Yamaha MG16/4 com 2 retornos indepententes

Bersan, quanto ao Sedex A Cobrar, tem certeza?

Já ouvi muito falar que no Sedex a Cobrar você só abre a mercadoria depois de pagar, e se tiver areia lá dentro o problema é teu com o vendedor.
 
Irmãos, a SoundTech desde 2002 passou a se chamar "STK", e conta com a mesma qualidade dos SoundTech. Já trabalhei com crossover e Eq, que tinha até limiter. Muito bons. Balanceados e ótima robustez e acabamento, mas mesas ainda não trabalhei, mas deve seguir o mesmo padrão. Recomendo.
Mudando de assunto, não sou contra comprar pela internet, mas se a diferença for de menos de 20%, ainda prefiro comprar na loja da esquina, pois em caso de defeito, a troca é imediata e sem dor de cabeça.
Acunteceu duas vezes comigo, uma vez com a minha Behringer UB1832FX e com a SL2442FX da igreja, em que seus efeitos sem mais nem menos simplesmente apagaram e deixaram de funcionar. Compramos sábado de manhã, levamos de volta e à tarde já estávamos com outra zerada. Imagine acontecer isso com compra feita pela internet???!!!

Abraço a todos.

Paz e graça.
 
Produtos com valor considerável eu não compro pela net de vendedores comuns, só de grandes redes, principalmente com dinheiro da igreja. Você até recebe o produto, mas tem que torcer para não dar defeito, porque se der.............É dor de cabeça na certa e o valor dos fretes é sempre por sua conta.

Agora, coisas de menor valor, tais como microfones, plugues (em grande quantidade), direct box, etc, vale a pena arriscar quando se encontra um bom preço.

A paz,

Eduardo.
 
DennisSom,

a SoundTech desde 2002 passou a se chamar "STK"

Acho que tem algum engano... a SoundTech era americana, a STK é coreana. Na página da STK não há referência nenhuma sobre a SoundTech. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://stkpro.com/">http://stkpro.com/</a><!-- m -->

Se eu fosse dono da SoundTech e depois mudasse de nome da empresa, eu colocaria isso lá.

Quanto aos produtos STK, até que são razoáveis, tem bom projeto. Já usei, as mesas são tão boas quanto Behringer & Cia, talvez até um pouco melhor (a Coréia está muito melhor tecnologicamente que a China). Mas não há suporte nenhum aqui no Brasil, e já precisei de esquemas deles (solicitei por e-mail) e eles sequer me responderam. Não há um distribuidor local, logo... Aliás, é uma pena. Seria bom ter mais concorrência.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Manos.

Estou atras de assunto de mesas de som já faz algum tempo, lendo, pesquisando e cotando. Estamos em fase de troca da mesa atual que é uma Ciclotron Mix de 24 canais. Atualmente estamos procurando um mesa (não mais Ciclotron) que tenha acima de 10 Aux Pré para utilizar com Power Play e individualizar o retorno em fones para cada levita.
Será que seria possivel me enviarem algumas alternativas de mesas com preço não muito salgado?

Forte abraço a todos.

Sandro.
 
Olá Sandro,

mesa atual que é uma Ciclotron Mix de 24 canais

Tenho duas disponíveis para fazer eventos. Enorme, pesadíssima, sem sub-masters, e os faders dos masters dão defeito, só funcionam até o 0dB, depois disso o som simplesmente some. Nas duas!

Costumam ser a última opção nossa para qualquer coisa. Ou a primeira opção quando alguém pede uma mesa emprestada.


Rapaz, "dura coisa pediste".

Opção 1: Ciclotron VEGA, com até 12 Aux Pré/Pós (selecionáveis se Pré ou Pós). Preço na faixa de R$ 15.000,00 para cima, acredito.

Opção 2: Staner Pallas, com versões de 8 a 16 (se não me engano, estou sem tempo para conferir). A Veritas de 32 canais acho que tem 8 Aux Pré e custa R$ 13.000,00. A Pallas é bem mais cara, mas é superior à Ciclotron Vega.

Opção 3: acho que, no seu caso, vai valer mais a pena partir para as digitais. Alguns modelos tem 16 mandadas, por exemplo, que você configura do jeito que você quiser (se Masters, Matrix, Mono, Aux Pré, Aux Pós, etc).

mesas com preço não muito salgado?

Difícil. Até 6 Aux você encontra muitas alternativas. A medida que você sobe o número de Aux, as opções se restringem e o preço dispara...

