Projeto de Subwoofer - A construção

Bruno,

Tá batendo legal, o problema é que a 1 metro do sub, é uma maravilha. Dá gosto de ouvir. Dps de 5 metros o som praticamente some.

Faça, por favor, o teste de ouvir o sub em outros ambientes, ou mesmo em um local aberto. Eu gostaria de saber o comportamento... pensei em algumas coisas aqui, mas são tão raras que prefiro que você me diga como ficou.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan...

Eu fiz o teste em minha casa! Cortei lá pelos 170 hz e botei uma caixinha de mini-system em cima pra fazer o médio e agudo. O Som ficou bem legal. Quando cortava o sub, era notória a diferença. Porem, o grave não batia muito até pq o corte estava alto.

Lá na igreja, eu cortei em 80hz com 18 db/8, pois quando eu deixava o corte mais alto, a acustica da igreja fazia dar um emboladão daqueles que doi o ouvido. Acima de 80 hz a sensibilidade aumentava muito.

Então, cortei em 80 pra ficar só a pancada mesmo. Só o sub-grave. Nos primeiros bancos fica legal de ouvir, mas do terceiro para trás, perde mais de 50% do volume. Na cabine de som lá atrás praticamente não se ouve nada. Eu fiz esse teste em casa, cortando a 80, o resultado tb não foi muito diferente. 5 ou 6 passos para trás e a pancada sumia.

Um fato interessante: na igreja eu obtive melhores resultados virando a boca da caixa para a parede frontal da igreja, do lado de um piano. O piano encostado na parede e o sub com a boca virada para o angulo de 90 entre a parede e a lateral do piano. O som se propagou mais do que o sub de frente.
 
Bruno, acredito que esse corte esteja muito baixo para esse falante.
Que tal tentar cortar em 100hz atenuando 24db por oitava?

Acho que o resultado vai ser melhor.
Outra coisa, você simulou a caixa com o Winisd? Se sim, por favor poste o gráfico aqui, pode ser?
 
Eu coloquei lá no WinISD, botei os dados exatamente como está a caixa e deu esse trosso aki:

1.jpg
 
Vixi!

Acho que sua simulação tá um pouco errada ein...
Vamos fazer o seguinte, posta as dimensões da caixa e vou inserir o falante e simular, pode ser?
Ah, aproveito e vou ver se faço aqui o do meu (o "original" está no trabalho)
 
Isinho...

Quando eu aplico o filtro de corte de frequencia, esse grafico fica mais realista.

Minhas dimensões são: A-45, B-40 e C-37. Total de 66 litros.

Tenho 2 dutos de 3 polegadas com 4cm cada.

O auto-falante é o 1505 da selenium.

=============================================================

Eu tava olhando aqui, com o filtro de corte ativado (90hz), se eu fechar 1 duto, deixando só um dos 2 que tenho hoje, eu arrasto o gráfico quase 20hz para baixo, ficando com o pico mais próximo de 60hz, aonde tá o grave que eu preciso. Pq hoje, nos 60hz eu já perdi uns bons DBs.
 
Mas Bruno, meu pico ficou em torno de 85 - 90hz e ficou ótimo!
A razão de ele não estar respondendo tão bem pode ser por conta do seu corte, deixe o pico perto de 80 ou mais, talvez melhore.
Outra coisa, se tampar um duto, pode ter certeza que vai assoviar!
O meu com um duto de 4" assoviava, imagina o teu com um de 3"...
 
Isinho...

mas perceba que na faixa entre 50hz e 80hz vc só tem 1 db e meio de variação, que não representa quase nada acusticamente falando. Sua resposta na faixa de graves que é mais usadas por playbacks está praticamente plana.

No meu, quando chega em 60, 50, tem uma queda livre brochante, rsrs.
 
Esse é o de como era depois, esse é o com um duto e o divisor passivo apenas:

Subisinho-comoeraantes.jpg


Repare que o sub falava demais. Até voz de segundo tenor saía!

Mas realmente, seu sub tem um corte brusco demais!

