Headsets e Earsets AKG, Shure, Audio-Technica e Karsect

Elias Ojeda disse:
seria ótimo eu desligar os monitores, mas o Pr quer o som bem "na cara", com "presença"...

Elias, explique a ele a situação. Se ainda assim ele insistir no uso do mic com os monitores no talo, ofereça a ele (para ele comprar, claro) um monitor in ear sem fio... o da Staner atende bem a pregadores e custa algo em torno de R$ 2.000,00. Caso contrário, deixe-o pregar com microfonia.

[]'s
 
Caso contrário, deixe-o pregar com microfonia.

Melhor ainda: coloque o retorno em volume bem baixo, onde não ocorra microfonia, mas com o som do PA em bom nível, de forma que todos escutem bem o microfone.

Quando ele pedir para aumentar, aumente bastante até microfonar, e volte o volume até onde estava antes, sem microfonia. Repita isto todas as vezes que ele pedir para aumentar.

Quando dá problema de microfonia, toda a igreja olha para o operador de som, acha que a culpa é dele. Se a microfonia só aparecer quando o pregador pedir para aumentar, a igreja vai perceber que o problema não é o operador.

Um abraço,

Fernando
 
olá turma
rolou o som na igreja (Sara Nossa Terra).
o Mic em questão foi ajustado da seguinte forma, dentro do transmissor, próximo onde se coloca a bateria 9v, tem 3 opções de ajuste, (mic / 0db / -12 db), fiz a opção por 0db, e o som foi mais fácil de ser ajustado, os excessos de médios permaneceram, mas caiu o nivel de captação, proporcionando a melhor equalização e menos realimentações.
fico grato a todos os posts
abs.
Ojeda
=*
 
Comprei um Karsect 161 para dar aulas...no primeiro uso ele estava dando uma microfonia que quase deixou os alunos surdos rs, consegui resolver esse problema regulando o botão SQL na base (coisa que aprendi aqui no fórum) mas durante a aula percebia que o som "falhava" como se não estivesse saindo nas caixas, coisa de 2 a 3s e aí voltava.

Então pergunto aos senhores que entendem do assunto se isso é algum defeito ou apenas um ajuste que deve ser feito ? Agradeço a atenção !
 
Jeferson, como vai?

SQL é o ajuste do limiar do silenciador (mute).
Se você precisou mexer neste ajuste, significa que há algum ruído forte de radiofrequência que pode ser proveniente de máquinas industriais, motores, equipamentos digitais com filtros de rede ruins (nesse caso a fiação do local serve como antena de transmissão. Eu já vi um computador gerando interferência na tv após uns 10 minutos ligado), lâmpadas fluorescente compactas com capacitor interno estufado (a luz fica cintilando e você mal consegue sintonizar uma estação AM local), espúrios de radiofrequência (harmônicos), rádio pirata ou algum transmissor gerando ruído em um largo espectro de frequência (já presenciei isto).

Tente mudar de canal (base e transmissor). Se persistir, você terá primeiro que comparar com outro igual para saber se é defeito. Se não tiver outro igual, compare com outro diferente mesmo, fique com o que te atender e dê um chute com os dois pés no pior. Pode levar na autorizada, mas se você pensa que vai encontrar um engenheiro em eletrônica com equipamentos de ponta para te dar um diagnóstico preciso, está enganado. Devem apenas ligar seu microfone, distanciar uns cinco metros, falar alossom e dizer que tá ok. Mas não custa nada tentar.

Quando você aumentou o SQL, o seu receptor pasou a só liberar o som com um sinal mais forte de radiofrequência, porisso o alcance ficou crítico.
Quem sabe na loja que você comprou o vendedor te empresta outro para tirar a sua dúvida?
 
Celso obrigado pelas explicações. Até tem outro igual para testar, pois eu e um amigo compramos dois microfones idênticos, porém ele mora um pouco distante de mim. Mas o problema da microfonia foi resolvido com o ajuste do sql, antes eu tentei trocar a frequência mas não resolveu, e quanto ao o outro problema da falha no som vc acredita em defeito do mic ?? Grato !
 
Jeferson, SQL ou Squelch ou Mute (SQL tem outro significado em informática, porisso o comentário do Rafael), atua em 99% dos casos apenas sentindo a potência (nível) da portadora (onda de alta frequência da estação, que não é o som) e funciona como uma porta. Quando o sinal está acima do limiar, passa. Abaixo, bloqueia. O som é extraído através das variações que ocorrem neste sinal. Sinal de radiofrequência presente, sem variação nenhuma = sem som). O que pode ocorrer no seu caso é que quando falamos ao microfone, ao invés de variar apenas o valor (módulo) da frequência de acordo com o som (Frequência Modulada/FM: agudos = variações rápidas e graves = variações lentas), o sinal, por questões de simplicidade de projeto, acaba sofrendo variações de nível também, como ocorre em AM/Amplitude Modulada.
Você ajustou o limiar do silenciador no seu receptor para só liberar o som quando fala mais alto, quando aumenta o nível da portadora de rádio frequência, resultando em efeito próprio de um dispositivo chamado Gate. A diferença é que o Gate trabalha apenas no áudio, não na potência de transmissão. Assim, um sistema para fazer com maestria o que você quer teria que atuar apenas no áudio, não comprometendo o alcance do transmissor. O melhor seria reduzir ligeiramente o limiar do SQL para evitar as cortadas no som e instalar um equipamento destes (Gate/Compressor/Expansor) entre a saída do receptor e a entrada do amplificador. Não sei lhe indicar um modelo bom, mas tem gente que entende bem disso para ajudar aqui no fórum. Algum dos colegas poderia indicar um modelo?
 
Back
Topo