Dê uma lida aqui nas mensagens envolvendo fone de ouvido (vá em "Busca", digite "Powerplay" e "Power Play"). Quem sabe você não encontra outra forma de usar o PowerPlay sem precisar de tantos Aux Pré.

Um abraço,

Fernando
 
Sandro disse:
Atualmente estamos procurando um mesa (não mais Ciclotron) que tenha acima de 10 Aux Pré para utilizar com Power Play e individualizar o retorno em fones para cada levita.

Mesas de pequeno e médio porte com todos estes auxiliares será muito difícil de encontrar. Normalmente as grandes têm.

Bersan disse:
Opção 2: Staner Pallas, com versões de 8 a 16 (se não me engano, estou sem tempo para conferir). A Veritas de 32 canais acho que tem 8 Aux Pré e custa R$ 13.000,00. A Pallas é bem mais cara, mas é superior à Ciclotron Vega.

Apenas para complementar a informação do Bersan, a Veritas tem 8 auxiliares e a Pallas 12.

Bersan disse:
Opção 3: acho que, no seu caso, vai valer mais a pena partir para as digitais. Alguns modelos tem 16 mandadas, por exemplo, que você configura do jeito que você quiser (se Masters, Matrix, Mono, Aux Pré, Aux Pós, etc).

A mesa digital que se enquadraria em preços semelhantes aos da Veritas é a Yamaha DM1000, que custa em média R$ 14.000,00. Tem 16 canais físicos (pode expandir até 48 canais) e 8 auxiliares. Outra possibilidade de 16 canais é a LS9-16, com 8 auxiliares, e que deve custar algo em torno de R$ 17.000,00.

A grande diferença entre as duas é a quantidade de OMNI OUTS, sáidas para as quais se endereçam os auxliares e as saídas L&R. A DM1000 tem 12 e a LS9-16 tem apenas 8. Na DM1000 vc consegue os oito auxiliares efetivamente, na LS9-16 não pq vc precisará separar dois OMNI OUT para o L&R. Então vc terá apenas seis auxiliares. A menos que vc trabalhe com um gerenciador de sistemas digital e envie o sinal da mesa para o gerenciador já em formato digital usando a porta SPDIF (AES/EBU). Neste caso, vc fica com as oito OMNI OUTS disponíveis para os auxiliares.

Se vc precisar efetivamente de 10 auxiliares, só a LS9-32, e os modelos acima dela (DM2000, M7CL, PM5D e PM1D, todas modelos profissionais), poderão te atender. No entanto, os preços sobem exponencialmente: LS9-32 (32 canais e 16 auxiliares), R$ 25.000,00; DM2000 (24 canais e 12 auxiliares), R$ 56.000,00; e por aí vai...

Sem conhecer suas aplicações, fica difícil sugerir algum modelo. Diga-nos qual é o setup da banda, quantos cantores, como é composto o seu sistema de som (vc usa gerenciador digital, crossover etc?).

[]'s
 
LS.Bastos,

Bersan, quanto ao Sedex A Cobrar, tem certeza? Já ouvi muito falar que no Sedex a Cobrar você só abre a mercadoria depois de pagar, e se tiver areia lá dentro o problema é teu com o vendedor.

Sim, foi o atendente do Correio que me explicou isso, depois que eu pensei alto perto dele: "tomara que não tenha um tijolo dentro". Outros atendentes já me confirmaram também.

Você pode (e deve) abrir a encomenda na frente dele (leve um estilete, ajuda muito), e caso não corresponda ao encomendado, você pede para abrir um ocorrência. O pagamento ao fornecedor é suspenso (ele não recebe) e é aberto um tipo de "Boletim de Ocorrência", onde você explica o que houve, o rapaz do Correio testemunha o que viu e o fornecedor é chamado a se explicar também. Depois de um tempo (30 a 60 dias), a gerência dá uma de "juiz" e decide quem tem razão, e entrega o dinheiro para a pessoa correspondente.

Ficar sem o dinheiro por até 60 dias não é fácil para ninguém. Ajuda muito antes saber as qualificações do vendedor, seja ele loja física ou loja virtual.

não sou contra comprar pela internet, mas se a diferença for de menos de 20%, ainda prefiro comprar na loja da esquina

Acho que o Dennis deu a melhor solução possível.

