Headsets e Earsets AKG, Shure, Audio-Technica e Karsect

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Headsets e Earsets AKG, Shure, Audio-Technica e Karsect
http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=27

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p>Parou na minha mão um sistema Shure e um Audio-Technica, ambos sem fio, que foram pegos emprestados para o uso em um evento. O Shure veio com um headset e um earset, o AT com um earset. Como eu tenho um AKG headset e acesso a alguns Karsect headsets, não podia dar outra coisa: uma boa comparação. </p>
<p><font color="#ff0000">AKG WMS 40 UHF</font></p>
<p>Uns anos..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Olá Bersan.

Muito legal o teste. Já trabalhei com alguns destes modelos que vc citou e gostei de todos, com exceção dos Karsect.

Neste caso, tenho que fazer uma ressalva ao mic earset da Karsect. Recentemente adquiri, para um cliente, o Staner SW-481, que é o mesmo produto da Karsect. O mic realmente tem boa rejeição lateral, evitando microfonia. A qualidade sonora é boa para a palavra, no entanto, deixa um pouco a desejar quando se trata de música. E distorce mesmo, qd submetido a volumes fortes.

Com relação aos earsets omnidirecionais, qd se está trabalhando com este tipo de mic, o sinal de retorno deve ser zero... a menos que seja in-ear.

[]'s
 
Rapaz, bem lembrado. Lembrei de colocar o Staner mas na hora de postar realmente esqueci. Já era 01:00 da manhã quando terminei. Digitei direto das 22:00 às 01, os olhos já estavam quase fechando.

Ô "testezinho" complicado. Acredita que levou 6 horas só para escrever tudo e arrumar as fotos? Isso sem contar os testes propriamente ditos.

Com relação aos earsets omnidirecionais, qd se está trabalhando com este tipo de mic, o sinal de retorno deve ser zero... a menos que seja in-ear

Tem um macete que ando fazendo que está funcionando bem com earsets (qualquer um deles, já que são quase sempre ominidirecionais). A caixa de retorno fica com volume baixo e apontada exatamente para o ouvido contrário do qual está o microfone, de preferência um pouco mais atrás da pessoa. Dá para conseguir algum retorno e sem microfonia. Não é muito, mas o suficiente para o pregador não reclamar.

Usei o Karsect "fininho" em um caso bem interessante. Eram duas professoras de crianças, que ficavam andando bastante. Mesmo com igreja cheia e volume alto, com elas ora de costas para as caixas, de lado para as caixas ou mesmo de frente para as caixas do PA (quando elas iam mais para a frente, para mostrar coisas no projetor), deu para evitar microfonias tranquilamente, e olha que a mesa era uma Ciclotron AMBW!

Acho que tudo tem a ver com o bom posicionamento do microfone. Bem posicionado, o operador terá que abrir o mínimo de ganho e, com isso, menos chance de microfonia. Aliás, faltou colocar algumas fotos do manual do Shure, indicando como deve ser feito:

posicao_headset.jpg


A posição correta para todos eles é no "cantinho da boca". Na frente da boca vai dar muito "puf-puf", muito longe vai cair a qualidade sonora e haverá mais chance de microfonia.

Um abraço,

Fernando.
 
Olá, também andei pesquisando os earset e os headsets.
Trabalhei com os countryman e sinceramente eles são complicados de usar em condições onde o volume de retorno é muito alto e também o fato de eles se prenderem em uma só orelha complica um pouco.
Bem achei estes,
<!-- m --><a class="postlink" href="http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220159085456&ssPageName=MERCOSI_VI_ROSI_PR4_PCN_BIX_Stores&refitem=220171579145&itemcount=4&refwidgetloc=closed_view_item&refwidgettype=osi_widget">http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... osi_widget</a><!-- m --> e não consegui muita coisa sobre eles mas parecem legais e um preço razoavel.
 
Problemas com recepção de sinal

Aqui na minha igreja nos adquirimos o Kasect KRU 301 com headsets aquele fininho que o Bersan mostrou.
Mas estou com um problema o sinal e cortado a uma distancia de 15mts. Mas o mais engreçado e que so acontece com o pastor, eu testei quando compramos sai da igreja fui em um terreno em frente uns 30mts e funcionou muito bem e durante os cultos ele falha.
Talvez seria o squelsh que estaria mau regulado ou uma presão sonora muito grande (meu pastor tem uma voz forte).
A unica coisa que resolveu até agora foi colocar o receptor ao lado do pastor no pupito. Assim não aconteceu nenhuma falha.

Se alguém tiver alguma solução ficarei muito grato

Fiquem todos na paz.
 
Maike.

Verifique no transmissor do microfone se há um botão de ajuste da potência de transmissão. Normalmente o tx vem configurado de fábrica na posição low. Mude para high... deve resolver o problema.

Se o tx não possuir este ajuste, acredito que vc terá que deixar a base receptora onde está, isto é, próxima ao pastor.

[]'s
 
Ricardo,

boa rapaz, legal mesmo esses OSP. Gostei do vídeo explicativo. E 140dB SPL máximo? Dá para captar um avião decolando sem distorção.

Está US$ 200,00. No Brasil, depois de frete, seguro, comissão do vendedor local e impostos, os produtos costumam custar 3x mais.

Logo: US$ 200,00 x 3 = US$ 600,00 x cotação R$ 1,75 = R$ 1.050,00.

Na Expomusic achei Electrovoice por R$ 990,00.

Maike,

já leu o artigo sobre os 10 mandamentos dos microfones sem fio?

