Ajuda com Mesa de Som e CAixas

Pessoal, essa Cborges, citada lá no começo, vende com nota para Manaus, por causa da Zona Franca, para mandar pra fora, ela precisa internar o produto, daí incidirá todos os impostos de importação e tals, porém no meu caso a nota fiscal pra Manaus nos atende bem! A Mesa é garantida e não tem erro, a diferença é que vem com garantia de importado, 3 meses.

Detalhe que a mesa sairá por R$2.600,00 (a vista).

Quanto as caixas, vou tentar comprar Selenium mesmo, porém não sei onde vou ter preços bem atrativos pra caixas ativas.

Um abraço!
 
Porquê não me preocupo com comprar potência cerca, que pelo que sei é bem caro. E pesno em comprar um par de ativa da selenium e um par de passiva, e ligá-las como escravas, obtendo assim um conjunto com 2 caixas de cada lado, montada em Fly e distribuindo o som de forma melhor.

É o que eu penso e em conversa com alguns "entendidos", eles me indicaram este sistema.

To certo ou errado?
 
Só algumas coisas...

Os mesmos modelos passivos e ativos rendem de forma diferente. Geralmente caixas passivas rendem mais pois na ativa a amplificação cai ao se ligar a caixa passiva, (ficando em 4 ohms).

Por exemplo:

A Selenium SPM1502 ativa fornece 400 watts em 4 ohms (200 watts para cada caixa); já a passiva possui 300 watts em 8 ohms. Portanto um par ativa + passiva fornece 400 watts; já duas passaivas, 600...

Mas a ligação ativa + passiva tammbém é uma boa idéia. Só não recomendo se ficar muito alto, ou coisa assim... Já imaginou se queimar um fusível?!

***

E sua igreja precisa mesmo de 4 caixas?
Você usará delay?
Quais as dimensões da igreja?

Abraços

isinho
 
Isinho,

A Igreja tem +- 30x15x5 (CxLxH) com cerca de 100 a 150 pessoas. A guitarra usa delay em alguns momentos, porém o restante da regulagem é toda crua, sem efeitos e a única filtragem é um equalizador de 10 bandas da voxman, usado depois da mesa e antes das potências atuais.

Hoje temos:
Mesa: Ciclotron antiga com vários canais queimados e sem recurso nenhum, será trocada pela Yamaha.
Potencias: Staner 400s que dá 180watts em 4ohns por canal e 120W em 8. e uma Ciclotron DBS360 que dá 45W por canal (hoje não é utilizada).
Duas caixas da ciclotron num sei o que 1400/4f algo assim, um trambolho gigante com dois falantes e um drive, que não fala bem de jeito nenhum, tomei ódio dessas caixas.
Equalizador voxxman conforme já falei.

Não temos mais nada! nem mesmo retorno.

A ideia, como estamos com $ apertado, é comprar uma mesa decente, já que a atual não presta e comprar uma Selenium de 12 ativa e uma de 12 passiva e usar por enquanto como retorno, depois compraremos mais um conjunto e passaremos ele pra PA, e pegamos as ciclotron trambolho e usaremos como side.

Lembro-me que na presbiteriana de Paracatu, onde eu congregava em Minas Gerais, tinhamos as mesmas caixas, elas foram jogadas para o estudio e no templo passamos a usar umas caixas dessas pequenas ativas, que tocavam o som da igreja, e lá é gigante, cerca de 500 a 800 pessoas.

Entende!
 
Olá...

A guitarra usa delay

Não é desse delay que estou falando, mas sim de um atraso no som da caixa de trás para que os sons se somem, e não se sinta a duplicação...
Tem mais sobre isso aqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=2436">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=2436</a><!-- m -->

Outra coisa, eu não faria algumas coisas que você citou, a listar:

comprar uma Selenium de 12 ativa e uma de 12 passiva e usar por enquanto como retorno

Porque não usar direto pra PA?

Aliás, com essas medidas, acho que apenas duas caixas vão te atender bem sim, se precisar depois, quando a igreja tiver mais membros, compra outras...

Não precisa de caixas tão potentes para retono não; não é regra, mas geralmente PA é mais potente que retorno. Você pode economizar aí, e utilizar sua potência Staner para retorno, porque não usá-la?

E porque (essa eu não entendo meeesmo) usar essa caixa ruim da ciclotron como Side?
Aliás, precisa de side??? :shock:
 
Isinho,

Vamos lá.

Não sei sobre esse Delay, mas já pensei também em não suar 4 caixas, pensei em deixar somente duas mesmo, mas duas com falante de 15, pra caso precisar microfonar a batera, as caixinhas tocarem os graves bem redondos, ou talvez a de 12 mesmo.

