Socorro!!! Sonorizacao para eventos gerais

llestatt

New Member
Olá pessoal, sou o llestattikki e ja participei com alguns topicos, porem esqueci minha senha do email antigo por isso to com este novo usuario.
Bem pessoal estou com problemão: na escola onde trabalho foi me solicitado fazer uma lista de equipamentos para sonorizacao de eventos!!! Ja dei um olhado em termos de referencia de varios orgaos (TREs, TRTs, Prefeituras) ja tenho uma base so me falta uma opniao de voces que ja sao feras e têm todo o Knowhow da coisa. Ja li muita coisa sobre diversos tipos de equipamnetos inclusive uma apostila que acho bem legal a do Sergio Izeckson, e muitas outras... fora os tantos topicos daqui. O local da sonorizacao para gincanas, shows, e afins é num local com cobertura semalhante a de um ginásio, com teto alto, acho que com uns 15 a 20m de altura a area deve ser de aprox. de 500 m2, dai tenho algumas perguntas, lembrando que dinheiro NAO É problema, sera contratado uma empresa para instalacao, operacao e fornecimento de todos os mateirais e equipamentos. porem eu é quem vou solicitar tais equipamentos e diga-se de passagem, pra ontem, hehe.
- Neste ambiente quantas caixas devo usar e qual potencia(4 de 300w rms a 4Ohms, dá po gasto??) ATIVA, PASSIVA
- Um amplificadode quanto de potencia( 1200w rms, para o exemplo???)
- Um palco (num sei pra onde vai, so sei que deve suportar os instrumentos/banda... )
- microfones vou pedir 5 sem fio a condensador UHF cardioide e 10 com fio dinamico cardiodie tambem e tudo profissional, com windscreen;
- 5 pedestais girafa para microfones, com regulagem de altura;
- monitor, quantos???(polegadas??, duvida: monitor = retorno??)
- jogo de luz???(num sei pra onde vai)
- mesa de som com quantos canais(20 dá pro gasto, bem profissional, phanton power e tals, sem ser amplificada???)
- direct boxes (quantos ? ativos e/ou passivos??)
- equalizador de 31 bandas grafico ???
- compressor/gate???
- gerador de energia??
 
rapaz vc está com uma ótima oportunidade de pedir uma ajuda profissional, um profissional credenciado aí da sua área que preste consultoria.

tudo depende das medidas do lugar, materias da parede, teto, chão, formato principalmente.

o pessoal que tem mais experiência daqui a pouco começa a dar algumas dicas.
 
Se grana não é o problema, contrata alguém para fazer um projeto inteiro.
É o melhor que você faz, se não entende de áudio.
 
llestatt disse:
Bem pessoal estou com problemão: na escola onde trabalho foi me solicitado fazer uma lista de equipamentos para sonorizacao de eventos!!!

O local da sonorizacao para gincanas, shows, e afins é num local com cobertura semalhante a de um ginásio, com teto alto, acho que com uns 15 a 20m de altura a area deve ser de aprox. de 500 m2, dai tenho algumas perguntas, ...

Como já falaram, se vão contratar empresa pra instalar, exitem empresas que fazem todo o projeto e instalação, ou um profissional para o projeto e empresa para instalação.
Devido as dimensões, e por ser parecido com um ginásio, até ai não tem tanto problema, a questão é você vai de Gincanas a Shows, aí muda bastante.

llestatt disse:
lembrando que dinheiro NAO É problema, sera contratado uma empresa para instalacao, operacao e fornecimento de todos os mateirais e equipamentos. porem eu é quem vou solicitar tais equipamentos e diga-se de passagem, pra ontem, hehe.

Que frase MARAVILHOSA !!!!!!!!
 
