Cancelamentos.

Amigos,

Ontem estive fazendo alguma manutenção na igreja, retirei uma das caixas que supostamente estava com problema, no final conclui que não estava.

Parte da idéia inicial era também reitrar uma das caixas do par e colocá-la no chão para ser usada como retorno, pois estávamos com problemas em um de nosso retornos.

Enfim retirei a caixa do lado esquerdo e coloquei a caixa do lado direito uns 40cm mais baixa e exatamente no meio da igreja e olhando pouco mais para o chão, resultado:

O som ficou melhor do que estava com as duas caixas, os cancelamentos gerados eram grandes, hoje o som chega lá no fundo limpo e nítido com apenas uma caixa, a outra que foi retirada seria utilizada no retorno, porém ao desmontar o tweeter da caixa de retorno vi que a bobina não estava queimada, apenas o fio estava partido. Fiz uma solda em um fio da espessura de um fio de cabelo e o tweeter voltou a funcionar.

Agora temos uma caixa sobrando, talvez quando arrumarmos o canal do amplificador eu montarei um cluster com as duas, já que agora consegui convercer meu Pastor pela prátca de que cancelamentos existem.

Um abraço a todos!

Marcelo
 
Legal, parabéns. Aplicou na prática o conceito teórico. E convenceu o pastor.

Talvez até uma única caixa resolva seu problema, dependendo do comprimento e largura da nave da igreja. Veja se as laterais, frente e fundo estão bem atendidas. Se sim, então nem precisa de outra caixa.

E veja com o vizinho se o incômodo também diminuiu. É bem capaz de sim.

Um abraço,

Fernando
 
A forma como essas caixas estãos dispostas provoca cancelamentos próximo delas?

PS: isso não é uma igreja hehehe
ATgAAABG0KEYgViuHqxIL1VxIlFetaGhVq2.jpg
 
Bruno.

Só não haverá cancelamentos se vc estiver usando apenas uma caixa. A partir do momento em que vc coloca uma segunda caixa, começam não só os cancelamentos, mas os reforços. O que fazemos é tentar reduzir estes fenômenos ao máximo, trazendo-os para um patamar que não afete demais a inteligibilidade.

Só uma observação: à primeira vista pode parecer que reforços não são prejudiciais, mas podem ser tão destrutivos quanto os cancelamentos.

[]'s
 
Que Topico em,

Parabéns Fernando, pela explicação detalhada e de uma forma simples de entender.

à primeira vista pode parecer que reforços não são prejudiciais, mas podem ser tão destrutivos quanto os cancelamentos.

Muito inteligente sua observação David.

Show.
 
Sem querer ser chato mas sendo, acho que foi errado ocultar a marca do ML Audio, acho que é falta de respeito, o certo é dar crédito ao dono da foto e dos equipamentos.
 
rafaellerm disse:
Sem querer ser chato mas sendo, acho que foi errado ocultar a marca do ML Audio, acho que é falta de respeito, o certo é dar crédito ao dono da foto e dos equipamentos.

Eu ocultei por que é falta de ética falar dos outros sem permissão. O dono podia ficar chateado de alguém comentar sobre possíveis erros exibindo o nome dele.

PS: não sei que caixas são, apenas ví as fotos e perguntei sobre a possibilidade de cancelamentos na área próxima dos caixas.
 
Olá a todos,

Rafael, sem querer ser chato, acho que o MeninodoSom foi é muito ético.

Mas ninguém falou nada da foto, dos equipamentos. Vocês repararam: quatro caixas de line-array que foram dispostas lateralmente, em vez de "em pé". Uso interessante...

E será que precisava de 4 caixas para atender a esta tenda aí, que na foto não parece ser grande???? Caixas de line costumam ser muito potentes. Logo, ou alguém quis impressionar ou gosta de carregar peso.

Um abraço,

Fernando
 
dois anos depois..........


Mas ninguém falou nada da foto, dos equipamentos. Vocês repararam: quatro caixas de line-array que foram dispostas lateralmente, em vez de "em pé". Uso interessante...

Não parecem caixas de lines, parece tops para uso em fly.
 
depois de ler esse topico que me tirou algumas duvidas e me deu outras e tbm fiquei com curiosidadessss

vai ai minha pergunta...... (pode ser bem basica + sempre temos coisas a aprender vou perguntar mesmo)

David
Só não haverá cancelamentos se vc estiver usando apenas uma caixa. A partir do momento em que vc coloca uma segunda caixa, começam não só os cancelamentos, mas os reforços.

se foi falado no caso de seu usar as caixas em flay e/ou cluster flay. + e no caso de nao se poder usar as caixas em flay (nao se poder colocar nada no teto) as caixas ficando no chão (com pedestal ou no prorpio chão ja que a caixa é daquelas montadas e altas)....

nesse caso o que faço? normalmente (sempre) trabaho com 1 caixa de cada lado pois nao tem como colocar só 01 no meio (axo que ficaria um poukinho esquesito a caixa na frente do Pr, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk) e aiiii o que faço ??

nao tem solução mesmo?? ou ainda ter alguam maneira ?????

vlw a todos - as aulas foram muito boas e as opniões tbmmmmmm, isso ajuda muito pq as vezes o problema de 1 é o mesmo do outro.

obs: infeslimente nao pude ver os graficos e as fotos. pois estou no trabalho + quando xegar em casa vou ver todas e reler tudinhoooo
 
Stract, Nadico.BA,

vocês estão certos. Olhando novamente, caixas top. Vocês estão com o olho nota 10.

Mr. Florencio,

se não há altura suficiente para se colocar as caixas no alto, juntas, então... tem que ficar cada uma de um lado mesmo, gerando cancelamentos.

Mas não se aflija! Dá para trabalhar bem com caixas nestas posições. O melhor seria em cima, em cluster, mas se não é possível, não quer dizer que vai ficar horrível. Já fiz (e acho que todo mundo já fez) ótimas sonorizações com caixas nesta posição.

pois nao tem como colocar só 01 no meio (axo que ficaria um poukinho esquesito a caixa na frente do Pr,

Se a caixa for grande, talvez dê para colocar o pastor em cima (HEHEHEHEHEHE).

Um abraço,

Fernando
 
axo que deve ter +- 1.60 de altura axo que vou usar como pupito, o unico pro é ser for pregar alguem baixo

kkkkkkkkkkk

+ resolvo com um bankinho,

kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
hahaha, caixa Pulpito, hahahahaha

muito massa!!!!

O problema vai ser quando o pastor pedir para o pessoal se levantar...
 
Leia este artigo aqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128&highlight=tutorial">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewt ... t=tutorial</a><!-- m -->
 
Back
Topo