Estou usando Soundcraft MFX12/2

... bruno, meu amigo, nao leve a mal mas...

... discordo de tudo escrito acima ... acho que vc nao tem boas referencias, nao escutou bons equipamentos para afirmar que o som/timbre de um pre nao muda de um para outro e outras afirmacoes mais que vc fez.

inconscientemente eu já meto um carimbão de Leigo na testa dele.
... carimbei vc, com um CARIMBAÇO :lol: :lol: :lol:

[ ]'s
 
Bom, tenho uma yamaha digital na minha igreja, uma behringer no meu grupo, uma alto de 24 canais na minha casa e uma makie no studio q eu trabalho.

Sem bem a diferença entre um pré e outro, inclusive já fiz testes em studio e em igreja com elas.

Pode gritar, espeniar, chorar e se matar, mas nessa faixa entre 1500 e 10 mil, a diferença de prés é praticamente imperceptivel num PA. Depois de equalizar entao, aí é que não se ve mesmo.

Achar que um pré vai resolver alguma coisa no PA, pra mim é coisa de fanático!

Se tivesse comparanto uma ciclotron com conector p10 (q acho que nem pré tem direito), aí sim! Agora em mesas profissionais, mesmo que não sejam de marca tão famosa, não vejo nenhuma diferença que valha a pena num PA pequeno, som pra igreja e afins (se for só pelo pré).

Pra playback entao...

====================

O cara chega falando pra mim que trocou a mesa e o som do microfone é outro por causa do pré, que mudou da agua pro vinho, na moral, na frente do cara eu fico quieto, mas depois dou umas boas rizadas.
 
brunolw disse:
Sei bem a diferença entre um pré e outro
:lol:
Pode gritar, espeniar, chorar e se matar, mas nessa faixa entre 1500 e 10 mil, a diferença de prés é praticamente imperceptivel num PA. Depois de equalizar entao, aí é que não se ve mesmo.
:lol:
Achar que um pré vai resolver alguma coisa no PA, pra mim é coisa de fanático!
:lol:
Se tivesse comparanto uma ciclotron com conector p10 (q acho que nem pré tem direito)
:lol:
O cara chega falando pra mim que trocou a mesa e o som do microfone é outro por causa do pré, que mudou da agua pro vinho, na moral, na frente do cara eu fico quieto, mas depois dou umas boas rizadas.
... desculpem, mas, nao me contive! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]'s
 
rsrsrsrs!

Tá bom amarildo!


Quando eu levei essas 4 mesas (alto, behringer, makie e yamaha) no studio, botei tudo em flat e pedi um amigo meu para gravar 2 frases de um música em cada uma delas. Não equalizei nada e nem coloquei efeito. Gravei todas com um mic de mão (shure sm58).

Assim que eu for no studio denovo, vou pegar os 4 audios e postar aqui.

Só que eu inicialmente não vou falar de qual mesa são os 4 arquivos. Vou postar aqui e vc terá que identificar de qual mesa é cada um dos arquivos.

Se a diferença é tão grande e tão dinamica como vc que dizer (e até me zombar), com certeza vc vai identificar facinho facinho de qual mesa é cada um dos audios.

Se vc acertar na mosca, eu peço desculpas aqui, escrevo umas 10 vezes que eu sou um burro, e vc me passa sua conta no banco que eu mando 50 pila pra vc tomar um refrigerante.

Beleza?
 
... oi bruno, nao me leve a mal amigo, desculpe se achou que tava "zombando" de voce, mas, estava apenas tratando os meus comentarios no mesmo nivel dos seus :) ... nada pessoal.

... nao estou aqui para provar nada para vc, nem vc esta aqui para provar nada para mim ... este espaco eh para discutir ideias, propostas novas, aprender, muitos vao concordar, muitos vao discordar.

... mas, com seus comentarios infundados, colocando principios a muito tempo analisados, discutidos, nao soh pela gente aqui do forum, pequenos aprendizes, mas, de grandes profissionais de audio, nao agrega em nada a nossa busca pela informacao.

... seja mais consciente e pese os seus comentarios, se vc tem experiencia em audio, em estudio, como diz, otimo !!! tem muito a agregar ... por outro lado se nao sabe nada procure aprender, o forum tem muitos artigos interessantes e uma vasta gama de informacoes.

