Foto do seu rack

Um condicionador filtra.

Um estabilizador estabiliza

Um no-break fornece energia quando ela falta.

Existem estabilizadores que também são condicionadores.

Existem no-breaks que também são estabilizadores e também condicionadores. Este é o melhor aparelho possível, pois resolve três problemas de uma só vez.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal.. alguém poderia me explicar o pq daquela equalização... eu nunca tinha visto uma atenuação tão fortes nas regiões graves e agudas.. é algum regra isso?? ou é tudo debido ao ambiente??
 
Lucas Ferreira disse:
Pessoal.. alguém poderia me explicar o pq daquela equalização... eu nunca tinha visto uma atenuação tão fortes nas regiões graves e agudas.. é algum regra isso?? ou é tudo debido ao ambiente??

O Marcelo ja respondeu no ultimo post dele.
 
Graves também são esquentadores de bobinas e queimadores de alto-falantes, pra quê mandar 20Hz se o coitado do falante não responde, só pra esquentar...se esquenta perde rendimento, a impedância vai lá embaixo o amp esquenta...

Tem DJ que soca tudo no talo, 20 a 100Hz tudo lá em cima, e usa falante de 12", nem de 18" responde isso, pelo menos os nacionais acho que a Snake tem um que começa com 28Hz, isso é o que diz o manual, acho que a Selenium começa com 30Hz. Essa região em equalizadores de PA podia ser extinta.

Imagine que peazeiro que irá socar graves abaixo dos 30Hz se quase ninguém pode ouvir e quase nenhum falante pode reproduzir, e haja amplificador.

Abç,

Marcelo
 
W. Christian disse:
...e um pequeno corte em 1kHz.

Na maioria das igrejas que nao tem tratamento acustico e quase que independente das caixas usadas, é preciso cortar em 1khz e regioes proximas. Isso é interessante. Alguem tem uma explicação mais cientifica?

[]´s
Bustillos
 
W. Christian disse:
O equalizador mostra o roll off nos graves e agudos.

Exatamente. Além de aproximar a resposta elétrica da forma como o ouvido percebe o som, os graves sobram muito no templo e as caixas têm agudos sibilantes e incômodos.

W. Christian disse:
Queda também na região de 250Hz e um pequeno corte em 1kHz.

250 Hz é quase uma freqüência de ressonância na sala, por isso o corte. No caso de 1k, tb tem relação com a resposta da caixa, que incrementa esta região. O ajuste do equalizador foi feito com o auxílio do Smaart.

amarildo santana disse:
David, senti falta de um "condicionador de energia" (tem um tomadeiro Oneal ali no meio) ... o que vc utiliza para proteger a V-Mixer e os outros perifericos ???

Por enquanto, há um estabilizador no qual o tomadeiro está conectado. No projeto está previsto a utilização de um gerenciador de energia da Pentacústica.

raphael leal disse:
Falando nisso, pra entregar uma energia 100% limpa pra uma mesa digital é indispensável o uso do estabilizador ou no-break? Ou só o condicionador resolve dependendo apenas de como é a energia vinda da companhia energética.

Raphael, o ideal é ter energia limpa, mas este não é o caso da maioria das igrejas... então, o uso de equipamentos de filtragem e estabilização é recomendado. Até o momento, não tive problemas de energia com mesas digitais, mas o que não quer dizer que não vão acontecer.

MarceloCavic disse:
Aliás esse equalizador dever ser muito bom.

É um Pentacústica EQ 3002. É o melhor nacional e não deixa nada a desejar aos melhores do mercado. Pena que não está mais sendo fabricado.

[]'s
 
Depois de séculos consegui tirar umas fotos da minha igreja!
segue aí galera!

Abraços!

rokr0020.jpg

rokr0019.jpg

rokr0018.jpg

rokr0017.jpg

rokr0016.jpg

rokr0015.jpg

rokr0014.jpg

rokr0013.jpg

rokr0012.jpg

rokr0011.jpg

rokr0010.jpg

rokr0007.jpg

rokr0009.jpg

rokr0008.jpg

rokr0006.jpg
 
OFF:Eu quero um amp desse da EMC pra mim!!!rs

Só uma pequena consideração sobre a regulagem dos seus EQ's.

