Ajuda Quanto a Posicionamento de Caixas e Mesa

Márcio.

Vc , como muitos aqui, tem um entendimento equivocado da expressão custo-benefício. Sempre quando este termo é empregado aqui, ele é relacionado ao que é mais barato. No entanto, o que é mais barato quase nunca apresenta uma boa relação custo-benefício. Custo-benefíco é aquilo me traz benefício pelo melhor custo. Mesas Ciclotron, Behringer etc; mics Kadoshi, Karsect etc, só têm custo. Essa história que igreja pequena não pode comprar equipamento de boa qualidade não cola mais. Sou consultor de áudio há quase trinta anos e sempre trabalhei entre igrejas. Qd a igreja quer, tem visão e faz planejamento, consegue montar um sistema de boa qualidade. Quando citei as marcas para o Pastor, em hora nenhuma estava dizendo que ele precisa comprar tudo de uma vez. Se houver um planejamento adequado, em dois anos ele monta um bom sistema livre de Behringers e Ciclotrons.

Quanto aos músicos, eu já trabalhei com inúmeros e em lugares os mais diversos. Qd se conversa com eles e se explica a razão de certas coisas, na maioria dos casos eles aceitam e colaboram. Numa situação como esta, se o músico não aceita a sugestão é pq ele está com o coração em outro lugar e não deveria estar tocando na igreja.

[]'s
 
. Custo-benefíco é aquilo me traz benefício pelo melhor custo.

Bem Davi, concordo em parte : na prática funciona assim, exemplo : mesa 01v96( 16 canais, 04 auxiliares. Com expansão tornam -se 08 auxiliares.
Mesa se eu não me engano Ge 24/12( yamaha) 24 canais ,06 auxiliares.
Pr Daniel pra se entender : musicos de sua igreja : vamos supor 05 ( teclado, baixo, guitarra, bateria, violão) sem contar os cantores que tambem precisam de monitoração. minimo de 06 auxiliares. Pois bem a 01v 96 sozinha já não rola tem que ter a placa de expanção.
yamaha 24/12(analogica ) os 06 auxiliares resolvem. então na prática a yamaha analógica me dá um bom benefício com o Menor Custo. Aí o davi vai dizer: é mas se for microfonar a bateria vai ter que adquirir perifericos como gate,compressor, etc, e na digital já ta tudo ali. " tenho 30 anos de consultoria em sonorização". Davi vc tem o conhecimento necessario para saber o que deve ser feito ou não em sonorização, tu é o kra e ponto final. Mas bicho não entra nessa de dizer que a marca tal é melhor do que a outra por que os pré são assim, os transistores são da alemanha, e coisa e tal. O que é bom nos EUA pode não ser na brasil( 40º de temperatura/ alta umidade, tensão instãvele por aí vai.
O Pr Daniel precisa de suporte, conhecimento de que tipo de materiais ele pode adquirir dentro da sua realidade e necessidade. Vamos simular :
-01 mesa 01v 96 VCM = 5.000,00
-02 caixas RCF( vcs falam muito bem delas. será ? = 2.400,00
-05 fones porta pro = 800,00
-01 power play = 600,00
-04 microfones shure = 1200,00
Os preços são relativos ta Pr Daniel alguns um pouco mais karo outros mais barato, é só pro sr ter uma noção : 10.000,00 sem falar em cabeamento e coisa e tal, se a igreja tiver essa verba em mãos blz . vai ser bom se parcelar vai ter juros, 10.000,00 acho que joguei pra baixo. Agora tira a mesa digital coloca a analogica e ve quanto cai, testa outro microfone como o samson q7 e me diz se a diferença é gritante, em vez de RCF que tal uma attack, uma selenium, ou uma staner quem sabe. aí que entra o tal do custo beneficio.
Ninguém sabe tanto a ponto de não poder aprender mais um pouco. Eu apredi com meu ouvido, e com muitas opiniões aqui do forum. Não existe a porção secreta para solucionar problemas, mas sim experiencias com aquilo que se acertou e muito mais com o se errou.
Davi se puder me passar como chegou a essa fómula do rta, eu te agradeceria muito kra, foi de muita valia. Quanto aos musicos com o coração em outro lugar, isso depende muito de como a liderança desse musico atua. Quer um exemplo : Satanás estava junto com Deus, tinha o poder sobre varias coisas, mas ele queria ser mais do que Deus. O diabo sabe tudo de musica, e essa é uma area que ele atua e muito querendo de todo jeito destruir a comunhão de um grupo de louvor.
Pr Daniel espero que entenda o recado. não estou querendo comprar briga com ninguem. Estou a 21 anos em minha igreja e só agora podíamos investir em sonorização. Precisavamos de ter uma raiz, que cresce para baixo para poder estar firme quando viessem as tempestades.
Espero poder ter ajudado.
Abraços a todos.
 