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=137

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Davi o transmissor tem esse botão sim vou aumentar o ganho nele e ver se resolve.

Bersan li o artigo que vc citou o 4° mandamento inclui o rack da mesa pois e uma estrutura metalica. As vezes a antena do receptor ficava encostada no rack.

Fiquem todos na paz
 
Fernando,

gostaria de saber se o mic do KRU 301 (custo aproximado de 30 reais) funciona se ligado diretamente a mesa de som por um adaptador P2-P10.

Será que dá fazer com que seja um mic com fio?
 
Para te responder eu precisaria saber se ele é condensador ou dinâmico.

Dinâmico não precisa de energia para funcionar, logo seria possível conectar diretamente na mesa. Condensador, ao contrário, precisa de energia, Phantom Power ou às vezes uma pilha (como esses de lapela).

Talvez desse para adaptar, mas não sei dizer.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Fernando,
Será que dá para eu usar o headset da Karsect modelo HT-3 ligado direto na CSM, se der, me ensina e me fala onde compro só o microfone por R$70,00.

Obrigado!
 
Olá Calebe,

a idéia é bem legal e possível sim. Já viu um LeSon ML-70? Tem a cápsula e um suporte para uma pilha. Se você tiver algum lapela quebrado, poderia cortar a cápsula e no lugar adaptar para esse Karsect. O problema é o requisito de energia dele, ele teria que funcionar com 1,5V.

Mas a AKG tem um adaptador para se usar alguns microfones (como o C444L) sem o transmissor (com fio), fornecendo Phantom Power direto da mesa. De um lado, um conector miniXLR, de outro um XLR normal. É o ADAPTADOR AKG MPA III L P/PHANTOM POWER

O problema é o preço. Olhe só:

http://www.tangomusic.com.br/produto.asp?catID=7&subCatID=167&cod=52399

Um abraço,

Fernando
 
Lendo este teste, fiquei muito interessado nos microfones da Karsect. Dei uma pesquisada e achei os manuais com as especificações no site da distribuidora Sonotec

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonotec.com.br/downloads/">http://www.sonotec.com.br/downloads/</a><!-- m -->

Mas nao estou achando pra comprar no Mercado Livre. Vou dar uma procurada la na Santa Efigenia quando for em Sao Paulo.

[]´s
Andre
 
Acha fácil lá. Quando fui para a Expomusic, praticamente todas as lojas tinham Karsect.

Se não encontrar o modelo Karsect, encontra o Staner.

Um abraço,

Fernando
 
Deu certo!!!

a idéia é bem legal e possível sim.

Olá Fernando, finalmente criei coragem e comprei o mic. HT-3 da Karsect, para fazer o bendito teste.Primeiro, peguei o transmissor sem fio na loja e percebi que o mesmo funciona com duas pilhas "A A", então deduzi(pois nenhum vendedor soube me dizer!)que, uma servia para alimentar o transmissor e a outra para alimentar a cápsula do mic. , logo, daria para fazê-lo funcionar(com fio) só com uma pilha.Levei só o mic. por R$ 64,00 com conector P2, fiz uma adaptação, utilizando o circuito de alimentação do lapela da Le Son(como você disse) e voilà, funcionou perfeitamente.Com relação à sensibilidade, conseguimos resolver o problema, simplesmente regulando a posição do mic. na bochecha do pregador ao invés de posicioná-lo próximo à boca.

Um grande abraço e obrigado pela ajuda!
 
Poxa Calebe, que legal!!!!! Tira umas fotos e poste aqui, por favor. Eu mesmo tenho uns 4 lapelas quebrados aqui em casa.

Com relação à sensibilidade, conseguimos resolver o problema, simplesmente regulando a posição do mic. na bochecha do pregador ao invés de posicioná-lo próximo à boca.

Mas qual problema que deu?

Um abraço,

Fernando
 
Muito sensível!

Mas qual problema que deu?

Olá Fernando,
Acho que foi você mesmo quem me disse que, o som do microfone "racha" quando alguém fala mais "forte".Vendo esta particularidade como um problema e me antecipando a ele, já reposicionei a cápsula próximo à bochecha do pregador, e, resultado, não "rachou", o som ficou simplesmente perfeito!Só precisei tirar um pouco de 600Hz(no paramétrico da mesa mesmo), pois na minha igreja esta frequência sobra um pouco.

Abraços!
 
Estive pensando em recomendar a compra do KARSECT KRU-161 UHF para minha igreja, gostei da aparência dele e de principalmente do preço, mas fiquei com medo do microfone distorcer muito, não que os pastores na minha igreja gritem, mas às vezes eles decidem cantar e nesta hora tenho medo que o microfone não aguente, o que vocês acham? (Lembrando que minha é igreja é tradicional, as pessoas não costumam falar tão alto.) Ah, outra coisa que me lembrei agora, ele fica bem fixo na cabeça ou não pode fazer movimentos bruscos com ele?
 
Olá Paulo,

complicado falar se vai distorcer ou não. Se, como você disse, as pessoas não costumam falar tão alto, acho que vale a pena a compra.

E sim, ele fica bem fixo na cabeça. Pode se movimentar bastante com ele sem problema.

Fernando
 
Talvez realmente sirva pois posso pedir que quando o pregador decidir cantar ele pegue um microfone com fio(Shure SM58), assim as chances de distorcer serão quase nenhuma. O ruim que onde moro(Maceió) é muito fraco para equipamentos de som, pois o melhor seria ir na loja e testar o microfone. Mas mesmo assim acho que vou recomendá-lo.
 
Back
Topo