Não se esqueça que, para cada 3dB de reforço, em uma determinada faixa de áudio, será necessário um acréscimo de 100% da potência anterior, em sua respectiva via de amplificação. Você tem essa potência disponível?? Se não tem, terá uma “bruta” sobrecarga, causando grande distorção. Se você possui um P.A. com grande reserva de potência, tudo bem, faça as contas e vá adiante. Viu como determinar corretamente, a potência necessária em cada via de amplificação é de suma importância??
E lembre-se que; se você quiser dar novamente um reforço de +3dB nesta mesma faixa de freqüência, em que já havia aplicado 3dB de reforço, é complicado; veja o cálculo a seguir. Digamos que esses reforços pretendidos, sejam na região dos graves e esta via estava com os audioamplificadores de potência liberando 200 watts RMS antes de você realizar o primeiro reforço de 3dB. Ao realizá-lo, ocorre o seguinte: 200 watts RMS + 3dB = 200 x 2 = 400 watts RMS necessários para evitar sobrecarga. Se quiser adicionar mais aqueles 3dB de ganho no equalizador gráfico, nesta mesma faixa, então teremos 400 watts RMS + 3dB = 400 x 2 = 800 watts RMS de potência necessária. Sentiu o drama?? Se você adicionasse novamente um reforço de +3dB resultaria em 1600 watts RMS necessários. Viu como a utilização de reforço de bandas do equalizador gráfico, sem bom senso “detona” o sistema?? Somente proporcione ganho, em uma determinada faixa do equalizador gráfico, se tiver certeza que tem esta potência disponível; caso contrário, adeus P.A. Na dúvida, insira limiters em cada via para servir de “breque” na “euforia”. Uma boa dica é atenuar as freqüências próximas à determinada faixa de áudio para destacá-la, ao invés de aumentar o seu ganho para realçá-la, o que necessitaria ter previamente esta potência necessária reservada; neste caso, o volume abaixa um pouco, mas você não “detona” o sistema. Ou então, tenha um grande headroom (reserva) de potência para poder, dentro de certos limites, é lógico, proporcionar aquele reforço que você gosta.


Texto retirado do manual de um EQ da Ciclotron, os manuais da marca são verdadeiros livros que nos ensinam muito! Vale a pena ler mesmo que não usemos o produto.
 
E aí Rafael, aquela potencia da EMC é boa?? (eu sei que ela é pesada pra caramba!!!!!)


Por isso tudo oq ele disse que em algumas vezes é melor tirar as frequencias que estão sobrando do que aumentar as que estão faltando.
Ainda bem que agente ainda não está sofrendo com falta de potencia. :lol:
 
Ainda assim, faria uma roll off nos agudos, e não incrementaria nada, se preciso, atenuaria.
 
Lucas,

legal pela iniciativa, parabéns. Obrigado pelas fotos.

1) Seu palco está um pouco bagunçado quanto aos cabos. Uma organização seria bem vinda. Usar cabos menores e/ou prender a sobra, seria algo bem interessante e com menos risco de alguma criança baterista provocar um acidente. Preocupe-se sempre com detalhes.

2) Cubos e um Powerplay em cima do Peavey. Interessante....

3) Um kit de mics específicos para a bateria vai bem. Mas o que aquilo ali do lado... uma mesa Oneal?????

4) Suas caixas Ciclotron de PA tem dispersão sonora mais larga. Vocês deveriam estar usando-as retas, para a frente, e não inclinadas assim de lado. Você está jogando muito som em cima das paredes laterais, pode ter certeza.

5) Os amps pesadíssimos estão próximos de um sub e longe do outro. Como as distâncias envolvidas são poucas, não há muita diferença, mas que existe alguma diferença, existe. Melhor seria se estivessem equidistantes. Ah, um rack para os amps seria uma ótima pedida.

Um abraço,

Fernando
 
Ihhhh Isinho, pode acreditar, falta muito agudo lá, não sei pq.

Essa equalização aí foi feita com ruído rosa, aí como tem sobra de potencia lá o cara preferiu colocar oq estava faltando do que tirar o que sobrava.
 
Sou bem mais atenuar que incrementar, mas...

Outra coisa, o roll off é nas frequências que sua caixa não responde (ou onde a diferença é mínima). Eu começaria a cortar a partir de 16 khz.
 
Olá Fernando,

Muito obrigado pelos comentários, são todos muito bem vindos.

O palco está muito bagunçado mesmo "/ fiquei com vergonha de postar essas fotos, mas eram as únicas que eu tinha, essas fotos foram depois de um culto que foi realmente uma tremenda correria, eu nem ía ficar no som mas nesse dia acabei abraçando a causa, quando eu tenho mais tempo, deixo apenas os cabos que serão usado, todos enroladinhos tal, mas temos um grande problemas com eles, temos muitos cabos com mal contato e os multicabos tbm tem mal contato, então vamos fazer uma reestruturação total nessa parte.

Essa caixa que está em baixo do Peavey serve de retorno para o baterista, ela é amplificada pela potencia EMC, mas ela está virada para frente pq neste dia os retornos resolveram não funcionar então tive que virar ela um pouco pra galera para ajudar o pessoal a se ouvir. Ela tbm serve como um excelente apoio para o amp. do bass ficar a uma boa altura. hehehe

Esse kit de mics é legal sim, pena que o do bumbo quebrou "/ algum filho de Deus derrubou ele no chão, e baubau!!! Aquilo é sim uma mesa Oneal "/ outra vez queria trocar ela pela nossa Behringer de 8 canais, mas não deixaram alegando que seria MUITO PERIGOSO PARA MESA ( que é nova) eu quase tive um ataque cardíaco.

