Yamaha MG16/4 com 2 retornos indepententes

KSet

New Member
Olá, sou novo aqui no forum.

Minha igreja (-/+ 200 membros) está planejando comprar uma mesa nova. Após ler um pouco, cheguei a duas mesas que (talvez) nos atendam: Yamaha MG16/4 ou Behringer Xenyx 2222FX. Já li bastante sobre as duas, inclusive parte dos manuais. Como estamos preocupados mais com a qualidade (nossa mesa autal é uma MXS), creio que Yamaha seria a melhor opção.

Minha dúvida é quanto aos retornos. Temos um retorno que é usado pro tecladista e outro pra uma bateria eletrônica.
Como seria a ligação desses 2 retornos separadamente utilizando uma Yamaha MG16/4? Ou seja, um retorno só vai sair o som do teclado e outro só o da bateria.

Pensei em usar os subs, 1 para cada retorno, mas aí quando aí quando o fader do canal do instrumento fosse alterado, seria alterado tanto no PA quando no retorno :?

Alguma outra sugestão :?:

Avaliando a 2222FX, verifiquei que seria mais fácil, pois posso ter 2 auxiliares pré-fader (1 para cada retorno).

A Paz.
 
Olá Kset, seja bem vindo ao SomAoVivo.

verifiquei que seria mais fácil, pois posso ter 2 auxiliares pré-fader (1 para cada retorno).

Você mesmo chegou ao ponto correto. Com mais Auxiliares Pré-Fader, tudo será bem mais fácil. Para o teclado, você poderá mandar muito teclado e um pouco de bateria, por exemplo. Para o baterista, muita bateria e um pouco de teclado. E seria bom ter mais um Aux Pré sobrando, não?

Quantidade de Aux Pré é algo que deveria ser muito bem observado quando da compra de uma mesa, mas a verdade é que poucos observam.

Quanto à qualidade sonora das mesas, acho que você estará bem atendido com uma ou outra. Tenho Behringer e Yamaha MG, e as sonoridades são bem semelhantes.

Quanto à qualidade de construção, a Yamaha, sem dúvida, é melhor e tem melhor suporte do fabricante. Mas a Behringer também é boa mesa, e talvez tenha até melhor custo benefício.

Dê uma olhada neste tópico também, lá tem outras sugestões de mesas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=505">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=505</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Prezado Kset

Minha igreja possui um templo com pacidade equivalente à sua e nós usamos três auxiliares pré-faders (1 para o vocal, 1 para o tecladista e guitarrista e o terceiro para o baterista e baixista), além de um auxiliar pós-faders para o processador de efeitos. Se a minha mesa tivese mais auxiliares, com certeza ainda encontraria alguma utilidade para eles. Como você pode notar, auxiliares sempre são bem-vindos e já que vão adquirir um equipamento novo, estude a possibilidade de comprar um mixer com o atenda agora e também no futuro.

A paz,
Eduardo
 
bersan disse:
Dê uma olhada neste tópico também, lá tem outras sugestões de mesas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=505">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=505</a><!-- m -->

Olá Fernando, muito obrigado pela atenção, essas dicas vão me ajudar muito.

Eu já havia lido o tópico que você mencionou, mas como você já deve imaginar, nós também temos recursos limitados.
Com base nos artigos que li, não estou querendo optar por uma mesa nacional (CSM por exemplo).

Eu só não havia reparado que a MG16/6 tem 3 auxiliares, talvez seja uma boa opção.

Como os nossos outros equipamentos não são de qualidade equivalente, acho que não vai ter muita diferença no som se comprarmos uma Yamaha ou Behringer.

A Paz.
 
edlopessilva disse:
Prezado Kset

Minha igreja possui um templo com pacidade equivalente à sua e nós usamos três auxiliares pré-faders (1 para o vocal, 1 para o tecladista e guitarrista e o terceiro para o baterista e baixista), além de um auxiliar pós-faders para o processador de efeitos. Se a minha mesa tivese mais auxiliares, com certeza ainda encontraria alguma utilidade para eles. Como você pode notar, auxiliares sempre são bem-vindos e já que vão adquirir um equipamento novo, estude a possibilidade de comprar um mixer com o atenda agora e também no futuro.