Um abraço,

Fernando
 
Setup som

Bom vamos lá meninos!!! :) :D
Mesa de som Ciclotron mix24(com muitos vazamentos entre os canais), 2 power play HA4700, 3 potencias Leacs LA 8000, 1 potencia DBS 4000 (p/ Sub), 1 Eq. TGE 2313S, 1 Crossover CX2400 Nady, 12 fones Koss, 2 mic Shure SM 58, 4 mic Lesson SM 58, 2 mic FX 500 Yoga (p/ metais), Bateria eletronica Yamaha DT X Press III e 4 caixas Leacs, 2 AKF-750 e 2 LCW-850. Temos lá 4 back vocal e um ministro, violão, guitarra, baixo, batera, teclado, 3 metais.
O projeto fianal de som preve um som quadrifonico, devido as finanças ainda não acabou, mas devagar estamos tocando o projeto e atualmente uma das necessidades e mudar a mesa de lugar, hoje fica na frente e vai pro mei da igreja, onde já estamos prevendo uma mudança de mesa definitiva.

Aguardo seus comentarios.

Abs.

Sandro.
 
Sandro.

Por meio da sua informação, vejo que vc emprega costumeiramente 13 canais. O ideal para vcs é que adquiram uma mesa com, pelo menos 24 canais, de forma a prever grandes eventos e o futuro crescimento da igreja.

Não há muitas opções no mercado de mesas com 24 canais e 10 auxiliares. Encontrei apenas uma, que é a Allen-Heath GL2800 (http://www.glseries.com/gl2800.php).

Um modelo que se aproximou de sua necessidade é a Mackie Onyx 2480 (http://www.mackie.com/products/onyx2480/index.html), que tem 24 canais, mas apenas 8 auxiliares.

O preço da Mackie eu não sei, mas há cerca de um ano eu cotei uma GL2800 de 32 canais para um cliente e, na época, estava custando cerca de R$ 25.000,00. Com o dolar em baixa, creio que custe hoje, algo em torno de R$ 23.000,00. Acredito que uma de 24 canais esteja entre R$ 18.000,00 e R$ 20.000,00... quase o preço da Yamaha LS9-32.

Sandro Moraes disse:
O projeto fianal de som preve um som quadrifonico...

Sandro, como é isso? Explica melhor, por favor. Em situações normais, a quadrifonia não se aplica à igrejas. Como foi que vcs chegaram a esta configuração?

[]'s
 
Mesa de som.

Bom, é uma longa historia, estou cuidando do som faz 4 meses, já com esta configuração e esta sobre minha responsabilidade melhorar a qualidade auditiva, tanto para os levitas como para os membros.
Este projeto foi montado por um tecnico de som contratado para mudar a antiga configuração que nosso Pastor comprou por R$30.000,00 em uma loja de SP, que rediculo, 8 caixinhas pequenas para mandar som em aproximadamente 2.100 mts², foi onde este tecnico indicou esta montagem de som por "quadrifonia", 4 caixas na frente e 4 caixas atras, e som se encontra no meio com isso o volume de som mandado se divide em 8 caixas, o som não fica tão alto e com qualidade, essa foi a explicação tecnica se tá correta não sei, pois não sou tecnico de som, como o Pastor já investiu mais de R$50.000,00 em som e todo mundo fuçava sem ciriterio, me "convocou" para encarar este desafio, conheço um pouco de sonoplastia, estou lendo bastante e atualmente estou procurando um curso de tecnicas de som, para poder ofertar o melhor pra Deus, sou baixista a 20 anos e agora dedico meu tempo pra cuidar do som da igreja, em obediencia ao meu Pastor.

Abs e desculpe pelo livro acima.

Sandro.
 
Sandro Moraes disse:
... foi onde este tecnico indicou esta montagem de som por "quadrifonia", 4 caixas na frente e 4 caixas atras, e som se encontra no meio com isso o volume de som mandado se divide em 8 caixas...

Como está dividido este sistema? Tem um amplificador para as caixas da frente e outro para as detrás? O som que é enviado para as caixas de frente é o mesmo enviado para as detrás?

Sandro Moraes disse:
... o som não fica tão alto e com qualidade, essa foi a explicação tecnica se tá correta não sei, pois não sou tecnico de som...

Mas vc é músico e músicos sabem distinguir se o som está bom ou não. Como vc ouve o sistema? Agrada a vc? E como é a inteligibilidade no centro do salão, boa ou ruim?

[]'s
 
Sandro, será que estão chamando o sistema de quadrifônico porque tem 4 caixas na frente e quatro atrás?

Quadrifônico e quadrifonia:

"Termo surgido na década de 70, designando os sistemas de reprodução com quatro canais de áudio total ou parcialmente independentes, posicionados nos quatro cantos do ambiente de audição. Uma das primeiras tentativas de oferecer um áudio surround num ambiente doméstico, foi mal sucedida comercialmente, devido a diversos problemas técnicos que demoraram demais para serem resolvidos. O formato era mais dispendiosos que o estéreo, requeria caixas acústicas adicionais numa disposição especial, e o mais importante, não havia um padrão mundialmente aceito para os discos de vinil (LP).

