Bateria Eletrônica

Gabriel, eu nunca ouvi falar dessa ai não, mas dei uma pesquisada aqui, e achei isso ai:

http://ebatuque.com/viewtopic.php?f=5&t=730&p=4941&hilit=Medeli+DD+502#p4941

é um fórum sobre baterias eletrônicas.. Acho q da pra ajudar

Abs, Jaasiel
 
Bateria eletronica é 10

Então, nos aqui usamos uma rolando TD-20KS, o chimbal e o pedal duplo é da pearl, e usamos um monitor PM-30 com o jogo de speaker satelite, muito bom!!!! o som é tremendo, simula muitos tipos de caixas etc....
Fizemos um congresso esses dias atras e ligamos ela em estéreo, o som ficou tremendo!!!!!
 
Nada como uma boa e velha acústica...

Minhas experiências com as eletrônicas não foram nada satisfatórias, não por som, tinhamos uma roland TD-20 e uma staff drum com modulo MS-2, ai misturamos os pads da staff tudo no módulo da roland (bem superior) mais no final usava os 2 módulos hehehehe.

Se seu batera for técnico, se gostar de mais desafios, ele simplesmente desanimará de tocar, porque nem tudo a eletrônica pode satisfazer, por mais que a Roland seja excelente, está longe da perfeição e precisão de uma pele de verdade.

Experiência própia, depois de 2 bateras eletrônicas, construimos um biombo microfonamos e pronto, igreja feliz e batera mais ainda =P

Dica: O principal é satisfazer a DEUS e em 2º a igreja, se há a possibilidade de continuar com a acústica, se a igreja tiver suporte para investir em um tratamento para ela (quase mesmo valor de uma boa eletronica roland, talvez até menos) FAÇA! Pois se Deus está feliz, a igreja também não há o poque não deixa o baterista, garanto que lhe trará retornos melhores no louvor, a não ser a dor de cabeça para tirar um bom som da batera :lol:


Graça e PAZ!
 
construimos um biombo microfonamos e pronto, igreja feliz e batera mais ainda

O batera eu tenho certeza, mas quanto custou isso tudo aí?

- biombo de acrílico - de R$ 1.500,00 (se vocês mesmo fizerem) a uns R$ 5.000,00 (se fechado, com tratamento acústico e ar-condicionado dentro);

- kit de microfones para bateria - pelo menos R$ 600,00, e olha que esse é o preço daqueles mais baratinhos... E ainda tem os cabos.

- mais canais da mesa de som.... R$ 50,00 ou muito mais..., por canal.

- sem contar o próprio custo da bateria.

Tenho certeza que o som melhorou, que o batera ficou feliz, que o operador de som ficou feliz, que a igreja ficou feliz... Mas quem pagou a conta não ficou não.

Uma pergunta besta: todo operador de som sonha com uma mesa digital. Mas porque os bateristas querem tanto ir contra essa onda? Por causa de "pegada"? Por causa da "sonoridade"? Por causa do "visual"? Sei que tudo isso é importante, e deverá ser levado em conta em uma banda profissional.

Em igrejas, prefiro seguir outra lei: a do bom senso! Se uma bateria eletrônica atende bem e traz inúmeras vantagens, ainda que o baterista não goste muito, melhor ela que uma ruidosa acústica. Melhor prejudicar 1 único que toda a igreja, os vizinhos, etc.

Meu vizinho do andar de baixo tem uma Alesis digital. Tem finais de semana que ele toca o dia todo, e não me incomoda nada.

A primeira vez que conheci uma bateria eletrônica foi em 1993, da Roland, tocada com os dedos. Recentemente, depois de muitos anos, encontrei o rapaz, que continua com ela, inclusive tocando isso na igreja (foi assim que o achei: fui na igreja, tinha som de bateria mas não tinha bateria, e fui ver a eletrônica). Evidente que a bateria dele não é lá grandes coisas, mas ele tocou direitinho todos os hinos, sem problema.

Ora, será que depois de 15 anos a tecnologia das baterias digitais ainda está tão ruim que os bateristas ainda não se dêem por satisfeitos? Será que não há uma eletrônica decente, com boa sonoridade, por um preço que compense muito mais que todo aquele gasto citado acima?

Opinião particular de quem não toca bateria. Evidente também que há casos e casos. Em resumo, acho que, em vez de fazer tudo aquilo citado lá em cima (biombo, mics, canais da mesa), uma digital teria muito mais praticidade e melhor custo/benefício que esse trabalhão todo.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan.