Quanto a usar as selenium direto no PA, esqueci de comentar, a ideia é comprar a Ativa e a PAssiva, pq fica mais em conta e como não temos Dindin pra comprar duas ativas, esse esquema ficaria bom, lógicamente que eu iria testar o conjunto novo ao lado do atual e ver qual tem melhor desempenho e escolher o melhor para o PA.

Vamos usar a potencia staner pra retorno sim, até mesmo a DBS360 vai ser usada, pra tocar uma caixa de até 150Watts, pra fazer um único retorno.

As caixas da Ciclotron (você sabe quais são?), vamos usar como side ou como retorno, pensei em side, pq elas são muito grande e não ficariam legais como retorno, se eu não suá-las vou jogá-las fora, pq até pra vender aqui é ruim, não tem nínguem que compre!!! Podemos talvez, doá-las pra uma congregação ribeirinha no meio do mato... mas por enquanto serão elas os nossos retornos.

Respondi tudo?!?
 
Respondeu sim (acho)...

As caixas da Ciclotron (você sabe quais são?), vamos usar como side ou como retorno, pensei em side, pq elas são muito grande e não ficariam legais como retorno, se eu não suá-las vou jogá-las fora, pq até pra vender aqui é ruim, não tem nínguem que compre!!! Podemos talvez, doá-las pra uma congregação ribeirinha no meio do mato... mas por enquanto serão elas os nossos retornos.

Na minha opinião, menos é mais; lembre-se que quanto mais volume no palco, mais terá de processar o sinal para evitar microfonias e tal...
Eu não usaria, mas espera alguém mais entrar e opinar...
 
Isinho,

MAs no geral vc acha que duas caixas Selenium uma ativa e uma passiva resolverão?

Qual o tamanho e potencia indicada para o PA, na minha situação.

Como farei o retorno, se as únicas caixas que tenho pra tal são essas ciclotrons?

Obrigado,
 
MAs no geral vc acha que duas caixas Selenium uma ativa e uma passiva resolverão

Para PA sim, embora ainda prefira um par de caixas passivas + potência...

Qual o tamanho e potencia indicada para o PA, na minha situação?
Da potência ou das caixas, porque acho que essas Selenium já te atenderiam bem, mesmo você as pretendendo usar como monitores...

Como farei o retorno, se as únicas caixas que tenho pra tal são essas ciclotrons?

Porque não comprar modelos basicões?
Sua igreja usa muito volume?
Os músicos usam cubos ou tudo vai para a mesa direto?
 
Isinho esccreveu:
A Selenium SPM1502 ativa fornece 400 watts em 4 ohms (200 watts para cada caixa); já a passiva possui 300 watts em 8 ohms. Portanto um par ativa + passiva fornece 400 watts; já duas passaivas, 600...

ela tem 300 watts musicais, Rms são 150 no modo passivo, no modo ativo ela da 200 watts (150 do falante e 50 do drive)
 
Olá.

Sobre as caixas que vc quer usar como PA (Ativas ou passivas), diante das condições atuais (reais) em sua igreja quero recomendar:

1- Faça o teste. Instale somente uma caixa de cada lado (alinhadas fisicamente) - não importando no momento se é ativa ou passiva. Indico que vc utilize um tripé para isso. Posicione-as após o palco.

2- Faça a ligação das suas caixas de retorno do palco, da forma que vc achar melhor.

3- Aproveite os dois próximos cultos para a realização de testes.

O Isinho disse uma grande verdade: ("menos é mais" - quanto menos volume no palco mais fácil de regular o som geral da igreja).

Com esse teste, você saberá ao certo se será necessário instalar mais duas caixas de cada lado (Ativa/passiva). Ouça o som no fundo da igreja.

Quanto ao fato de ser Ativa ou Passiva.
Isso depende diretamente dos recursos disponivéis e dos projetos futuros.
Claro que caixas ativas permitem maior agilidade mas também tem seu custo para isso.

Fiquem na páz!
 
Senhores,

Minha dúvida agora é a seguinte:

Compro 2 caixas RCF de 10" para o PA;

ou

Compro 2 caixas Selenium 12" (uma Ativa e uma Passiva) pra ligá-las em conjunto e depois comprar (bem no futuro), comprar mais um kit de Ativa+Passiva.

Ou

tento comprar duas Selenium de 12 Ativa.


O que vocês acham?
 
Pensando no agora e para depois:
A caixa que vc quer é essa:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://aserenata.com.br/produtos/produto_detalhe.php?id=1961">http://aserenata.com.br/produtos/produt ... hp?id=1961</a><!-- m -->

Pensou nessa daqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://aserenata.com.br/produtos/produto_detalhe.php?id=302">http://aserenata.com.br/produtos/produt ... php?id=302</a><!-- m -->
Ou:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://aserenata.com.br/produtos/produto_detalhe.php?id=192">http://aserenata.com.br/produtos/produt ... php?id=192</a><!-- m -->


Considerando a solução de menor custo:
Compre 2 passivas e utilize seu amplificador.

