SKY 600 ou RCF ART310 Qual vocês escolheriam?

SKY 600 ou RCF ART310

  • Sky 600

    Votes: 11 44.0%
  • Art 310a

    Votes: 14 56.0%

  • Total voters
    25
isinho disse:
heriberto disse:
de 55Hz a 18KHz +/-6
Só uma correção Heriberto, se está +/-6 a variação não é de 6 dbs, mas 12.

Estava interpretando o +/- na resposta de frequência de modo análogo a tolerância de um componente eletrônico ou do desvio padrão de um conjunto de medidas.

Por exemplo, para um resistor de 10 ohms com tolerância de de 10 % ou com tolerância de +/- 1 ohms, significa que o mesmo pode assumir os valores entre 10+1 = 11 ohms ou 10-1 = 9 ohms. Correto? 10 ohms é o valor médio da resistência.

Para uma caixa com resposta de frequência plana com +/- 3dB significa que se traçarmos uma reta representado a média do espectro de frequências, teremos pontos a +3 dB (acima desta reta) e pontos a -3 dB (abaixo desta reta). Quanto menor for esta variação, mais plana será a resposta de frequência. Correto?
 
Matheus Mendonça disse:
Para uma caixa com resposta de frequência plana com +/- 3dB significa que se traçarmos uma reta representado a média do espectro de frequências, teremos pontos a +3 dB (acima desta reta) e pontos a -3 dB (abaixo desta reta). Quanto menor for esta variação, mais plana será a resposta de frequência. Correto?

Exato....
 
Desculpem, mas não creio que seja bem isso não
B
o que acredito é o seguinte, quando voce fala que uma caixa fala digamos de 100hz a 10000hz em +/- -3dB ele está informando que ele garante que amplificador até meia potencia irá reproduzir sem distorção
Quando é falado que -/+ -6dB ele está informando que essa caixa irá responder com 1/4 da potencia sem distorção
Agora só quem põe isso são fabricantes sérios tem coragem de por os seus dados
Existe sim SPL MAXIMO, continuo e de pico, o problema é que estou vendo isso bem detalhado apenas no caso aqui no fabricante nacional.
Como estou sem tempo algum agora, mas se tivesse ia por os dados dos outros fabricantes,,,pois devido a esses dados é que aqui já foi desmascarado aqui se bem que na epoca não colocamos esse termo, mas foi feito um calculo e se descobriu que uma caixa tinha o tal SPL, mas calculado desde que as duas caixas (ATIVA+PASSIVA_) kkkkkkkkkkkkkkkk.....se desarmem e deem uma olhada mais detalhado em ambos, não estou falando que A é melhor e que B é pior, mesmo porque muitos aqui só botaram som em igrejas mesmo, e isso não tem nada de errado, pois esse forum aqui foi feito para isso mesmo, não é?
_
 
o que acredito é o seguinte, quando voce fala que uma caixa fala digamos de 100hz a 10000hz em +/- -3dB ele está informando que ele garante que amplificador até meia potencia irá reproduzir sem distorção

Quando o fabricante diz que uma caixa responde de 100hz a 10000hz com uma variação de + ou - 3db, ele quer dizer que a resposta da caixa entre 100hz e 10.000hz varia + ou - 3db dentro dessa faixa de frequência.
 
Matheus Mendonça disse:
Agora ficou claro Heriberto. Acredito que seja isso mesmo, porque uma variação de +/- 6 dB na resposta seria muito grande para considerá-la plana...


É isso mesmo que você achou uma caixa assim não é plana não.
 
Heriberto vc viajou legal agora...

O termo que estamos discutindo quando o fabricante, coloca:

Resposta de Frequência: 50Hz a 20kHz (+/-3dB)

Ele está dizendo que nesse RANGE de 50 Hz até 20 KHz a resposta da caixa irá variar em no máximo +3db ou -3db ou seja...

Seria um resumo do gráfico de resposta de frequência...

rcf_art310A.jpg


Veja que alguns pontos a variação na resposta é a máxima positiva (+3dbs) e em um da variação negativa (- 3dbs)...
 
Se voce olhar direitinho o que pos como exomplo, verá que a variação em 80 e 90 hz não está em menos 3,,,,repito inclusive essa variação quem primeira passa é o fabricante dos falantes, procure mais detalhado....se eu viajei eu até peço desculpas, mas creio eu que não fui eu quem viajou, se lembre que nem um amplificador vai em um range fornecer toda sua potencia sem distorcer...por isso que eles colocam esse -3dB....Fiquem com DEUS
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.org/testes/algumas-caixas-de-som/">http://www.somaovivo.org/testes/algumas-caixas-de-som/</a><!-- m -->

Curva de resposta de freqüência

Aqui há uma grande diferença entre microfones e caixas de som. Em microfones, procuramos aqueles cuja curva de resposta de freqüências tenha um “destaque” em uma ou mais faixas (graves, médios, agudos), de forma a ressaltar o som que estamos captando. Em caixas, ao contrário, procuramos a resposta de freqüência mais linear (mais plana) possível, de forma que não “destaque” uma faixa mais que outra.