Um abraço,

Fernando
 
Mesa de som.

Fernando, exatamente isso, hoje temos apenas 4 caixas na frente, 2 sub's no chão e 2 cx suspensas, este projeto esta em andamento e para instalar mais 4 cxs atras teremos que investir só de cxs R$ 17.000,00, mais potencias, crossover e etc..
Quanto a disposição das cxs, quando estiver completa a configuração ou seja com as 8 cxs, elas serão alinhada para todo som bater no centro da igreja com isso diminuira a pressão acustica no ambiente, esta é a explicação tecnica que obtive.

David, como citei acima este projeto esta em andamento, atualmente pra 4 cxs que estão na frente, 2 sub e 2 suspensas, a divisão feita foi 2 potencias (LA 8000) para as 2 cx suspensas, acho que 1 para agudos e outra para os medios e 1 potencia (DBS 4000) para as 2 cx sub no chão, canal A do Equalizador para as cxs suspensas e o canal B para os subs.

Quando começei a trabalhar com o som, logo senti a falta dos graves, do bumbo, do baixo, talvez porque meus ouvidos sempre ouviram o gravissimo som dos baixos, especialmente do meu (bass collection de 12 anos) hé, hé, hé.
Mas depois de alguns testes verifiquei que existe um mal contato na placa de saida do crossover, devemos consertar.

Até o meio da igreja o som está audivel mas parece que falta definição, gostaria de ter conhecimento suficiente para fazer alguns ajustes precisos no equalizador, mais são muitos fader's para minha cabeça. Já atras da igreja no "fundão" o som é baixo mas parece que é mais definido, porém sem qualidade, é muito sinistro...

Abs.

Sandro.
 
Sandro,

elas serão alinhada para todo som bater no centro da igreja com isso diminuira a pressão acustica no ambiente, esta é a explicação tecnica que obtive.

Eu precisaria de fotos para entender melhor, mas por enquanto dê uma olhada neste artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Ele vai te entender melhor como dispor as caixas da igreja.

Quando começei a trabalhar com o som, logo senti a falta dos graves

Cuidado para não deixar o gosto pessoal atrapalhar. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=593">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=593</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89</a><!-- m -->

Até o meio da igreja o som está audivel mas parece que falta definição

O que você chama de "definição"? Está com problemas para entender o que está sendo falado? Pode ser problemas de inteligibilidade, de falta de agudos. Veja noções sobre como regular equalizadores:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=63">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=63</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64</a><!-- m -->

no "fundão" o som é baixo mas parece que é mais definido, porém sem qualidade

Costuma ser o pior local sempre, pois é onde mais se sente os efeitos da acústica, em geral deficiente, das igrejas. O som bate na parede, volta e "embola tudo". Diminuir os graves nessa região ajuda muito.

Espero ter ajudado. Um abraço,

Fernando
 
Sandro Moraes disse:
Quanto a disposição das cxs, quando estiver completa a configuração ou seja com as 8 cxs, elas serão alinhada para todo som bater no centro da igreja com isso diminuira a pressão acustica no ambiente, esta é a explicação tecnica que obtive.

Sandro, fiz estas perguntas todas para entender o que vcs estão fazendo. Deixe-me dizer uma coisa a vc: quadrifonia não funciona para ambientes grandes. Este argumento que a pressão sonora diminuiria no centro está incorreto. Vc vai conseguir, com esta configuração, apenas grandes cancelamentos de fase e provavelmente comb filter, que é um efeito acústico resultante das interações destrutivas das mesmas ondas sonoras que se originam de diversas fontes diferentes.

A verdadeira quadrifonia, assim como o 5.1, não emite o mesmo som simultaneamente por todas as caixas acústicas. No caso da quadrifonia, vc tem o som de voz e trilha sonora nas caixas dianteiras e os efeitos nas traseiras. No caso do 5.1, vc tem a voz na caixa central, trilha sonora nas laterais, efeitos nas traseiras e os graves na caixa de subgrave.

Algumas bandas tentaram usar a quadrifonia na década de 70, mas não deu muito certo. Os problemas foram enormes.