deem uma olhada nesse topico gente . O Bersan sabe das coisas
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=882">viewtopic.php?t=882</a><!-- l -->
 
A PAZ


Marcio escreveu
mesa ciclotron 32.4 ( faz 6 auxil.) preço :4.580,00
Então pq não compra uma yamaha mg 32
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.milsons.com.br/dept.aspx?page=3&iddept=254&sort=3">http://www.milsons.com.br/dept.aspx?pag ... 254&sort=3</a><!-- m -->
está por R$3.875.00 e ainda divide no cartão em 10 vezes.

Digo por experiencia, conheço as ciclolixo e conheço as beringelas, diria a voce que muito mas muito superior a ciclotron e se não for superior a behringer em som mas não é inferior mesmo. Quanto a durabilidade é conhecida como duradoura.
Falando em durabilidade eu sinceramente a todos que conheço sou taxativo em dizer não façam uma loucura comprar mesa behringer, pois não dura mesmo, todas que vi em igrejas, já estão trocando não pela qualidade do som, mas sim pela fragilidade da mesma.
 
Complementando o que já escrevi


A Ciclotron só fica com preço imbativel é quando se precisa de oito auxiliares, ai ninguem tem preço igual ao dela, mas mesmo assim continua com os vazamentos e com a qualidade de pré pessima. A allen tem a ZED com 6, mas não pe para brincadeira os prés da Allen.
Na realidade já falei aqui outra vez, nós não estamos sabendo pesquisar e compramos na primeira conversa de vendedor. As mesas Ciclotron continua vendendo e muito principalmente para igrejas desinformadas. Primeiro pelo hábito e depois por acreditarem serem mais barata o que não é, pois na resposta anterior mostrei que a MG32.4 está mais barata, dá até para comprar pelo site e ainda pagar o frete e sai o mesmo preço da Ciclotron, sendo com uma qualidade sonora muito melhor e durabilidade igual.
 
A paz heriberto ! gostei de sua resposta. ja trabalhei com essa yamaha e ela é show, atende a necessidade e com qualidade.
Vale a pena PR Daniel investir numa dessas. Como o Heriberto disse, temos que pensar da durabilidade do equipamento e em igrejas isso tem que ser levado muito em conta, daí comoçamos a eliminar por exemplo a marca Beringher, isso é que é pesar o Custo benefício ".
 
marcioteixeira disse:
Pois bem a 01v 96 sozinha já não rola tem que ter a placa de expanção.
yamaha 24/12(analogica ) os 06 auxiliares resolvem. então na prática a yamaha analógica me dá um bom benefício com o Menor Custo. Aí o davi vai dizer: é mas se for microfonar a bateria vai ter que adquirir perifericos como gate,compressor, etc, e na digital já ta tudo ali.

Márcio.

Vc está misturando as coisas. Em lugar nenhum eu recomendei ao pastor uma mesa digital... e parece que vc não entendeu bem o meu post. Eu dei ao Pr Daniel características técnicas de alguns equipamentos e sugeri algumas marcas. No entanto, se vc acha que equipar a igreja com Ciclotron e Behringer é um bom negócio, é sua opinião... a minha é diferente.

Outra coisa... eu não gosto de bateria em aquário e não recomendaria a aquisição de compressores e gates para pessoas inexperientes no uso destes equipamentos. E só prá constar: ainda não vi nenhuma igreja que tenha a bateria dentro de um aquário, que tenha conseguido tirar um som decente do instrumento, mesmo com gates e compressores.

