Condicionador de energia/Régua de energia Voxstorm

Se não me engano o que faz doer no choque é a corrente, um técnico onde eu trabalhava tomou um de 25KV, mas com amperagem baixíssima, doeu pacas segundo ele, mas não matou...rs

Era um starter de tubo de imagem de um monitor.
 
Já "tomei" um choque de 100 kv em uma ida minha a USP. Só que a amperagem era tão baixa que nem senti. Só para se ter uma idéia, era tanta voltagem que o oxigênio que estava na minha mão em contato com a eletricidade se ionizou e passou a ser ozônio!
Só pra ter uma idéia, o professor de lá encostava uma lâmpada fluorescente em mim PELO VIDRO e ela acendia com todo o brilho!
Muito legal!

Só para se ter uma idéia, para se conseguir essa voltagem era usado um Gerador de Vandergraph de uns 15 metros de comprimento!
 
a PAZ

Exato Raphael, a amperagem é quem ocasiona o perigo, é só calcularmos o seguinte
4400 W devido por 220V, voce tem 20 Amperes
4400 W devido por 110v, voce tem 40 amperes

Aí está o perigo

heriberto
 
heriberto disse:
a PAZ

Exato Raphael, a amperagem é quem ocasiona o perigo, é só calcularmos o seguinte
4400 W devido por 220V, voce tem 20 Amperes
4400 W devido por 110v, voce tem 40 amperes

Aí está o perigo

heriberto

Esse exemplo que voce citou é o caso de um chuveiro, por isso as vezes é melhor ter chuveiro ligado ao 220V.
 
Agora imagina um Studio R Z12 de 12.000 watts...

Se contarmos com uma eficiência ideal de 100% dá:

12.000 W - 110 V = 109 A
12.000 W - 220 V = 54,5 A

Levando em conta que ele consome 73 amperes em 220 volts, então, consome 16.000 watts!!
Uma eficiência de 75 %, mas imaginem isso em 110!! Daria 145 Amperes!!

Imaginem a grossura do cabo a ser ligado no disjuntor!
 
Esse tipo de amp de altíssima potência não existe em 110V. É tudo 220V mesmo, exatamente para poder usar cabos de menor bitola.

Aliás, já na faixa de 3.000 Watts para cima, a grande maioria dos amps já é de 220V.

Um abraço,

Fernando
 
Também amps com essa potencia toda são mais usados na estrada para shows de grande porte, é muito dificil encontrar um amp desses dentro de igrejas, que na maioria das vezes só possui um sisteminha monofásico.
 
bersan disse:
Alexandre,

este VoxStorm, um fabricado pela Oneal e um da Unic (que são os que já vi por aí) não são condicionadores, são apenas tomadeiros, ou seja, uma régua de tomadas. Não tem circuitos de proteção além de um fusível.

Quem realmente fabrica condicionadores "mesmo" são:

- Furman (o mais famoso, americano)
- Pentacústica (tão bom quanto o Furman, nacional)
- Zerotron (outro muito bom, nacional)
- Samson modelos Powerbrite
- Phonic (não lembro o modelo)

A LexSen tem um desses produtos no catálogo, eu mesmo nunca vi.

Um abraço,

Fernando

E esse da ASK, Fernando será que protege?

filtro.jpg


No site do fabricante fala:
Filtro de linha (MTL 2004)
Filtro de linha com 10 saídas de energia.
Tem a finalidade de proteger os equipamentos contra
interferências vindas pela rede elétrica,
que afetam diretamente o som e a
comunicação de dados.

• Tensão 127VAC/220VAC
• Corrente máxima: 15 A

Por sinal tem alguns perifericos produzidos pela a
ASK, será que são bons, alguem conhece?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.askmusic.com.br">http://www.askmusic.com.br</a><!-- m -->
 
Realmente o que mata é a corrente elétrica e não só a voltagem, já tomei um choque de 10kV efetuando testes em subestações, não doeu muito, mas fiquei trêmulo por várias horas.

Lá na igreja projetei tudo para 220V, ainda está em 110V pois, não concluímos toda a reforma, acho que fiz isso por exagero mesmo, mas por um lado é melhor que assim ninguém inventa de ligar um monte de coisas nas tomadas do som. Tipo: carredor de celular, carregador de pilhas, geladeira, ventiladores, etc. Basta identificar que fica tudo certo.

Voltando aos choques, teve um rapaz que trabalhava na Telefônica aqui de SP e veio a falecer com um choque de uma linha telefônica que é de 68V. Os fios encostaram na testa dele. Se eu não me engano a corrente elétrica necessária para matar um ser humano é de 30mA, ou seja até um pilha pode matar. Dependendo da região do corpo que é afetada, se passar pelos músculos do coração ele desfibrila e para de bater. Sendo necessário o uso do desfibrilador que hoje locais de grande circulação (shopping's, centros empresarias, eventos de exposições, etc) são obrigado a possuir e capacitar profissionais para operá-los.

Esta história de que 110V gruda e 220V joga longe é lenda, depende da resistência ôhmica do corpo humano que está submetido ao choque que vai se relacionar com a tensão em questão e produzir uma corrente elétrica que percorrerá sempre o caminho mais fácil até chegar à terra, ou o lugar de maior diferencial elétrico. Se este caminho mais fácil envolver o tórax a coisa pode ficar feia.