As únicas bateria eletrônicas que tem um som razoável são as da Roland, começando a partir da TD-12, na minha opinião (que está na faixa de R$9.000,00, sendo modesto...).


Para quem já trabalhou com um kit DM5, da Alesis, por exemplo, sabe que o som é muito ruinzinho. Com as Staff Drum é a mesma coisa.


Prático é, lógico... mas....


Eu acho muito interessante uma bateria eletrônica em igrejas e salas de ensaio, desde que seja uma que preste...

Agora, vá por na cabeça de um pastor que uma bateria eletrônica boa custa R$9.000,00....

Acaba saindo mais barato um kit acústico microfonado...

Complicado, não é ?


Um grande abraço a todos.
 
W. Christian disse:
Acaba saindo mais barato um kit acústico microfonado...

Façamos as contas, dentro da realidade -técnica e financeira - da maioria das igrejas:

-Bateria Tama, com qualidade muito razoável - R$3.500,00
-Kit de Microfones Superlux com 8 peças (já trabalhei, qualidade muito bacana) - R$1.400,00


Com menos de R$5.000,00 dá para fazer uma acústica microfonada com qualidade muito boa. Se ainda for somar acrílicos e tratamentos acústicos, ainda fica mais barato.


A não ser que você já esteja pensando em economizar com processamento, como canais na mesa-de-som, compressores, gates, efeitos etc... Nesse caso, concordo com vc.
 
Vcs têm de levar em consideração tb o fato dos púlpitos atualmente serem multiuso. Se houver necessidade de remover um aquário do púlpito por alguma razão, vai dar um baita trabalho.

Outro aspecto é que só quem sente a diferença entre uma batera acústica microfonada e uma eletrônica é o baterista... talvez os músicos tb... a igreja não percebe a diferença. Fico com a eletrônica, que permite controle melhor, mesmo que a sonoridade fique um pouco prejudicada. A igreja não nota a diferença e agradece penhoradamente o volume reduzido.

[]'s
 
A PAZ

Acredito que a questão Bateria é um problema geral em nossas igrejas, pois ela perturba os vizinhos e os membros que estão na igreja.
Agora vejamos pelo lado acústico, as nossas igrejas seriam +/- como um grande estudio, portanto acredito que uma bateria eletrônica cairia muito bem, mas para eventos ao vivo com certeza uma acústica microfonada.
Só para ilustrar: às vezes o baterista atraza e o grupo começa ensaiar sem ele, coloco todo o restante em um volume baixo, no meio do ensaio ele chega e entra com a bateria, começa a reclamação do baixista e do teclado pedindo para aumentar, isto começa a desencadear uma solicitação geral tendo que praticamente chegar muito próximo do máximo para deixar todos escutando, já imaginaram como fica na plenária? pois o que sobra do palco é mais graves e médios graves, pois como as médias altas e agudos são muito direcionais praticamente não chega para a igreja, assim não permitindo que use apenas os retornos.
Infelizmente perdi uma apresentação da Staff quando esteve aqui em Natal, eles apresentaram a bateria exatamente em um local de péssima acústica (Shopping Center) e todos foram unanimes que foi uma excelente perfomace e tanto que foi ovacionado o baterista. Não seria o caso das igrejas que tem melhor puder aquisitivo começarem migrar para esta tipo de bateria?

Heriberto
 
Sei lá,

Se a igreja tiver grana pra comprar aquario, microfones e cabos, suportes pros microfones, o tablado, tiver gente pra carregar esse troço pra todo lado, principalmente quando tiver casamentos, peças, eventos.... Por que não?

e de gruja compra um JCM800 da marshall valvulado com 1 cx 4X12 e microfona o bicho, vai ter um baterista e guitarrista feliz!!!!.....

nem sempre o ideal é o melhor pra igreja, ou vice versa
 
gastar dinheiro com bateria é um troço complicado,
Já vi até pastor ficando assustado quando falamos pra ele que tinha que "chamar um cara" pra trocara as peles e afinar a bateria.
 
Se a igreja tiver grana pra comprar aquario, microfones e cabos, suportes pros microfones, o tablado, tiver gente pra carregar esse troço pra todo lado, principalmente quando tiver casamentos, peças, eventos.... Por que não?

Umas casas depois da minha, tem um baterista, muito bom, menino de 16 anos. O garoto tanto fez que o pai do menino comprou uma picape só para poder carregar a bateria dele para esses eventos (e isso todo mundo voluntário, ninguém cobra nem ganha nada).