De qq forma, acho que este debate não vai mais a lugar algum. Não vou ficar debatendo algo em que vc já tem um conceito formado, assim como eu. Vamos ficar aqui dez anos e vc não vai me convencer, assim como eu não vou convencer vc. Dei ao pastor alguns passos básicos, que na minha opinião profissional ele deve seguir, se quiser algo de qualidade. Caberá a ele decidir.

marcioteixeira disse:
"tenho 30 anos de consultoria em sonorização". Davi vc tem o conhecimento necessario para saber o que deve ser feito ou não em sonorização, tu é o kra e ponto final.

Posso estar enganado, mas a impressão que tive desta sua afirmação foi que vc estava sendo irônico... e prá falar a verdade, não gostei. Não me importo que vc pense difernte de mim, afinal isto é um fórum e cada um tem o direito de expressar suas idéias e convicções, mas acho que vc foi deselegante. Sempre trabalhei preocupado em atender às necessidades daqueles que me procuraram. Eu não tenho vínculos com marcas A ou B e me sinto livre para dizer se gosto ou não de uma ou de outra. Meu compromisso é com a qualidade. Por favor, discorde de mim, mas me respeite.

[]'s
 
Davi, creio que voce com certeza não gostou nem um pouco de meus comentários. Em nenhum momento quis desprestigiar a sua profissão e nem questionar seu conhecimento. Em nenhum momento eu falei pro Pr Daniel comprar ciclotron, eu comentei sobre ela, assim como as yamahas tambem. Nem toquei nas beringhers como opção se eu não me engano, dei opções para se pesquizar e avaliar a melhor compra kara.
O ruim de um forum na internet é que apenas escrevemos e não temos como expressar aquilo que digitamos, e muitas vezes ha uma ma interpretação.
Veja bem, não estou querendo te comparar com ninguem, mas o bersan nesse topico :

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=882">viewtopic.php?t=882</a><!-- l -->

Ele falou sobre as marcas mais baratas e as yamahas e outras importadas tambem, referindo-se tambem como seriam o uso dessas mesas, se seriam para o trampo ou ficariam "paradas" em algum lugar.

Creio que não fui deselegante com voce, só acho que ouve uma ma interpretação do meu comentário, talvez voce não gostou de discordar de tuas formas de indicar as referidas marcas.
Acho que o Bersan foi mais criterioso e informando os pros e contras da aquisição de cartas marcas.
Não tenho a intenção de te convencer de nada, espero apenas poder contar contigo quando precizar. grande abraço e fica na paz .
 
Este tópico tem uns 3 anos...
Duvido que o bersan indique beh pra alguem hoje em dia... no máximo o deq o dcx e o powerplay...

Seria bom que ele se pronunciasse...

E sobre a "bagagem" do david fernandes... Um caminhão baú é pouco :shock: :mrgreen: :mrgreen:
Já viu a backstage? A igreja do david foi parar lá, e ele e o david distler fizeram o projeto...
 
marcioteixeira disse:
Davi, creio que voce com certeza não gostou nem um pouco de meus comentários. Em nenhum momento quis desprestigiar a sua profissão e nem questionar seu conhecimento. Em nenhum momento eu falei pro Pr Daniel comprar ciclotron, eu comentei sobre ela, assim como as yamahas tambem. Nem toquei nas beringhers como opção se eu não me engano, dei opções para se pesquizar e avaliar a melhor compra kara.
O ruim de um forum na internet é que apenas escrevemos e não temos como expressar aquilo que digitamos, e muitas vezes ha uma ma interpretação.
Veja bem, não estou querendo te comparar com ninguem, mas o bersan nesse topico :

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=882">viewtopic.php?t=882</a><!-- l -->

Ele falou sobre as marcas mais baratas e as yamahas e outras importadas tambem, referindo-se tambem como seriam o uso dessas mesas, se seriam para o trampo ou ficariam "paradas" em algum lugar.

Creio que não fui deselegante com voce, só acho que ouve uma ma interpretação do meu comentário, talvez voce não gostou de discordar de tuas formas de indicar as referidas marcas.
Acho que o Bersan foi mais criterioso e informando os pros e contras da aquisição de cartas marcas.
Não tenho a intenção de te convencer de nada, espero apenas poder contar contigo quando precizar. grande abraço e fica na paz .

Márcio.

