Ajuda Quanto a Posicionamento de Caixas e Mesa

Essa TR225 não tem uma sonoridade muito legal não. É muito grave e médio-grave. Não se enganem apenas porcausa do logo "JBL"...

Abraço.
 
A PAZ

Deluna, no desenho mostra uma galeria, mas pelo que mostra a parte de baixo é curta. Tambem não mostra se tem bancada em cima.
Devido a largura ser estreita acredito que duas caixas no centro e em fly deverá ser suficiente, e a frente do pulpito. Terá que ser um caso bem estudado, pois as primeiras bancadas são muito proximas do pulpito.
Como está planejando, faça um projeto para comprar uma boa mesa ou a digital 01v ou então uma ZED da allen heat, ou uma lx 7 da soundcraft, tambem pode ser uma mackie SR 24, ela está vindo com compressor nos subs e se não me engano com compressores tambem em 4 canais de mic. Como já falaram começe pela mesa, o salto será enorme, le garanto, palavra de quem sofria com uma cicloli.. ou desculpe um ciclotron.
 
Olá Turma,

Bom, vou tentar responder a todos na medida do possível:

Leonardo Go disse:
que tal colocar uns panos ai por cima para melhorar a acústica, ou pendurar alguns materiais de absorção.. isso iria ajudar muito, com a ajuda do pessoal da igreja para trabalhar.. e o custo seria quase Zero.[]'s.

Estamos planejando Fazer um forro com Malha (como aqueles feitos em eventos). Pela sua orientação estou vendo que ajuda muito.


Quanto as caixas JBL, no sábado estive na igreja e resolvi substituir os drivers pois não achamos mais reparo e as cornetas não estavam funcionando. Quando abri as caixas, em uma encontrei esse circuito:

Foto-0012.jpg


porém na outra a ligação está direta. (já vi que é problema)

Quanto aos retornos, possuimos duas caixas com uma corneta e um falante de 12" cada. (me parece caixas feitas de forma artesanal, sem divisor de frequência, também com ligação direta.)

O técnico em eletrônica, que deu manutenção nas caixas, se prontificou a construir 4 divisores de frequência, um para cada caixa. (não sei se seria interessante).

Quanto aos microfones, possuímos 6 (3 Shure SM 58 e 3 LeSon SM 58 p4). Trabalhamos com um vocalista e 4 Backs mas o microfone do dirigente.


Temos dois equalizadores, só que não sei a marca deles.

Também temos duas potências bem antigas. Todas duas de 800 W. Não sei a marca delas, mas uma, com certeza tem mais de 15 anos.

bit34 disse:
Quanto ao posicionamento da mesa de som, tente ficar em um dos lados e próximo ao pilar (o centro não é o local mais apropriado).

Não entendi. Qual pilar? o central?

Deluna disse:
É impressão minha ou a igreja tem galeria?

Tem sim. Como disse o Heriberto a parte de baixo é muito curta e a Galeria ainda não tem pessoas suficientes. A mesa de som atualmente está lá em cima no centro da galeria.

Já vi que essa vai ser uma verdadeira "via crucis" mas vamos nos estruturar com a ajuda de vocês.

Desde já agradeço a colaboração de você a cada solicitação respondida, tem nos ajudado muito.

Gabriel, já estamos nos organizando para a reestruturação dos equipamentos IDEAIS. Só precisamos saber a ordem e os equipamentos que precisamos comprar.

Abraço a todos.
 
Pastor a JBL já não é mais JBL... é melhor comprar outra... Tiraram o crossover, e ligaram o driver direto :shock:...
 
Perdão, quando li novamente vi que parece que eu falo da empresa JBL. Enquanto eu quis dizer desta caixa da igreja do pr, pois mexeram nela.

Sempre gostei de JBL, só acho que ele é muito salgada...
 