Se em microfones é fácil encontrar nos manuais o gráfico da curva de resposta, em caixas de som os fabricantes costumam apresentar isso de outra forma, como nos exemplo abaixo:

Caixa 1 – Resposta de Freqüência de 60Hz a 17KHz, +/- 3dB (ou seja, de 60Hz a 17KHz variando em 6dB)
Caixa 2 – Resposta de Freqüência de 50Hz a 20KHz, +0 dB – 10dB (ou seja, a variação máxima dos sons é de 10dB)


Obviamente, quanto menor for a variação, mais linear (e melhor) a caixa é. Se precisarmos fazer um “destaque” de freqüências, fazemos no equalizador gráfico. Mas em produtos pouco lineares, não há equalizador que dê jeito (muito trabalho e o resultado fica aquém do esperado)!

Conseguir uma boa linearidade é algo difícil e complicado, demanda altos investimentos por parte do fabricante. Por isso, muitos reservam apenas seus melhores modelos para os testes de linearidade.

A linearidade é a única coisa que realmente atesta a qualidade sonora de uma caixa. Se 10 pessoas ouvirem o som proveniente de uma caixa, teremos três ou quatro opiniões diferentes. Uns vão achar a caixa “sem peso” (sem graves), outras vão achar que médios em excesso, outras vão reclamar de falta de agudos. Quem estará certo? Todos, já que “audição” é algo subjetivo, pode incluir gostos pessoais. Quando o fabricante atesta a linearidade da caixa, as dúvidas sobre a qualidade sonora se dissipam. As pessoas podem até acreditar que “falta” ou “sobra” alguma coisa, mas podemos saber que isso é gosto pessoal, ou erro de equalização, mas não defeito da caixa.
 
Esse gráfico tem um pico em 106dB, então suponho que a referência seja 103dB +/- 3dB. Quer dizer que pode variar entre 100 e 106 dB. A resposta seria então 70Hz a 20 kHz.

Se fosse usar +/- 6dB, poderia muito bem colocar uns 65Hz a 20 kHz.

deneripr, de onde é esse gráfico?
 
Pesquisei no Google " resposta de frequencia rcf art 310" e caiu num post do Bersan aqui mesmo no sav.. se puderem confirmar se é este o gráfico no site do fabricante... agora to sem tempo..
 
ta, já entendi que esse + - 3 ou 6 ou qualquer coisa é a tolerancia quanto a informação de resposta.

mas o o spl que não bate nada do que tem calculado?
pelo que percebi o calculo é sempre do máximo então se tira 6db para se ter o continuo mas isso não se aplica em subs pelo visto. to certo?
 
arnaldo.jose disse:
Se é da RCF então a resposta dela não começa em 50 dB tem coisa errada aí. To falando que não da pra confiar em ninguém...

Conferi lá e os dados conferem... é sim da RCF...

Pisada na bola feia da RCF... No máximo começa a responder -3dbs em 60 Hz...
 
Boa noite,

Sinceramente depois do que foi publicado e defesas de um lado e promotoria do outro, fui pesquisar um pouco mais e vejo que na verdade estamos brigando por empresa que na melhor das hipótises creem que somos analfabetos
Bem como falei fui pesquisar e encontrei um PDF em que mostra tudo bem detalhado e quem quiser tire suas dúvidas
Inicialmente, eu dou a mão a palmatória, creio que muitos não sabem nem o que é esse objeto, bom era um equipamento que os pais e os professores tinham em suas casas era em formato de uma colher, apenas era toda plana e na parte redonda dela tinha um furo, então quando erravamos as respostas do questionário o professor aplicava nas palmas mdas nossas mãos, a bichinha quando descia, por causa do furo chegava a sibilar..kkkkkkkkkk....bom, então eu dou a mão a palmatória se estiver errado, vejamos quando se calcula o SPL de uma caixa o correto não é somar a potencia do amplificador de baixa mais a de alta, se baseia apenas na de baixa, pois a alta como tem uma sensibilidade bem maior mesmo com um terço da potencia terá um SPL máximo muito maior, por isso um dos motivos do processamento, pois ela vai limitar a potencia que será usada na alta, já em uma caixa ativa sem ser bi amplificada é usada o procedimento dos LPADS que ira absorver boa parte da potencia, então exemplo se tenho uma caixa com 100 na baixa e 30 na alta, eu não calculo 130 e sim 100watts apenas.
portanto voces olhem bem direito o que vou postar e depois juguem se não é para deixar qualquer um com tristeza.
por favor se puderem, abram essa pagina
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/en_US/downloads?p_p_id=110_INSTANCE_F4nA&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_110_INSTANCE_F4nA_struts_action=%2Fdocument_library_display%2Fview&_110_INSTANCE_F4nA_folderId=6842729">http://www.rcf.it/en_US/downloads?p_p_i ... Id=6842729</a><!-- m -->
abrindo essa pagina, abram esse PDF .......10307070 Rev.B.pdf,,,,e façam o comparativo com o manual atual
 
Comparar manual da passiva com a ativa vale? Pegue a 312 no primeiro arquivo: ela tem 16kg e 300W, o mesmo que está escrito aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/en_US/products/pro-speaker-systems/art-series/art-312-mk-iii">http://www.rcf.it/en_US/products/pro-sp ... 312-mk-iii</a><!-- m -->

Tá certo que já vimos que alguns dados não batem, já não confio em manual de ninguém brasileiro ou estrangeiro. Mas querer comparar o manual de dois produtos diferentes é forçar a barra. Estranho isso.
 
