resistência a mudanças - implementar fones de ouvido

Kennedy

New Member
Fala galera

Não sei se aqui é o local certo para pergunta que vou fazer, pelo menos esse tópico se chama problemas diversos. E dentro desses problemas eu gostaria de saber se vcs enfrentaram problema ao instalar o sistema de retorno de fones por parte do ministério de louvor tanto da parte da galera que canta quanto dos instrumentista? Esse fato esta por gerar uma certa polêmica aqui na minha igreja mesmo mostrando todos o pontos positivos como na questão da melhoria em ouvir o retorno e diminuição da SPL dentro da igreja entre outras, mas mesmo assim esta complicado, toda mudança gera resistência então gostaria de saber se passaram por isso e como foi a experiência? como fizaram para contorna-la se criar atrito?

Vlw!!!!!!
Fui!!!!!!!!!

Aguardo respotas!!!!!!!!!! :lol:
 
Já tive instalado esse sistema na minha igreja, para mim e alguns instrumentistas ficou 10, já outros não gostaram da ideia, depois que mudamos para a nova igreja dispensaram de vez, to convencendo o baterista a usar o fone, tá quase lá, já o tecladista é só achar o Porta Pro (tá em algum canto lá) e colocar nele.

Tente mostrar pra eles como é bom esse sistema, se voce tocar algum instrumento fica mais fácil ainda de ''expressar'' a coisa.

Sou suspeito pra falar disso pois sou fã de retorno por fones.
 
Bom, cara, é aquela questão: apresente os argumentos devidos, mostre as vantagens, as implicações, e peça pro pessoal apresentar os argumentos deles, o porquê de não quererem usar o sistema por fones. E tb proponha um período de testes, talvez acabe desmistificando muita coisa.
O mais importante, nesse caso, é manter-se tranquilo, nunca apelar pra rispidez, ou grosseria, mesmo diante de certas "teimosias" q são vistas por aí.

Abraço.


Tailan
 
Kennedy,

Há musicos que dizem q não gostam pq o fone tira a "ambience". Outros adoram! (eu). Outros tanto faz.
Se você tocar alguns instrumento toque usando os monitores de ouvido e pronto. NUNCA SEJA GROSSO COM MUSICOS, PRINCIPALMENTE SE FOREM IRMÃS! Vá direto au Seu Resp. pelo coral/musicos e apresenta a ideia e ele que "se vire" para falar com o povo que toca e canta.

abraço,
 
O caso é complicado, mas vou dar uma idéia (é para rir, gente).

Já nos cubos existentes e troque o fusível por um bem mais baixo, de forma que eles logo queimem.

Quando os cubos "queimarem", diga que é defeito grave e que o conserto é caro. E que se eles quiserem eles que se virem para consertar.

Se forem como uns músicos que eu conheço, vão adotar o fone rapidinho, hehehehehe.

Falando sério,

Descubra outras igrejas que estão usando e leve o responsável lá, converse com os músicos e o operar de som de lá, veja as dificuldades encontradas, os problemas, etc, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Gente eh o seguinte... sou guitarrista da minha igreja e jah toquei com os fones naum lah na igreja! sou contra ao uso dos fones ! em 1° lugar realmente tira a ambience do som (eu particularmente odeio isso, gosto de ouvir tudo ) em 2° imaginem a seguinte igreja em que ha cultos praticamente todos os dias da semana, os levitas q louvam em quase todos os cultos vaum acabar com os ouvidos "barriados" eh altamente prejudicial!conheco ops de audio q estao dizendo q tem muitos musicos de bandas famosas surdos q pedem sempre mais volume nos fones! todos falam do perigo de trabalhar no telemarketing muito tempo porque?!!???!!alem de outros fatores !!! jah pensaram: ensaiar usando fones, louvar nos cultos usando fones... rapa.... eh complicado !!!
 
rapaiz....
complicado é o cara não ter cuidado mínimo com seu instrumento de trabalho, o ouvido!!!!
quanto a falta de ambiencia, nso shows maiores, o pessoal usa uns mics pra captar a plateia e joga nos fones dos artistas.
agora, essa de maninho ficar surdo por causa de fone, é pura irresponsabilidade do musico, do usuário mesmo.
todo bom musico/artista sabe o limite que deve usar.
fora isso, o operador ainda tem controle na mesa, é o proprio operador quem fornece boa parte do volume no fone do musico.
enfim, pra mim é isso...
abçs
ingo
 
Isso se deve ao velho costume de tocarem com RETORNO NO TALO, fone foi feito pra se usar com bom senso, se fosse ruim 90% dos artistas MUNDIAIS não usariam.

Como disse, sou suspeito pra falar disso porque sou técnico de som.
 
vou ser mais pratico.
se vc tem como, pegue um fone emprestado e teste com eles , e essa questao de ambiencia é facil pois é só colocar 2 microfones pra capitar o que esta acontecendo no palco e igreja . simples.
mais a "N" casos , o que vc não deve fazer é colocar pros cantores pois ai vc terá dor de cabeça, pelo simples fato que quando um desafina os outros percebem na hora. 8) 8) , mais se vc tem como comprar uma mesa que tenha uns 16 aux. pode até colocar nos backings. abs!
 
Oi Pessoal.

Quero dizer que, o problema é real. Tem muito instrumentista que detesta esses fones. Eu quando era criança destava comer couve e outras verduras, isso quando bem pequenino. Fui crescendo e crescendo hoje só não como aquilo que me faz mal, vidro em pó e chumbo liquido! rs, rs,rs.

Tem que apresentar como solução e não como uma simples opção. Exigir que quando estiverem tocando também usem, assim vai acontecendo.

Veja também, mas com o ouvido, o som que cada um esta recebendo, talvez alguns pequenos ajustes torne a percepção do instrumentista mais agradavél.

Aqui em nossa igreja, agora por último, trocamos a DI do guitarrista, o irmãozinho tá que é só alegria com a nova DI, que realmente valorizou muito mais o som da guitarra. Tinhamos uma Behringer DI 20 e colocamos uma GI 100.

Gostei da idéia do Bersam, eu só mudaria o discurso; eu diria: Queimou alguma coisa, depois com tempo eu do uma boa olhada na caixa.! E vai tempo ! E haja tempo para fazer o reparo.
 
Victor disse:
Gente eh o seguinte... sou guitarrista da minha igreja e jah toquei com os fones naum lah na igreja! sou contra ao uso dos fones ! em 1° lugar realmente tira a ambience do som (eu particularmente odeio isso, gosto de ouvir tudo ) em 2° imaginem a seguinte igreja em que ha cultos praticamente todos os dias da semana, os levitas q louvam em quase todos os cultos vaum acabar com os ouvidos "barriados" eh altamente prejudicial!conheco ops de audio q estao dizendo q tem muitos musicos de bandas famosas surdos q pedem sempre mais volume nos fones! todos falam do perigo de trabalhar no telemarketing muito tempo porque?!!???!!alem de outros fatores !!! jah pensaram: ensaiar usando fones, louvar nos cultos usando fones... rapa.... eh complicado !!!

Irmão da mesma forma que os fones fazem mal os retornos alto tambem prejudicam sua audição, então tudo deve ser usado com ordem e limite, senão depois de um tempo ninguemta ouvindo nada.
 
Victor disse:
Gente eh o seguinte... sou guitarrista da minha igreja e jah toquei com os fones naum lah na igreja! sou contra ao uso dos fones ! em 1° lugar realmente tira a ambience do som (eu particularmente odeio isso, gosto de ouvir tudo ) em 2° imaginem a seguinte igreja em que ha cultos praticamente todos os dias da semana, os levitas q louvam em quase todos os cultos vaum acabar com os ouvidos "barriados" eh altamente prejudicial!conheco ops de audio q estao dizendo q tem muitos musicos de bandas famosas surdos q pedem sempre mais volume nos fones! todos falam do perigo de trabalhar no telemarketing muito tempo porque?!!???!!alem de outros fatores !!! jah pensaram: ensaiar usando fones, louvar nos cultos usando fones... rapa.... eh complicado !!!

não tira o ambience, o que na verdade ocorre é que muitos investem caro em amp de baixo e guitarra, po to usando um amp fender, marshal, vox, peavey.....e custou caro, isso só pra ouvir o som do amp, agora diz que precisa desligar o amp e colocar um fone...aiaiaia

todos precisam se concientizar que o mais importante dentro da igreja é o ouvir a palavra, falada ou cantada.

não entendo, uma grande parte dos músicos quando vão ensaiar um playback em casa, usam fones, pois conseguem entender melhor o que ocorre...

o cara quando vai gravar, usa fones....

uma eliite de musicos gospel ou secular, músicos profissionais!!!!
estão aderindo ao fone, vc pega uma revista, o cara começa a falar do setup dele, sempre tem um "power click e um porta pro" no meio, o sistema de fone é ideal.

não sei porque pra Deus é tão difícil, se chamarem muito desses que são contra para entrar no studio host e gravar um cd com um cantor top, e na hora da gravação o produtor falar, seu fone está ali, eu duvido se o cara vai chiar....

ele vai é gravar, pronto e acabou!!!
más para Deus continua difícil!!!

kennedy disse:
E dentro desses problemas eu gostaria de saber se vcs enfrentaram problema ao instalar o sistema de retorno de fones por parte do ministério de louvor tanto da parte da galera que canta quanto dos instrumentista?

camarada, deixa os monitores para cantores, principalmente os back, e usa fones somente para os músicos,

a inteligibilidade, a compreesão, e a interatividade entre os back, ficará melhor com caixas, pois muitos deles precisa está sempre um do lado do outro se comunicando e interagindo na mudança das vozes.