Peguei o bonde andando... :D

Quanto ao posicionamento da mesa:

bit34 disse:
Quanto ao posicionamento da mesa de som, tente ficar em um dos lados e próximo ao pilar (o centro não é o local mais apropriado).
Abraços

Não entendi muito bem o que ele quis dizer (se interpretei errado me desculpe), mas o melhor o local pra se colocar a mesa é SIM no CENTRO do templo, sem duvida nenhuma, pois ali você terá a inteira noção da interação caixasXambiente, e terá um noção melhor de SPL ="volume"...
 
Eu estava pensando em comprar dois monitores desse modelo, usaria como monitor dentro da igreja, e quando houvesse alguma programação fora da igreja, usaríamos como PA.

Comentei com o Isinho, ele achou muito exagerado.
 
deneripr disse:
Peguei o bonde andando... :D

Quanto ao posicionamento da mesa:

bit34 disse:
Quanto ao posicionamento da mesa de som, tente ficar em um dos lados e próximo ao pilar (o centro não é o local mais apropriado).
Abraços

Não entendi muito bem o que ele quis dizer (se interpretei errado me desculpe), mas o melhor o local pra se colocar a mesa é SIM no CENTRO do templo, sem duvida nenhuma, pois ali você terá a inteira noção da interação caixasXambiente, e terá um noção melhor de SPL ="volume"...

Eu não sei que tipo de mixagem você trabalha durante os cultos se é LR, LCR ou apenas um cluster, então não vou dizer que você está certo e nem errado. Creio que você já tenha esta opinião formada, mas caso você goste de se aprofundar, dê uma lida quando puder nos artigos abaixo:

http://www.churchsoundcheck.com/wswc.html - Artigo em inglês (Título: Não matem o engenheiro - Onde deveríamos posicionar nossa mesa?)

Destaco a seguinte parte: Another point to consider is to not place the console exactly in the center of the room. Remember that as the sound from your speaker system interacts with the acoustics of your sanctuary, there will be points in the room where the sound energy cancels. Try setting up a sine wave oscillator at, for example, 100 Hz, feed it over the sound system and then walk around the room listening for areas in which the sound cancels. It depends on the arrangement of your auditorium as well as the location of your main speakers, but since most church sanctuaries are fairly symmetrical, it's entirely possible that you'll have a significant cancellation in the center of the room. At low frequencies this null point could be quite wide!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outro pondo a considerar é não colocar a mesa exatamente no centro do templo. Lembre-se que o som de suas caixas interage com a acústica do templo, haverá pontos na sala que a energia sonora se cancela. Tente ajustar uma onda senodial, por exemplo a 100hz, jogue o sinal para as caixas e então caminhe pelo templo ouvindo as áreas que o som se cancela. Depende do arranjo do auditório bem como a localização das caixas, mas como a maioria dos templos são bastante simétricos, é claramente possível que você terá um cancelamento acústico no centro do templo. Em baixas frequências este ponto poderia ser ainda maior.


http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=283 - Fórum audiolist: Onde instalar a mesa de som (House Mix)

Destaco a imagem abaixo, leia a abordagem do assunto:

house_mix.gif


Tem muitos outros sites e artigos que falam sobre isso. Se o posicionamento ao centro atendeu bem a todos os operadores e não interferiu na equalização do sistema, parabéns. Só não passe isso como uma receita de bolo para todos.

Até +
 
Amigos alguem pode me responder uma duvida
Eu estou colocando som na minha igreja ela é muito longa 35mt por 10 mt
serão colocadas 3 pares de caixas acusticas com distancias muito longas uma das outras ( delay )sera um problema

a duvida é a seguinte Eu colocando um fio bem grosso e para todas as caixas o mesmo tamanho de cabo não importando proximas ou distantes consigo reduzir o delay ?
na minha cabeça o som do amplificador chegara ao mesmo tempo a todas as caixas não teria atrasos , ou eu estou errado.
Desde ja obrigado a todos .
 
O problema do tamanho dos cabos para as caixas não é o atraso - ele não é significativo. O sinal trafega na velocidade da luz, então não chega a ser um problema. O problema causado por cabos muito grandes e finos é a perda de potência e a piora no fator de amortecimento.

E só uma pergunta, como está sendo feito o delay (se é que tem)?
 
o sinal eletrico não viaja na velocidade da Luz não...

A unica coisa q viaja na velocidade da luz são as ondas Eletromagnéticas (das quais a luz faz parte, ja que a luz visivel são frenquencias eletromagneticas altissimas)....

Outra coisa, existem cabos especiais que alteram a velocidade do sinal eletrico, são feitos com componentes especiais, normalmente se vê isso em cabos para instrumentos, em que essas alterações geram um timbre peculiar....

Quanto ao atraso, não se preocupe, isso não acontecerá...
 
VC precisará colocar o delay no segundo e no terceiro par, com um equipamento próprio(deq2496 faz isto)
 
Bom dia amigos do sav ! estava acompanhando o forum, e me identifiquei com a duvida do pr. Daniel. que tipo de equipamentos usar ? Bem na minha modesta opinião mesa de som analogica yamaha com 6 aux.monitoramento por fone p/ os musicos, cabe se adaptarem e se familiarizarem com esse sistema, pensando que mais importante que suas "apresentações" é o som uniforme que a igreja precisa(sou guitarrista e seu o que estou falando, rss), por enquanto as caixas referidas da jbl podem continuar. o operador do audio desse sistema deve fazer o seguinte procedimento : deixar com que os musicos tenham a referencia do audio so nos fones, se começa logo no PA, começa a briga de egos : " po a minha guitarra ta baixa no PA, po meu baixo ta sem peso no PA, etc( acho q só acontece issi em minha igreja não é ? rsss), o vocal deve estar mais presente no retorno, deixando lider do vocal sempre mais a frente na mix do Pa.
Quanto a bateria foi sugerido uma eletronica, seria maravilhoso para o operador do audio, mas vai minha experiencia os bateristas não conseguem se adaptar e começa os conflitos, como a igreja não é muito grande vale a pena investir em materiais que venham absorver esse som da bateria, acrílçico é muito caro, comece com um bom tapete bem grosso por sinal, se puder botar uma espuma atras da batera e colocala mais no canto ajuda a resolver um pouco, depois vai melhorando em aquisição de novas caixas para PA.
uma boa opção de mesa tambem é a ciclotron 32 xls se não me engano, não é tão cara e possui alguns recursos de equalizar as vias de auxiliares, que sõ muito bem vindos. espero ter contribuido com alguma coisa.
Paz a todos.
 
Seja bem vindo!
Colocar a bateria no canto só vai aumentar o volume, e a ciclotron tem vazamentos e prés ruins.
 
Deluna disse:
Seja bem vindo!
Colocar a bateria no canto só vai aumentar o volume, e a ciclotron tem vazamentos e prés ruins.

Será que colocar um Biombo, como os apresentados aqui em outros fóruns, resolveria?

Qual seria a melhor opção de microfones de custo-benefício rasoável?

Vocês conhecem algum técnico de audio em Salvador que pudesse me dar consultoria indo lá na igreja e inclusive capacitando os nossos "técnicos" que, embora se dispõem a fazer o trabalho do Senhor, são leigos no assunto.

Vocês também conhecem algum local, também aqui em Salvador, onde possa enviar pelo menos um dos meus operadores para realizarem o curso de pelo menos um ano de Técnico de Som?

Recentemente um técnico em eletrônica esteve lá e, ao ver uma das caixas JBL sem o divisor de frequência, se dispôs ao custo de R$ 60,00 cada confeccionar 3 divisores de duas vias cada: um para o PA que está sem e os outros dois para as duas caixas de retorno. Será que vale a pena?

Acho que são muitas perguntas, mas confio nas respostas de vocês, pois tem nos ajudado muito.

Abraço a Todos!
 
Back
Topo