A paz,
Eduardo

Olá Eduardo.

Você poderia me informar qual a mesa que você usa?

Grato,
Klause
 
KSet,

Eu uso o mixer SoundTech ST2442, de 24 canais, 4 subgrupos, 3 auxiliares pré-fader e 1 auxiliar pós-fader. Ela não é nenhuma referência em qualidade e já está bem velinha (10 anos de uso), mas tá dando pro gasto. Como eu tenho pena em gastar o dinheiro da igreja.............
 
Olá Kset!

Estou voltando ao fórum depois de uma semana gripado e com febre, heeheh, o artigo está até atrasado por isso... mas voltemos ao assunto.

Amigo, já vi essa história há um tempo atrás. Foi comigo mesmo, hehehe. Temos uma MXS12II e eu estava em dúvida se comprava uma Yamaha MG16/6 ou uma Xenix 22 ou 24...

Sabe o que compramos? Uma Yamaha MG24/14. Rapaz ela tem 4 auxiliares pré/pós fader e mais 2 pós fader ou effect. São 6 auxiliares no total. Comprei a mesa por 2.450 reais. Não sei as condições de sua igreja, mas já pensou nesta mesa?

Fora que a MG16 está fora de linha.

Abraços.
 
ls.bastos disse:
Olá Kset!

Estou voltando ao fórum depois de uma semana gripado e com febre, heeheh, o artigo está até atrasado por isso... mas voltemos ao assunto.

Amigo, já vi essa história há um tempo atrás. Foi comigo mesmo, hehehe. Temos uma MXS12II e eu estava em dúvida se comprava uma Yamaha MG16/6 ou uma Xenix 22 ou 24...

Sabe o que compramos? Uma Yamaha MG24/14. Rapaz ela tem 4 auxiliares pré/pós fader e mais 2 pós fader ou effect. São 6 auxiliares no total. Comprei a mesa por 2.450 reais. Não sei as condições de sua igreja, mas já pensou nesta mesa?

Fora que a MG16 está fora de linha.

Abraços.

Eu li o tópico em que vc estava com essa dúvida.

Acho que a MG24/14 está meio fora de cogitação, com esse valor eu tenho que comprar uma mesa + mics sorvertão + mics de coral + suportes.

Vou acabar sugerindo a compra da Xenix 2222 ou 2442.

Obrigado pela segestão.

A Paz.
 
edlopessilva disse:
KSet,

Eu uso o mixer SoundTech ST2442, de 24 canais, 4 subgrupos, 3 auxiliares pré-fader e 1 auxiliar pós-fader. Ela não é nenhuma referência em qualidade e já está bem velinha (10 anos de uso), mas tá dando pro gasto. Como eu tenho pena em gastar o dinheiro da igreja.............

Nós também temos um mixer SoundTech (ST122T), só que ele está jogado de lado, pois está com muitos problemas. Na verdade nunca vi essa mesa funcionando, não sei nem qual a qualidade dessa mesa em comparação com as outras. Você sabe? Será que vale a pena arrumar e vender pra ajudar a comprar a nova?

A Paz,
Klause
 
Kset,

Parece-me que a SoundTech não existe mais. Já tentei procurar pela marca, em tudo quanto é lugar, não encontrei.

Era um fabricante de equipamentos "medianos" (como a Behringer ou Alto). Nem muito bom, nem muito ruim.

Será que vale a pena arrumar e vender pra ajudar a comprar a nova?

Por falta de diagrama esquemático, acho que será difícil. A não ser que seja um técnico experiente e problema simples (fader ruim, por exemplo).

Um abraço,

Fernando
 
Olha quase compramos uma Behringer SL 2442... quase. Mas vi que teria problemas quanto a suporte pós-venda. Mas parece ser uma excelente mesa, até porque até compressor vem nela!

No cado das Xenix, também parecem ser ótimos mixers, de acordo com o que o pessoal fala aqui. Mas uma dica, pense numa mesa que nao te atenda agora, mas que você precise atender daqui há alguns anos, sacou?

Se fosse pra comprar uma mesa agora, eu teria comprado uma MG16/6FX, estava excelente pra gente. Mas daqui há 5, 10 anos, provavelmente faltariam canais, até porque essa mesa foi comprada pra matriz.