Com relação ao PA concordo com vc.. e nem tem oq comentar.. deveríamos virar as caixas um pouco.

O nosso PA é todo ativo, essas potencias funcionam para os retornos, a EMC para a caixa que fica em baixo do amp do bass, e a DBS ficava para as caixas que faziam os retornos que ficam na frente do palco. Mas aí tivemos um problema com as caixas velhas e tivemos que colocar essas Selenium que são para o som externo, então atualmente ela está parada.

Dessa vez a mesa de 8 canais estava sendo usada para efeito, não sei pq mudaram, antes era a nossa de 16 canais.



Acho que deu pra perceber que a nossa maior reestruturação não deve ser feita na parte de audio (claro que precisa de muitas coisas novas) mas oq eu digo que realmente está amarrando o nosso ministério de audio é o poder humano.

Falta de compromentimento, organização, humildade, pontualidade, cuidado, caprixo, boa vontade, e até respeito as vezes.
Só para voces terem uma noção, EU NÃO SOU DO MINISTÉRIO DE SOM, eu sou instrumentista, mas por várias vezes tenho deixado de tocar para ficar no som por falta de pessoas que possam ficar.
Graças a isso descobri que amo audio e tudo que está nele. Mas realmente fico triste, pq é realmente dificil encontrar igrejas com a nossa estrutura e muitas vezes isso praticamente é ignorado, não dão valor para oq nós temos.

Acho que semana que vem teremos uma reunião com o pessoal do audio, e vamos mudar algumas coisas.

(Me desculpem o desabafo. KKK)

Abraços a todos, e Deus abençoe
 
isinho disse:
Sou bem mais atenuar que incrementar, mas...

Outra coisa, o roll off é nas frequências que sua caixa não responde (ou onde a diferença é mínima). Eu começaria a cortar a partir de 16 khz.

Ah Isinho, desculpe contrariar vc denovo, mas uma vez eu fiz uma experiencia com um amigo e varias vezes nós alteramos as frequencias mais agudas, tipo 20k, 16k e tal. Principalmente na de 20k, em que teoricamente nós não ouvimos os amps já não respondem.

Mas nós conseguiamos perceber a diferença muito nitidamente. O som perdia um pouco de brilho. Acho que é pq esses controles das frequencias não atuam somente na frequencia em que se altera, mas tem um pouco de influencia sobre as frequencias mais próximas tbm.
Provavelmente nós não estavamos ouvindo os 20k, mas as frequencias próximas realmente faziam uma tremenda diferença.

Abraços
 
amps já não respondem

Os amplificadores respondem, o que não responde são os drivers. Ah, e nunca vi um drive nacional que respondesse a essa faixa de frequência (pelo menos não linearmente)

tem um pouco de influencia sobre as frequencias mais próximas tbm

Não é tão pouco não. Isso é definido pela largura do Q do equalizador.
Logicamente, ao atenuar 20 Khz você está atenuando as frequências em derredor, mas também são frequências pouco ou não audíveis!
Isso só gera mais aquecimento e você corre o risco de desgastar demais seu drive, ainda mais incrementando no equalizador.

Abraços

isinho
 
Putzzz.. eu sempre troco esses nomes, amps, caixas, potencias.. vem do costume de chamar qualquer caixa de AMP. (a maioria dos musicos tem ela.) kkkkkkkkkkkkkkkk

Isso mesmo, fator "Q" tinha me esquecido dele.



Ah Isinho, a diferença é beeem perceptível mesmo, tanto que quando eu fiz isso. O pastor tava pregando, aí eu do nada dei uma abaixada brusca e considerável no fader do 20k, aí meu amigo batera olho e disse!

OOHHHHHHH mano! Oq vc fez aí hein? ( mó bronca) KKK


Aí eu expliquei pra ele tal, que agente praticamente não escuta essa frequencia.

Mas devido ao fator "Q" dava uma mega difrença no som.

É muuuuito agudo (só um brilho mesmo) mas é um pequeno notável.

Abraços
 
Olá Lucas.

Provavelmente nós não estavamos ouvindo os 20k, mas as frequencias próximas realmente faziam uma tremenda diferença.


Só se você ouvir "calor". Em um eq de 31 bandas, a freq. mais próxima de 20kHz é 16kHz, que eu acredito (pra não dizer que tenho certeza) que muitos não ouvem. Isso é esforço inútil do driver, pra não entrar no assunto de que o som começa a ficar artificial. Além disso, ficar incrementando muitas frequências no eq traz problemas de fase (group delay).


Abraços.
 
A PAZ

É facil de saber até onde escutamos, pega um cd de frequencias e vai aumentando até chegar os 12Khz sem alterar o volume, então logo vc irá escutar o que o pessoal falou.


Heriberto
 
Back
Topo