[ ]'s
 
Mas hem...

Vai correr do desafio agora? rsrs

Não que eu queira provar nada, mas só estou mostrando que o que vc disse não é sustentável na prática. Pode funcionar na teoria, mas na pratica nao é bem assim.

Eu sei que tem diferenças. É claro. Perfeitamente igual só se todos os componentes fossem exatamente os mesmos. Só estou dizendo que essas diferenças são irrelevantes num PA pequeno e que as diferenças são subjetivas: mesmo em studio (aonde as diferenças tem a maxima visibilidade), pode ser que um pré fique bom para uma mulher e não fique bom para um homem.

Em microfones isso é normal. No studio eu tenho 3 mics condensadores (AKG, Behringer e Samsom) ... o Akg custou 3 pila, o Beringela 330 e o Samson 750. Por mais que o AKG seja melhor, é impossivel usar ele com vozes masculinas agudas, fica terrivel. O Beringela B1 é perfeito para isso. Já pra gravar baixos, o AKG é o melhor deles.

Então, por tudo que eu já vi até hoje, pré não é tão perceptivel em PA pequeno, até pq normalmente a acustica imprópria, as caixas são imprecisas e etc. Em flat dá uma leve, quase imperceptivel diferença. Mas depois que equaliza tudo, que compensa algumas diferenças no equalizador, é humanamente impossivel perceber diferença de pré nesse tipo de PA.

Mas mesmo assim vou postar os audios aqui e vamos ver se vc consegue perceber. Eu sei que vc vai ter que chutar, pois eu ja ouvi os arquivos várias vezes em fone, monitor, PA e etc, e não vi uma diferença tão grande, muito menos uma diferença que vc consiga falar: esse é da pior e esse é da melhor mesa![/code]
 
... para quem ainda nao leu, vale uma lida nesse artigo:

Sonoridade: uma questão de gosto e de bolso.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=186">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=186</a><!-- m -->

[ ]'s
 
bersan disse:
Quando dou curso, faço questão de salientar isto, de mostrar auditivamente.

comparo tudo em flat mesmo. O pessoal fica doido com as diferenças de timbragem. O som nesta está mais "brilhante" , na outra está mais "encorpado", na outra "maravilhoso".

Bersan...

É facil falar isso com as pessoas vendo a mesa. É OBVIO que elas vão ficar subjetivadas a achar que a mesa mais cara é melhor.

Agora faça o teste: fique vc operando as mesas num quarto em separado, com os alunos em outra sala com as caixas. Faça a troca, toque as mesas em sequencia alternada, enumere as mesas e peça para eles anotarem qual som é melhor.

Me fala quantos deles vão acertar na mosca a sequencia de preço/qualidade e me fala.
 
gente....
vcs são tudo doido...
este papo não está indo a lugar algum....
bruno...seja mais humilde, tratar como vc disse, como leigo alguns, pra mim parecce coisa de gente que acha que sabe tudo....mas que na verdade não sabe nada. acho que a humildade é fundamental...
talvez SEU ouvido não perceba diferenças....talvez o ouvido de outros perceba. é claro que para a população em geral, que não presta nenhuma atenção em timbres e sons, apenas quer ouvir sua musica preferida, cantada pelo seu artista favorito, uma ciclotron é igual a uma ssl. mas nós temos que saber a diferença, afinal, é para isto que somos chamados, capacitados e em alguns casos, até pagos!!
amarildo, o melhor a fazer é deixar quieto.......não comentar, nem brincar...
e só para constar, dá sim sem dúvida para sentir a diferença entre os tipos de pré...entre mesas e entre uma mesa e um pré externo...
 
ingo...

Vale lembrar que o que eu disse não é referente a pessoas que dizem que tem diferença entre um pré e outro.

É CLARO que existe diferença!

Minha birra é com quem troca mesas com faixa de preço de menos de 3, 4 mil e fiz que a sonoridade em flat "mudou da água pro vinho", que agora é outra coisa, que o povo todo percebeu e bla bla bla!

Como eu disse, esse exagero subjetivado é comum em leigos entusiastas e afins!