Veja se essa Xenix vai te atender, porque ela na verdade, tem 8 canais monos e 4 estéreos. Veja se isso vai te atender no futuro de acordo com o crescimento de sua igreja.

2222FX_medium.jpg
 
KSet,

Quanto a manutenção da sua SoundTech, só vale a pena se ficar num valor muito inferior ao de um mixer novo. Na minha já troquei alguns faders, potenciômetros e conectores, mas daqui a pouco ela não vai mais aguentar o tranco. Levei para uma especializada e não pude consertar todos os problemas porque não havia como encontrar os componentes importados.
Sugiro que ligue a sua mesa e detalhe os problemas, se são apenas falha dos potenciômetros ou outros piores. Falha de potenciômetros e conectores é moleza de resolver, agora, problemas em placas de circuito, CI's, etc, já fica mais complicado e caro. Ao invés de vender, é melhor guardá-la para eventos externos de menor porte.

Quanto a sua dúvida na escolha da mesa nova, se ela ficar fixa, pode comprar a Behringer que vai te satisfazer, mas faça um projeto da sua necessidade atual e futura (médio prazo), para escolher o modelo devido a quantidade de opções e recursos de cada um. A opção pela Yamaha é somente pela maior fama de durabilidade, como se por exemplo você tiver de montar e desmontar a mesa em todos os cultos, já que na qualidade, para nós, não terá diferença tão perceptível.
 
ls.bastos disse:
Olha quase compramos uma Behringer SL 2442... quase. Mas vi que teria problemas quanto a suporte pós-venda. Mas parece ser uma excelente mesa, até porque até compressor vem nela!

No cado das Xenix, também parecem ser ótimos mixers, de acordo com o que o pessoal fala aqui. Mas uma dica, pense numa mesa que nao te atenda agora, mas que você precise atender daqui há alguns anos, sacou?

Se fosse pra comprar uma mesa agora, eu teria comprado uma MG16/6FX, estava excelente pra gente. Mas daqui há 5, 10 anos, provavelmente faltariam canais, até porque essa mesa foi comprada pra matriz.

Veja se essa Xenix vai te atender, porque ela na verdade, tem 8 canais monos e 4 estéreos. Veja se isso vai te atender no futuro de acordo com o crescimento de sua igreja.

ls.bastos,

Na escolha da mesa estou pensando sim no futuro, com o que estamos planejando comprar a mais (mics, etc) ainda sobrariam alguns canais em uma mesa de 12 (8 mono + 4 st) canais.

O único problema de escolher uma mesa com um pouco mais de canais é que teria uma diferença grande de preço, pois teria que ser no mínimo a SL2442 (18 canais). Seria ideal uma de 16 canais, só que não achei uma da Behringer ou Yamaha com essa configuração.

A Paz,
Klause
 
edlopessilva disse:
KSet,

Quanto a manutenção da sua SoundTech, só vale a pena se ficar num valor muito inferior ao de um mixer novo. Na minha já troquei alguns faders, potenciômetros e conectores, mas daqui a pouco ela não vai mais aguentar o tranco. Levei para uma especializada e não pude consertar todos os problemas porque não havia como encontrar os componentes importados.
Sugiro que ligue a sua mesa e detalhe os problemas, se são apenas falha dos potenciômetros ou outros piores. Falha de potenciômetros e conectores é moleza de resolver, agora, problemas em placas de circuito, CI's, etc, já fica mais complicado e caro. Ao invés de vender, é melhor guardá-la para eventos externos de menor porte.

Quanto a sua dúvida na escolha da mesa nova, se ela ficar fixa, pode comprar a Behringer que vai te satisfazer, mas faça um projeto da sua necessidade atual e futura (médio prazo), para escolher o modelo devido a quantidade de opções e recursos de cada um. A opção pela Yamaha é somente pela maior fama de durabilidade, como se por exemplo você tiver de montar e desmontar a mesa em todos os cultos, já que na qualidade, para nós, não terá diferença tão perceptível.

edlopessilva,

Aí está um dos problemas: a mesa NÃO vai ficar fixa, temos um rack 19" móvel com rodas (tenho até que trocar por rodas de borracha). No nosso caso, montamos a mesa todos os dias que tem culto.

