Equalizadores

Tenho um FBQ 3102,não sei o porquê,mas esquenta muito

Falta de aterramento. O aparelho está sem referencial.

" É necessário se fazer um aterramento?

Em todos os sistemas eletro-eletrônicos é necessário se ter uma tensão de referência (ou um referencial, como também é chamado). Dentro dos aparelhos existem várias tensões, como por exemplo as tensões das fontes de alimentação, as tensões dos geradores de corrente e/ou dos geradores de tensão e as tensões de sinal. Todas estas tensões devem estar correlacionadas entre si de uma forma preestabelecida. Para isto, é necessário se fazer um aterramento interno no aparelho, o qual fornecerá um referencial seguro para o funcionamento correto deste aparelho. Caso este aterramento não seja feito, podem ocorrer, de forma muito aleatória, oscilações internas, audíveis ou não, que prejudicam o som.
Vou lhes dar um exemplo: um amigo meu, que mora próximo à minha residência, possui um conversor digital/analógico da Pink Triangle Ordinal, que é o mesmo que eu tenho.
É um ótimo aparelho pois possui 95 pontos de qualidade auditiva pela revista alemã AUDIO. Nos artigos anteriores falei sobre pontuação auditiva. Voltando ao exemplo: o conversor do meu amigo, por ser o mesmo que o meu tem um som tão bom quanto o meu. No entanto trabalha em uma temperatura muito mais alta do que o meu aparelho por uma razão aparentemente inexplicável. Abrimos os dois aparelhos e verificamos que são realmente idênticos. O que notamos é que, devido a alta temperatura do aparelho dele, os transformadores internos estão ficando com uma coloração marrom escura, mostrando que o sobre-aquecimento os está prejudicando, fato este que os está levando a correrem o risco de algum dia poderem vir a queimar.
Em seguida, analisamos os nossos sistemas de som e notamos uma diferença importante: o meu sistema tinha aterramento e o dele não. Colocamos então o aparelho dele no meu sistema e vejam só: a temperatura se normalizou! Ficou igual à temperatura do meu aparelho que estava lá.
Concluímos então que a falta de aterramento do sistema do meu amigo está causando uma falta de referencial interno no aparelho dele, elevando assim alguma tensão lá dentro, de forma a sobre-aquecê-lo.
Situações semelhantes devem existir por aí. Suponhamos que um aparelho qualquer que tenha três pinos no cordão de força, onde o terra foi anulado através de um adaptador especial e venha eventualmente a queimar. Normalmente não se cogita que a eliminação do terra possa ser uma das razões para o dano deste aparelho. Portanto, o aterramento é fundamental e pode ser vital para o seu sistema.
Este exemplo ilustra bem como a falta de aterramento pode, de forma perniciosa, estar destruindo o seu equipamento, sem que você o saiba."

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-04-terra1.shtml">http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-04-terra1.shtml</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Que aula sobre aterramento em chefe !!!!
Isso é muito importante, embora quem trabalha com locaçãp nem sempre é possivel fazer, e temos que recorrer a algumas gambiarras tecnologicas kkkkk
mas para instalações fixas, aindas mais igrejas, cheias de lampadas fluorescentes, ventiladores, ar condicionado etc não fazer é quase um pecado
 
rvtsom disse:
Que aula sobre aterramento em chefe !!!!
Isso é muito importante, embora quem trabalha com locaçãp nem sempre é possivel fazer, e temos que recorrer a algumas gambiarras tecnologicas kkkkk
Se não me engano, já vi, ñ lembro onde (talvez aqui mesmo) que existe uma solução p/ aterramento móvel, portátil, e que é bem eficaz.

Infelizmente ñ lembro de outras informações agora.
 
fica descalço, de preferêcia com o chao molhado e encosta nos equipos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

mas sério, hoje mesmo tava vendo na audiolist que tem uma aste de aterramento rosqueavel, voce enfia ela no chao e depois é só desenroscar
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=279">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=279</a><!-- m -->
 
Haste "enroscável"? Sem teste com terrômetro nem nada? Ah... se às vezes nem 3 hastes de 1,5 dão conta, precisa-se muito mais, até parece que uma haste de meio metro resolverá...

A norma nos EUA permite o aterramento junto à estrutura de metal do prédio. Você pode literalmente achar um vergalhão descoberto, dar uma boa raspada, prender o cabo ali com abraçadeira metálica. Como a ferragem das construções é toda "emendada" uma peça às outra, geralmente tem-se um aterramento relativamente eficiente. Evidente: o para-raios não pode nem passar perto, caso contrário...

Já fiz algumas vezes assim, inclusive aqui no meu próprio apartamento é assim, já que estou meio longe do chão. Testado no multímetro (o terrômetro é do meu serviço, não posso pegar emprestado), mas dá valores bem próximos do ideal. Mas não é para altas correntes, é um negócio mais para pequenas correntes.

Tem jeito não: o CORRETÍSSIMO é conseguir ajuda de um engenheiro eletricista e fazer um serviço DECENTE.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
A norma nos EUA permite o aterramento junto à estrutura de metal do prédio. Você pode literalmente achar um vergalhão descoberto, dar uma boa raspada, prender o cabo ali com abraçadeira metálica. Como a ferragem das construções é toda "emendada" uma peça às outra, geralmente tem-se um aterramento relativamente eficiente. Evidente: o para-raios não pode nem passar perto, caso contrário...

