Gente!
Monitoracao 'e tao imporante quanto o proprio PA.Sem duvida .
Se o meusico nao esta a vontade no palco - o show vai continuar ..So que sem vida.
Tem historias tristes sobre os musicos que nao sabem o que querem no monitor.Sao pessoas sem graca e sem futuro.Gente coitada!Porque?
Ou ele 'e um genio e voce vai sofrer com ele tentando agradar.Ou este musico sempre sera chutado no traseiro e nunca (NUNCA!!!!) vai ser grande artista se nao aprender lidar com monitoracao.Ja passei por varios desses .Sempre falava o que achava do jeito deles.Uns aprenderam, outros- na
s primeiros cantam ate hoje no nivel internacional.Os outros - se perderam no meio dos musicos novos e talentosos.
Ha uma coisa indiscutivel.Operador de som tem que oferecer um conforto na monitoracao com NIVEIS ADEQUADOS de volume.
Se for muito alto ou baixo - o cantor vai cantar ou acima ou abaixo de tonalidade,Na certa (salvo os casos quando o cantor(a) canta assim desde infancia
).
'E preciso oferecer o mesmo nivel de "parafernalia" no monitor que no PA.Ou seja : compressor individual , EQ individual , FX individual - frequentemente diferente do que vai para PA.Nem digo que 'e obrigatorio o us de caixas de MONITOR inves de caixa qualquer deitada co certo angulo (tipo Meteoro ou Facao).
Ja que sao gastos adicionais - ninguem se da o luxo de comprar e usar essas coisas.Resultado - volume sobrando no palco causando vazamento para PA.Fim da historia.O ciclo fechou.
Abrcs,
andry110