Será que isso seria um problemão pra uma mesa Behringer?

Quanto a nossa SoundTech, vou ver o que posso fazer, pois conheço um pouco de eletrônica, já arrumei até monitores de computador.

A Paz,
Klause
 
KSet disse:
ls.bastos disse:
Olha quase compramos uma Behringer SL 2442... quase. Mas vi que teria problemas quanto a suporte pós-venda. Mas parece ser uma excelente mesa, até porque até compressor vem nela!

No cado das Xenix, também parecem ser ótimos mixers, de acordo com o que o pessoal fala aqui. Mas uma dica, pense numa mesa que nao te atenda agora, mas que você precise atender daqui há alguns anos, sacou?

Se fosse pra comprar uma mesa agora, eu teria comprado uma MG16/6FX, estava excelente pra gente. Mas daqui há 5, 10 anos, provavelmente faltariam canais, até porque essa mesa foi comprada pra matriz.

Veja se essa Xenix vai te atender, porque ela na verdade, tem 8 canais monos e 4 estéreos. Veja se isso vai te atender no futuro de acordo com o crescimento de sua igreja.

ls.bastos,

Na escolha da mesa estou pensando sim no futuro, com o que estamos planejando comprar a mais (mics, etc) ainda sobrariam alguns canais em uma mesa de 12 (8 mono + 4 st) canais.

O único problema de escolher uma mesa com um pouco mais de canais é que teria uma diferença grande de preço, pois teria que ser no mínimo a SL2442 (18 canais). Seria ideal uma de 16 canais, só que não achei uma da Behringer ou Yamaha com essa configuração.

A Paz,
Klause


Exatamente o meu problema, eu precisava de uma mesa de 16 canais também. Por isso optei pela de 24 canais.

Não sei aí em Brasília, uma Xenix 2442 FX (com módulo de efeito) está saindo por 1.430 reais e uma Yamaha MG 16/6FX (com o premiadíssimo módulo de efeitos SPX) sai a 1.375,00 reais.

Olhe os links:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=1998">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=1998</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=2127">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=2127</a><!-- m -->

A Xenix 2222FX sai por 1.168,00 reais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=1775">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=1775</a><!-- m -->

Também tem a Ciclotron CSM 24AC por 1.595,00 reeais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=548">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... cts_id=548</a><!-- m -->

Me desculpe perguntar, mas de quanto você dispõe pra compra da mesa?
 
ls.bastos disse:
KSet disse:
ls.bastos disse:
Olha quase compramos uma Behringer SL 2442... quase. Mas vi que teria problemas quanto a suporte pós-venda. Mas parece ser uma excelente mesa, até porque até compressor vem nela!

No cado das Xenix, também parecem ser ótimos mixers, de acordo com o que o pessoal fala aqui. Mas uma dica, pense numa mesa que nao te atenda agora, mas que você precise atender daqui há alguns anos, sacou?

Se fosse pra comprar uma mesa agora, eu teria comprado uma MG16/6FX, estava excelente pra gente. Mas daqui há 5, 10 anos, provavelmente faltariam canais, até porque essa mesa foi comprada pra matriz.

Veja se essa Xenix vai te atender, porque ela na verdade, tem 8 canais monos e 4 estéreos. Veja se isso vai te atender no futuro de acordo com o crescimento de sua igreja.

ls.bastos,

Na escolha da mesa estou pensando sim no futuro, com o que estamos planejando comprar a mais (mics, etc) ainda sobrariam alguns canais em uma mesa de 12 (8 mono + 4 st) canais.

O único problema de escolher uma mesa com um pouco mais de canais é que teria uma diferença grande de preço, pois teria que ser no mínimo a SL2442 (18 canais). Seria ideal uma de 16 canais, só que não achei uma da Behringer ou Yamaha com essa configuração.

A Paz,
Klause


Exatamente o meu problema, eu precisava de uma mesa de 16 canais também. Por isso optei pela de 24 canais.

Não sei aí em Brasília, uma Xenix 2442 FX (com módulo de efeito) está saindo por 1.430 reais e uma Yamaha MG 16/6FX (com o premiadíssimo módulo de efeitos SPX) sai a 1.375,00 reais.

