resistência a mudanças - implementar fones de ouvido

Já que vc se sentiu atingido, experimente se colocar no lugar do povo... aí vc vai entender.

Eu tinha uma tecladista na igreja que eu queria "cloná-la", para que um dia ela tocasse e a "clone" pudesse sentar no último banco da igreja ao mesmo tempo, só para ouvir o que fazia.

Moro próximo da igreja, e minha cozinha fica "de costas" para a igreja. Quando de dentro da cozinha, com porta e janela fechada, dava para ouvir perfeitamente ela tocando, inclusive os erros.

Mas Deus é bom. Ela casou e mudou!

Um abraço,

Fernando
 
Eu acho que todo o problema é causado pelo relacionamento entre musicos e operadores.

Graças a Deus eu tenho um ótimo relacionamento com eles, tanto que chega ao ponto de uma das bandas me considerarem como um membro. Vou aos ensaios, dou palpite pra caramba na escolha e no arranjo das musicas, as vezes eles falam que eu sou o produtor da banda rsrsrsrs. Certa vez o guitarrista durante o ensaio começou a solar feito louco, aí eu perguntei se ele ia fazer isso na igreja e a resposta foi positiva, então disse que quando a gente conseguir fazer um evangelizashow ele pode solar a vontade mas que na igreja não pega bem fica feio. O que ele respondeu? "opa foi mal deixa quieto então".

Na minha igreja os instrumentos vão todos na mesa, e não tem retorno por fone, e nem por isso o retorno é alto, eu acostumei eles a usarem o som baixo no retorno, como isso? Qdo alguem falava que não ouvia eu ia lá parava ao lado da pessoa e falava, brother se eu tô te ouvindo como vc não está? ia pro meu lugar e não aumentava nada. Resultado hj se eu subir o volume um pouco mais que o normal eles reclamam e perguntam se eu fiquei surdo?

Quando se tem bom relacionamento e respeito um pelo trabalho do outro, é mais fácil pra todo mundo fazer o seu trabalho e qdo tiver que fazer mudanças, elas são feitas de forma mais fácil.

Ahhh! Nessa banda que os caras falam que eu sou um integrante não tem tecladista, só pq um dia falei que não gostava deles por quererem aparecer mais que a guitarra e o violão
 
bersan disse:
O compositor Bach (ou foi o Bethoveen? Ou foram os dois?) ficou surdo em uma época em que não existia microfones, amplificadores, caixas de som, etc.

Foi Beethoven, e o problema de surdez foi crônico, não tendo relação com o volume dos instrumentos musicais.


Abraços.
 
Eu quero me retratar com o que eu disse sobre estrelismos, é que na maior(ou na menor talves eu esteja errado) das vezes é isso que acontece, falo isso porque aconteceu em minha igreja.
La tivemos muitos problemas, teve um caso de um irmão que quando foi tocaer com o fone disse: - Eu não vou tocar com fone senão eu não fou escutar o som do meu instrumento no PA. Tambem ja teve um irmão que não faz parte do grupo de louvor da igreja e queria colocar na minha cabeça de qualquer jeito que a caixa era muito melhor que o fone(Com certeza o som de uma boa caixa valvulada é bem melhor) e que quando fosse tocar la na igreja que colocareia o som da caixa dele bem baixinha... ele tocou em um casamento e o som mais alto que tinha la dentro da igreja era o dele(isso me contaram eu não estava no dia) depois ele veio concersar comigo se eu deixaria ele usar a caixa dele, dei a resposta mais simples possivel, primeiro não sou eu quem decido isso e outro temos um proble de acustica muito serio aqui na igreja(quem não tem...) e depois conversa isso com olider do louvor e resolve isso com ele. Num sei depois dessa resposta o rapaz no me inportunou mais.
Peço perdão aos irmão se o que eu disse os ofendeu, e espero que não aconteça mais e tenhamos muitos topicos polemicos como esses para expressarmos mossas opniões.

Deus Abençoe voces
Um forte abraço
 
irmaos ....

acho q essa discussaum jah deu neh! <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.newstin.com.pt/tag/pt/63912166">http://www.newstin.com.pt/tag/pt/63912166</a><!-- m --> soh pra conhecimento, bersan jah trab 2 e 7 meses com telemarketing! todos jah expressaraum suas opinioes a respeito, me desculpe se a partir do meu post foi gerado essa polemica toda tah blz?!!!??!!! sem ressentimentos com ninguem soh queria expor minhas opinioes! jah pensei varias vezes em seguir a carreira de op de audio dp de conhecer esse site e ver os post de vcs vlw! continuo sendo contra mas se for a unica opção, mas a ultima opção mesmo... fazer o q neh ?!hehe
 
Rafaellerm,

foi de moradia mesmo, hahahaha!!!!!

W.Christian,

valeu pelo aviso. Mas dá uma olhada... interessante...

"Beethoven, Ludwig Van (Bonn, 16/12/1770 – Viena, 26/03/1827)
Compositor Alemão. Seu pai era tenor na corte de Colônia e também lecionava. Foi dele que Beethoven recebeu as suas primeiras lições de música. Com apenas nove anos de idade foi confiado a Christian Gottlob Neefe (1748-1798) que lhe deu a conhecer os grandes mestres alemães da música. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos. Os seus progressos são de tal forma notáveis que 1784 já era segundo organista da capela do Eleitor. Em 1787 vai para Viena por pouco tempo, mas o suficiente para ser ouvido por Mozart, que reconheceu imediatamente o talento prodigioso de Beethoven e onde proferiu a célebre frase "Não o percam de vista, um dia há-de dar o que falar". Em 1792, muda-se definitivamente para Viena, e, afora algumas poucas viagens, permaneceria lá para o resto da vida. Estuda com Haydn, Schenk, Albrechtsberger e Salieri. Durante a década de 1790, firma uma sólida reputação como pianista virtuose e compõe suas primeiras obras-primas. Aos 24 anos (1794), Beethoven sentiu os primeiros indícios de surdez. Desesperado, entra em crise depressiva e pensa em suicidar-se. Em 1802, escreve o seu testamento aos seus dois irmãos vivos Karl e Johann: é o “Testamento de Heilingenstadt. Embora tenha feito muitas tentativas para tratá-la durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos, ficou completamente surdo. Apesar de tudo, de 1816 até 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais em total surdez. Outros compositores como Smetana e Fauré também compuseram música em estado de surdez completa. Beethoven não é o único caso, embora o mais falado. É fascinante imaginar que a sua monumental Nona Sinfonia foi escrita nesse período."

Fonte:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.acaodacidadania.org.br/sisar/usr_arquivo/compositores.pdf">http://www.acaodacidadania.org.br/sisar ... itores.pdf</a><!-- m -->

De qualquer forma, exemplos não faltam. Não sou muito ligados em nomes, mas o Phil Collins abandonou os palcos por problemas de surdez. E nos shows que vi dele (confesso, tem mais de 10 anos isso), ele não usava fones.

Um abraço,

Fernando
 
Vitor,

muito interessante a matéria:

"Pesquisa da USP revela que até 12% das pessoas que usam o aparelho no trabalho apresentam problemas de audição Entre as pessoas que trabalham em funções nas quais têm de usar fones de ouvido, de 6% a 12% sofrem de algum tipo de perda auditiva. Isso significa que dos 750 mil operadores de teleatendimento e telemarketing que atuam no Brasil, cerca de 4,5 mil, no mínimo, podem apresentar esse problema, aponta pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Por se tratar de uma doença ocupacional, boa parte deles teria direito aos benefícios acidentários da Previdência Social, além de poder pleitear a concessão da aposentadoria especial, caso fosse comprovada a incapacidade para o trabalho e a relação da doença com a atividade. Isso, no entanto, raramente ocorre porque é muito difícil provar que a perda... "

Por outro lado, dá uma olhada aqui:

"A atuação do audiologista brasileiro na área musical não se apóia emtextos de lei.Ao contrário dos trabalhadores da indústria, que se beneficiam da portaria 19/98 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, a exposição do músico brasileiro a sons excessivos não é regulamentada por textos jurídicos. O flyer distribuído pelaAudicare na Expomusic mencionou estudos indicando que “aproximadamente 40% dos indivíduos expostos a música de intensidade elevada apresentam perda auditiva permanente, sendo que perda auditiva temporária e zumbido acometem de 70 a 80% dos indivíduos após esta exposição.” Dos músicos que procuram a Audicare, 90% apresentam algum tipo de perda."

Continua o artigo:

"A gama de produtos daWestone importada e oferecida pelaAudicare no Brasil permite atender para músicos de alto nível. Além de propiciar retorno de grande qualidade – primeira exigência dos músicos – alguns se aproveitam de uma opção chamada ‘ambiência’, que soluciona a sensação de falta de contato com o público, uma queixa que faz com que os músicos freqüentemente usem um monitor só, com as consequências que se pode esperar para o ouvido não protegido. Monitores universais são uma versão mais econômica dos primeiros. Entre os pontos comuns dos dois modelos, há um isolamento acústico de 25 dB. A Audicare oferece tambémprotetores auditivos personalizados com filtro ‘flat’, que mantém o mesmo espectro de freqüência do som original, mas atenuando a pressão sonora por 9, 15 ou 25 dB."

Retirado de
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audicare.com.br/flash/Audio_Brasil12-Expomusic.pdf">http://www.audicare.com.br/flash/Audio_ ... omusic.pdf</a><!-- m -->

Viu só? Com o uso correto, o problema da ambiência e do volume estão resolvidos. O uso adequado PROTEGE os ouvidos.

Agora, gosto é gosto. Se você gosta do som da sua caixa e não do som do fone, fazer o que! É a vida.

Um abraço,

Fernando
 
Concordo, os produtos da Audicare são para profissionais.

Mas há fones baratos que desempenham papel semelhante. Leia:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=24</a><!-- m -->

inclusive os comentários.

Um abraço,

Fernando
 
Victor disse:
irmaos ....

acho q essa discussaum jah deu neh! <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.newstin.com.pt/tag/pt/63912166">http://www.newstin.com.pt/tag/pt/63912166</a><!-- m --> soh pra conhecimento, bersan jah trab 2 e 7 meses com telemarketing! todos jah expressaraum suas opinioes a respeito, me desculpe se a partir do meu post foi gerado essa polemica toda tah blz?!!!??!!! sem ressentimentos com ninguem soh queria expor minhas opinioes! jah pensei varias vezes em seguir a carreira de op de audio dp de conhecer esse site e ver os post de vcs vlw! continuo sendo contra mas se for a unica opção, mas a ultima opção mesmo... fazer o q neh ?!hehe

Victor, o fórum existe para isso: troca de idéias. Às vezes nos excedemos em nossas colocações, mas isso é normal. Eu não me senti ofendido por suas colocações e espero que vc não tenha se ofendido com as minhas. Esta não foi minha intenção.

[]'s
 
N minha igreja fizemos esta mudança por falta de educação dos músicos o som ao invés de ajudar, atrapalhava a ordem do culto ninguém entendia nada era muitooo alto tudo e as "velhinhas" ficavam doidas, os mais jovens também reclamavam as vezes....

Pois bem mudamos e TODOS usam fones, somente o vocal e preletores ficaram com retornos de chão e mesmo assim aparecem uns surdos de vez em quando, mais são minoria.

Na implantação tivemos problemas com os "SONOPLASTAS" que demoraram para acostumar com o endereçamento, e tinha um costume de quando precisarem de volume, darem mais ganho no canal (eles tem medo de aumentar o fader até 0db), e ao dar ganho aumentavam o fone de geral, e geral reclamava, bla bal blaaa...
Porem a solução pra isso foi, CORREÇÃO PASTORAL!!!!!

O pastor tomou frente, votou na assembléia e impôs sobre todos músicos, ou usa fone ou não toca, até porque o investimento foi enorme, pois trocamos tudo na igreja e deve por zelo ser usado, pois o dinheiro de Deus não é qualquer dinheiro, foi empregado em algo que deve ser usado.
Além disso, antes de sermos músicos, somos igreja, e devemos ter maturidade, o principal na igreja não é você instrumentista é A igreja, convêm que você NEM TOQUE, mais que a igreja consiga adorar.
Outro fator, o pastor é a representação de Deus na igreja, ele é a cabeça e toma as decisões que acha melhor JUNTAMENTE com o discernimento divino, então por mais que você não concorde, respeite a decisão do seu PASTOR em comum acordo com a igreja, mediante assembléia.