Como disse antes, vc tem todo o direito de discordar de mim ou de qualquer outro neste fórum. Este é um espaço democrático. O que não gostei foi de seu tom, mas como vc afirmou que não houve intenção de sua parte em me desrespeitar, eu acredito em vc. Concordo, que os textos digitados deixam a desejar quando queremos demonstrar emoções. Vamos por uma pedra sobre isto. Se vc precisar e eu puder ajudar, estou à disposição.

[]'s
 
Não acredito que algumas opiniões sobre equipamentos x ou y devam ser feitas por impressões.

Muitos aqui tem experiências com diversos equipamentos, mas, alguns falam de ouvir falar. Falam do que leu, não do que experimentou. Ou ainda, que tenha experimentado pouco! E falam com um propriedade enorme sobre o equipamento.

A opinião do David sobre algumas marcas são baseadas em sua experiência de utilização. É algo pessoal e sabido por todos, concordem ou não.
Gosto do fato dos parametros técnicos serem elevados. E o David tenta elevar sempre os parametros.
Muitas igrejas pequenas se apequenam quando vão as compras.
Tenho visitado igrejas pelo Brasil inteiro e visto com meus olhos o tanto que as igrejas se apequenam!

Agora, falar sobre equipamentos, marcas e modelos sem ter utilizado não é legal! Passa um impressão equivocada de uma forma geral!
É ruim para o pessoal novo que vai formando um opinião equivocada sobre alguns assuntos.


Agora ao pastor.
É possível sim comprar equipamentos com um planejamento melhor.
Vejo igrejas comprando equipamentos de três e três anos e isso não é algo coerente.
É melhor fazer algo planejado, demorar três anos para realizar, e não fazer mais em dez anos!
Outra coisa, tente visitar outras igrejas com bons equipamentos e escutar essa diferença de investimento.
Também busque uma orientação de um profissional que não esteja vinculado a uma loja ou marca.

Abs,
 
aldo disse:
Agora ao pastor.
É possível sim comprar equipamentos com um planejamento melhor.
Vejo igrejas comprando equipamentos de três e três anos e isso não é algo coerente.
É melhor fazer algo planejado, demorar três anos para realizar, e não fazer mais em dez anos!
Outra coisa, tente visitar outras igrejas com bons equipamentos e escutar essa diferença de investimento.
Também busque uma orientação de um profissional que não esteja vinculado a uma loja ou marca.

Abs,

Estou tentando fazer isso. Mas tive 3 experiências frustrantes:

o 1º fez um orçamento de R$ 170.000,00 (que loucura) e eu disse a ele que era melhor vender o templo e construir outro com outra estrutura que sairia mais barato.

o 2º disse que estava tudo bom, só precisava concertar os equipamentos. (não entendo muuuuuuuuito sobre sonorização e música, mas como foi o meu primeiro ministério dentro de igreja - durou + ou - 15 anos, conheço um pouquinho para saber que não é bem assim)

e o 3º disse que só precisava tirar os equalizadores gráficos. (não entendi nada).


Então resolvi me reciclar. Estou buscando conhecimento e o SAV através dos artigos e principalmente a opinião de vocês tem me ajudado muito.

É claro que tenho que buscar a orientação de um profissional. Mas enquanto não encontro um aqui em Salvador, estou buscando uma forma de elaborar um orçamento médio (tempoXvalor) para termos uma sonorização de qualidade em nossos cultos.

Também estou buscando qualificar o nosso pessoal de Som. Mas ainda não consegui encontrar um bom curso Técnico de Sonorização aqui. Acho que terei que importar de outro Estado (rsrsrs). Acho que um curso de uma semana ajuda, mas não forma um técnico.

Enfim, continuo aprendendo cada dia mais com vocês.
 
prdanielnunes disse:
É claro que tenho que buscar a orientação de um profissional.
E ótimos profissionais estão te ajudando, como o Aldo e o David. Basta vc, em cima dos argumentos por eles propostos, tirar suas dúvidas para um ponto de partida. E claro, como vc mesmo disse, buscar todo o conhecimento que puder.

Continue na luta...

Abraço.
 
W. Christian disse:
E ótimos profissionais estão te ajudando, como o Aldo e o David. Basta vc, em cima dos argumentos por eles propostos, tirar suas dúvidas para um ponto de partida. E claro, como vc mesmo disse, buscar todo o conhecimento que puder.