Olhe os links:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=1998">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=1998</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=2127">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=2127</a><!-- m -->

A Xenix 2222FX sai por 1.168,00 reais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=1775">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... ts_id=1775</a><!-- m -->

Também tem a Ciclotron CSM 24AC por 1.595,00 reeais:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&products_id=548">http://disconildo.com.br/lojanova/produ ... cts_id=548</a><!-- m -->

Me desculpe perguntar, mas de quanto você dispõe pra compra da mesa?

Aqui em Brasília consegui esses preços (à vista):

Xenyx 2222FX - R$1.298
Xenyx 2442FX - ~ R$1.450
Yamaha MG16/6FX - R$1.247

Acho que podemos gastar no máximo R$1.500 numa mesa. O máximo que consegueríamos seria a Xenyx 2442FX.

Eu até pesquisei sobre essa Xenyx 2442FX, mas é de 12 canais também e paira uma dúvida sobre ela: cadê o volume L e R pro master? só tem um fader para o bus master. Estava pensando em usar o L e R pra dividir as caixas do PA em 2 grupos: som mais baixo na frente da igreja e som mais alto atrás (pois há vazamento de som que vem dos retornos). Fora isso, a Xenyx 2442FX também seria uma boa opção.
 
KSet,

cadê o volume L e R pro master? só tem um fader para o bus master. Estava pensando em usar o L e R pra dividir as caixas do PA em 2 grupos: som mais baixo na frente da igreja e som mais alto atrás

Muitas mesas importadas estão vindo assim. Mas isso não quer dizer que você não possa usar o recurso da forma que você deseja.

Seus amplificadores com certeza devem ter atenuadores (igual a um volume, mas tecnicamente são atenuadores, não volumes). Então você pode usar o amp da frente com atenuação maior (volume mais baixo) e o amp de trás com o atenuador no mínimo (volume no máximo).

É o mesmo resultado, só que feito de outra forma. Se um dia você precisar de mais som na frente, só acertar no amplificador.

Eu até pesquisei sobre essa Xenyx 2442FX, mas é de 12 canais também

A Xenix 2442Fx de R$ 1.450,00 tem 12 canais assim divididos: 10 canais mono + 2 estéreos.

A Xenix 2222FX de R$ 1.298,00 tem 8 canais mono + 4 estéreos.

Cuidado: ambas parecem ter 12 canais, mas na verdade são bem diferentes. Você tem que ver o número de microfones da sua igreja, atual e futuro. Mics você só conseguirá ligar em canais mono.

Um abraço,

Fernando
 
Profisound

Alguém já ouviu falar da Profisound (profisound.com.br)?

É uma loja virtual de Goiania, só vende pela internet.

Alguém sabe se é confiável? Se vem com nota?

Pelo menos eles a aceitam pagar através do mercado pago e pagamento digital que vc só libera o dinheiro quando receber a mercadoria.
 
Kset,

liguei para lá, para o Jesner. Não vou fazer juízo de valor, apenas vou citar o que aconteceu.

O telefone 62 36120611 não atende. Dá mensagem ou de que está ocupado (parecendo ser um celular) ou o telefone não existe. Lembrando que estava ligando do meu celular e de outro estado.

Pelo telefone 62 84049466 fui atendido pelo Jesner. Perguntei o CGC da empresa, ele disse que não lembrava de cabeça. Perguntei se tem nota, ele disse que sim, que "a maioria dos produtos tem" (sic).

Também citou que muitos dos produtos do site estão em falta, por causa do Natal (isso realmente acontece com muitas lojas), mas que ele não vai atualizar o site.

No site, a página "A empresa" está em construção.

Entenda como quiser.

Pelo menos eles a aceitam pagar através do mercado pago

Eu gosto de comprar por SEDEX a Cobrar. Só pago ao retirar, e na hora dá para ver se o tamanho da caixa é equivalente ao produto ou não. Além disso, você tem o direito de abrir a caixa dentro da loja do Correios e, caso não seja o produto, reclamar. Eles abrem uma ocorrência e o vendedor não recebe o dinheiro (nem você, pois eles vão averiguar, cada parte tem que apresentar justificativas e defesas. Demora uns 30 dias).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo