som para igreja

V. do Fly P.A.,


E porque não? Com Ciclotron dá... já fiz som bom com MXS.... morri de cansaço e disse para mim mesmo que NUNCA MAIS, mas sim, dá para tirar leite de pedra sim.

Tudo depende do equipamento mais importante do sistema: o OPERADOR!

---------------------------------------------------
MSound.

Uma coisa que eu acho muito legal em áudio é a chance de começar pequeno e ir crescendo aos poucos...

crossover digital DCX-2496 (1)
Equalizador FBQ-6200 (1)
Powerplay HA 4700 (2)
Porta pro (8)
Processador de efeito DSP 2024 (1)
Compressor MDX 2600 (1)
Mesa eurodesck Sx 3282 (1)
caixa B212D (2)
Caixa B215 XL (2)
SUB EON 518s(1)

O que vocês acham? mudo alguma coisa ou esta bom?
As dimensões do templo são: 22 x 9 x 4 (c x l x h).

Eu pessoalmente começaria o mais simples possível. MICS > MESA > AMPLIFICADOR > CAIXAS e pronto! Tudo interligado via BONS cabos, e já dá para fazer um som decente sim. O restante se acrescenta aos poucos.

Quanto ao seu sistema, não entendi algumas coisas.

1) Mesa com 8 auxiliares, 2 x HA4700 e 8 x Porta Pro está bom, atende 8 músicos. Mas já que a mesa tem 8 Aux, você consegue tudo em um aparelho só, o HA8000, pois ele tem 8 canais. Outra coisa: são 8 músicos mesmo? Não terá nem um retorno para o pastor e outro para os cantores, com caixas, onde não precisa de fones? (usa-se caixas)

2) Duas caixas B212D ativas. Duas caixas B215 passivas. Um subwoofer EON. Existem alguns erros aqui. Cadê o amp para as caixas B215, passivas? Outro erro: se for para comprar, compre todas as caixas IGUAIS, ou pelo menos ativas e passivas da mesma série, pois séries diferentes (tamanhos diferentes) trazem sonoridades diferentes, e dificuldades de equalização.

Quanto ao subwoofer, ok, todo mundo gosta de um contrabaixo, mas sua igreja não é grande, não precisa de bateria microfonada (a não ser, claro, que vocês gostem de bateria microfonada). Acho mais a pena investir em um bom cubo para o contrabaixo que em um subwoofer. Ou pelo menos deixar a compra para depois. Lembre-se: igrejas com acústica deficiente tem enormes dificuldades no uso de um subwoofer (reverbera muito).

3) DCX para que, camarada? O sub já tem crossover embutido, o mesmo para as caixas. Vai gastar R$ 1.500,00 para quê então?

4) Compressor e Equalizador: pode até comprar, mas primeiro gaste com cabos e microfones bons. Mesa boa, caixas boas, sistema todo redondinho, testado e aprovado por todos na igreja. Aí sim gaste com periféricos.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan

Minha idéia de utilizar dois HA 4700 é que posso mixar o geral com o instrumento dosando a quantidade de áudio que cada um quer ouvir, já que o mesmo prmite tal ajuste .
São apenas 5 músicos os outros porta pro são para os cantores. Já tenho retorno para o pastor dois passivos de 12" da leacs. quero eliminar o maior número de retorno de piso para evitar o acúmulo de áudio e possível "emboloamento" do mesmo.
depois de ler os depoimentos do pessoal , que desde já agradeço muito, vou mudar as caixas , vou comprar apenas duas art 712 para PA , que pretendo colocar de modo flay bem direcionadas e anguladas para atingir o maior numero de ouvintes passivel da frente até atraz. O sub será um art 905af. Se for o caso depois adquiro mais duas ( caso a se pensar após ouvir o som montado e em funcionamento).
Vou eliminar o DCX. e o equalizador.
Quanto a mesa estou analizando as sugestões mas se houverem mais eu agradeço. Tenho preferencia por comprar equipamentos novos.
Os cabos são santo angelo e os conectores são Speakon.

