Implantacao de retorno via fones

Acredito que não vale a pena adquirir um decibelímetro, a menos que você seja um profissional da área e precise da ferramenta.

É claro que uma medida com precisão precisará do decibelímetro, mas dá para se ter uma clara idéia se a sua igreja está fora dos limites normatizados de emissão sonora, basta conversar com os vizinhos da igreja e saber se eles estão "invocados" com o barulho nos dias de cultos, ou você pode em alguns dias, ficar do lado de fora do templo e tirar as suas próprias conclusões.

A partir daí, se achar que estão exagerando, procure contratar uma consultoria, que além da medição, lhe passará as orientações para o tratamento do ambiente.

Abraços,

Eduardo.
 
Eduardo.

Eu discordo de vc. Muitas vezes as pessoas reclamam do som das igrejas sem razão. O decibelímetro serve para guiar o operador na questão do volume. Se ele ultrapassar os limites aceitáveis, ele vê na hora... é claro que não é um equipamento indispensável, mas se a igreja tiver condições de adquirir um, eu recomendo.

[]'s
 
Eduardo,

mas dá para se ter uma clara idéia se a sua igreja está fora dos limites normatizados de emissão sonora, basta conversar com os vizinhos da igreja e saber se eles estão "invocados"

O nosso relacionamento com vizinhos é como "pisar em ovos", deve ser com todo o cuidado.

Primeiro, precisamos orar pela salvação eles. Nada melhor para uma igreja que os vizinhos sejam membros dela.

Depois, precisamos respeitá-los. Eles tem todo o direito de exigir que as igrejas cumpram as normas legais de legislação ambiental sonora. Nesses casos, um decibelímetro na igreja ajuda, e muito!

Terceiro, existe o problema espiritual. Mesmo quando dentro das normas, o vizinho pode continuar reclamando, e colocando a culpa no som. Já vi isso acontecer, o vizinho chamou 3 vezes o Disk-Silêncio; quando eles chegaram e encontraram o som no volume correto, ele alegou que "abaixaram porque viram vocês chegando". Aí, companheiro, só orando muito para o inimigo ser repreendido.

Um abraço,

Fernando
 
Decibelimentro, hoje é algo quase que indispensavél, acho que as igrejas devem acrescentar isto como um "equipamento de uso excencial no som"
blz...
 
Eu coloquei que o decibelímetro é dispensável, pois eu acho que o operador do som tem que se preocupar que o "volume" fique agradável dentro do templo, ou seja, nem alto nem baixo.

Quando dentro do templo está bom, e o volume ainda estiver alto do lado de fora, com o decibelímetro apontando que está ultrapasando os limites legais, se ele abaixar muito o volume, dentro do templo as coisas não ficarão boas.

Por isso que eu falei que o melhor é providenciar o tratamento do ambiente.

E quando coloquei que é legal conversar com os vizinhos, é porque nas igrejas dos bairros (talvez não nas Catedrais), os próprios membros são vizinhos destas pessoas, e muitas vezes possuem com eles uma relação cordial.

Mas para quem pode ter, sempre será bem-vindo.

Abraços,

Eduardo.
 
eu acho que o operador do som tem que se preocupar que o "volume" fique agradável dentro do templo, ou seja, nem alto nem baixo.

Ok, você está certo, mas precisamos entender que temos um conceito subjetivo aqui. O que é considerado "volume bom" para um não é bom para outro, que acha diferente, que precisa aumentar mais, abaixar mais, etc.

Entretanto, a legislação é objetiva. Pode até tantos decibéis, e pronto! Acima disso, dor de cabeça (multa, etc).

Quando esse tipo de problema aparece (e está cada vez mais comum), termos acesso a um decibelímetro (e com ele a medição objetiva do volume de som), fica fácil adequar o subjetivo ao objetivo.

Mas a compra do decibelímetro é dispensável mesmo. A maioria é cara, e podem ser alugados ou emprestados. Muitos profissionais de segurança do trabalho os possuem.

E não precisa ser um por igreja. Uma denominação pode comprar um único decibelímetro para usar em várias igrejas da região.

Um abraço,

Fernando
 
Re: me ajude a implantar retorno com fones.

R. Leal disse:
Como prometido segue as fotos do sistema de fones da minha igreja, qualquer duvida e sugestao serao bem vindas.

IMG_1636.jpg


IMG_1635.jpg


IMG_1634.jpg


IMG_1633.jpg

Olá Leal, bomdia...
Amigo, estou implantando retorno via fones em nossa igreja, mas estou com algumas dúvidas e vi que vc já tem implantado, então pensei que você poderia me dar uns conselhos!!!
Lista de Equipamentos:
Mesa Ciclotron 16 Canais - Que possui: 1 aux, 1 efx send, 1 saida fones de ouvido que pode ser pré ou pós-fader!
08 power click DB-05
08 Fones Koss Porta Pró
Não comprei DI box, é muito necessário???
Somos: Bateria, guitarra, violão, teclado, baixo, 3 backs, 1 voz principal.
Preciso de um esquema para ligar tudo isso.
Os DB's me dão som que vem da mesa e do meu próprio instrumentos com controle de volumes separados, certo?
Mas para os Backs complica, pq não irei usar os mic direto no Power click, mas sim primeiro na mesa.. aí é que está o problema!!
O AUX 1 da mesa irei ligar em um EQ + potencia/amplificador + caixas de retorno para voz principal/pastor!!!
Só me sobram o EFX send que usaria como um AUX 2 e a saída para fone da mesa, pensei em usar essa saída EFX send e passar de um DB-05 a outro formando um cadeia de sinal de retorno, como a empresa indica. O fato é, como cada back vai ter mais de si mesmo no retorno??, pq se aumentar na mesa todos vão ouvir mais tbem... no caso dos intrumentos, o DB oferece volume individual no próprio aparelho...não há a opção de ligar os mics direto no POWER CLICK DB-05....Me ocorreu o seguinte... usar um DI box IMP2, só que aí teria que entrar no DI com P10, e no link do DI tirava uma mandada para o DB-05 e no Out do DI mandaria pra mesa... cara que complicação.... não sei se isso daria certo, o que você acha??? Sei que precisaria de uma mesa com mais auxiliares!!! Mas por enquanto é isso que temos...Cara dá uma estudada aí, e me dá uma ajuda!!
Obrigado fica com DEUSSS!!!!!!!!!!
 
