O mapa do alinhamento de sistemas de sonorização

Tem muito musico que realmente nao entende nada de sonorização, mas retorno é uma coisa que as vezes pode complicar em sistemas pequenos, e é fundamental que o musico (principal fonte sonora) ouça bem a si e a banda.

Enfim, mas
acho que entendi, são dois ambientes distintos, tanto que tem um tecnico só pra monitor.É que aqui na minha cidade é comum o tecnico do PA fzer tbm monitores...

Agradeço a atenção...
 
Encontrei artigos sobre monitoração no próprio site aqui...
Estou esclarecendo todas minhas duvidas.

Agradeço a atenção...
 
Trabalhei com uma banda de baile durante quase dois anos, muitas vezes fazia P.A e monitor.
Quando ocorria isso, tínhamos sempre um acerto. Qual é a prioridade, P.A ou monitor? Eles sempre optavam pelo P.A, que afinal de contas, era para o público que estavam tocando, não para eles. Como eram músicos de primeira linha, conseguiam tocar algumas músicas sem retorno até eu acertar o P.A e começar a ajustar a monitoração deles.

O problema é que músico de igreja se acha! E também perde o foco de seu propósito no louvor da igreja.

Perfeito, Aldo, perfeito. Depois que se experimenta músicos de 1a. linha, cair em certos músicos é terrível. Só estão preocupados com o próprio umbigo, digo, ouvido.

Tenho resolvido isso com monitoração por fones. Graças a Deus ela existe.

Fernando
 
Perfeito, Aldo, perfeito. Depois que se experimenta músicos de 1a. linha, cair em certos músicos é terrível. Só estão preocupados com o próprio umbigo, digo, ouvido.

Tenho resolvido isso com monitoração por fones. Graças a Deus ela existe.

Fernando

o problema é que existem musicos "cristão" que que querem monitores do tamanho de seu ego...
 
Gente!
Monitoracao 'e tao imporante quanto o proprio PA.Sem duvida .
Se o meusico nao esta a vontade no palco - o show vai continuar ..So que sem vida.
Tem historias tristes sobre os musicos que nao sabem o que querem no monitor.Sao pessoas sem graca e sem futuro.Gente coitada!Porque?
Ou ele 'e um genio e voce vai sofrer com ele tentando agradar.Ou este musico sempre sera chutado no traseiro e nunca (NUNCA!!!!) vai ser grande artista se nao aprender lidar com monitoracao.Ja passei por varios desses .Sempre falava o que achava do jeito deles.Uns aprenderam, outros- nao_Os primeiros cantam ate hoje no nivel internacional.Os outros - se perderam no meio dos musicos novos e talentosos.
Ha uma coisa indiscutivel.Operador de som tem que oferecer um conforto na monitoracao com NIVEIS ADEQUADOS de volume.
Se for muito alto ou baixo - o cantor vai cantar ou acima ou abaixo de tonalidade,Na certa (salvo os casos quando o cantor(a) canta assim desde infancia :)).

'E preciso oferecer o mesmo nivel de "parafernalia" no monitor que no PA.Ou seja : compressor individual , EQ individual , FX individual - frequentemente diferente do que vai para PA.Nem digo que 'e obrigatorio o us de caixas de MONITOR inves de caixa qualquer deitada co certo angulo (tipo Meteoro ou Facao).
Ja que sao gastos adicionais - ninguem se da o luxo de comprar e usar essas coisas.Resultado - volume sobrando no palco causando vazamento para PA.Fim da historia.O ciclo fechou.


Abrcs,
andry110
 
O assunto é interessante mesmo. Cabe lembrar que a maioria das bandas tem o seu próprio psicólogo, digo, seu próprio técnico de monitor. Ele é parte integrante da banda, pois conhece os gostos exatos de cada músico.

Bandas muito famosas se dão o luxo de terem técnicos por pessoa. Dizem que o U2 tem 4 engenheiros, um só para o baterista e outro para o Bono Vox.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Cabe lembrar que a maioria das bandas tem o seu próprio psicólogo, digo, seu próprio técnico de monitor. Ele é parte integrante da banda, pois conhece os gostos exatos de cada músico.