Com o passar do tempo, todos já acostumamos, e é muito melhor para tocar, você ouve realmente o que precisa e quer, temos os powerclics, definimos nosso volume geral, temos 2 inputs, 1 do nosso instrumento e outro do sinal que vem da mesa, muitoooooooo mais recurso para tocar.
Quanto ao fator ambiência, tira um lado fone do ouvido e ouça a igreja ora bolas kkkkkkkkk....


Caso o fórum queira, posso "entrevistar" nossos músicos e pegar a opinião de cada um, e ver em geral o que eles HOJE acham, assim como todos aqui, já fomos e tem uns que ainda "são contra" pois preferem o retorno de chão, mais talvez a opinião de quem vive essa realidade encoraje vocês!
 
Eliabe,

faz aí a entrevista e coloca os dois lados, vai ser bem legal. Mas também cita o fone que o pessoal usa. Se tiver fotos, melhor ainda.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ


RS.RS.RS.RS. e eu perdendo isto. Já tinha em outro post comentado sobre este assunto,
mas com o tempo aprendi como o Eliabe falou, estou sentindo desculpe os pastores, uma falta de autoridade dos mesmos, pois a maioria tornão-se estrelas e os lideres ficam a mercê dos mesmos. Presencio isto não apenas na minha igreja.
Mais uma vez me perdõem por tudo que falei, sou por convicção contra todo tipo de repressão, mas que sinto saudades de lideres que escutavam e depois davam o parecer e podia chover canivete mas não mudavam e nem aceitavam indiciplina.
Só para não perder o costume o nosso guitarrista coloca a cx de guitarra em cima de um banquinho e vira para o público e no 11, pode?

Heriberto
 
só uma coisa irmão pTjz:
não existe sonopalsta em igreja...
por God....rsrs
o que existe é técnico e operado de áudio.
sonoplasta só tem em rádio, tv ou teatro....
abçs
ingo
 
Já comecei as entrevistas.
Algum de vocês tem alguma pergunta em específico que deseja fazer?

Ahh, As fotos dos equips também ja tirei, já já posto a matéria completa.



abraços
[]s
 
O que deve ter:

A evolução histórica do som na igreja. Deve discorrer como já foi o som dos retornos durante tempo. Por exemplo, houve época com um único retorno para todos os músicos? Como era nessa época? Quais os problemas? Depois, em vez de um retorno só, evoluíram para vários cubos individuais? Como era nessa época? Quais os problemas.

Os problemas que levaram a implementação por fones

A implementação por fones (os equipamentos, ligações)

Os problemas que surgiram com a mudança e as soluções encontradas.

Como está hoje.

Um abraço,

Fernando
 
O artigo foi postado em um outro tópico para ficar mais fácil debater.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=2055">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=2055</a><!-- m -->

Graça e paz amados!
 
Além disso, antes de sermos músicos, somos igreja, e devemos ter maturidade, o principal na igreja não é você instrumentista é A igreja, convêm que você NEM TOQUE, mais que a igreja consiga adorar.

Rapaz, acredita que existe musicistas que acha que existe a igreja e ele, e que nem imagina que faz parte da igreja?

algumas caracteristicas que demonstram isto:

-> Chegam sempre atrasado.
-> so vão ao culto ao qual vai tocar(se nao vai tocar, pra que ir na igreja)
-> nunca carregam Biblias(se nao le a Biblia na hora do culto em que todos leem jutos, imagina sozinho em casa?!)
-> Faz questao de que seu instrumento aparece bastante e ele também(alguem aqui já viu algum musico tocando e fazendo charminho para as meninas no banco?)
-> Na hora da mensagem pregada eles vao lá pra fora, afinal já fizeram a parte deles no culto.
-> Sempre discutem com o Pr. Alias, o pastor eh da igreja e não deles.

Eu já vi o estrondoso caso de um jovem que nao estava na escala para tocar, e quando chegou na igreja o "responsavel" que estava escalado nao foi, entao o lider o chamou, ele disse que não poderia tocar, pois nao estava na escala, entao veio despreparado; pasmem, não passou gel no cabelo.

Abraços.
 
Back
Topo