Olá, Por gentileza, não se atente a minha grosseiria! rsrsrs! Vou tentar auxiliar.
Muito longe do som ou do equipamento, precisamos ter noção! Feeling ! Afinal o local é o veículo e o evento e as pessoas são as grandes estrelas. O som e iluminação, meros acessórios de algumas horas. Então comece pegando uma fita métrica e meça o local. porque 15 ou 20 metros de altura correspondem a 6 ou 8 andares ISSO É MUITA ALTURA !!! Ou o local é bem maior do que 500 m2. Tenha certeza da disposição física do local pois isto pode lhe render economia consciente.!!! Quantas pessoas cabem aí? Investigue se houve enventos anteriormente e como funcionaram? Que tipo de eventos você terá que coordenar? Festa junina com banda?, Terá mesas. Irá fazer colação de Grau? Terá Palco? Qual o tamanho? Irá sonorizar cultos e louvores ? As paredes estão lisas? Têm cortinas?
Os eventos anteriores foram feitos por estudantes, voluntários ou por profissionais. Quem forneceu os equipamentos.? Existe ponto de tomada de energia em algum quadro?, Qual a tensão?
Você será balizado pela experiência de outros e não pela sua !!!
E não se esqueça de que em eventos as pessoas querem satisfação!

Se nada disso aconteceu preocupe-se em fazer bem pela primeira vez. Mande mais informações, estou por aqui, forte abraço!
 
Rapaz !!!
Agora que eu vi que você está em Maceió. !!! :shock:
Pensei que você estava aqui do lado !!! rsrsrsrs !!!
Verifique as coisas que escrevi anteriormente e procure ajuda especializada ! Vamos trocando umas idéias.

forte abraço!
 
na escola onde trabalho foi me solicitado fazer uma lista de equipamentos para sonorizacao de eventos!!! Ja dei um olhado em termos de referencia de varios orgaos (TREs, TRTs, Prefeituras)
publica??? hehe... coloca um profissional pra fazer, ja que o dinheiro, se a escola for pública, é nosso pode gastar a vontade!!! hehe

brincadeiras a parte... tenta pegar mais informações mesmo, tipo largura, profundidade... altura ( desculpa mas tb achei estranho 15 a 20 metros de altura é muita coisa{pra vc ter ideia tava lendo uma matéria sobre parte da reforma que fizeram no maracanazinho e eles citam q o marcanazinho tinha de altura se me lembro bem entre 25 e 28 metros... o placar q vc ve na foto fica a +- 10 ou 12 mts, não achei a metéria q falava disso...

maracanazinho.jpg


tipo ginásio, se tem altura é coberto, vai em Sp é comum as escolas o patio ser coberto mas não ter laterais... se tiver posta tb umas fotos..
Se não tem opção de contratar um profissional...tentar juntar mais informações... blz!!
e queremos ver o resultado heim!

a[]
 
Bem pessoal vou ser bem direto com vcs, na escola eu faço parte da area de Gerencia de Tecnologia da Informaçao com suporte Audiovisual, nosso foco é a parte de rede(servidores windows, linux,...), softwares(Office, BrOffice, Corel Draw, Photoshop, softwares proprios que desenvolvemos tipo: Biblioteca, utilizacao de veiculos,... ), site. Minha parte agora é a grafica com audio visual, utlização de projetores, DVDs, VCRs, (lembrando que quem é da Informatica sabe de TUDO, segundo os usuários, é claro, ex.: O ar condicionado da problema, já nos chamam para saber uma posiçao!!! hehehe). E agora surgio a necessidade destes equipamentos, e a forma de contratar a empresa é com um documento disponibilizado ao publico, uma forma de licitação por menor preço, dai o responsavel pelas detalhes dos equipamentos sou eu, dai eu pensei e ainda acredito que com ajuda de voces vou conseguir!
 
