Ajuda Quanto a Posicionamento de Caixas e Mesa

prdanielnunes

New Member
Senhores, boa tarde,

Me chamo Daniel e sou pastor da Igreja Batista El Shadai em Salvador/BA.

Bom, a alguns anos atrás trabalhei com som na minha antiga igreja, então estou tentando ajudar meu pessoal de sonoplastia quanto à operação e cuidado com o som como um todo.

Tenho estudado e aprendido muito através das apostilas e foruns postados por vocês aqui no SAV.

Então gostaria da ajuda de vocês quanto ao melhor posicionamento tanto das caixas de PA e Retorno, como dos equipamentos de som, uma vez que não temos uma "salinha".

Então lá vai:

Temos:
2 PA (JBL TR 225)
2 retornos (não sei a marca mas sei que os falantes são de 12")
1 Mesa Ciclotrom MAX 16
2 Equalizadores (breve postarei as marcas e modelos)
2 Amplificadores (breve postarei as marcas e modelos)
5 Retornos individuais (power click color)
1 Multicabos com 20 vias (na caixa da medusa temos 10 entradas XLR e 10 P10. Na mesas todos os plugs XLR)

Trabalhamos com 1 vocal principal e 5 back´s, e com cinco instrumentos: Contra-baixo, guitarra (com pedaleira VamP), teclado, violão e bateria (não está microfonada)

Seguem abaixo duas fotos (por enquanto) e dois desenhos (sou péssimo desenhista) com as medidas da nave da igreja para que vocês tenham uma noção (as medidas são exatas). Vale ressaltar que a nave não tem Forro e que o telhado é de telhas de alumínio

Segue:

igreja%202.JPG


igreja%201.JPG


Foto-0010.jpg


Foto-0011.jpg


Agradeço muito a ajuda de todos vocês
 
É, estou tendo dificuldades, coloquei as fotos no picasa:

<!-- m --><a class="postlink" href="https://picasaweb.google.com/106216830818020532014/1404201103?authkey=Gv1sRgCO2ogqKuio2vhAE#5595528135544211826">https://picasaweb.google.com/1062168308 ... 5544211826</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="https://picasaweb.google.com/106216830818020532014/1404201103?authkey=Gv1sRgCO2ogqKuio2vhAE#5595528139902032450">https://picasaweb.google.com/1062168308 ... 9902032450</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="https://picasaweb.google.com/106216830818020532014/1404201103?authkey=Gv1sRgCO2ogqKuio2vhAE#5595528315424590610">https://picasaweb.google.com/1062168308 ... 5424590610</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="https://picasaweb.google.com/106216830818020532014/1404201103?authkey=Gv1sRgCO2ogqKuio2vhAE#5595528316265466050">https://picasaweb.google.com/1062168308 ... 6265466050</a><!-- m -->
 
Quanto ao posicionamento, as caixas de PA devem ficar à frente do palco, de modo que não projete som "olhando" para os microfones.
Na prática, o pregador/músicos devem ficar olhando as costas das caixas de PA.

Os retornos devem ficar nos pés de quem fala, "apontado" para os ouvidos de quem fala/toca.

Vocês disponibilizam de algum recurso para fazer um upgrade nos equipamentos?
O imóvel não é grande, não é necessário uma fortuna para fazer tudo ficar 100%.
 
gabriel_equalize disse:
Vocês disponibilizam de algum recurso para fazer um upgrade nos equipamentos?


Gabriel, no momento não, até porque não sei muito bem em que investir. Precisariamos nesse momento de uma solução com o que temos, e termos um projeto de investimento em pelo menos um ano e meio.

O que você sugere?

Até pensamos em realizar um rebaixamento de teto (forro) com Malha, mas ainda não sei se resolveria ou minimizaria o reflexo do som.
 
Pastor, a solução dos problemas acústicos não é uma tarefa fácil.
Um profissional, para apresentar uma solução, deve conhecer o local, fazer medidas, realizar cálculos... Não é no achômetro.

A qualidade dos equipamentos da igreja do senhor COM CERTEZA pode ser muito melhorada, e não é uma tarefa tão burocrática quanto as soluções acústicas.
Por outro lado, com acústica bem tratada ou deficiente, um bom equipamento sempre é necessário para se obter um bom resultado.