Pessoal, boa tarde!!
Estou me preparando para colocar sistema InEar no nosso grupo! Somos um grupo vocal, e usamos playback em nossas apresentações. Nesse contexto é indicado o uso de um limitador ?
Agradeço as dicas !! Um grande abraço!!
 
Levitta, o esquema para ligacao ja foi citado ao longo desse topico. Sobre os backs nao posso falar muito pois nao trabalho eles na minha igreja.

O uso dos DI's sao imprescindiveis, tanto para o sistema de fones quanto para o uso normal.
 
Paulinho disse:
Pessoal, boa tarde!!
Estou me preparando para colocar sistema InEar no nosso grupo! Somos um grupo vocal, e usamos playback em nossas apresentações. Nesse contexto é indicado o uso de um limitador ?
Agradeço as dicas !! Um grande abraço!!
Paulinho, a resposta se encontra nas primeiras paginas desse topico. Respondida pelo nosso amigo David Fernandes.

Abraco!
 
Leal, acredito que a resposta do nosso amigo David foi baseada em um sistema para instrumentistas, onde se vai usar baixo, bateria, guitarra, etc... Minha pergunta esta direcionada para vocal com playbacks, sera que tem necessidade ?
 
Ola pessoal implantei o sistema de retorno via fones na igreja, eu como operador de áudio ficou excelente sem a microfonia e redução db em cima palco,
mas os músicos não gostaram da ideia trocar o cubos por fones , eu tive de ficar em cima deles para usar o sistema de fones durante 6 a 9 meses para que músicos se adaptar , só deixei 2 caixas de retorno para o dirigente e para pastor no centro .
 
É sempre assim...

Estamos pra implantar novamente na minha igreja, mas ja vou adiantar para o responsavel, primeiro eu preciso da boa vontade dos musicos e um certo tempo para se adaptarem, do contrario melhor nem tentar...
 
R. Leal disse:
Levitta, o esquema para ligacao ja foi citado ao longo desse topico. Sobre os backs nao posso falar muito pois nao trabalho eles na minha igreja.

O uso dos DI's sao imprescindiveis, tanto para o sistema de fones quanto para o uso normal.

Valeu Leal, obrigado!!
 
R. Leal disse:
Levitta, o esquema para ligacao ja foi citado ao longo desse topico. Sobre os backs nao posso falar muito pois nao trabalho eles na minha igreja.

O uso dos DI's sao imprescindiveis, tanto para o sistema de fones quanto para o uso normal.

Valeu Leal, obrigado!!
 
R. Leal disse:
Levitta, o esquema para ligacao ja foi citado ao longo desse topico. Sobre os backs nao posso falar muito pois nao trabalho eles na minha igreja.

O uso dos DI's sao imprescindiveis, tanto para o sistema de fones quanto para o uso normal.
Valeu obrigado!!!
 
Ola turma
Estou dando continuidade neste assunto, e gostaria de opiniões dos experientes.

Gostaria de implantar o monitoramento tanto via retorno de chão como também via fone, e na hora o musico é que decidirá qual vai utilizar, ou apenas um, ou ou dois mesmo, porque a maioria dos musicos que nunca usaram fones, em determinado momento do evento, acaba sem querer pedindo muito volume e ao invés de pedir ajuste acaba simplesmente retirando o fone, e quando não se tem alguns monitores de referência no chão, sempre se perdem.
Um exemplo bacana que tenho visto e muito no meio profissional, é que o Batera utiliza um fone e um subwoofer, certamente porque o fone para ele, não é o suficiente para ouvir as frequências mais baixas e pesadas, e já vi que quando possivel, utiliza duas saídas auxiliares, mas nem sempre isto é possivel, quando se tem limitação disso na mesa.

Pensando em utilizar este artificio em mesas com até 8 auxiliares, onde todos já estão dedicados a cada músico, gostaria de saber se existe algo que possa dividir um mesmo auxiliar em dois, tipo enviar o sinal de um auxiliar para um canal do powerplay, e este mesmo sinal, enviar para um caixa ativa, ou até mesmo, uma passiva com uma potência, equalizador, etc. Isto é possível, considerando a impedância de saída de um canal auxiliar de uma mesa?

Encontrei um aparelho da Behringer, o UltraPatch Pro PX3000, por acaso seria esta a saída para se dividir um canal auxiliar ?


Ou um mero cabo em "Y"resolveria a questão?


As saídas auxiliares da mesa sendo balancedas, o cabo deve ser similar aos cabos de insert? ou todos os conectores monos mesmo? Ou todos os conectores stéreo?

Fico no aguardo da ajuda de sempre
Abração a todos
 
Filipe.Nunes disse:
tbm estou com essa duvida... Alguem sabe responde? se o cabo Y resolve esse problema

Qual a aplicação amigo Felipe ?
A mesma que a minha ? Uma saída para dois sinais de entrada ao mesmo tempo (Fone e Caixa Ativa ou passiva com ampli)

Abraço
 
Back
Topo