Para quem já está usando a mesa,
@RafaLibrenz,
@Liandro Holz e outros. Como está sendo a operação sem superfície de controle? Estão usando tablet, celular? Apple ou Android?
Achei estranho o fato da interface do app no iPad e no celular Android ser bem diferente, pelo menos no visual.
E aí,
@carlosecg!
Cara, em primeiro lugar: não é só no visual. Existem TRÊS softwares COMPLETAMENTE diferentes e independentes entre si:
• Android (meio que igual ao app da X32);
• iPad;
• Linux/Windows/MacOs.
Somente o software pra computador que é o mesmo para os três sistemas operacionais. Os outros são muito diferentes. Isso é uma das grandes reclamações do pessoal para a Behringer lá no fórum oficial: o cara precisa "manjar dos paranauê" de três softwares diferentes se quiser ter controle total do seu mixer em todos os dispositivos!
Eu, pessoalmente, estou me acertando com os 3. Mas, sem dúvidas, principalmente com o X-Air Edit, o software para computador. Eu uso ele em um notebook de 11.6" com Windows 7. Pra mim é disparadíssimo o que tem de melhor pra controlar o mixer.
Quando as coisas já estão prontas e o cara precisa só ir ajustando detalhes, aí o iPad vai bem, pra ir pra lá e pra cá com ele na mão, e ajustando uma ou outra coisinha. Agora, no momento de passar o som, canal por canal, regular ganho, ligar phantom, fazer a equalização, comprimir, configurar o gate, configurar o efeito... Fazer tudo isso em até 18 canais SEM MOUSE é um sacrifício e tanto! Tanto no iPad quanto no Android dá pra fazer tudo, ou quase tudo isso, mas nem de longe é prático quanto fazer no computador, sentadão, com um mouse.
Tanto o iPad quanto o Android SE DESCONECTAM do mixer se a tela for desligada. Achei isso estranho. No Android parece um bug, porque (pelo menos no meu Moto G [XT1069]) quando eu ligo a tela novamente o software vem na tela com um aviso do sistema dizendo que o X-Air parou, e então eu tenho que fazer tudo de novo, abrir o software e sincronizar. Mas o interessante é que se eu colocar o equalizador de um canal na tela, aí ele não trava ao desligar a tela, e aparentemente ele continua conectado (mesmo com a tela desligada), pois volta sem dar nenhum sinal de que estava desconectado, com tudo certinho. Já no iPad ele se reconecta sozinho quando você volta a ligar a tela, e supostamente ele ressincroniza o que ele perdeu quando "estava de fora". Isso tudo acontece muito rapidamente (uns 2 segundos) mas pra mim já aconteceu de perceber que o iPad voltou (da tela desligada), e observei que um fader dele estava no lugar errado (na realidade o fader estava em 0 dB, saindo som do canal, e o iPad achou que estava em "menos infinito", fechado). Já fiquei com o pé atrás, tinha que ter um botão de acesso rápido para ressincronização geral.
Enfim, o software do Windows me passou muito mais firmeza, me pareceu muito mais confiável. Até agora não tive problemas com ele. Sem falar que ele é notavelmente mais completo que os outros dois (Android e iPad), que estão sendo, pele menos por enquanto, aparentemente, um pouco negligenciados pelos engenheiros de software da Behringer, principalmente o do Android, em prol da melhoria do X-Air Edit. O que, pra ser sincero, é uma atitude que eu concordo (priorizar um projeto para que pelo menos um dos três fique bom e completo mais rapidamente).
Isso tudo, claro, com roteador externo. Praticamente obrigatório. Não conte com o módulo Wi-Fi interno. Ele pode te deixar na mão. E se isso acontecer você vai ter que DESLIGAR o mixer e LIGAR DE NOVO, no meio do evento (atitude impensável).