Ajuda Quanto a Posicionamento de Caixas e Mesa

É uma questão elétrica.
Você está reduzindo a impedância da conexão.
Você terá problemas não só com a qualidade do áudio.
Vou deixar outro discorrer com mais detalhes sobre esse assunto.
Passei aqui rapidinho, mas, não posso deixar passar o alerta.
Abs
 
David Fernandes disse:
Como vc não tem condições de trabalhar a acústica do templo, há algumas coisas que vc pode fazer para remediar o problema (observe, que minha proposta não vai resolver seu problema, vai apenas amenizá-lo), por meio de um planejamento para a troca de seus equipamentos:

  1. Comece pelas caixas. As suas foram completamente descaracterizadas e acho que não vale a pena investir nem um centavo nelas. Duas caixas, com cobertura de 60º (H) x 40º (V), arranjadas em um cluster central seriam ideais, no entanto, será difícil encontrar produtos com estas características a um preço adequado à realidade de vcs. Creio que vc vai encontrar mais facilmente caixas com 90º (H) x 60º (V). Não será o ideal, mas vc vai trabalhar melhor. Opte também, por caixas amplificadas, com pelo menos 250 W ou 300 W, com sensibilidade acima de 95 dB. A RCF tem excelentes opções com preços razoáveis.
  2. Vc tb pode pensar numa caixa de subgrave, com falante de 15" e cerca de 500 W, para completar o espectro de frequências. No entanto, deve ser enviado a esta caixa, apenas sinais de instrumentos que necessitem atuar nesta região, como bumbo da bateria e baixo. Vc pode procurar subs RCF, Attack etc. Esqueça Antera, Leac's, Oneal e coisas do gênero.
  3. Diminua o nível de pressão sonora (SPL) no palco. Monte um sistema de monitoração por fones de ouvido para a banda. Deixe um ou dois spots apenas para vc e para quem estiver ministrando. Estes spots devem ser amplificados e ter, no máximo, 150 W de potência. Para implementar este tipo de monotiração, vc vai precisar de uma mesa que tenha, no mínimo, 6 auxiliares.
  4. Troque sua mesa de som por uma de melhor qualidade. Lembre-se que ela precisará ter, pelo menos, 6 auxiliares. Há produtos muito bons no mercado a preços razoáveis. Evite marcas como Behringer, Roxy, Cliclotron, Alto etc. Não se preocupe se ela terá efeitos ou não. Geralmente os efeitos embarcados em mesas analógicas são de péssima qualidade. Preocupe-se com a qualidade dos pré-amplificadores.
  5. Invista em bons microfones. Shure, Audio-Technica, AKG, Audix, Sennheiser são algumas das melhores marcas. Suas linhas de entrada costumam apresentar bons produtos a preços razoáveis. Não gaste seu dinheiro com Karsect, Samson, TSI, Staner, GAP, Kadoshi etc.
  6. Oriente seus músicos a buscarem arranjos instrumentais compatíveis com o tempo de reverberação alto. Por exemplo: como o RT60 nos graves é muito alto, o baixo e o bumbo serão os instrumentos mais problemáticos. Sendo assim, peça ao baixista para evitar passagens rápidas. Peça a ele para tocar o feijão com arroz... ataque na cabeça do compasso e pronto. Peça ao tecladista para evitar as oitavas mais baixas do instrumento. Isso fará com que esta região, que já é problemática, fique menos poluída.

É isso.Espero que ajude.

[]'s

Olá Turma,

Bom, depois do meu último post, ao observar os conselhos de vocês (que tem me ajudado bastante) algumas coisas mudaram:

Compramos um Powerplay Behringer HA 4700 e os vocalistas também já trabalham com fones, diminuindo assim a pressão sonora no palco, trabalhando apenas com os spots para o ministro e o pregador como sugerido acima pelo David e por outros aqui.

Agora queremos avançar mais:

- Nossas caixa, como dito antes, já estão completamente descaracterizadas, e o som está bastante ruim.

- Nossa mesa (Ciclotrom MAX-16) já está apresentando problemas, além de só ter dois Aux pré, e teremos que trocar o mais rápido possível.

- Temos à disposição R$ 5.000,00 para adquirirmos uma mesa e duas caixas para PA. Levando-se em consideração que nossa batera ainda não é amplificada (depois desse será o próximo projeto), gostaria de uma orientação do que comprar.

OBS - 1: Tudo o que temos comprado tem sido com a ajuda Técnica de vocês através dessa ferramenta maravilhosa do SAV, e tem surtido muito efeito.

OBS - 2: Preciso capacitar meu pessoal, mesmo que seja um curso, ou simpósio de 3 a 5 dias. Algum de vocês trabalha com esse tipo de orientação? Tem disponibilidade? Se sim, manda um e-mail para mim.

Desde já agradeço as respostas.

Deus Abençoe a Todos!
 
Olá pastor.

Primeiramente, minha dica seria preparar a sala para sonorização. O primeiro passo seria tratar a sala. Não confunda tratamento acústico com isolamento acústico.

O isolamento acústico é o que fazemos para evitar que o som saia da sala. O tratamento é trabalhar o áudio dentro do ambiente.

O templo apresentado está muito cru. Não preciso ir ao local para deduzir que deve ter problemas com ecos, indefinição do som e possíveis microfonias. Caso esteja ocorrendo isso, é porque a sala apresenta muita sobre de freqüências e realimentação dessas freqüências nos microfones, causando a microfonia.

O primeiro passo é colocar difusores e absorvedores. Muito cuidado com isso para não matar a sala. Por exemplo, na parede dos fundos, pode colocar uma Parede irregular. Um exemplo, seria se a parede fosse ondulada como telhas brasilit. É claro que precisara dar acabamento. Mas esse acabamento seria interessante acima de 1 metro de altura ate o teto. Na mesma parede do fundo, partindo do chão ate 1 metro de altura, devera fazer absorvedores de GRAVES. esses são os mais complexos.

Para entender melhor. Absorver agudos é muito fácil. Só colocar uma cortina do tecido grosso. Isso pode ser colocado nas paredes laterais. Para absorver graves, é necessário uma GAIOLA DE HELMHOLTZ. procure no Google como montar isso. Use a teoria de garrafas deitadas no fundo da igreja neste espaço do chão ate a altura de um metro e acima disso ate o teto um difusor. Minha sugestão simples, seria telha brasilit com acabamento pra não ficar zuado e nas laterais cortinas com tecido grosso.

Rebaixar o teto, quase sempre atrapalha. A não ser que o teto seja muito alto mesmo (acima de 6metros pelo tamanho de sala que apresenta) caso contrário, absorvera essas sobras de freqüência com estes fundamentos.

Isso é muito trabalhoso para fazer. O resultado, terá que ser uma sala onde as pessoas conseguem conversar muito bem sem que as vozes ecoem muito ou pareçam que estão dentro de uma sala com som abafado. Se estiver com essa sensação de elevador de mudança, significa que matou os agudos e esta sobrando graves. Se isso ocorrer, diminua cortinas e aumente absorvedores de graves.

O restante será um bom equipamento. No seu caso, JBL TR225 são apresentaveis mas precisa de, pelo menos, uma mesa behringer, microfones Superlux (vende no Torau em são Paulo pelos melhores preços por serem os importadores) equalizadores behringer e multicabos Santo Angelo somente comXLR. NAO USE P10 NO MULTICABO. para ligar instrumento, deve mi rodo ar o amplo da guitarra e usar direct box no teclado, violão e baixo. O ideal seria usar cabos p10 (desbalanceados, que seriam cabos que possuem apenas positivo e negativo, sem o terra) no comprimento de 3 metros. Acima disso, começa ter probabilidades de ruídos. E investir apenas em cabos BLINDADOS. pelo menos santo Angelo. Preferencia por GOLDEN CABLE (americano) ou REFERENCE CABLE (italiano).

Conectores NEUTRIK ou REFERENCE. se estiver sem dinheiro, p10 AMPHENOL ou SANTO ANGELO e XLR TORAU (ele importa da China mas possui bom padrão de medida.

São muitos detalhes mas vale a pena a dica. Abraço.
 
Olá pastor.

Primeiramente, minha dica seria preparar a sala para sonorização. O primeiro passo seria tratar a sala. Não confunda tratamento acústico com isolamento acústico.

O isolamento acústico é o que fazemos para evitar que o som saia da sala. O tratamento é trabalhar o áudio dentro do ambiente.

O templo apresentado está muito cru. Não preciso ir ao local para deduzir que deve ter problemas com ecos, indefinição do som e possíveis microfonias. Caso esteja ocorrendo isso, é porque a sala apresenta muita sobre de freqüências e realimentação dessas freqüências nos microfones, causando a microfonia.

