Upgrade de som Igreja

dr_uil

Member
Olá amigos, mais uma vez volto a esse maravilhoso fórum para pedir ajuda e tirar algumas dúvidas. Aprendi muitas coisas aqui, e o que aprendi muitas consegui colocar em prática na igreja.
Dessa vez, venho perguntar sobre uma renovação que faremos no som da igreja. A princípio, vamos trocar a mesa por uma digital e as caixas do PA, que já tiveram os auto-falantes consertados anteriormente (bobina) e estão bem "cansados". Na mesa, estamos pensando em uma Presonus 24.4.2 que nos atenderia muito bem. Já com relação ao PA, temos o mesmo problema que muitas igrejas, quem senta na frente sofre com a pressão sonora e quem senta muito atrás as vezes reclama do som que está baixo. Pensamos então, em colocar um sistema de vertical array com duas caixas por lado. Já temos o Subgrave e ele nos atende muito bem. O tamanho da igreja aproximadamente é 12x21 metros, e temos um rebaixo de isopor por volta dos 4m a 5m. Gostaria de aproveitar e fazer um upgrade para monitoramento por fones, já que considero o nosso púlpito pequeno para as caixas que temos (lembrando que o sistema foi comprado na época pensando em a igreja ir para um lugar maior). Breve posto fotos de lá.

Gostaria dessa ajuda, pois tivemos um OK para investirmos nisso.
Desde já um grande abraço a todos!
 
johnattas disse:
Bom, sobre pa, vcs já estudaram a idéia de sistema fly?
Olá Johnattas, estamos pensando sim. Pensamos na possibilidade de direcionar as caixas, e pelo que andei lendo, dá pra fazer isso com esse sistema. Teria algo em mente para indicar? E com relação à mesa? Vi vários videos e me parece bem tranquila de operar. Fora a qualidade dos prés que o pessoal está falando muito bem.

Abraço
 
compre caixas ativas mesmo de boa qualidade, JBL QSC RCF.... O sistema Line Array eh caro demais e e duas células por lado acho que nao atenderia vc e nem corresponderia da forma que gostaria...2 lines seria como uma caixa comum soh que em fly e um custo mt mais alto...uma célula está custando 1600 no mínimo...fora o bumper e o trabalho de alinhar...vai sair bem mais caro que uma caixa qsc de boa qualidade...
 
Quando vc falou que o pessoal de trás reclamava do som baixo pensei em colocar caixas de Delay. Mas, pelo que vejo na foto, não é preciso.
Não é extenso o número de cadeiras. Acredito que boas caixas em fly, LR, como disse o johnattas, resolveria.
Em relação a mesa, pelo que eu já li é uma ótima mesa. Fácil de operar pelos videos que já vi.
Na mesma linha de preço esta a behringer X32 e Soundcraft Expression 3. Mas, isso é uma questão de gosto.
 
Para mesa Recomendo a behringer x32, com mais canais e mais recursos...
Já para pa, estive vendo sistemas de caixas jbl, rcf, que são colocadas suspensas. Fica muito bom
 
Pesquise o quanto for necessário, pois não adianta se arrepender depois que comprar.
Eu comprei uma mesa analogica à 3 anos, mesa boa. Mi arrependi, pois poderia ter comprado uma digital ( 01v96), mas como não pesquisei, comprei e hoje tenho necessidade de uma mesa com recursos que uma digital tem.
 
Eu escutei essas caixas qsc no Paraguai... É uma maravilha.... Ativas, tocam muito... E realmente são bem em conta... Vale a pena conferir...
 
Muito obrigado galera, todas as dicas foram ótimas. Hoje, vou tirar mais umas fotos da situação atual. No PA temos duas Anteras se não me engano TS400 ativas. Porém já estão com mais de 7 anos e uma já teve a bobina trocada.
Pensei na Presonus pela facilidade de manuseio, já que a galera não está acostumada com mesa digital, esta é a que me parece mais "próxima" de uma analógica.
Abraço
 
A Presonus tbm é uma otima mesa...mas pelo custo e ser recomendada mais para estudio recomendaria uma Yamaha 01v96i ou uma X32 com preços parecidos...as 3 são otimas...
 
Voltando pessoal.....

em um espaço desse, qual seria a potência ideal das caixas de PA? Como podem ver, a altura do teto não é muito grande e o templo aloca umas 200 pessoas (+/-)...
 
Outra pergunta, duas caixas da attack line array 206A de cada lado, seria o suficiente? Seria muito difícil de alinhar??
Abraço
 
Fala pessoal,

Thiago Ferraz escreveu:

A Presonus tbm é uma otima mesa...mas pelo custo e ser recomendada mais para estudio recomendaria uma Yamaha 01v96i ou uma X32 com preços parecidos...as 3 são otimas...

Thiago, a Presonus se chama StudioLive, ou seja, pode ser usada no PA tranquilamente, os prés são bons. A 01V vai sair de linha, isso é fato. Se for de Yamaha é melhor esperar as novidades. A X32 é uma boa opção tem mais recursos que a Expression 3, permite gravação.

Temos uma Expression 3 lá na Igreja, muito fácil de operar, até as irmãs do círculo de oração sabem mexer... boa sonoridade, mas precisa de placa para gravar multipista. O preço está bem em conta, encontra até por R$ 11,5k... e tem trocentos tutoriais na Internet, a Harman nesse quesito não deixa brecha.

dr uil escreveu:
em um espaço desse, qual seria a potência ideal das caixas de PA? Como podem ver, a altura do teto não é muito grande e o templo aloca umas 200 pessoas (+/-)..

Há uma série de artigos aqui no fórum chamada: "Potência uma coisa mais que complicada" são 6 artigos, lá te ensina a calcular a potência necessária.

Mas a grosso modo, vejo que pretende trabalhar com caixas ativas, isso facilita bastante até porque hoje no mercado você não vai encontrar nada viável com menos de 300W. Lembrando que deve-se ter uma folga de uns 20dB (Headroom), para eventos, superlotação, dias barulhentos e tal.

Em Fly é uma boa opção, quanto mais alto ficar o PA, melhor será para a dispersão sonora, atente sempre para o ângulo das cornetas, quanto menos som for jogado para as paredes melhor será a inteligibilidade, pois evitará reflexões. Ok?

Abç,
 
Obrigado pelas dicas Marcelo. Realmente tenho esse problema do teto ser um pouco baixo. Minhas caixas já estão em fly, temos duas anteras ativas ts400, mas como falei pretendemos melhorar a qualidade do som. Pensei em de repente colocar um cluster central (onde tenho mais altura) com duas caixas dessa attack 206A. Vi nas especificações que ela cobre um ângulo de 100º na horizontal. O que acham? Hoje pretendo tirar uma foto pra terem ideia.
Abraços
 
Dr_Uil, tudo bem?

100 graus da horizontal é bastante, eu tentaria uma caixa com ângulo mais fechado, essa Attack que você se refere é da linha Versa? Se for, sabe que não dá pra trabalhar com menos elementos do que o indicado...

O pé direito do seu templo é muito baixo para um sistema desse, dê uma olhada nesse tópico:

http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?t=4198

Pelas fotos dá pra fazer com duas caixinhas de 10" e mais um sub pro PA e mais duas de 10" para os retornos e ainda sobra som.


Abraço,
 
Back
Topo