Complicado ein...
 
isinho disse:
Cheguei inspirado hoje e terminei o sub!!!!

wow
posta uns vídeos do sub no youtube pra gente ver, por favor??

oq acham pessoal?? hehe

aliás, seria show demais se fosse aberto um tópico para postagens de videos de suas sonorizações (equipamentos).
cada um postaria vídeos dos sons onde trabalha.

1o voto hehe
só não tenho som pra filmar, senão iniciava o tópico
está lançada a idéia

adoro ver vídeos de equipamentos, mas tem pouco no youtube.
 
Isinho...

Como testar não custa nada, cheguei hoje na igreja e experimentei fechar um dos dutos, coisa que o gráfico disse que ficaria melhor.

Enfiei um urso de pelúcia pequeno lá e mandei bala ... kkkkkkkkkkkkkk

A diferença foi notoria. Embolou muito menos e o grave ficou mais seco e consistente. Tirei e coloquei o bendito do urso várias vezes no duto só pra garantir que eu não estava subjetivado em minha percepção. Aumentei um pouco a frequencia de corte e tb senti uma melhora. Como um dos lados de um equalizador lá estava parado, eu estou passando o sinal pelo equalizador depois do crossover. Aí deu uma reforçada na região de 50 e 60 hz, o que deixou o som mais seco ainda. Só sai a pancada mesmo. Exatamente como eu queria.

Não tive tempo de testar posições do sub, deixei como tava. Mas já senti uma melhora na projeção tb. Lá de trás, na cabine do som eu consegui escutá-lo melhor.

Quanto a assobios, não deu. Até pq eu não coloco muito volume nele tb não!

Acho que com um pouco mais de testes e ajustes vai dar pra chegar num excelente resultado. Vou comprar agora outro duto de 3, mas com 10 cm, segundo o programa, isso vai ajudar bastante tb.
 
Só não tirei fotos porque tava tão empolgado que coloquei na igreja e esqueci de fotografar...
Quanto a filmar, só não filmei porque não tenho filmadora! Mas vou ver o que posso fazer...

++++

Enfiei um urso de pelúcia pequeno lá e mandei bala ...

hauhauhauhahuahhauhahua
Arruma uma "rolha" de madeira e fecha a saída...
Não sei se é característica do falante, mas no meu sub, com volumes mais altos assoviava sem dó. Mas também, a excursão máxima do meu falante é de 10mm, pode ser isso...
Quanto a aumentar o corte, acho que fica bem melhor um corte mais alto porém mais brusco (24db) - e o efeito da morte do som (ficar legal só perto) resolveu?
 
Re:

isinho disse:
...
Tive de colocar 8 pregos para a primeira fixação. Não queria, mas não teve jeito.
Uni as laterais com pregos (os lados "fundamentais") cola branca e 3 parafusos por lado nas faces externas e nas internas, onde todos os lados serão parafusados, 2 por lado.

isinho, no geral, que distância em cm ficou um parafuso (ou prego) do outro?

aos mais experientes na construção de caixas,
existe um intervalo ideal entre um parafuso e outro? 10cm?
 
Bruno,

A sua caixa foi construída para o G400, não seria esse o fato? Uma vez que você está usando o 1505 da Selenium? Andei procurando uns projetos que tenho aqui da Selenium, mas desse falante eu não tenho nenhuma Bass reflex, seria o WPU 1505? Vi alguns projetos dele em caixas cornetadas com câmara variando de 50 a 55 litros.

Mas não tenho experiência com caixas, vamos ver o que o restante do pessoal acha...

Abç,

Marcelo
 
Pois é Marcelo. Foi feita para o G400 mas só depois eu fu iver que essa jaca não serve pra sub.

Agora estou tentando remediar para não precisar jogar tudo fora e fazer uma nova caixa. Até pq o tamanho dela está no limite entre o aceitável e o feio lá na frente. Alguns já me olharam de cara feia quando botei aquele trabolho lá na frente. Se eu chegar com uma caixa com mais de 100 litros lá vai ter neguim me xingando, rsrs.

Minhas váriáveis são o posicionamento, os dutos e a frequencia de corte/exciter. Vou ter que resolver o problema com essas variáveis.
 
Back
Topo