O manual que o Heriberto postou é da caixa passiva, e da versão que já foi descontinuada. Está nesse link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/professional-speaker-systems/archived-products">http://www.rcf.it/professional-speaker- ... d-products</a><!-- m --> ART 312: 300 W AES, 12", 1", PASSIVE TWO-WAY SPEAKER.

A versão atual do manual da passiva está aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rcf.it/en_US/professional-speaker-systems/art-series">http://www.rcf.it/en_US/professional-sp ... art-series</a><!-- m --> ART 312 MK III: 300 W AES, 12", 1", PASSIVE TWO-WAY SPEAKER
 
Encontrei um texto muito bom intitulado Compreendendo medidas de alto-falantes do suporte técnico da Electro Voice no link a seguir
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CDsQFjAD&url=http%3A%2F%2Fpdf.textfiles.com%2Fmanuals%2FSTARINMANUALS%2FBosch%2520-%2520EV%2FManuals%2FTechnical%2C%2520Service%2520Info%2FUnderstanding%2520Loudspeaker%2520Measurements%2520v2.doc&ei=grebU5C6DrSwsASAsIDwAw&usg=AFQjCNEtolif6fScdDcJpVSlQocPvpBZBA&bvm=bv.68911936,d.b2U">http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 1936,d.b2U</a><!-- m -->

Segue um trecho desse texto

Frequency Response

There are many things to consider when looking at a frequency response number, but the most important is the +/- tolerance at the end of the rating. Typically a frequency response would read: 70-15 kHz +/- 3dB. This is very useful, because it tells us that we should expect the speaker to have no more than a 3dB variation in level between 70 Hz, and 15 kHz. Many manufacturers will also list a –10dB down point, which is also useful, because 10dB down can be considered the usable frequency range of the speaker. Most manufacturers will recommend using a high pass filter on a speaker at, or very near, a speakers’ low frequency –10dB point to protect the speaker from over excursion. Any frequency response data that does not include the +/- tolerance at the end should be considered useless because it does not specify what kind of level variation there is.


Gostei bastante também deste artigo sobre a compreensão da resposta de frequência

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ecoustics.com/articles/understanding-speaker-frequency-response/">http://www.ecoustics.com/articles/under ... -response/</a><!-- m -->

Segue um trecho do mesmo que considero importante para nossa discussão

Frequency Response In Context
A big improvement would be a frequency response number that also includes the amplitude tolerance, expressed as “XHz-YkHz +/- 3dB.” This tells you that the amplitude of the speaker’s response relative to frequency does not deviate more than 3 Decibels from the center line. The “plus or minus 3dB” spec is regarded as a standard of sorts. The theory is that 3dB differences are “just perceptible,” so a speaker whose response curve lies within that tolerance window is a reasonably accurate speaker. Let’s see if that idea holds water.


Em relação ao cálculo do SPL máximo da SKY 600, podemos utilizar a equação simplificada

SPL_Máx = Sensibilidade+10*log10(Potencia_aplicada)-20*log(R)

R = distancia da fonte (p/ R = 1 m → 20*log(R) = 0.)

Provavelmente, o falante utilizado na SKY 600 seja o FANE SOVEREIGN 12-200 ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fane-acoustics.com/prod_details.aspx?pid=205SV">http://www.fane-acoustics.com/prod_deta ... ?pid=205SV</a><!-- m --> 200), o qual possui uma potência contínua de 200 W (AES) e potência de pico de 800 W (AES)

Considerando os 200 W, temos:
SPL_Máx_Contínuo = 100+10*log10(200) = 123 dB

Considerando a potência contínua de 250 W fornecida pelo amplificador da via low, temos:
SPL_Máx_Cont = 100+10*log10(250) = 124 dB

Supondo que a potência de pico do amplificador da via de graves sejá de 1000 W, temos:
SPL_Máx_Pico = 100+10*log10(1000) = 130 dB

Porém 1000 W é maior que a potência de pico especificada pelo fabricante do falante.


Tendo em vista que os valores de SPL máximo e contínuo fornecidos pela Studio R são os medidos, é natural essa pequena diferência com os valores calculados por meio de um modelo simples. Tem modelos para cálculo de SPL máximo que considera, por exemplo, a polegada do alto-falante, a distância da fonte sonora da superfície refletora ...
 
Back
Topo