Ajuda Quanto a Posicionamento de Caixas e Mesa

Pr Daniel.

Por favor, não faça qualquer coisa agora... não gaste com nada... me dê alguns dias.

Me diga: quais são as distâncias entre a ponta da galeria e as paredes do fundo embaixo e em cima?

[]'s
 
Deluna disse:
Seja bem vindo!
Colocar a bateria no canto só vai aumentar o volume, e a ciclotron tem vazamentos e prés ruins.


fala aí deluna, tudo na paz ?
rapaz quando eu falei sobre a ciclotron seria o custo/beneficio pra uma igreja pequena ele atende bem, e a bateria no canto, é claro que usando uma espema de boa densidade, ajuda a absorver um pouco o volume desse som no altar, maneiras simples de melhorar sem gastar muito
 
quanto a microfones o samson q7 tem um bom custo/beneficio conforme alguns topicos aqui no sav, vale a pena consertar essas caixas por enquanto
 
marcioteixeira disse:
rapaz quando eu falei sobre a ciclotron seria o custo/beneficio pra uma igreja pequena ele atende bem
Só pq a igreja é pequena não quer dizer que ele deve ter um mesa com prés ruins e vazamentos.
 
Pastor Daniel.

Fiz uma simulação básica de dois parâmetros acústicos importantes numa sala de culto, que são o tempo de reverberação (RT60) e a inteligibilidade. Como não tinha detalhes a respeito do salão, fiz algumas suposições:

- capaciade do salão: 150 pessoas
- material das paredes: tinta sobre superfície lisa;
- piso: vitrificado
- teto: telhas de alumínio
- sem portas e janelas
- nível de ruído ambiente: 67 dB(A)

A curva do RT60 ficou assim:

IBElShadai.jpg


Esta curva mostra o resultado do RT60 para o templo cheio. O tempo médio encontrado é bastante alto para o tamanho da sala. Observe que nas bandas de 125 Hz e 250 Hz, os tempos estão acima dos 4 segundos, demonstrando que seus maiores problemas estão no controle dos graves. Desta forma, forrar o teto com tecidos não vai fazer a menor diferença na acústica. A não ser por razões estéticas, não há razão para fazer isso.

O índice de perda da articulação consonantal (%ALCons), que mensura o nível de inteligibilidade de uma sala, está na casa dos 20%, o que não é adequado. Este número precisa estar, para ser razoável, abaixo dos 15%. Abaixo de 10% é o recomendado.

Como vc não tem condições de trabalhar a acústica do templo, há algumas coisas que vc pode fazer para remediar o problema (observe, que minha proposta não vai resolver seu problema, vai apenas amenizá-lo), por meio de um planejamento para a troca de seus equipamentos:

  1. Comece pelas caixas. As suas foram completamente descaracterizadas e acho que não vale a pena investir nem um centavo nelas. Duas caixas, com cobertura de 60º (H) x 40º (V), arranjadas em um cluster central seriam ideais, no entanto, será difícil encontrar produtos com estas características a um preço adequado à realidade de vcs. Creio que vc vai encontrar mais facilmente caixas com 90º (H) x 60º (V). Não será o ideal, mas vc vai trabalhar melhor. Opte também, por caixas amplificadas, com pelo menos 250 W ou 300 W, com sensibilidade acima de 95 dB. A RCF tem excelentes opções com preços razoáveis.
  2. Vc tb pode pensar numa caixa de subgrave, com falante de 15" e cerca de 500 W, para completar o espectro de frequências. No entanto, deve ser enviado a esta caixa, apenas sinais de instrumentos que necessitem atuar nesta região, como bumbo da bateria e baixo. Vc pode procurar subs RCF, Attack etc. Esqueça Antera, Leac's, Oneal e coisas do gênero.
  3. Diminua o nível de pressão sonora (SPL) no palco. Monte um sistema de monitoração por fones de ouvido para a banda. Deixe um ou dois spots apenas para vc e para quem estiver ministrando. Estes spots devem ser amplificados e ter, no máximo, 150 W de potência. Para implementar este tipo de monotiração, vc vai precisar de uma mesa que tenha, no mínimo, 6 auxiliares.
  4. Troque sua mesa de som por uma de melhor qualidade. Lembre-se que ela precisará ter, pelo menos, 6 auxiliares. Há produtos muito bons no mercado a preços razoáveis. Evite marcas como Behringer, Roxy, Cliclotron, Alto etc. Não se preocupe se ela terá efeitos ou não. Geralmente os efeitos embarcados em mesas analógicas são de péssima qualidade. Preocupe-se com a qualidade dos pré-amplificadores.
  5. Invista em bons microfones. Shure, Audio-Technica, AKG, Audix, Sennheiser são algumas das melhores marcas. Suas linhas de entrada costumam apresentar bons produtos a preços razoáveis. Não gaste seu dinheiro com Karsect, Samson, TSI, Staner, GAP, Kadoshi etc.
  6. Oriente seus músicos a buscarem arranjos instrumentais compatíveis com o tempo de reverberação alto. Por exemplo: como o RT60 nos graves é muito alto, o baixo e o bumbo serão os instrumentos mais problemáticos. Sendo assim, peça ao baixista para evitar passagens rápidas. Peça a ele para tocar o feijão com arroz... ataque na cabeça do compasso e pronto. Peça ao tecladista para evitar as oitavas mais baixas do instrumento. Isso fará com que esta região, que já é problemática, fique menos poluída.

É isso. Espero que ajude.

[]'s
 
desculpe a minha intromenção, rss, mas Davi a realidade do Pr. Daniel deve ser outra, creio que não deva ter recursos financeiros e de repente até pessoal para investir em marcas como citado.
Infelizmente muitas de nossas igrejas não tem a visão de ter um orçamento para se gastar em sonorização,(que pena).
Creio que microfones como o sansom q7 tem um bom preço e atende as necessidades.
Talvez a mesa mais indicada seria uma yamaha analogica.
Sou musico e tenho experiencia no assunto : dizer pro baixista só marcar os tempos não rola veio, os baixistas tem a tendencia de botar o baixo alto, rss, e pedir pro batera pegar mais leve é dificil.
Resumindo não sabemos como é o estilo de musical que a igreja do Pr Daniel tem mais incidencia, e tambem não sabemos o conhecimento musical da equipe de louvor, não adianta botar um shure, senhizer, audiotecnica, não vai fazer diferença.
Desculpe a minha franqueza, pois creio que são pontos muito importantes em se levar devido criterio.
Pr Daniel, primeiramente tenha uma noção de qual verba a igreja tem para investir, aí sim pensar se deve trocar a caixa primeiro, ou começar com a mesa, é complicado dizer.
Aprendi com a vivencia em musica "que menos é mais " e a unção é que é o diferencial.
Que o DEus o abençoe Pr Daniel e lhe dê sabedoria para poder junto com sua igreja qual a melhor opção.
Abraços.
 
Olá Turma!

Agradeço a Deus por vocês. Tenho aprendido muito com o que vocês tem postado aqui.

Bom, o processo é o seguinte:

1 - É Verdade que não dispomos de um orçamento muito grande. Na verdade, com relação a sonorização da igreja nem há esse orçamento. Assumi a igreja a um ano e estamos tentando implementar algumas melhorias, por isso estou aprendendo com vocês aqui. como disse o Gabriel
gabriel_equalize disse:
A minha sugestão é que seja definida uma lista de "equipamento ideal para nós".
Então estamos tentando trabalhar essa lista para assim montarmos um orçamento.

2 - É Verdade também que não temos técnicos prontos, ou preparados. Temos irmãos que se dispõem a "apenas operar a mesa" nos cultos. Estamos tentando formar um grupo de pelo menos 6 pessoas para trabalhar com esse Ministério, mas não é fácil. Por isso estou procurando em Salvador um curso que forme técnicos em Áudio para que a igreja possa investir na preparação deles.