Se fosse somente com relação a microfones, até que passava. Agora quando o playback entrou na conversa, aí não me aguentei.
 
bom bruno.....como eu te falei....
talvez VOCE não tenha o ouvido tão apurado para sentir diferenças...
acho, repito, que vc exagerouo nos coments....
chamar de leigo, e vc, o que é?
por acaso é algum nome mega conhecido do áudio nacional?
não, vc é tão simples como eu, o bruno, o amarildo e outros por aki....
por favor, seja mais humilde....seja menos o que acha que está sempre certo e tente aprender o que o outro tem a dizer...
talvez vc veja que tem razão até, e que realmente a mesa antiga dele esteja velhinha, e seus capacitores já não cortem tão bem como deveriam, seus indutores não respondam tão bem...e que uma nova mesa, realmente mude, e muito o som...
aprender sempre...
 
ingo disse:
seja menos o que acha que está sempre certo e tente aprender o que o outro tem a dizer... talvez vc veja que tem razão até, e que realmente a mesa antiga dele esteja velhinha, e seus capacitores já não cortem tão bem como deveriam, seus indutores não respondam tão bem...e que uma nova mesa, realmente mude, e muito o som...
aprender sempre...
... up.

[ ]'s
 
brunolw disse:
Tá bom!

Amarildo, mas e aí? vai aceitar ou nao o desafio que lhe fiz?
... aqui eh lugar para se discutir assuntos construtivos e que agreguem algum conhecimento sobre som ao vivo, nao uma arena para combates/desafios ... espero que os comentarios construtivos sobre humildade tenham servido para voce amigo ... como ja falei, nada pessoal, mas, seus comentarios para mim nao agregaram nada.

[ ]'s
 
Bom, só seria uma briga se vc encherga assim. Como vc correu do desafio, deu pra ver que pensou assim mesmo!

Para mim seria uma forma prática e eficiente de mostrar que o que eu disse faz sentido, que a diferença não é significante o suficiente para ser percebida dessa forma.

Sobre a humildade, é um sinal claro de que ela existe, quando a pessoa não tem medo de ver sua fala sendo contrariada (como aconteceria se vc aceitasse o "desafio" e errasse)! Eu tenho humildade o suficiente pra me considerar um burro caso vc acerte! Mas o seu medo de errar, mostra que a falta de humildade tá do outro lado!
 
... bruno,

... desculpe-me por algum comentario infeliz, ou se nao entendi algo que vc expos ... nao vou mais discutir sobre esse assunto.

... fica na paz.

[ ]'s
 
ok Amarildo!

Mas na próxima vez que vc quiser me contestar tão veementemente, ao ponto de postar mais de 5 posts, por favor faça o propósito de esclarecer o assunto até o limite da discussão. Pq é bem chato ver uma pessoa que te contesta tao veementemente e não aceita fazer um teste tão simples que poderia colocar um ponto final na discussão.

Não quero provar que sou nada, nem fazer apologia a minha pessoa ou querendo desmerecer alguem. Até pq tem muitas coisas nessa área que eu não sei absolutamente nada. Até poucos dias atrás eu não sabia se capacitores eram acumulativos, rsrs! Só que gosto de quando um assunto é iniciado, que ele seja finalizado de forma clara e conclusiva com os mecanismos que temos para isso.

===================

Peço desculpas pelas expressões do tipo "leigão" e coisa do tipo. Sou novato por aqui e estou acostumado a participar de foruns aonde o papo é mais "quente", rsrs. Vou me policiar daqui para frente com isso neste forum!
 
brunolw disse:
Peço desculpas pelas expressões do tipo "leigão" e coisa do tipo. Sou novato por aqui e estou acostumado a participar de foruns aonde o papo é mais "quente", rsrs. Vou me policiar daqui para frente com isso neste forum!

Vocês não viram nada, eu participos de algumas comunidades em comum com o Brunolw no Orkut, garanto, isso não é nada, ele é bem mais chato do que imaginam... :lol: :lol: sem ofensas...

Não adianta essa de "vamos fazer um duelo de ouvidos", nada garante a integridade dos audios, tem outros fatores envolvidos, o som será comprimido, vai passar pela interface...
 
Back
Topo