O primeiro passo é colocar difusores e absorvedores. Muito cuidado com isso para não matar a sala. Por exemplo, na parede dos fundos, pode colocar uma Parede irregular. Um exemplo, seria se a parede fosse ondulada como telhas brasilit. É claro que precisara dar acabamento. Mas esse acabamento seria interessante acima de 1 metro de altura ate o teto. Na mesma parede do fundo, partindo do chão ate 1 metro de altura, devera fazer absorvedores de GRAVES. esses são os mais complexos.
 
Para entender melhor. Absorver agudos é muito fácil. Só colocar uma cortina do tecido grosso. Isso pode ser colocado nas paredes laterais. Para absorver graves, é necessário uma GAIOLA DE HELMHOLTZ. procure no Google como montar isso. Use a teoria de garrafas deitadas no fundo da igreja neste espaço do chão ate a altura de um metro e acima disso ate o teto um difusor. Minha sugestão simples, seria telha brasilit com acabamento pra não ficar zuado e nas laterais cortinas com tecido grosso.

Rebaixar o teto, quase sempre atrapalha. A não ser que o teto seja muito alto mesmo (acima de 6metros pelo tamanho de sala que apresenta) caso contrário, absorvera essas sobras de freqüência com estes fundamentos.

Isso é muito trabalhoso para fazer. O resultado, terá que ser uma sala onde as pessoas conseguem conversar muito bem sem que as vozes ecoem muito ou pareçam que estão dentro de uma sala com som abafado. Se estiver com essa sensação de elevador de mudança, significa que matou os agudos e esta sobrando graves. Se isso ocorrer, diminua cortinas e aumente absorvedores de graves.

O restante será um bom equipamento. No seu caso, JBL TR225 são apresentaveis mas precisa de, pelo menos, uma mesa behringer, microfones Superlux (vende no Torau em são Paulo pelos melhores preços por serem os importadores) equalizadores behringer e multicabos Santo Angelo somente comXLR. NAO USE P10 NO MULTICABO. para ligar instrumento, deve microfonar o ampli da guitarra e usar direct box no teclado, violão e baixo. O ideal seria usar cabos p10 (desbalanceados, que seriam cabos que possuem apenas positivo e negativo, sem o terra) no comprimento maximo de 3 metros. Acima disso, começa ter probabilidades de ruídos. E investir apenas em cabos BLINDADOS. pelo menos santo Angelo. Preferencia por GOLDEN CABLE (americano) ou REFERENCE CABLE (italiano).

Conectores NEUTRIK ou REFERENCE. se estiver sem dinheiro, p10 AMPHENOL ou SANTO ANGELO e XLR TORAU (ele importa da China mas possui bom padrão de medida.

Nunca invista no mais barato porque terá que trocar tudo em menos de 5 anos. Projete um sistema e va investindo aos poucos para não ter mudar de equipo a cada 5 anos. Faca um planejamento para ir aumentando o sistema.

São muitos detalhes mas vale a pena a dica. Abraço.
 
Sobre as caixas, se estão totalmente descaracrerizadas, aproveite o gabinete.

Se não me engano; as TR não possuem nem lá de vidro dentro. Se tirar os falantes, verá a Madeira.

Minha sugestão seria trabalhar sem os divisores de freqüência, dividindo no crossover.

Para isso ocorrer, terá que investir em potência. Pode revestir as caixas internamente com aquele feltro tipo cobertor. Se for falante de 15" o melhor pra essa aplicação seria o SUB15 C oversound e drives da mesma marca. O maior que couber.

Precisara ligar os falantes direto em um conector, de preferencia speakon 4 vias. Sendo via 1+ e 1- falantes e erige no 2+ e 2-.

Use o crossover para dividir a freqüência que sairá para o falante e para o drive.

O caminho será o seguinte. Saída PA mono para compressor (se tiver) depois no EQ 31 bandas, depois crossover, que dividira em 2 vias. Uma via para falante e outra para drive. Muita atenção porque a saída dos médios graves vai pra um canal da potência e para os falantes e a saída de altas para o drive e outro canal de potência. Essa potência do drive deve ser menor de classe AB. a dos falantes pode ser classe H por ser pesado.

O controle é melhor, um pouco mais complexo mas com 100% de aproveitamento por não perder 30% de rendimento com o divisor de freqüência.

Outro tópico, fones como retorno são perigosos. Precisa ter uma mesa monitora só para retornos e seu sistema precisa estar muito equilibrado para não dar microfonia. Caso contrário pode ensurdecer um membro da igreja.

Seja cauteloso.

Abraço.
 
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