Continue na luta...

Abraço.

Obrigado Christian. E é por saber disso que estou aqui. Quando falo de um profissional estou falando de um local, como tem sido a orientação de todos aqui no SAV. Mas ainda não consegui achar um, aqui em Salvador, a altura dos queridos que estão postando nesse forum. Se vocês souberem de alguém, por favor me falem.

Vocês tem me dado alternativas, possibilidades de planejar e executar sem desespero e com muita sinceridade, coisa que ainda não encontrei, repito, nos profissionais com quem tive contato como descrito acima.
 
David Fernandes disse:
Vamos por uma pedra sobre isto. Se vc precisar e eu puder ajudar, estou à disposição.

[]'s


Davi muito obrigado por sua mansagem kra, realmente não tive a intenção de desreipeitar voce.

Conheço um pouco sobre vc e seus trabalhos que foram mencionados em revistas de audio e pela internete .
Espero sim poder contar contigo, pois estou indo para outra igreja onde existe outra realidade de sonorização lá , e com certeza terei grande trabalho para mostrar que precisamos nos qualificar e melhorar o audio de nossa igrejas.
Forte abraço.
 
A PAZ


Só completando:
Em nossas igrejas em sua grande maioria o dinheiro é escasso ou então tem pouca visão sobre como investir.
Portanto, por ter visto em várias igrejas que fui, as que trocaram as mesas até um máximo de 3 anos passados, todas estão com problemas nas mesas behringer. e em boa parte delas tiveram que trocar por outras.
Então, Behringer tenho experiencia frustante, as outras marcas similares, exemplo alto, sansom etc., não tenho. Mas informam que tambem é do mesmo nivel.
Já vi em poucas igrejas Yamaha, e digo que achei o som muito próximo da behringer, e as igrejas as tem ha muito tempo.
Ciclotron conheço e digo de durabilidade realmente é imbativel, mas em som e quando falo em som falo em equalização, timbre etc.etc. é pessima. tem graves exagerados e agudo de menos.
 
heriberto disse:
Então pq não compra uma yamaha mg 32
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.milsons.com.br/dept.aspx?page=3&iddept=254&sort=3">http://www.milsons.com.br/dept.aspx?pag ... 254&sort=3</a><!-- m -->
está por R$3.875.00 e ainda divide no cartão em 10 vezes.
Ok, estou sendo convencido de que, para nossa realidade, essa talvez seja a melhor opção.

Mas antes de compra-la estou precisando qualificar o meu pessoal de som. Ministrei um curso "Basicão" de operação de Audio na Igreja (utilizei para isso algumas das apostilas aqui postadas, aliadas a minha pouca experiência na área). Melhorou um pouco, mas para partir para os materiais que vocês tem me indicado, preciso que meu pessoal tenha um conhecimento um pouco mais aprofundado.

heriberto disse:
Em nossas igrejas em sua grande maioria o dinheiro é escasso ou então tem pouca visão sobre como investir.
Acredito que com planejamento podemos montar uma boa estrutura de som, mesmo com o dinheiro escasso.

Sobre o sistema de retorno estou trabalhando assim:

Os instrumentistas (guitarra, violão, batera, baixo e teclado) estão trabalhando com os Power Clicks Collor (os azuis), e o vocal com as caixas de retorno de chão, na parte superior do palco atrás do púlpito. Está dando um trabalhão, principalmente porque só temos duas saídas auxiliares da mesa e temos que interligar os Power Clicks um ao outro, atrapalhando a mobilidade dos instrumentistas.

Pensei em criar um multicabo saindo de uma Aux da mesa e distribuindo em 5 plugs diferentes (uma gambiarra). Mas acho que vai afetar a qualidade do retorno nos Powers.

O que vocês acham?
 
prdanielnunes disse:
Pensei em criar um multicabo saindo de uma Aux da mesa e distribuindo em 5 plugs diferentes (uma gambiarra). Mas acho que vai afetar a qualidade do retorno nos Powers.

O que vocês acham?

Pr Daniel, não faça isso. Este tipo de divisão de sinal (chamado no meio profissional de split de sinal) funciona até, no máximo, duas vezes. A partir daí, começa a haver degradação do sinal.

[]'s
 
Back
Topo