Projeto de Subwoofer - A construção

Talves é justamente por isso isinho...

O Seu deve estar com um corte muito alto, o que disperça a maioria da potencia para frequencias aonde o auto-falante tem uma sensibilidade maior. Experimente colocar um crossover, corte em 100 hz a 18 db/oitava e abra o gás pra ver no que vai dar!
 
Ainda sim, o testei com frequências fixas (50, 60, 70, 80 hz) e nenhuma vez fez isso...
Lembrando que essas frequências "passam" direto pelo divisor...
 
Mas isinho, eu tava olhando aki e o seu falante tem uma suspensão muito maior que o G400. Dá pra ver a olho nú que ela tem mais sobras e quase o dobro de largura. Sem falar que o auto-falante em sí é mais alto que o G400, caracteristicas que favorecem as baixas frequencias.
 
Amigos, voltando a esse assunto...

Estou pensando em fazer uma caixa Band pass de 4ª ordem com esse ESV 615. O que acham???

Alguém já se aventurou os sabe alguma dica?
Amanhã vou ligar pra Snake e perguntar as medidas para o projeto...

Abraços
 
Mesmo com corte alto (120hz)?

Estou pensando em fazer um entrada que passa pelo divisor, e outra para crossover externo, o que acham???
 
Na verdade, queria saber se vende-se uma chave para alternar para a mesma entrada para passar pelo divisor ou não...
 
Pois é, mas acho que meu principal problema será a frequência de corte!

Band Pass 4ª ordem geralmente usam cortes beeem baixos (80 hz, por aí)...
Não poderei usar meu divisor então???
 
Amigos!!!

Baseado nesse artigo do graaaande Homero Sette, fiz algumas contas.
O artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf</a><!-- m -->

As contas:

Parte 1:
Contasparte1.jpg


Parte 2:
contasparte2.jpg


Usei como frequência de corte 120hz e o limite inferior em 45hz.
Algumas contas muito provavelmente esteja erradas, porém, já me dá uma base.

(Ps.: Sei que minha letra é medonhamente horrenda, mas tive de me acostumar... hehe)

As litragens foram 29 litros para a primeira câmara e 85 litros para a segunda...

O que acharam? (Não da minha letra... :D )
 
Isinho,

eu já ia falar da letra, mas como você pediu...

Rapaz, gostei dos seus cálculos. Não os conferi, mas me deu mais certeza ainda que comprar pronta é muito melhor que fazer esses cálculos, hehehe.

Um abraço,

Fernando
 
Pode ter certeza!!!

hehe

Agora, usando o winisd surgiram algumas dúvidas. Depois quero ver se posto aqui... É que agora o trabalho apertou...

Abraços

Ps.: Quanto as contas, particularmente eu gosto....
 
Cheguei inspirado hoje e terminei o sub!!!!

Terminei de cobrir de carpete, e o levei na igreja (naquela grande, para mais de 900 pessoas)...
Lá eles usam uma Yamaha MG3214FX. Tirei pela saída mono, com corte em uns 95hz (é um filtro de segunda ordem), que somado ao divisor da caixa (120hz - também de segunda ordem) ficou simplesmente PERFEITO!!!

Ah, mas antes abri um segundo duto - se não me engano, sintonizei em 46hz, amanhã eu vejo. Mas no âmago de instalar tudo, esqueci de fotografar...
hehehehe

Mas ficou muito, muito melhor que eu esperava! Usei uma potência Hotsound HS1000SX - que fornece 500 watts por canal em 4 ohms.

Com um corte em 110hz, e 24db por oitava é um ótimo sub! Perfeito!!!!

Recomendado pelo isinho...






Mas nunca mais faço outro...

hehehehe

Aprendi a lição!
 
hehehe

É que você usa um crossover ativo, eu não usava...
Mas pergunto, quantos dutos você fez, e qual o comprimento deles?
 
eu fiz a caixa para o g400, conforme o projeto deles mandava. 66 litros, 2 dultos de 3p com 4 cm.

Aí eu me desfiz do g400 e peguei o 1505 da seleniun, que é pra sub.

Tá batendo legal, o problema é que a 1 metro do sub, é uma maravilha. Dá gosto de ouvir. Dps de 5 metros o som praticamente some. A batida desaparece. Não sei se isso é culpa do formato da caixa ou se é a posição, sei lá. Já tentei mudar de tudo que eu podial, tanto no corte quanto na posição da caixa, mas nem por decreto consigo fazer o som espalhar por igual num raio de 5 metros do sub. Quem dirá na igreja toda.
 
Sério?

Caracas!

Eu ouço perfeitamente mesmo em cima da galeria! Mas uso dois dutos de 4" e 12cm cada, assim não tenho assovio nenhum por conta do fluxo de ar nos dutos, e os graves são bem pesados e consistentes. Gostei bastante!
 
Back
Topo