3 - Com relação a Equipe de Louvor, temos um ministro que está Graduando em Música pela UFBA esse ano, atualmente ele também está trabalhando na formação dos instrumentistas e vocais com cursos livres de música la na igreja.

Sei que vamos conseguir e com a ajuda de vocês vamos conseguir elaborar um bom orçamento e planejar a aquisição de cada equipamento. Por isso continuo contando com a ajuda de vocês.

Deus os Abençoe!
 
Ainda vou ser quinem o David, sem mesmo ver a igreja falou muuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa importante...
David, a 01v96 não seria uma boa opção pro pr? Ela com apenas uma expansão já chega aos 24ch e 8 aux...
 
Equipamentos :
mesa ciclotron 32.4 ( faz 6 auxil.) preço :4.580,00
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2441&codigo_categoria=2441">http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/p ... goria=2441</a><!-- m -->

mesa 32.8 ( mais recursos) preço : 5.546,00
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=108&tipo_busca=palavra&tipo_busca1=expressa">http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/p ... 1=expressa</a><!-- m -->

mesa zed 420 allen heath (diz que tem 6 auxil. não conheço) preço : 5.350,00
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2423&codigo_categoria=2423">http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/p ... goria=2423</a><!-- m -->

mesa behringer( 4 + 2 auxil ) preço: 3.195,00
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=2724&codigo_categoria=3&tipo_busca=categoria&tipo_busca1=expressa">http://www.soulmusic.com.br/lojadesom/p ... 1=expressa</a><!-- m -->

Mesa de Som Digital 01V96 VCM YAMAHA ( muito boa = precisa de expanção para ter todalidade de recursos) preço :7.800,00

bem Pr Daniel, alguns modelos com respectivos preços.
Esses modelos foram citados por precisar de pelo menos 6 auxilliares. Isso é só em relação a mesas, pois para os musicos não usarem cubos, ainda ha a necessidade de usar fones + ou _ 200,00 cada (koss), amplificador de fones +ou_ 600,00, cabos com trava preço : ??.
Bom Pastor Daniel mesa da Ciclotron resolve legal seu problema, só q vai ter alguns membros criticando por causa disso, daquilo, não da para agradar a todos. Yamaha analógica muito boa, mas preço salgado. Digital 01v96 vcm, tenho uma em minha igreja, muito boa por sinal, onde requer um bom conhecimento do aparelho e saber o que está querendo fazer, acho inviável no momento quem sabe no futuro.
Quanto as caixas : a jbl que o Sr tem só ouvindo o som pra saber como ela está respondendo, de repente até vale consertá-la, o custo pode ser atrativo. Comprar outra seria interessante só que seria no mínimo mais 2.000,00 no orçamento, aí outra duvida : passiva ou ativa. Que marca :rcf, selenium,antera,leacs,staner ?
Eu iria de staner sem medo, é caixa feita para as igrejas, conheço os batistas, rsss.
é muito complicado pastor, são gostos pessoais, muita coisa envolvida, qualquer ajuda pode contar comigo, estou a disposiçao de mostrar os pros e contras. Não tenho muito conhecimento técnico sobre sonarização, me viro com o que tenho e o que me ajuda e muito é o meu ouvido. Uma experiencia que tive com caixas ha um tempo atrás: precisavamos de comprar caixas para igreja, pois bem levei meu cd do templo soul : caixa d'agua conhecem ? rsss coloquei em varias caixas : yamaha,oversound, antera, leacs, jbl e outas. A que me agradou : Staner, pelo custo beneficio, Jbl show de bola mais salgado o preço, então PR Daniel a melhor coisa é testar e não comprar pela marca, porque é lançamento, tem é que testar.
grande abraço.
 
Re: Cabo para ligar a 01v96 no computador.

A 01v96 ta 5984,91 se não me engano. Na bia eletronicos e um ada8000 607 se não me engano...

Ciclotron e beh não presta!
 
Re: Cabo para ligar a 01v96 no computador.

Beh não tem boa durabilidade e ciclotron tem vazamentos e pres horriveis. Não é preconceito.