Vou contar a vc uma experiência que vivi na minha ex-igreja. Qd cheguei lá, há três anos atrás, havia um projeto para se instalar um som surround na igreja. Bati de frente com esta idéia e depois de muito discutir, os membros da equipe de som resolveram visitar algumas igrejas no Rio de Janeiro onde o projetista havia instalado um sistema semelhante. Fiasco total. Nenhuma das igrejas visitadas tinha o sistema funcionando. Disseram que era muito difícil de controlar e o som ficava sem inteligibilidade.

Por favor, não gaste mais R$ 17.000,00 em caixas. Vcs vão ficar com um grande mico nas mãos. Contrate um consultor sério e que seja conhecido e peça a opinião dele sobre isso. Tá me parecendo um caso semelhante ao que narrei acima.

Sandro Moraes disse:
David, como citei acima este projeto esta em andamento, atualmente pra 4 cxs que estão na frente, 2 sub e 2 suspensas, a divisão feita foi 2 potencias (LA 8000) para as 2 cx suspensas, acho que 1 para agudos e outra para os medios e 1 potencia (DBS 4000) para as 2 cx sub no chão, canal A do Equalizador para as cxs suspensas e o canal B para os subs.

Não se usa equalizadores em subgraves. Não fazem muita diferença. Vc consegue apenas aumentar os desvios de fase.

Sandro Moraes disse:
Até o meio da igreja o som está audivel mas parece que falta definição, gostaria de ter conhecimento suficiente para fazer alguns ajustes precisos no equalizador, mais são muitos fader's para minha cabeça. Já atras da igreja no "fundão" o som é baixo mas parece que é mais definido, porém sem qualidade, é muito sinistro...

O seu problema parece ser de acústica. Certamente um sistema como o que foi concebido para vcs não vai ajudar em nada... muito pelo contrário, deverá agravar a situação ainda mais.

[]'s
 
Acustica da igreja.

Fernando, tirei algumas fotos hoje mas não sei como te enviar por aqui, te envio por e-mail.
Li os artigos e foi muito bom, ajudou bastante, agora preciso tentar fazer os calculos... Quanto a tal definição o problema acontece quando todos estão juntos no PA, o ministro, os back vocais e instrumentos, fico olhando aquelas enormes caixas (4) e não entendo porque isso acontece, parece que o som não tem qualidade e quando aumento os faders do master (LR) a qualidade parece melhorar mas na frente o volume fica insuportavel, atualmente trabalho com os leds do master clipando o 0dB acima desta faixa percebi que o som destorçe, embola, reverba.

David, agora vc me deixou muito preocupado, nesta altura do campeonato, não consigo mais reverter os gastos investidos neste projeto e tb não vejo como solucionar, pq aqui em Bragança Paulista não conheço pessoas profissionais neste ramo que não pensam em explorar ou especular. Baseado nas informações que te passei vc consegue me dar uma ideia do que devemos fazer? Já que vc comentou que não mais devemos continuar com este projeto de quadrifonia, para sua informação minha igreja tem as seguintes medidas, 28 mts comprimento x 20 mts de largura e 6,0 mts de pé direito, as janelas foram lacradas com tijolos, forro de gesso, piso de ceramica.

Forte abraço, abençoados....

Sandro.[/img]
 
Sandro.

Eu não poderia dizer a vcs o que fazer sem ver o local, os equipamentos, escutar o som aí dentro, fazer algumas medições etc. Acho que vcs precisam da ajuda de um profissional de verdade. Não sei se a tua cidade fica muito longe de Campinas, mas lá mora um amigo, irmão em Cristo e profissional de áudio dos mais conceituados no Brasil, que é o David Distler. Vc podia conversar com ele. O e-mail dele é <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->. Ele tem um site chamado Proclaim (http://www.proclaim.com.br).

[]'s
 
Mesas de som

David, se fica perto? Campinas esta de Bragança Paulista 90 km. Vou agora mesmo entrar em contato com seu xará e nosso irmão em Cristo.
Caro David somente Deus pra te recompensar por sua preciosa ajuda.

" Aba Pai Deus amado em nome de seu Filho amado Jesus Cristo abençoe ricamente meu irmão em Cristo, Senhor realize os sonhos que são impossiveis, abram as portas, capacite mais teu filho amado Servo fiel, tudo isso para honrar teu Santo nome Cristo Senhor e Pai amado."

Amém.

Abração e te mantenho informado.

Paz em Cristo.

Sandro.
 
Sandro.

O forum serve para isso. Nos ajudar mutuamente. Obrigado por sua oração. Que Deus te abençoe e oriente tb, nesta difícil empreitada.

Se vc quiser, te passo o telefone do David em pvt.

[]'s
 
Back
Topo