outra coisa, a sensação de ambience, se dá pelo fato de haver microfones captando o ambiente, então lógicamente a galera do fone consegue ter a sensação do ambience.

obs. mais importante, a satisfação da galera tbm esta relacionada a um bom técnico de som, pois eu tbm não gostaria de usar fones só para satisfazer a igreja e eu não conseguir ouvir um som bom.

a questão de prejudicar a audição, ISSO NÃO ESTA RELACIONADO A FONES!!!

os fone até ajudam o profissional!!!

pois ali eu vou colocar a intensidade do som de acordo com o meu gosto, e normalmente um profissional coloca compressor só para os fones, impedindo qual som indesejado, estalos, picos, e por aí vai.

abraço
 
Simon Araujo disse:
não tira o ambience, o que na verdade ocorre é que muitos investem caro em amp de baixo e guitarra, po to usando um amp fender, marshal, vox, peavey.....e custou caro, isso só pra ouvir o som do amp, agora diz que precisa desligar o amp e colocar um fone...aiaiaia

todos precisam se concientizar que o mais importante dentro da igreja é o ouvir a palavra, falada ou cantada.

Muito bom isso que voce escreveu.... a verdade direta e sem tropeço
 
Rapa...

ingo disse:
rapaiz....
complicado é o cara não ter cuidado mínimo com seu instrumento de trabalho, o ouvido!!!!
quanto a falta de ambiencia, nso shows maiores, o pessoal usa uns mics pra captar a plateia e joga nos fones dos artistas.
agora, essa de maninho ficar surdo por causa de fone, é pura irresponsabilidade do musico, do usuário mesmo.
todo bom musico/artista sabe o limite que deve usar.
fora isso, o operador ainda tem controle na mesa, é o proprio operador quem fornece boa parte do volume no fone do musico.
enfim, pra mim é isso...
abçs
ingo

Claro concordo... mas e q nem todas as igrejas tem mics suficientes para vocais quanto mais pra pegar som ambiente de plateia!pera ae neh !
Cara tudo demais eh sobra... mesmo tendo um volume limite nos fones como eu falei pra quem usa direto eh claro q vai ser prejudicial e isso n eh irreesponsabilidade de musico!


1Pedro disse:
Irmão da mesma forma que os fones fazem mal os retornos alto tambem prejudicam sua audição, então tudo deve ser usado com ordem e limite, senão depois de um tempo ninguemta ouvindo nada.

realmente por isso eu consientizo a galera disso lah na igreja a respeito dos retornos altos ! jah trabalhei com telemarketing 2 anos e quando ia ao trampo nunca levava meus fones pra ouvir musica nas horas vagas, pq sabia do preju! quantas pessoas q vc vê saem pra rua e pegam celular, carteira, bolsa e... fones de ouvido e passam o dia inteiro com aquilo!

Simon Araujo disse:
não tira o ambience, o que na verdade ocorre é que muitos investem caro em amp de baixo e guitarra, po to usando um amp fender, marshal, vox, peavey.....e custou caro, isso só pra ouvir o som do amp, agora diz que precisa desligar o amp e colocar um fone...aiaiaia

eh man c deve saber q a depender da ligação q se faça o timbre do instru depende do amp q tah usando principalmente quando se ultiliza mics pra levar o sinal pra mesa !!


Claro q tudo tem seus pros e contras e deixo a minha opinião!!
 
Fones de ouvido ñ prejudicam os ouvidos, basta ñ pipocar no volume. Um retorno comum, por caixa, com SPL em excesso, é tão prejudicial quanto um fone, colado na orelha, com mesmo SPL. A única diferença é q, pela proximidade, o fone precisa de muito menos potência p/ atingir o mesmo SPL. Portanto, é uma questão de cuidado c/ a própria saúde (e, no caso de caixas de som, com a de todos expostos ao som).

O melhor, ainda penso, é conversar com a galera, explicar tudo.
 
Uma coisa que funciona legal pra fones é mixar em stereo...e fazer o musico se acostumar com os fones...ouvir bastante musica so com fone que ele usa na igreja....estudar com o fone...assim vai ser igual um oculos...quem usa oculos desde 1 ano de idade igual eu, nem percebe que esta de oculos...eh tudo uma questao de acostumar.
 
Victor disse:
eh man c deve saber q a depender da ligação q se faça o timbre do instru depende do amp q tah usando principalmente quando se ultiliza mics pra levar o sinal pra mesa !!

Isso é pq esse tipo de músico só está preocupado com o som dele... o resto que se dane. Para a maioria das igrejas é muito melhor a utilização de fones de ouvido pelas várias razões que todos conhecemos. Entre agradar ao músico ou à igreja, prefiro agradar a igreja. Se o músico não quiser tocar com fone, senta no banco.

[]'s
 
Back
Topo