cara..na verdade toda mesa digital é na verdade um computador, dedicado, mas um computador...
as digitais da yamaha tem um processador interno, que comanda as operações. e todas, todas são passíveis de travar.
o que conta então, é a experiencia de quem faz o soft. lembram da mackie tt24? no começo ela travava direto, houve um monte de casos. hoje, na nova versão do firmware dela, não trava.
uma mesa como essa, da ssl, tem uma confiança praticamente absoluta, não é feita sequer pra ser desligada. é comum em broadcasta não desligarmos o equipos, fica tudo ligado 24/7/365. sobre novos módulos, pelo que li, ela funciona mais ou menos como uma pm1d, vc tem o stage box (foto abaixo), e configura o sistema como vc precisa dentro das capacidades dele.
no site da ssl tem um video e um flash que demonstram como ela funciona...
segue o link pra quem quiser ver:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.solid-state-logic.com/broadcastsound/C10%20HD/">http://www.solid-state-logic.com/broadc ... /C10%20HD/</a><!-- m -->
claro que está em ingles.....
veja outro tipo de cconsole feita exclusivametne pra broadcast, a studer vista 8:
veja que ela tem um monte de telas e meters, que é o que facilita a operação em broadcast....
o tipo de console usado com fm específico de broadcast as vezes parece que não é audio, é totalmente diferente...
existem mesas de rádio que são só os faders e os disparadores, não há eq, nada; as vezes 2 auxiliares e só. mais parece uma matrix do que uma mesa....mas é o ideal pra determnado tipo de uso. quando começei minha carreirra, estagiei na radio transmundial, e lá tinhamos uma mesa radiolab, apelidada de ´fogão´, vcs vão entender o pq olhando a foto de um modelo parecido qe achei na net:
veja que elá só tem os botões gigantes de volume, e mais nada. além so seletor de canal a ou b em cima. só tinha isso, mais anda, e ccomo mixar nela ela muito complicado pela forma dos faders, ou melhor, do botões enooormes dela, parecia que vc estava pilotando o fogão, não uma mesa de som.....
o posicionamento e qualidade dos microfones era essencial, pq vc nao tinha como arrumar depois, e a voz do locutor tinha que ser impecável, não dava pra falhar...
foi um excelente aprendizado pra mim...
abçs
ingo