Considerando a melhor solução. (minha simples opinião - tem muitos que pensam diferente)
Compre uma ativa e outra passiva.

Esses preços dos endereços citados acima são de MG/BH com certeza vc encontra preços melhores em sua região!
 
Pessoal,

Ou eu compro a RCF de 10" 350watts.

ou

eu compro as Selenium 12" SPM1202 Ativa. Neste caso a Ativa + Passiva.

ou

2 selenium 12" da Ativa acima.

Fechei meu leque e essas são as minhas opções.

O que vcs indicam?
 
Se tem condições pega as RCF logo de cara, pode ser as duas ativas.
Se tiver apertado, pega as Selenium, também recomendo as duas ativas.
 
Pessoal,

Surgiu a possibilidade de pegar a RCF de 15", fica por R$1990,00 cada caixa e nem vamos mexer com sub.

Eu, o outro amigo líder do Louvor, mais o guitarrista e o violonista, vamos vender cada um um Rins e pagar a diferença da de 10" para a de 15", acho que com a de 15 (como as caixas ficarão paradas na igreja), nós teremos maior comodidade de trabalhar com os sons e inclusive ficar mais confortável com os graves.

Que vocês acham?
 
Conhece a FZ Audio? Veja os produtos dela no <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.fzaudio.com.br">www.fzaudio.com.br</a><!-- w -->
 
JAM-CF,

você é o rapaz que tem uma MXS com um cabeçote NPRH 1400 com uma caixa 1400/4, citados em outro post, correto?

Se sim, então vocês vão sentir uma boa diferença indo para este sistema.

Seguinte, você citou que a igreja tem 30x15x5 (CxLxA), e 100 a 150 pessoas.

Tem algo errado aqui. Em 450m² se coloca 900 pessoas sentadas confortavelmente. Ou vocês tem espaço de sobra para crescer e gente de menos, ou as medidas estão erradas.

Em ambos os casos, tanto RCF quanto Selenium, você vai usar muito pouco da potência total possível. Será como usar um caminhão para transportar apenas uns poucos sacos de areia. Por outro lado, serão caixas para mmmmuuuuuuiiiiiittttttoooo tempo sem precisar se preocupar.

Quanto ao falante de 10" ou 15", como é o espaço aí? A acústica é boa? Reverbera muito? Se acústica = problema, invista em caixas menores, pois menos graves = menos embolação. Se não for problema, pode ir na de 15" feliz que você terá um gravão!

Um abraço,

Fernando
 
Raphael, infelizmente o ste que você me passou acima, não abre aqui, o servidor bloqueia, não sei pq, mas bloqueia.

Fernando, eu não sou este rapaz do outro post, o primeiro post meu é este, os equipamentos foram citados na primeira página. Quanto as dimensões da igreja eu não sei ao certo, mas temos duas fileiras de bancos de madeira com +-5 metros cada bando, se enconstarmos todos na parede formaremos um corredor que possibilita colocar outro banco, ou seja, desta forma estivei 15 metros de largura, quanto ao teto ele é bem alto e com forro de madeira e logo acima telhado de zinco. quanto a largura, como o templo é retungular eu joguei mais 10 metros, que ao imaginar, parece que realmente possui cerca de 25 a 30 metros. Não sei quantos bancos tem ao todo pra estimar a quantidade de pessoas, sei que em uma escola dominical a média é de 50 alunos e pela forma que estas pessoas ficam distribuidas pode-se estimar que no culto de domingo a noite a igreja chega a comportar 150 pessoas.

Quanto a acustica, reverbera um pouco com ela vazia (normal), mas ela possui muitas janelas e aberturas na parte de cima da parede, o chão é de piso frio. Quando cheia o maior fator que percebo acontecendo com o som é que ele embola, não tem definição e não é limpo, tornando assim uma massa de som que incomoda. 3 a 4 vocais mulheres fica totalmente indefinido e bem agressivo, penso que um crossover (é esse que limita as frequencias?) seria ideal pra evitar que o pessoal gritasse e isso fosse transferido na integra pro público. no geral o Sistema nosso atual, está posicionado no canto da igreja, atras do altar e bem encostado na parede, ficando a cerca de 5 metros da primeira fileira de bancos, a banda fica na frente do PA pq não temos retorno, o retorno possui 2 falantes de 12 e um drive, e é passivo e precisa de uma boa potencia pra tocá-los, como tenho experiencia com estas caixas da ciclotron, mesmo comprando a potencia boa o som não seria agradável.

Um abraço!
 
Back
Topo