antes de entrar no amp de fone. Se ficar muito caro, identifique as vias mais críticas (no seu caso, o batera) e ponha um limiter na via dele. No entanto, o ideal é que todas as vias de fone tenham limitação.

[]'s

A solução mais barata que encontrei foi colocar uma mesa pequena do lado do baixista e ligar o fone nela, depois de passar por esta mesa ligo na principal.

Não é o ideal, mas fiz o possível dentro do meu R$$$$$ :(

o pessoal bem profissional mesmo usa desta maneira, uma mesa para monitor e depois vai para o PA e sao 2 operadores, um de monitor e outro na PA... ai sim é o correto, foi um grupo em minha igreja cantar que foi feito isso, na verdade o cara ligou a mesa dela para monitor (que era tudo fone de ouvido) e o operador ficava com um fone ouvindo exatamente o que os instrumentistas estavam ouvindo, ai depois iria para o operador de PA. Eu nao cheguei a ver se eles tinha limiter em cada saida de fone!

Olá Amigos do SAV,

A Paz do Senhor Jesus esteja com vocês!

Agora não irei perguntar mas quero dar minha contribuição, adotamos em nosso ministério
a utilização de fones aos instrumentistas e está sendo ótimo, o baterista não cruza o rítimo
pois ouve perfeitamente o vocal líder, todos os músicos terminam a missão satisfeitos musicalmente
pois não há mais a sensação de que tocou apenas por tocar...

Indico a todos e em especial para as igrejas, estamos utilizando um PowerPlay Ha8000 e fones Koss Porta Pro.

Futuramente assim que possível adotaremos também fones aos backs aí será excelente!

Abraço a todos!