Na realidade para-raios 'e uma extremidade.Nem precisa disso para ter uma "eiforia de eletricidade" :) ..
Falando da situacao - uma velha piada dos eletricistas:
um cara tomou choque e esta todo sobre efeito segurando uma fase numa mao.Ai vem a frase direcionada a um "camarada" :
- Pppo-ddde-rrrri-iaaa mmm-mim ddd-dar um-mma mmmaozi-nnnnnha...? :)

Abrcs,
andry110
 
Terra não se testa com multímetro. Mas pode-se usar um p/ ver se algum problema gritante tá acontecendo (quebra-galho, bem longe da solução ideal).

Vc testa as tensões entre fase e neutro e entre fase e terra.

Se bem me lembro, ñ deve passar de 10 V a diferença entre os valores encontrados. O ideal é o mais próximo possível de 0 V.

Mas a coisa é muito, muito mais complexa que isso. Esse é um procedimento xing-ling, arremengue.
Nem chega perto de resolver.
 
Pow isinho baita aula,realmente descobrir um dia desses que a minha igreja não tem aterramento, simplesmente quando você liga as potencias antes da mesa estar ligada as potências mandam um ruido muito alto para os subwoofers,zummmmmmmm,começou de um tempo pra cá.

Aterramentos é quase que obrigatorio,alias devia se tornar obrigatorio,o risco de se queimar um equipamento ou tomar um choque em um sistema sem aterramento é muito grande,simplesmente GRANDE ,existe surtos de energia e existe SURTOS,ou seja em um curto periodo de tempo a mudança da voltagem existente do padrão para uma maior ou MAIOR ainda (Considerando o 220v,uma alteração normal em horario de pico é 240v e uma maior 290v que queima os fusiveis existente na rede),mas fusivel nenhum vai adiantar se a energia que vem para for suja como toda a energia Brasileira(não é possivel ter a 2ª maior hidreletrica do mundo e ter energia suja).

Mesmo assim se não tiver um aterramento compre pelo menos um filtro de linha descente,já vi gente ligando mesa xenyx da behringer em filtros de 15,90R$ e depois culpando a marca pois sua fonte queimou.

Alias uma pergunta como funciona esse negocio de fusivel de ação rapida?

isinho disse:
Emu uso um DEQ2496 - mas não arrisco nos analógicos...

O digital consegue ter mais precisão que os analogicos?
 
TSA disse:

Mas a coisa é muito, muito mais complexa que isso. Esse é um procedimento xing-ling, arremengue.
Nem chega perto de resolver.


Se for pra fazer um aterramento horrivel prefiro não fazer, mesmo esquema que aprendi entre fazer uma adaptação pro problema ,mesmo dando certo e resolvendo prefiro não fazer.(usar fone pois um microfone não prestou)
 
bersan disse:
Haste "enroscável"? Sem teste com terrômetro nem nada? Ah... se às vezes nem 3 hastes de 1,5 dão conta, precisa-se muito mais, até parece que uma haste de meio metro resolverá...
estava so comentando, nao disse que isto deveria ser feito.
o tsa falou e eu so comentei.
Tem jeito não: o CORRETÍSSIMO é conseguir ajuda de um engenheiro eletricista e fazer um serviço DECENTE.

Um abraço,

Fernando
concordo plenamente.
 
Pow isinho baita aula
Concordo - mas a aula foi do Fernando... hehe

Eu considero o digital bem mais preciso sim (pelo menos que os Behringer's analógicos). De modo geral, meu referencial não é bom a ponto de te dar uma opinião definitiva.
 
simplesmente quando você liga as potencias antes da mesa estar ligada as potências mandam um ruido muito alto para os subwoofers,zummmmmmmm,começou de um tempo pra cá.

Vamos repetir para ficar bem gravado.

A ÚLTIMA coisa que se LIGA em um sistema de sonorização são os amplificadores, exatamente para se evitar que ruídos vindo de outros equipamentos cheguem às caixas, danificando-as.

A PRIMEIRA coisa que se DESLIGA em um sistema de sonorização, após um evento, são os amplificadores.

Um abraço,

Fernando
 
Achei o documento sobre aterramento em sistemas móveis. Trata-se do sistema TN-S.

É do site da Pentacústica. Aqui o link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br/comunidade.asp?canal=Novidades#fragment-3">http://www.pentacustica.com.br/comunida ... fragment-3</a><!-- m -->
É o último documento da lista (tá em PDF).
 
Fabio disse:
Uso 2 eq Beh, um 6200 e um 1502... me atendem bem, nunca deram sequer um problema. Uso o 6200 no Pa o 1502 uso um lado no retorno de chão e o outro exclusivo no baixo.

Fábio,

Você utiliza o equalizador "antes" ou "depois" do DI do Contrabaixo?

Estou pensando em adquirir um FBQ 3102 e utilizar um canal para a Batera (Eletrônica) e o outro para o Contrabaixo ... daí a dúvida ...
 
Helio disse:
TSA,não conseguí baixar o projeto de aterramento no site da PENTACÚSTICA !
Então tenta o link direto: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br/upload/albuns/8/na-1%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20aterramento%20tipo%20tn-s%20rev-2.pdf">http://www.pentacustica.com.br/upload/a ... 0rev-2.pdf</a><!-- m -->
 
Lucas Braga disse:
Você utiliza o equalizador "antes" ou "depois" do DI do Contrabaixo?
Eu uso antes do DI... é tudo perto ali, o baixo fica no maximo 3 metros do rack de chao, entao fica BAIXO -> EQ -> DI -> MESA.
 
Valeu Fábio.

Deixa eu te perguntar ... Qual a função, no FBQ, do:

Range, I/O Meter (In/Out) e Audio In/Out?

Outra coisa:

Temos uma dificuldade danada para equalizar o baixo lá na Igreja.

Você teria algumas dicas de equalização (tipo quais frequências atenuar, quais acentuar ...)?

Abraço!
 
Back
Topo