O que vocês acham? Se tiverem mais opiniões desejo sabe-las ou até mesmo uma relação de material e equipamentos com melhor configuração.
Agradeço.
 
Amigo não gaste tanto nessas RCF, e pra mim se você tem sub compre uma caixa pequena mais discreta, e mais barata, invista em outros materiais como uma mesa maior (sound craft monitor), ou em outros equipamentos.

Da muito bem pra fazer som com:

Microfones shure beta (não especificou se é o 58a ou o 87a)
Sound craft monitor 32/8
2x RCF art 408a (elas são pequenas em fly fica bem bonito)
1x attack sb 604 (ele é potente, não exagere)
2x behringer ultra curve (ele é um bom equipamento, tenho nada mal a falar dele, monitor de chão e PA)

Eu considero que o monitor de chão tem que ser realmente uma caixa muito boa, inclusive para evitar microfonias ou muito corte no equalizador, então RCF art 408a ai também.

bersan disse:
E porque não? Com Ciclotron dá... já fiz som bom com MXS.... morri de cansaço e disse para mim mesmo que NUNCA MAIS, mas sim, dá para tirar leite de pedra sim.
Acaba não compensando.

bersan disse:

Bersan a impedancia minima do porta pro é bem abaixo do ha 8000, amigo pegue o sennheiser que indiquei pro batera.

Amigo qual é os microfones sem fio? já pensou em um in ear da nady pro pastor e a caixa pro lead vocal,back vocal,e outras pessoas? assim na hora da pregação você conseguiria diminuir um pouco o barulho no ambiente.
 
V.do FLAY PA
Estas caixas dão conta do recado , digo, instrumentos, vocal tudo junto? pergunto por não conhecer as RCF .
 
Rcf está entre as maiores fabricantes de caixas acusticas do mundo, ela é de otima qualidade e otimo custo X beneficio também, é uma empresa de extrema qualidade mesmo nos seus produtos de linha inferior.

Procure o valor delas junto a C borges.
 
Gente , dersde já agradeço muito pelo apoio que vocês estão me dando, que o Senhor Deus continue abençoando suas vidas de forma grandioza.

Quanto ao meu equipamento, vou adquirir as caixas da RCF como sugerido.
quanto a mesa somente a sound craft monitor ou posso adquirir outra? tal como a yamaha MG3214fx ?
ou outra. Se tiverem mais sugestões fico grato.
Outra dúvida. Se vou utilizar as 408 ativas porque 2x behringer ultra curve? Desculpe a ignorancia mais não entendi.
 
Oi Wellington_ADCN,

O brigado pela força .
Vi que você adquiriu uma 01V96VCM o que vc me diz dela?
E parabéns pela confecção do multicabo ficou show. :mrgreen:
 
E aí msound, aliás, qual é o seu nome?

A mesa é tudo de bom, claro que não é a melhor de todas, mas é a melhor que eu já operei, por algumas questões técnicas ainda não instalei definitivamente na igreja, mas já usei em alguns eventos. Cara, eu nunca havia trabalhado com uma digital, é surpreendente, se vc tiver oportunidade de adquiri-la, não perca tempo.
Abraço
msound disse:
E parabéns pela confecção do multicabo ficou show. :mrgreen:
Obrigado, mas estou vendendo, tendo em vista que estamos comprando um de 48 vias.
 
Wellington_ADCN

Amigo meu nome é marcos, sou de natal/ RN.
Estou começando na arte da sonoplastia e aprendendo muito com vocês aqui na SAV. Que Deus continue abençoando vocês.
Onde você comprou sua 01V e quanto custou?pode me indicar a loja ?
 