Pra minha igreja não atende bem, busco sempre o melhor pra Deus não o que atende com qualidade zero. Se o pastor quer apenas o que atende xom qualidade zero vá em frente, mas eu não desejo a ninguém nada que não ache o melhor pra mim.

Analógica tem yamaha, alen health, souncraft, mackie...
 
com certeza meu amado para Deus sempre o melhor isso está fora de cogitação, q que está proposto creio que é custo beneficio, nem todas as igrejas tem a visão de investir em sonorização, então temos que ter bom senço e entender que ninguem é dono da razao.
a ciclotron a algum tempo atrás promoveu um evento onde os shows eram feitos só com equipamentos nacionais, tendo a vega como PA e Monitor. Não estou aqui querendo defender a Ciclotron, não ganho nada com isso, apenas coloquei modelos que pudessem atender as necessidades da igreja e a igreja testar, avaliar, saber se tem manutenção no seu estado, peças de reposição e um item importante quanto a garantias. Coloquei minha opinião só para ajudar, mais já sabia que alguem iria se manifestar contrário a isso, rssss
Não me leve a mal Deluna, mas e aquelas igrejas pequenas, talvez congregações pequenas, onde uma pessoa passou e ouviu um hino, uma mensagem, uma palavra que estava precisando no momento e atravez de uma caixa amplificada watson (rss) e um microfone de karaoke cce, pode tomar uma decisão que selou a sua salvação em Cristo Jesus ?
A mesa não era PM 5d, Midas, Digi e por aí vai...
devemos pesquizar e achar o ponto em comum. Não existem receitas de bolos prontas e perfeitas. Somos diferentes e isso é que é bacana cara .
 
.

Nunca disse que não da pra fazer som com ciclotron, isto foi provado quando vc disse dos shows que foram feitos com as vegas. Não vou deixar de operar o som durante um culto, mas vou deixar bem claro que se tivesse equipamentos melhores a qualidade do som seria bem mehor. E odeio sair de um evento percebendo que a qualidade foi muito aquém do desejado. Eu tenho cereteza que com um pouco de planejamento TODAS igrejas poderiam ter equipamentos bem melhores.

Há um tópico do david fernandes que gravou a mesma música em mesas diferentes que é comprovado como a qualidade dos pres de uma mesa pode influenciar no som final é interessante que vc e o pastor ouçam as gravações para verem como é girtante a diferença dos pres.

Estou no cel se alguem puder postar o link do topico do david ficarei agradecido!
 
Delano meu camarada, eu concordo com voce, precisamos de qualidade sim, mas muitas vezes nem sempre temos isso disponivel.
Só o fato do Pr Daniel querer investir em equipamentos já é um grande avanço. è difícil essa ideia sair de um pastor, geralmente parte dos operadores, musicos. Que bom kra que ele entendeu isso,vamos deixálo a vontade para poder testar e decidir qual melhor opção.
Em relação ao topico referido, mano eu já vi algum topico desse falando bem pra caramba dos sansom q7, ecelente custo beneficio, já o davi disse pra descartar essa ideia. Quer um exemplo : não sei se vc conhece o grupo meloswuit aqui de campo grande, pois bem, eles tiveram em mi nha igreja cantando, e chegaram a gravar um audio para botar no dvd deles, pois bem eles passaram o som com nossos q7s, antes de começar o culto eles chegaram com os shure deles, pois bem : começaram a cantar com os shure aí pediam a todo instante para mexer no mictofone : "me da mais agudo, me da mais grave, coloca um brilho aí, etc ....
disse a eles volta pros sansom, cabou o problema. Então kara o melhor bé testar dentro das possibilidades financeiras de cada um.
mas uma dica: participei de um workishop com Wagner pedrethi, irmão da fernanda brum e operador de audio dela. Ele foi comprar um microfone pra ela e foi testar, chegando na loja ela cantou num senheizer, num akg e audio tecnica, acabou voltando pro bom e surrado shure, timbrava melhor pra ela. Som tem dessas coisa nem sempre o mais caro é o melhor.
 
Back
Topo