Fernando

Estamos implantando a house no fim do templo e já pus pra funcionar a mesa para ir treinando o pessoal do som, faço tipo um revezamento para se familiarizarem um pouco nos cultos menos expressivos.
Acontece que todos eles preferem ficar como técnico de PA, ninguém quer encarar os monitores, acham mais trabalhoso, exatamente pela relação mais próxima com os instrumentistas e cantores.
 
Por incrível que pareça, agradar a um público de centenas, milhares de pessoas é geralmente mais fácil que agradar a uns poucos músicos e cantores....

Como eu falei, tem que ser mais psicólogo do que operador de som.

Fernando
 
Aproveitando a relação de monitor(retorno) X PA. O ajuste de fase é feito levando em conta todo o som do ambiente?

O ajuste é feito a partir do eixo de uma das caixas do PA ou do centro do ambiente?(0º)?
Tipo, a partir da posição central do PA voltada para o público tiro os ajustes para todas as caixas?

fiz um desenho aqui rapidamente:

fase-1.jpg
 
Ugh! Esses gráficos.

O ajuste é feito levando como base a dispersão sonora das caixas. Em resumo: PA não tem que jogar som para o palco, palco não tem que jogar som para o PA. Claro que isto é feito, entre outras coisas, mantendo-se uma certa distância física entre as próprias caixas.

Isso é válido para os médios e os agudos, que são direcionais. Para os graves, que são ominidirecionais, a solução é inverter a fase dos falantes do palco, de forma que não cancelamento dos graves.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Ugh! Esses gráficos.

O ajuste é feito levando como base a dispersão sonora das caixas.
Fernando

Desculpe pelo gráfico é que eu estava de saida e não queria postar depois, aí fiz rapidinho no paint mesmo, rsrsr.

Sei da questão da inversão de fase, pelo processador ou trocando a polaridade das caixas.
Mas a dúvida é a questão do ângulo correto da inversão.

vou transcrever um trecho do manual do DCX2496:

"No parâmetro PHASE pode ajustar com precisão a posição da fase à frequência de fase superior X-OVER da saída atualmente selecionada. Este ajuste fino
é necessário quando dois sinais de saída não forem deslocados exatamente 0º ou 180º um contra o outro."

Num arranjo de caixas em cluster onde uma caixa está posicionada horizontalmente a 15º e outra a -15º não caberia este tipo de ajuste?
 
a idéia do típoco foi boa, mas e sempre tem um mas, a parte de alinhamento dos componestes do pa, tipo drives e grave médios não ficou claro, minha dúvida em relação au meu som, possuo um sistema com 3 vias, graves, médios graves e médios agudos, 8 18" nas graves, 8 12" nas graves médios e 4 drive titanium nas médios agudos, os graves são cornetados e uso flys suspenças a +ou- 3m de altura, tenho um dcx-2496 da behringer, um deq-2496 + mic 8000 para medição, eu não sei ainda como faço para obter a distancia entre os falantes para coloca-los no deley do dcx entende? baixei o impulse lite mas não sei como utilizalo, se alguém puder me esclarecer sobre isso eu ficaria muito, mas muito agradecido mesmo, desde ja obrigado pela ajuda e tudo de bom a todos.
 
jopereira disse:
Desculpe pelo gráfico é que eu estava de saida e não queria postar depois, aí fiz rapidinho no paint mesmo, rsrsr.

Sei da questão da inversão de fase, pelo processador ou trocando a polaridade das caixas.
Mas a dúvida é a questão do ângulo correto da inversão.

vou transcrever um trecho do manual do DCX2496:

"No parâmetro PHASE pode ajustar com precisão a posição da fase à frequência de fase superior X-OVER da saída atualmente selecionada. Este ajuste fino
é necessário quando dois sinais de saída não forem deslocados exatamente 0º ou 180º um contra o outro."

Num arranjo de caixas em cluster onde uma caixa está posicionada horizontalmente a 15º e outra a -15º não caberia este tipo de ajuste?


O que entendi dessa parte que vc transcreveu esta relacionado com os cortes e não com angulação da caixa.
Quando vc faz um corte de 12dB/8ª a fase na região do corte sofre uma rotação de 180º, ou seja ela fica totalmente fora de fase gerando cancelamento na região do corte, esse caso e facil resolver invertendo a polaridade da via. Acho que isso ele quis dizer com deslocado 180º
Quando se faz um corte de 24dB/8ª a fase na região do corte sofre rotação de 360º, ela volta ficar em fase. Acho que foi isso que ele quis dizer com deslocado exatamente 0º
Corte de 6dB/8º faz um deslocamento de fase de 90º.
Corte de 18dB/8ª faz um deslocamento de fase de 270º.
Nesses 2 ultimos casos vc precisa corrgir a resposta de fase.