Ok Marcos, complete seu cadastro no "Painel de controle do Usuário" e crie uma assinatura para que nós possamos identificá-lo pelo nome e Região.
Compramos a mesa na AUDISON em BSB, R$ 9.500,00 à vista, com 2 ADA's e placa de expansão MY16AT.
msound disse:
Estou começando na arte da sonoplastia
Se está começando é melhor aprender essa: SONOPLASTA é o cara responsável pelos efeitos sonoros em programas/apresentações. Se você é o responsável pela sonorização da igreja (mesa de áudio e afins), você é o OPERADOR DE ÁUDIO da igreja, mas não se preocupe, eu sempre falo isso na minha igreja, mas eles insistem em me chamar de sonoplasta. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Opaaa! você é o OPERADOR DE ÁUDIO da igreja, mas não se preocupe, eu sempre falo isso na minha igreja, mas eles insistem em me chamar de sonoplasta.
Valeu por mais essa. :mrgreen:
Vou concluir meu cadastro .
E quanto a mesa fica um pouco além de meu orçamento. vou pesquisar então as analógicas mesmo (sound craft monitor,yamaha MG3214fx), se tiver outra indicação agradeço.
 
Marcos, não sei quanto é o seu orçamento, mas poderia comprar só a mesa, sem a expansão, se procurar bem, pode encontrá-la com um preço bacana, entre 6 e 7k, com ela vc não precisará daquele rack de equipamentos (compressor, gate, efeitos, etc) pois ela já vem com tudo isso, no final das contas você verá que economizou comprando a 01V. Sem a expansão você terá 16 canais, depois pode comprar um ADA (uns R$ 1.300,00 ou menos) que aumentará mais 8 canais em sua mesa, sem a placa de expansão.
Mas diga aí, qual o programa musical na sua igreja? Quantos músicos, cantores, de quantos canais de entrada vc precisa?
 
Wellington, meu orçamento é em torno de 3 ou 4K para a mesa. Sendo assim não sei se dá para conseguir um pouco mais para adquirir a 01v. Verei com o pessoal aqui.
Aqui o nosso estilo é louvor e adoração.
Somos 7 músicos:
2 guitarras
2 teclados
1 bateria
1 saxsofone
1 Baixo
são 4 no vocal + o pastor.
Preciso de no mínimo 24 canais pois estou pretendendo alimentar minhas caixas PA , ativas, meus porta pro e o retorno de púlpito todos pelo multi cabo .
 
Marcos, 07 músicos + Vocal + Pastor, terá que usar muitos auxiliares (da mesa), no mínimo 8, ou então vai ter que dividir auxiliares entre os músicos, o que pode dar problema, pois cada músico quer ouvir uma mixagem diferente. A 01V seria ideal, pois tem 8 auxiliares, 8 "buses".
msound disse:
Preciso de no mínimo 24 canais pois estou pretendendo alimentar minhas caixas PA , ativas, meus porta pro e o retorno de púlpito todos pelo multi cabo .
Não entendi, o que vc relacionou vai precisar de no máximo uns 15 canais de entrada, vc listou 12, mas eu somei com um CD Player, PC, etc... PA, Fones e caixas de retorno são plugados nas saídas da mesa.

Pra vc ter um "SOM" legal, com cada um ouvindo uma mixagem diferente, a 01V é muito bem indicada, mas se optar pela 3214, tem que dividir os fones, compre o PowerPlay HA4700, no fórum tem muitos tópicos ensinando como utilizá-lo.
Estamos falando muito em equipamentos, mas como está a acústica da igreja?
 
Wellington_ADCN disse:
Não entendi, o que vc relacionou vai precisar de no máximo uns 15 canais de entrada, vc listou 12, mas eu somei com um CD Player, PC, etc... PA, Fones e caixas de retorno são plugados nas saídas da mesa.

Ele quis dizer que vai usar o multicabo para manda todo o sinal, então:

8 aux + 2 matrizes (L e R)+ os canais de entrada...

se forem 15 já são 25 vias...
 
V. do FLY PA disse:
É dificil fazer alguma coisa boa com tão pouco dinheiro assim,. daria pra comprar uma mesa analogica usada mais não nova.

O que não é boa?

uma Soundcraft LX7,uma Yamaha MG 3214 FX, ou mesmo a A&H ZED 428,

3700, 3900, e 5800 respectivamente...

Não renderão os 8 auxiliares mais também não custarão os 9.500 reais da 01v...

E outra, com uma dessas mesas(LX7 e ZED 428) e compressor DBX 266 XL por exemplo se terá um resultado sonoro muito melhor do que os prés e compressores da 01v96...
 
Back
Topo