A minha sugestão é que seja definida uma lista de "equipamento ideal para nós".
Feitos os orçamentos, façam um planejamento de investimento.
Caso seja possível dedicar, por exemplo, R$1.000 por mês nisso, estabelecemos metas.
No primeiro mês vou comprar microfones e cabos;
No segundo e terceiro mês vou comprar uma nova mesa de som;
E assim por diante, deu para entender?
 
gabriel_equalize disse:
A minha sugestão é que seja definida uma lista de "equipamento ideal para nós".


Pronto, gostaria de pedir para que vocês ma ajudassem a elaborar essa lista de equipamentos. Vou verificar o que temos (pelo menos os microfones são 3 Shure e 3 LeSon P58) e depois posto aqui para que vocês me ajudem no que devemos melhorar. Ai então posso elaborar um plano para troca e aquisição de cada equipamento.

Grato e que Deus os abençoe!
 
Se ainda sim o senhor não contratar o consultor estarei aqui à disposição para ajudar em tudo que estiver ao meu alcance.
 
Deluna, se o orçamento tá curto, e não será possível mexer na questão acústica agora, não acho sábio recomendar a contratação de um profissional.
A escolha dos equipamentos pode sim ser feito por "reles mortais", basta estudar e se planejar.
O mercado é cheio de pegadinhas, ciladas e oportunidades... Uma boa dose de dedicação faz milagres no orçamento.
 
gabriel_equalize disse:
O mercado é cheio de pegadinhas, ciladas e oportunidades... Uma boa dose de dedicação faz milagres no orçamento.


É Justamente por isso. Recentemente convidamos uma empresa aqui de Salvador para desenvolver um projeto acústico e de sonorização. Só para mexer na estrutura eles cobraram R$ 170.000,00. Não tenho parâmetros para avaliar se está caro ou não.

Tenho visto que, no que se refere a equipamentos e dicas de operação, vocês tem ajudado muitos operadores e pastores a melhorarem o som em suas igrejas. Sei que se faz necessário um projeto acústico. Mas precisamos trabalhar com as condições que possuímos aqui. Então...

Deluna disse:
Se ainda sim o senhor não contratar o consultor estarei aqui à disposição para ajudar em tudo que estiver ao meu alcance.

Sim, preciso da ajuda de vocês (rsrs)

Abraço a todos.
 
Ola Pastor..

Pelo que comentou: (a nave não tem Forro e que o telhado é de telhas de alumínio)

deve ter problema de reflexão muito grande ai, a altura (pé direito) é boa, que tal colocar uns panos ai por cima para melhorar a acústica, ou pendurar alguns materiais de absorção.. isso iria ajudar muito, com a ajuda do pessoal da igreja para trabalhar.. e o custo seria quase Zero.

[]'s.
 
Isso, como citei acima estamos pensando em Forrar com Malha, como aquelas estruturas em eventos. Mas também atualmente os operadores puseram o equipamento no centro da galeria. Não acredito ser esse o lugar adequado.

Gabriel, Deluna e demais, ainda estou precisando da Lista de equipamentos ideais para que eu possa definir esse orçamento com minha equipe.

Deus abençoe a todos.
 
Olá Pastor, vai aqui uma sugestão de um estudante de áudio.
- 2 caixas acústicas ativas(PA). Acredito que de 150W Rms vai ficar mto bom. A ONEL(820PT) tem bom preço e a SELENIUM(SPM1202A) tbm é mto boa.
O sistema ativo ajuda na funcionalidade e para o futuro fica mto fácil a ampliação do sistema, é so ler o manual.
- Para a monitoração tem que se investir em individuais, é tranquilo, não é caro não. O sistema da Behringer é legal. Só coloque uma caixa para o pregador, nada potente, é so monitoração. O altar(plataforma) é pequena.
- Mesa ... as melhores são da Yamara, Roland,Mackie... e digital, mais pode começar por uma Behringer ou até mesmo uma Ciclotron, analise a aplicação na igreja. Quantos instrumentos, microfones... enfim, calcule sempre com canais de sobra.
- e pra melhorar o som principalmente se for uma mesa sem muitos recursos e bem simples, compre um equalizador, um compresor tbm pode ajudar mto.
Não se esqueça de avaliar sempre o custo benefício. Faça contato com o pessoal de outras igrejas se não for possível contratar um profissional de áudio. Só não vá direto na loja sem saber nada.
Espero ter ajudado.
Abraços

Gustavo Macedo
LGSONORIZAÇÃO
Soluções em Áudio
<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
 
Olá Gustavo, seja bem-vindo ao fórum.
Você é um dos poucos que se cadastra para responder, e não para perguntar.

Como é um fórum, tenho liberdade de argumentar, certo? Vamos lá:
Gustavo Macedo disse:
A ONEL(820PT) tem bom preço e a SELENIUM(SPM1202A) tbm é mto boa.
Gustavo Macedo disse:
pode começar por uma Behringer ou até mesmo uma Ciclotron
Se o Pastor vai se planejar para um projeto IDEAL, não acho que precisamos ficar contando as moedas nos equipamentos.
Dá pra recomendar coisas melhores, que não serão motivo de preocupação por alguns bons anos.

Como eu disse, vamos elaborar uma lista de equipamentos IDEAIS, e ir executando aos poucos.
Podemos pensar em caixas RCF, mesa Yamaha com 6 auxiliares, sistema de monitor via fone, microfones Sennheiser.
Numa segunda etapa, por que não mexer também no backline? Uma bateria eletrônica, por exemplo.
 
Pastor Daniel..

Por enquanto não precisa investir em caixas, as que você tem dão conta do recado, só precisa posicionar elas melhor..

Dados da caixa: JBL TR225 450W

Nominal Impedance: 4 ohm
• Power Capacity: Continuous Pink Noise: 450W
Peak Pink Noise: 1800W
• Frequency Range: 50 Hz to 16 kHz (–10dB)
Sensitivity: 102 dB SPL*
• Crossover Frequencies: 750 Hz – 1.3 kHz
SYSTEM COMPONENTS:
• Cabinet: CTR225
• Grille: GTR225 (128-00093-60)
• Low Frequency 380mm (15 in.) Cone
Transducer: Transducer (124-67001-00X) (2)
• DC Resistance: 5.1 ohm
• High Frequency 25.4mm (1 in.) Pure Titanium
Transducer: Compression Driver 2412H
(125-10000-00X)
*1 Watt (2.83 V RMS) @ 1 Meter
SYSTEM COMPONENTS:
• DC Resistance: 3.7 ohm

Quanto ao posicionamento da mesa de som, eu acho melhor ali perto dos pilares, pois o técnico irá ouvir o som que esta sendo direcionado a igreja;

Quanto a retorno dos musico, me parece que vocês já usam power click, isso ja é importante, menos caixas produzindo ruido;

Acho que se investir em uma Mesa melhor tipo Yamaha ou SoundCraft com 6 aux, seria uma boa opção pra começar;

Quanto as microfones, se a verba for curta tente usar Superlux, Audio Technica mb 3k, Samson Q7, ou Sennheiser E835, ambos muito bons;

So ficaria, o retorno do pulpito e back vocal, caixas da Attack e Selenium seria uma boa opção.

Mas, se seu planejamento for por etapas, começe com a mesa, depois os microfones, e vai percebendo as mudança,e depois parta para o que mais for necessário.

[]'s.
 
Concordo com o Leonardo acima em relação as caixas, dá para continuar com elas, desde que estejam funcionando perfeitamente. Uma especificação que você não passou, foi a do amplificador. Qual a marca e modelo? Com a especificação deste veremos se está dimensionado corretamente para as caixas. Veja se consegue posicionar as caixas à frente do palco, veja a dica passada pelo gabriel:

Quanto ao posicionamento, as caixas de PA devem ficar à frente do palco, de modo que não projete som "olhando" para os microfones.
Na prática, o pregador/músicos devem ficar olhando as costas das caixas de PA.

Os retornos devem ficar nos pés de quem fala, "apontado" para os ouvidos de quem fala/toca.

Quanto ao posicionamento da mesa de som, tente ficar em um dos lados e próximo ao pilar (o centro não é o local mais apropriado).


Abraços
 
Back
Topo