Xiii... Pessoal errei feio!!! O telhado deve ter no maximo 6 m de altura em seu ponto mais alto! e 3 m de altura nas extremidades, ele é dividido tipo assim: ^ vou colocar umas fotos...
 
llestatt disse:
Xiii... Pessoal errei feio!!! O telhado deve ter no maximo 6 m de altura em seu ponto mais alto! e 3 m de altura nas extremidades, ele é dividido tipo assim: ^ vou colocar umas fotos...

llestatt,
peça as medidas EXATAS para a construtora, ou veja na planta, no projeto...
pq 1 ou 2 metros de diferença em cada dimensão do prédio pode mudar muito a potencia necessária para sonorizar o mesmo.

outra coisa, é só som ambiente ou som de grande pressão como shows, com subs, tal?
quantas pessoas pretendem ter nesse ambiente quando em lotação máxima?

se vc não responder COM EXATIDÃO TUDO que o pessoal lhe perguntar, vc não vai obter respostas concretas. pq suas respostas estão sendo muito subjetivas.
 
CARACA!!!

Mas tendo em vista as condições financeiras e a altura máxima do teto, com certteza esse som pode ficar ANIMAL!!!


Faz tudo bem certinho, contrata uma empresa profissional pra fazer tudo que esse lugar pode ser tornar referência!!!

Vão pagar fortunas pra fazer shows aí!
 
vc respondeu quais os materias da parede, teto, chão?
vc entende de áudio?
eu conheço pessoas que sabem muito de informática e nada ou quase nada de sonorizações.
vc respondeu as perguntas do Donalire?

-Você possui conhecimento técnico para usufruir tudo o que um equipamento pode fornecer?

Conhece impedância?
Consegue montar uma estrutura de ganho de forma a aproveitar todo o seu sistema?
Já usou algum tipo de som antes?
 
com certeza esse som pode ficar ANIMAL

Pode mesmo! Pode virar um mugido ou zurrado sem tamanho! Esses locais geralmente tem péssima acústica... Nem vou opinar aqui porque sei que tudo o que disser pode ser totalmente diferente por causa do local...

Só o que digo é:
Contrate uma empresa. Não acho que a opinião do pessoal vá ajudar muito...

Abraços

Israel
 
isinho disse:
com certeza esse som pode ficar ANIMAL

Pode mesmo! Pode virar um mugido ou zurrado sem tamanho! Esses locais geralmente tem péssima acústica... Nem vou opinar aqui porque sei que tudo o que disser pode ser totalmente diferente por causa do local...

Só o que digo é:
Contrate uma empresa. Não acho que a opinião do pessoal vá ajudar muito...

Abraços

Israel

Mas se forem gastar um bom dinheiro isso não possibilita a eles colocarem um teto que melhore a acústica? Colocar algumas coisas como armadilhas de graves etc etc etc... isso não melhora o som uai
 
:shock:
Bom dia !!. Parece que a coisa não está fácil !!!
Se você puder fazer uma desenho a mão mesmo ( croqui ) colocar as principais dimensões, em metros, inclusive formato da cobertura, a gente vai ver o que dá para fazer. Se for possível também colocar a posição das portas de entrada/saída e janelas, e aquele ponto de energia que eu te falei !!!

Pelo começo do tópico parecia-me que você queria projetar um palco ???. É isso também ??? RSRSRS !!! Me parece que você quer fazer do lugar uma danceteria ! rsrsrs !!!

Faz um desenhinho a mão aí, scaneia e me envia, não se preocupe que eu vou tentar entender. ( Isso vai custar caro ! rsrsrs !!! ).

Forte abraço! Meu caro! você consegue !!! :D
 
Mas se forem gastar um bom dinheiro isso não possibilita a eles colocarem um teto que melhore a acústica? Colocar algumas coisas como armadilhas de graves etc etc etc... isso não melhora o som uai

Melhorar até melhora, mas nunca vi em um ginásio ou coisa desse tipo o som ficar bom...
 
Nem tanto por isso, mas geralmente porque absorvem muito pouco som, reverberando demais...
 
Back
Topo