Uma vez eu estava perto quando o pai falou algo assim:

"mas porque você não toca flauta? Que trabalhão imenso que essa bateria dá"

Um abraço,

Fernando
 
E então..........

Vamos trocar a nossa bateria e estou conseguindo convencer a galera a optar pela eletrônica. Graças a Deus nossa galera pensa na igreja em detrimento a suas vontades individuais.

Estou precisando de uma ajuda dos irmãos quanto ao modelo a se escolher e, é lógico, o preço será o quesito de maior peso.

Nem o baterista sabe ao certo qual escolher, pois nunca usou uma eletrônica.

Pelos relatos, as baterias da Roland são as melhores, mais e as Yamaha, Alesis, Staff Drum são tão ruins assim? Pela diferença de preço, não compensa?

Aí galera, dá uma luz aí........

Valeu,

Eduardo.
 
Bem se não tem jeito mesmo, e pra manter a ordem vocês vão de eletrônica, vamos la....

Pelos relatos, as baterias da Roland são as melhores, mais e as Yamaha, Alesis, Staff Drum são tão ruins assim? Pela diferença de preço, não compensa?

Alesis DM5 Kit - R$: 2,300
Não é kit ruin, alias concidero a MD5 muitoooooooo melhor que os módulos MS da staff, usei a MS-1 e MS-2 nenhuma das duas foram melhores que a DM5, pelo contrário MUITO inferiores.
Porem, não é kit lá essas coisas, mais é bom.
Nota: 6

Staff Drum Vws- 9 (a mais comum de se ver) - R$: 2,000
Até é legalzinha, bonitinha, mais ela vem com um dos módulos já citados, MS-1 ou MS-2, não tem uma polifonia legal, mais se seu batera não for muito técnico, muito rápido, for um batera mais base, ela aguenta...
Nota: 5

Staff Drum Custom Realistc - R$: 5,200
Essa ja é melhor, top de linha da staff, mais nunca testei o módulo SDX dela... Mais pelas especificações é BEM melhor que as supracitadas.
Acho que ela + módulo DM5 seria uma ótima... (Módulo ta na faixa de R$: 1,200 para menos)
Nota: Sem nota :S

Agora vamos ao indicado....

Roland TD-20 BK/WT R$: 18,500
Dispensa comentários... Disparada a melhor do mercado, e ja tem até um kit de expansão para a mesma, mais desconheço o valor da expensão.
Nota: 9,7 (Não darei nota 10 para nenhuma kkkkkkk)

Roland TD-12K BK/WT R$: 10,000
É um kit mais reduzido, porem com mesma qualidade e quase todas vantagens da TD-20.
Nota: 9

Roland TD-9KX - R$: 7,000
Essa é bem legal... Seus pads são parecidos com as da suas irmãs TD-12 e 20, tirando o pad do bumbo, bastante recurso, só que com um módulo mais limitado, porem muito bom ainda e muito superior as alesis, staff's, etc...
Nota: 8,3

Mais se mesmo assim o orçamento ainda estiver muito apertado, vai minha indicação final...

Roland TD-9K - R$: 5,100
O pad da caixa dela apesar do visual ser mais slin, é tão bom quanto os da TD-9, 12, etc... O resto dos pads são mais simples! O módulo é o mesmo da TD-9, qualidade de som muito legal!!
Nota: 8




Minhas indicações foram todas roland... Porque? Porque realmente são as melhores, vão te da menos dor de cabeça, mais qualidade e vai deixar seu batera MENOS insatisfeito :roll:


graça e paz!
 
Meu caro, o meu desejo é que a sua igreja tenha a melhor solução, que atenda muito bem a você, que é o técnico de som, a sua igreja e ao baterista.

Mas eu gostaria de fazer um pequeno adendo entre todos os comentários que foram feitos, e seria em defesa dos bateristas. É claro que eu sou um. E também sou técnico de som.

Durante esta discução, observamos comentários com desdenho e sarcasmo, como "aquela coisa barulhenta", então o meu pedido é de um pouco mais de respeito e compreensão, pois se trata de um instrumento complicado. Se você não for um bom músico, nunca será respeitado, porque é um instrumento em que não se pode enganar, ou se toca bem, ou se passa vergonha, não tem como esconder uma nota fora do tempo, ou uma tempo que não está constante.

O instrumento é grande, incômodo e tem um volume proporcional a tudo isso, e com proporção exponencial temos todas a críticas feitas, por parte da banda, do técnico de som e do público, que muitas vezes não é totalmente de acordo ao instrumento ser tocado na igreja.