Agora e ate uma duvida que tenho. Não sei se depois de fazer os delays internos da caixa mesmo usando um corte de 24dB/8ª pode acontecer da fase na regiao do corte ficar fora, ai entraria essa correção tbm.


André rodrigo, quais caixas vc usa?
Sabe quais falantes elas possuem(marca e modelo)?
 
mas amigo, se ninguém vai me ajuda a como chego a conseguir as medidas e preciso conseguir sosinho, qual é o fundamento do fórum?
ver quem sabe mais ou menos?
a pergunta é simples, alguém pode ajudar me me explicar como eu chego nos valores de distancia?
por exemplo se os falantes de 18" e 12" então na mesma linha, os drives ficam mais atras por motivo da corneta certo?
pra mim saber o valor que devo colocar no delay eu meço a distancia como?
mas desculpe ai se pareci ser meio rudi, só que não achei nenhuma resposta direta que fale sobre isso entende?
mas vlw ai se puderem ajudar vo fica feliz se não vo continuar vivendo e trabalhando com meio jeito, que aliás não está ruim, só penso que de repente posso melhorar ainda mais, abraço e tudo de bom a todos.
 
Vou tentar de ajudar no que posso.

Vamos la então:

Vc leu o topico todo?
Lembra desta imagem?
CaixaAcsticaTempo.png

Com base nesta imagem, vc tem que aplicar delay nas 2 vias de cima para que fiquem com o mesmo tempo da ultima.
Vc vai corrgir o tempo dos falantes que estao menos produndos, entendeu?

ex:
Supondo que vc tenha 2 falantes, um de 15" ESX 415 e outro de 18" ESX 185 presos na mesma superficie:
O ESX 415 tem 154mm de profundidade.
O ESX 185 tem 206mm de profundidade.

Temos uma diferença de 52mm de distancia entre os dois.
Para calcular o delay vc faz a seguinte conta:

Delay = distancia (metros)/velocidade do som(m/s)*
Delay = 0,052/344
Delay = 0,000151 segundos

*Lembrando que a velocidade do som varia de acordo com a temperatura do ar

Deu para entender?
 
Só vi agora, mas notei isso em TODOS os seus 4 post's:

André Rodrigo, nem toda resposta vem pronta, e exigir nunca é o caminho...
Começa a passar o seu conhecimento aqui também.

Ajude a mudar o que não gosta. É muito mais proveitoso...

Abraços
 
opa, ja clariou um pouco minha visão agora, e se digamos estou usando caixas cornetadas ex: W-horn, e uso 2 12" mais 1 drive titanium em uma triway onde os drives e os 12" fiquem ne mesma parede, ex: da foto passada, eu preciso calcula a distancia do cone até a saida da caixa? é mais ou menos por ai? e então não axiste nenhum programa que mede o tempo de resposta né? somente a medição de rta mas ela só auxilia em mostar as frequancias que estão faltando, falando grossamente, não sou técnico em som só apenas um dono de pequena sonorização de minha pequena cidade, falo pequena pois são aproximadamente 13.000 habitantes, mas sou apaixonado por som desde 13 anos e estou no ramo a + ou - 6 anos e agora to estudando mais a fundo algums assuntos sobre isso, mas agradeço a ajuda e peço desculpas se pareci estupido mas ao meu ver tava meio embaralhado o negócio, grande abraço a todos e tenham uma excelente semana.
 
ve veio mais uma dúvida, digamos que eu tenha um 18", um 12" mais um drive e o drive ficar digamos 40cm a frente dos outros falantes, eu faço a medição do fundo do falante em relação da corneta? ou em relação da saida da corneta? grande abraço a todos.
 
Exatamente como demonstrado pelo Caio Fábio acima, você faz as medições de bobina para bobina. Na prática, pelo meio do corpo do ímã, pois a bobina está contida dentro do ímã.

Fernando
 
Back
Topo