Cancelamentos.

Lendo este tópico, muito bom por sinal, me apercebi de uma coisa que não foi falada, no uso de caixas cluster exatamente no centro da Nave, como fica a sensação estereofônica, pois antes só tinha mono, sendo as caixas distribuídas ou não, e criaram a saída por dois canais para se aproximar de uma realidade auditiva, não sou contra cluster não, alias achei muito interessante e vou testar na igreja, porem estou curioso em relação a este fato, outro fato e que não poderei trabalhar 100% com panorama.

Uma vantagem de cluster seria que Falantes bem alinhados ao invés de causar cancelamento de fase as ondas estariam em fase causando ondas com o dobro da amplitude, correto?

OBS.: Se Falei Errado sobre o uso Estéreo e PAN, me perdoe, estou aqui para aprender.

DUVIDA: Porque o nome “NAVE” já vi muitos usarem aqui, inclusive li que é usado para locais de intuito religioso exceto sinagogas e mosteiro , mas quais são as características fundamentas que levam a chamar de nave.
 
James disse:
Lendo este tópico, muito bom por sinal, me apercebi de uma coisa que não foi falada, no uso de caixas cluster exatamente no centro da Nave, como fica a sensação estereofônica, pois antes só tinha mono, sendo as caixas distribuídas ou não, e criaram a saída por dois canais para se aproximar de uma realidade auditiva, não sou contra cluster não, alias achei muito interessante e vou testar na igreja, porem estou curioso em relação a este fato, outro fato e que não poderei trabalhar 100% com panorama.

James, a efeito estéreo só é sentido por quem está sentado exatamente no meio, em relação às duas caixas. Imagine que vc abra a banda em estéreo, colocando a guitarra toda prá direita e o violão todo à esquerda. Quem estiver sentado no meio perceberá este efeito, mas quem estiver mais à direita só ouvirá guitarra e não o violão... e vice-versa. Resumindo: para ambientes grandes, mixar em estéreo só atende à menor parte do público.

James disse:
Uma vantagem de cluster seria que Falantes bem alinhados ao invés de causar cancelamento de fase as ondas estariam em fase causando ondas com o dobro da amplitude, correto?

Isso não acontece na prática. No mundo real, uma caixa sempre interferirá na outra. O que podemos fazer é tentar reduzir estas interferências para um nível aceitável.

[]'s
 
James :
DUVIDA: Porque o nome “NAVE” já vi muitos usarem aqui, inclusive li que é usado para ...
O termo NAVE vem do grego naos, referente ao espaço fechado de um templo, e do latim medieval navis. A nave é o termo referente à ala central de uma igreja ou catedral onde se reunem os fiéis de modo a assistirem ao serviço religioso. (<!-- m --><a class="postlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Nave_%28arquitetura%29" onclick="window.open(this.href);return false;">http://pt.wikipedia.org/wiki/Nave_%28arquitetura%29</a><!-- m -->)

Ocorre que erroneamente se associa o termo apenas a igrejas catolicas ou reformistas, usualmente. E muitas corrente/cultos rejeitam o termo exatamente por isso. mas veja a definição "ao espaço fechado de um templo. Nos outros casos (sinagogas e mesquitas) existem definições mais especificas para esse espaço.

Com relação às fotos, as caixas são KF 850, da ML, e estão sonorizando uma tenda numa rave, logo elas não tem absolutamente nada de LINE ARRAY; mas são obviamente caixas para uso tambem em FLY como se pode ver pelos pontos de fixação.

E sim existe um cancelamento ferrado entre elas, especialmene das medias para as altas, ou melhor, a partir dos falantes de 10 Pol.

Abs
 
Sempre tivemos o costume de falar nave, mas não tive a curiosidade de perguntar o porque, agora sei...
 
Senhores
Aproveitando este tópico pergunto;

Onde compro este suporte para deixar as caixa Fly?

Tenho PA Selenium SP15A e um pé direito de 4,50m.
Hoje as PA´S estão totalmente retas (sem angulação nenhuma) sobre as triliças.

Onde é o lugar mais indicado para colocar as caixa, é em fly mesmo?
 
Olá Marq Essi,

desculpe, demorei muito em ver o tópico.

A resposta é... tanto faz. Graves são ominidirecionais, se espalham pelo ambiente, logo o local não irá fazer muita diferença.

Um abraço,

Fernando
 
3 anos depois...

As caixas são kf 850 da EAW, iguaizinhas as que usei semana passada,
que negócio pesado, mais é um tiro de bazuca :shock:
 
achei interessante o sistema de cluster central, vou testar sem duvida aqui na igreja com a ajuda de um andaime. Mais me respondam uma coisa por favor, em, um ambiente fechado com ar-condicionado e formato retangular, esse sistema não jogaria muito som nas paredes causando reverberação? logo causando novamente cancelamento e pior gerando um som embolado, pouco inteligível, sendo nesse caso, melhor o sistema em fly L/R ou até mesmo o sistema mural L/R na frente?
 
Back
Topo