A maioria dos templos não são preparados acusticamente, e o instrumento que mais sofre com isso é a bateria, pela grande pressão sonora gerada e a dificuldade em controlá-la. Como controlar isso? "Compra uma bateria eletrônica, Pastor! Ai a gente controla tudinho aqui na mesa, o senhor vai ver, vai ficar uma maravilha!", então eu digo, "Não seria melhor apenas utilizar uma drum machine?", assim a linha rítmica seria apenas programada, e estaria lá fazendo a sua função.

Agora, concluindo - e desligando o botão do sarcasmo - não podemos nos esquecer que temos um músico ali, de um instrumento árido, difícil de se manter constância técnica, pois exige um treinamente contínuo para termos um adamente sólido e constante. Temos um ser humano, que está interagindo com os outros para dar dinâmica nas músicas, criar algo orgânico e natural que se torne música, e o principal, louvor. Só que isto se torna muito complicado ao se utilizar uma bateria eletrônica, a não ser que seja com um modelo top de linha, que possuem valores impraticáveis para a maioria das realidades.

Espero não ter ofendido ninguém, mas apenas ter mostrado um outro ponto de vista da mesma realidade, o ponto de vista do nosso próximo que está sentado no banquinho com as baquetas na mão, que tem de pedir ajuda a todos para carregar aquele monte de equipamentos, é mau visto pelas velhinhas de plantal e que invariavelmente leva a culpado pelo volume alto.
 
Thiago,

Concordo com você, também prefiro a acústico, contudo, no meu caso, digo, na realidade da minha igreja, é o batera que está sendo prejudicado, pois não consegue tocar o seu instrumento a contento, pois nosso templo é de médio porte e ele está tentando tocar tão baixo que prejudica sua performance.

Como o nosso palco também não é grande e é usado para diversas aplicações, a instalação do aquário não seria uma boa opção.

PTJZ,

Obrigado pelas dicas, valeu mesmo!

Sds,

Eduardo.
 
A PAZ

Thiago eu tambem gosto de uma bateria bem tocada, e aqui como voce mesmo disse não tem como enganar, porem é o que acontece na maioria dos cultos. Eu ate faço a seguinte proposição, se voce observar a maioria gostam de microfonar a bateria com o maximo de microfone, e com isto perdem a principal finalidade da microfonação da mesma, ou seja o conjunto de tambores e pratos faz um som caracteristico da bateria. Ora se exageramos nisto imagine em um local fechado com bateristas (que se acham) soltanda a mão, por isto que muitos preferem a eletrônica e ainda tenho coragem de afirmar que as eletronicas ainda não estão dominando em nosso meio devido ao que PTJZ bem colocou aqui, preço.


Heriberto
 
Bem ja manifestei minhas opiniões várias vezes em outros tópicos relacionados....

Thiago entendo você perfeitamente porque também sou baterista... Concordo em tudo, mais temos de ser realistas!! Existe uma ordem de prioridade.

1º Agradar a Deus.
2º Agradar a igreja
Até porque sua função é 1ªmente louvar a Deus e depois ajudar a levar a igreja a adoração!

Levando em conta que esses 2 fatores não sejam frustrados, podemos começar a levar em concideração o baterista.

Minha igreja tem suporte e condições de se tratar acusticamente para uma bateria acustica? TRATEEE!!! por mais que fique caro, TRATE!!! Minha igreja gastou se não me falha a memória 7mil só no biombo e não se arrependeram, e não são palavras minhas, são dos propios membros que adorarm a solução, e principalmente o baterista que se sentiu HIPER valorizado.

Agora, se a igreja não tem suporte... Basta o baterista ter conciência e aceitar que a ordem de culto vem em 1º lugar, e que ele tem que exercer seu ministério da melhor maneira possível com o que tem em mãos.


PS:
Agora venhamos e convenhamos, ficara bem mais barato fazer um bimbo de alvenaria + mics bons que R$: 19,000 em uma TD-20 não? :roll:
 
pTjz disse:
Agora venhamos e convenhamos, ficara bem mais barato fazer um bimbo de alvenaria + mics bons que R$: 19,000 em uma TD-20 não?


Eliabe, você viu que a Roland lançou um modelo até que bacana, a TD-4, por R$4.500,00 ? Lógico que prefiro uma bateria microfonada e que a TD-12 e a TD-20 são muito melhores que a TD-4, mas já seria uma opção interessante.


Grande abraço.
 
Back
Topo