David Fernandes disse:
Como vc não tem condições de trabalhar a acústica do templo, há algumas coisas que vc pode fazer para remediar o problema (observe, que minha proposta não vai resolver seu problema, vai apenas amenizá-lo), por meio de um planejamento para a troca de seus equipamentos:
- Comece pelas caixas. As suas foram completamente descaracterizadas e acho que não vale a pena investir nem um centavo nelas. Duas caixas, com cobertura de 60º (H) x 40º (V), arranjadas em um cluster central seriam ideais, no entanto, será difícil encontrar produtos com estas características a um preço adequado à realidade de vcs. Creio que vc vai encontrar mais facilmente caixas com 90º (H) x 60º (V). Não será o ideal, mas vc vai trabalhar melhor. Opte também, por caixas amplificadas, com pelo menos 250 W ou 300 W, com sensibilidade acima de 95 dB. A RCF tem excelentes opções com preços razoáveis.
- Vc tb pode pensar numa caixa de subgrave, com falante de 15" e cerca de 500 W, para completar o espectro de frequências. No entanto, deve ser enviado a esta caixa, apenas sinais de instrumentos que necessitem atuar nesta região, como bumbo da bateria e baixo. Vc pode procurar subs RCF, Attack etc. Esqueça Antera, Leac's, Oneal e coisas do gênero.
- Diminua o nível de pressão sonora (SPL) no palco. Monte um sistema de monitoração por fones de ouvido para a banda. Deixe um ou dois spots apenas para vc e para quem estiver ministrando. Estes spots devem ser amplificados e ter, no máximo, 150 W de potência. Para implementar este tipo de monotiração, vc vai precisar de uma mesa que tenha, no mínimo, 6 auxiliares.
- Troque sua mesa de som por uma de melhor qualidade. Lembre-se que ela precisará ter, pelo menos, 6 auxiliares. Há produtos muito bons no mercado a preços razoáveis. Evite marcas como Behringer, Roxy, Cliclotron, Alto etc. Não se preocupe se ela terá efeitos ou não. Geralmente os efeitos embarcados em mesas analógicas são de péssima qualidade. Preocupe-se com a qualidade dos pré-amplificadores.
- Invista em bons microfones. Shure, Audio-Technica, AKG, Audix, Sennheiser são algumas das melhores marcas. Suas linhas de entrada costumam apresentar bons produtos a preços razoáveis. Não gaste seu dinheiro com Karsect, Samson, TSI, Staner, GAP, Kadoshi etc.
- Oriente seus músicos a buscarem arranjos instrumentais compatíveis com o tempo de reverberação alto. Por exemplo: como o RT60 nos graves é muito alto, o baixo e o bumbo serão os instrumentos mais problemáticos. Sendo assim, peça ao baixista para evitar passagens rápidas. Peça a ele para tocar o feijão com arroz... ataque na cabeça do compasso e pronto. Peça ao tecladista para evitar as oitavas mais baixas do instrumento. Isso fará com que esta região, que já é problemática, fique menos poluída.
É isso.Espero que ajude.
[]'s
Olá Turma,
Bom, depois do meu último post, ao observar os conselhos de vocês (que tem me ajudado bastante) algumas coisas mudaram:
Compramos um Powerplay Behringer HA 4700 e os vocalistas também já trabalham com fones, diminuindo assim a pressão sonora no palco, trabalhando apenas com os
spots para o ministro e o pregador como sugerido acima pelo David e por outros aqui.
Agora queremos avançar mais:
- Nossas caixa, como dito antes, já estão completamente descaracterizadas, e o som está bastante ruim.
- Nossa mesa (Ciclotrom MAX-16) já está apresentando problemas, além de só ter dois Aux pré, e teremos que trocar o mais rápido possível.
- Temos à disposição R$ 5.000,00 para adquirirmos uma mesa e duas caixas para PA. Levando-se em consideração que nossa batera ainda não é amplificada (depois desse será o próximo projeto), gostaria de uma orientação do que comprar.
OBS - 1: Tudo o que temos comprado tem sido com a ajuda Técnica de vocês através dessa ferramenta maravilhosa do SAV, e tem surtido muito efeito.
OBS - 2: Preciso capacitar meu pessoal, mesmo que seja um curso, ou simpósio de 3 a 5 dias. Algum de vocês trabalha com esse tipo de orientação? Tem disponibilidade? Se sim, manda um e-mail para mim.
Desde já agradeço as respostas.
Deus Abençoe a Todos!