Desta forma se nos submetermos a tensões elevadas teremos correntes elevadas passando pelo nosso corpo, por isso é preciso muito cuidado e porteção de Deus é claro. Logo alguém aparece dando uma explicações mais completas e corrigindo possíveis erros, afinal as idéias estão meio embaralhadas na minha cabeça.

Eduardo?

Abraço,

Marcelo
 
Um choque de 220V irá produzir uma corrente maior do que em 110V; não é possível basear-se na equação P=V*I porque a potência não será constante. Devemos usar e equação V=R*I, onde R é a resistência do nosso corpo. O que pode acontecer é que mesmo com uma tensão grande, a fonte de energia não consiga suprir uma corrente alta, aí o choque é fraco mesmo. É o que acontece, por exemplo, em uma cerca elétrica.
 
Aliás, esses dias estava assistindo "MithBusters" e eles comprovaram por A + B que se uma pessoa encostar em outra quando essa segunda sofrer o choque de um desfibrilador, ela poderá morrer! Isso porque a amperagem é de, se não me engano, e não tenho certeza, de 0,002 ampere...
 
E aí Marcelo, tudo legal?

Pessoal,

O nível de tensão é proporcional à gravidade da queimadura, ficando na dependência da impedância do nosso corpo no momento.
O nível de corrente é proporcinal ao estrago que será feito nos nossos ógãos e músculos, como contração muscular, arritmia cardíaca, etc.

Sempre um estará ligado ao outro.

Observem que a fonte da energia é que deve ter a capacidade de fornecer a corrente necesssária naquela tensão, para a nossa impedância corporal. Quando a fonte mantém a corrente é um abraço!

E tomem muito cuidado. Aqui no trabalho um eletricista ficou agarrado num barramento de 4160V, no meu plantão, e eu tive de arrancar ele de lá (com material isolante), chamar socorro médico, ficar mais de quarenta minutos fazendo massagem cardíaca e respiração boa-a-boca, e meu amigo em convulsão e tendo seguidas paradas cardio-respiratórias. Mas graças a Deus nós conseguimos ressuscitar ele com o procedimento. Ele ficou em coma por mais de 30 dias. Perdeu parte da orelha e três dedos (a corrente entrou pela mão e saiu pela cabeça) , mas hoje está vivo, se recuperando, fazendo fisioterapia, e tenho fé que um dia voltará a ter uma vida normal.

Fica o alerta! Não toque! Se for tocar use o EPI!

Abraços,

Eduardo
 
... sem nada para fazer no Domingao abri e tirei estas fotos da "regua de tomadas" que tenho :shock: para ajudar a esclarecer mais ainda a discursao... eles devem trazer estas reguas via OEM, sem duvida ... a minha tem a marca "Hayonik" porem eh a mesma descrita nesse topico.

Para os experts em eletronica valeria um comentario sobre os componentes que encontramos na mesma e se tem utilidade ou nao para protecao...

... algo legal nela, que diferencia das Oneal/ Apottek, etc... e que ela tem dois leds um vermelho e um verde do lado esquerdo que indica a tensao de entrada: se apenas o verde estiver aceso a tensao de entrada eh 110V se o verde e o vermelho estiverem acesos a tensao de entrada eh 220V... tendo a correta tensao vc seleciona a protecao para 110V ou 220V... para quem usa som em locais diferentes ja serve tambem como "testador de tesao"... por deducao minha se tem uma fase (110V) acende o verde e duas fases (220V) acende o verde e o vermelho :D, correcoes seram bem vindas.

... olha o que eles dizem no manual :shock: : "a protecao contra sobre-tensao eh composta por varistores e fusivel capazes de eliminar surtos de tensao de forma rapida e eficiente. Quando a protecao eh acionada sera necessario a substituicao desses componentes".

Manual : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.hayonik.com.br/manuais/audio/MANUAL-POWERZONE.pdf">http://www.hayonik.com.br/manuais/audio ... ERZONE.pdf</a><!-- m -->

Tentei tirar as melhores fotos possiveis, as quais seguem abaixo:

DSC05109.jpg


DSC05115.jpg


DSC05116.jpg

Indicador de protecao
DSC05117.jpg

Indicador de tensao
DSC05118.jpg


DSC05119.jpg


DSC05121.jpg

Indicador de tensao
DSC05124.jpg

Indicador de protecao
DSC05125.jpg


Aguardo os comentarios.
 
Aparentemente ele apresenta ter as protecoes descritas no manual, o varistor serve de protecao, assim como o fusivel, vou pegar um Furman la na igreja e abrir pra gente fazer umas comparacoes.
 
Em cidades com 220V usa-se fase e neutro, com 220V entre eles. Esse negócio de 220V ser fase com fase é só para cidades com rede em 110V.
 
Em cidades com 220V usa-se fase e neutro, com 220V entre eles

Porque a tensão secundária, (saída dos tranformadores) é de 380V fase fase.

380/1,73(raiz de 3)

Eduardo obrigado pelos esclarecimentos.

Abraço,

Marcelo
 
... o GPA com o Furman externamente parece, muito comum a todos outros identicos, porem, internamente ! hummmmm :roll: so abrindo e comparando.
 
Back
Topo